ESTADÃO: 'SARNEY' APARECE EM CAIXA 2 DE ARRUDA

PLANILHA DO CAIXA DOIS DE ARRUDA CITA 'SARNEY'
Sem especificar qual Sarney, texto escrito em parte pelo ex-governador mostra valores e as letras "PG"
Operação Caixa de Pandora. Documento de contabilidade paralela registra a anotação de um valor e quanto teria sido de fato pago - "250/150 PG" -, mas apontamento isolado do nome não permite indicar a quem da família do senador supostamente se refere
Um documento da contabilidade de caixa 2 da campanha do ex-governador José Roberto Arruda lista o nome "Sarney". A anotação manuscrita foi feita pelo próprio Arruda, como comprova perícia feita a pedido do Estado. À frente do nome "Sarney", o documento registra a anotação de uma quantia e quanto teria sido efetivamente pago: "250/150 PG".
O apontamento isolado do nome "Sarney" não permite indicar a quem da família do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), supostamente se refere. Segundo a perícia, as letras "PG" foram escritas pelo tucano Márcio Machado, um dos arrecadadores do caixa 2 do governador cassado que, depois de vencida a eleição, virou secretário de Obras do Distrito Federal.
Em janeiro de 2007, no mês em que Arruda (ex-DEM, hoje sem partido) tomou posse, o secretário Márcio Machado esqueceu em cima da mesa de uma emissora de televisão, em Brasília, duas planilhas. A primeira, publicada pelo Estado no dia 4 de dezembro do ano passado, continha os nomes de 41 empresas que teriam doado para o esquema de caixa 2 da campanha de 2006 do então candidato do DEM ao governo do Distrito Federal. Machado admitiu que era o autor das anotações. Leia mais no blog do jornalista John Cutrim.
Leandro Colon / O Estado de S.Paulo

Unknown sexta-feira, 30 de abril de 2010
Idosa é morta a pauladas e depois queimada em Pindaré-Mirim

Uma idosa de 72 anos de idade foi encontrada morta, com o corpo parcialmente carbonizado e enterrado em uma cova rasa, na manhã da última segunda-feira, 26, no município de Pindaré-Mirim. O fato foi registrado, mais precisamente, no Povoado Laje, por volta das 23h30, quando dois caçadores avistaram um fogo, em uma área de mata e, ao se aproximarem, constataram que se tratava de uma pessoa.
Segundo informações da Delegacia Regional de Santa Inês, responsável por investigar o caso, a vítima foi identificada como Deuzimar Vieira, moradora da Rua São José, em Pindaré-Mirim, há pouco mais de um quilômetro do lugar onde foi encontrada morta. Após o corpo ser reconhecido por populares, a polícia chegou até a casa da aposentada, e encontraram fortes indícios de que a vítima havia sido assassinada na própria residência e, em seguida, levada para ser ocultada.
“Encontramos algumas poças de sangue embaixo do sofá da casa. Até o momento, ainda não temos o resultados dos laudos cadavéricos, entretanto, acredita-se que a idosa possa ter sido morta a pauladas, pois foi achado um pedaço de madeira sujo de sangue na residência; e, em seguida, removida dali”, explicou a investigadora Natália Aroucha, da Delegacia Regional de Santa Inês, que também informou a prisão de dois dos três acusados do crime.
Um deles, de acordo com a polícia local, seria o próprio companheiro da aposentada, identificado apenas como “Marrom”, um homem de aproximadamente 45 anos, que há pouco mais de três meses vivia com a vítima. Um mototaxista também foi detido, conforme os registros da polícia, mas não teve a identidade divulgada. “Este seria, supostamente, a pessoa que teria ajudado a terceira pessoa a ocultar o cadáver”, completou a investigadora.
Quarta vítima – Esta é a quarta pessoa idosa assassinada no Maranhão, esta semana. O primeiro registro ocorreu no município de Timon, no domingo, 25, e teve como vítima um casal que foi morto com golpes de machado pela própria filha adotiva, zangada por eles não terem dado dinheiro para pagar o dízimo da igreja que freqüentava.
A terceira vítima foi um idoso, identificado como Antonio Joaquim Barbosa, de 77 anos, assassinado a golpes de faca na cidade de Maracaçumé, na segunda-feira, 26. Segundo informações, um grupo de bandidos invadiu a residência da vítima com o objetivo de cometer um assalto. Os criminosos procuravam por dinheiro, mas, como não encontraram, assassinaram Antonio Joaquim.
Por Saulo Maclean

Unknown
Blog do Robert: jornalista é preso na Câmara de Vereadores de Timon

A forma autoritária e truculenta com que agiu a prefeita de Timon, Socorro Waquim (PMDB), que mandou prender o jornalista Edmundo Moreira, casou revolta e indignação de jornalistas em todo o estado do Maranhão, informa o blog do Robert Lobato.
Edmundo Moreira foi preso quando fazia a cobertura de sessão da Câmara dos Vereadores de Timon (MA), que votava projeto da prefeita Socorro Waquim (PMDB) para a regularização do plano de carreira dos agentes comunitários de saúde.
Segundo informações de vários veículos de comunicação da cidade, a Prefeitura de Timon montou um esquema de segurança com mais de 40 homens da Guarda Municipal para impedir a manifestação promovida pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon, que é contra a aprovação do projeto. Leia mais no blog do Robert Lobato.

Unknown
Flávio Dino: não retiro candidatura no MA nem se Lula pedir


Sob a iminência de ser pressionado a abandonar a pré-candidatura ao governo do Maranhão para que o PT possa se voltar ao projeto de reeleição da peemedebista Roseana Sarney, aliada direta do Palácio do Planalto, o deputado Flávio Dino (PCdoB-MA) rejeita a pecha de correr o risco de ser um "Ciro regional" se perder o direito de disputar o governo em outubro. Mesmo com a chance de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressionar o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, a implodir as pretensões eleitorais do parlamentar, Dino avisa: "não retiro a candidatura nem se o Lula pedir".

Em entrevista ao Terra, o pré-candidato ao Palácio dos Leões explica que a pressão de alguns setores petistas não deve surtir efeito, uma vez que a candidatura própria do PCdoB foi aprovada em convenção no Maranhão, tendo seguido todos os ritos formais e ainda tendo sido acompanhada pelo presidente nacional petista, José Eduardo Dutra, e pelo secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi. Na ocasião, a candidatura própria do PCdoB venceu a proposta de apoio a Roseana por 87 a 85 votos.

"Não retiro a candidatura nem se o Lula pedir. A posição oficial estadual e nacional é a manutenção. O resto são conjecturas. Houve uma convenção no Maranhão, um encontro que foi legítimo. Como se desmancha isso?", questiona o deputado, que, sem citar seus adversários, afirma que "a vontade de alguns não tem como prevalecer". Para o deputado, "não há o cenário de se retirar a candidatura" porque "a situação está institucionalizada".

Do Portal Terra

Laryssa Borges
Direto de Brasília

Unknown
Canela apresenta requerimento que requer a entrega dos títulos definitivos dos lotes do Pequiá


Canela apresenta requerimento que requer a entrega dos títulos dos lotes do Pequiá.
Açailândia – Foi aprovado na Câmara municipal um requerimento de autoria do vereador Canela PSB, que requer a doação dos títulos definitivos dos lotes do distrito do Pequiá. A maior preocupação do vereador é que na atual situação em que os moradores daquela localidade se encontram é humilhante e representa falta de respeito aos moradores daquela localidade.
De acordo com os moradores, sem os títulos de seus lotes em mãos, ficam impedidos de pegar empréstimos financeiros juntos aos bancos, isso principalmente atinge os comerciantes do distrito “afirmou”.
Esse requerimento já foi aprovado no ano passado mais não foi implantado por parte do poder executivo municipal, a expectativa do vereador e principalmente da comunidade é que dessa vez o anseio do povo que tanto precisa de tal documento seja atendido.
Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown
H1N1: Vacinação contra a gripe A é prorrogada até o dia 7 de maio


Com a nova data, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a dois anos, idosos com doenças crônicas e jovens de 20 a 29 anos encontrarão a vacina nos postos de saúde.
Quem perdeu a data para a vacinação contra a influenza A H1N1 terá mais uma oportunidade para se imunizar. Em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou para o dia 7 de maio o prazo para os grupos que já estiveram em outras fases da campanha de combate ao vírus.Com a nova data, gestantes, pessoas com doenças crônicas, crianças de seis meses a dois anos, idosos com doenças crônicas e jovens de 20 a 29 anos encontrarão a vacina nos postos de saúde. O intuito é atingir a meta de 80% da população incluída nos públicos-alvo, que é de cerca de 90 milhões de pessoas.Segundo os dados do ministério, já foram vacinadas 36,9 milhões de pessoas contra a doença. Um número positivo para o ministro José Gomes Temporão. “Se considerar os grupos populacionais que estão sendo vacinados agora, temos uma cobertura de 60%. Isso permite que haja uma visão otimista de o Brasil atingir a meta de vacinação”, afirmou Temporão. Ele reforçou que a vacina é gratuita, segura e a única certeza de proteção para a população que tem o maior risco de morrer ou de ter as formas grave da doença.A mobilização contra a gripe H1N1 ocorre em paralelo com a ação de vacinação contra a gripe comum, direcionada apenas a pessoas com mais de 60 anos. Ela está dividida em dois momentos:1 – Nas regiões Norte e Sul, foi iniciada neste sábado (24) e segue até o dia 7 de maio.2 – Para o Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, o início da campanha foi adiado para o dia 8 de maio e segue até 21 do mesmo mês. Por isso, o ministério aconselha que os idosos deixem para ir aos postos de vacinação apenas uma vez e se protejam dos dois males.No ano passado, dos 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a letalidade foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes). Fonte: O Imparcial

Unknown terça-feira, 27 de abril de 2010
Assembleia aprova projeto de lei que proíbe uso das 'pulseiras do sexo'

O plenário da Assembléia Legislativa aprovou hoje (26) - com o voto contrário do deputado Max Barros (DEM) - projeto de lei de autoria da deputada Eliziane Gama (PPS), proibindo a venda e a comercialização das chamadas “pulseiras do sexo” em todo o Estado do Maranhão.
Para Eliziane, a aprovação do projeto aconteceu em boa hora. “Essas “pulseirinhas do sexo” são utilizadas por adultos que induzem adolescentes e crianças a usá-las e, em troca, se aproveitam com atos de pedofilia e de prostituição infantil”, afirmou.
Segundo a deputada – que parabenizou os colegas pela aprovação de seu projeto – a proibição das “pulseiras do sexo” já é uma realidade nos estados do Pará, Paraná e Rio de Janeiro, onde o uso dos acessórios foi barrado dentro de todas as escolas públicas.
“Temos, a cada cinco horas, registro de casos de pedofilia no Maranhão. As maternidades Marly Sarney e Materno Infantil estão recebendo um grande número de meninas de 12 anos de idade grávidas. A proibição dessas pulseiras inibe a evolução deste triste quadro”, disse a deputada Eliziane.
Por outro lado, o deputado Max Barros esclareceu seu voto foi contrário ao projeto, porque entende que as crianças e adolescentes devem ser orientadas a respeito dos problemas decorrentes do uso das chamadas ‘pulseiras do sexo’. “Sou a favor da prevenção”, disse Max Barros.
Depois de aprovado em plenário, projeto segue para apreciação da governadora Roseana Sarney (PMDB), que pode sancioná-lo ou vetá-lo. Por sua vez, a maioria dos deputados acha que a proibição do uso e da comercialização das “pulseiras do sexo” foi muito oportuna.
AS PULSEIRAS E O SEXO
À primeira vista, uma colorida pulseira de plástico nos pulsos de crianças parece inocente.
Mas na realidade elas são um código para as suas experiências sexuais, onde cada cor significa um grau de intimidade, desde um abraço até ao sexo propriamente dito.
Poderia confundir-se com mais uma daquelas modas que pega, uma vez que é usado por milhares em várias escolas primárias e preparatórias no Reino Unido e custam apenas uns centavos em qualquer banca ao virar da esquina.
Mas as diferentes cores das ditas pulseiras de plástico – preto, azul, vermelho, cor-de-rosa, roxo, laranja, amarelo, verde e dourado – mostra até que ponto os jovens estão dispostos a ir, se proporcionar, desde dar um beijo até fazer sexo.
Andam uns atrás dos outros nos recreios das escolas, na tentativa de rebentar uma das pulseiras. Quem a usava terá de “oferecer” o ato físico a que corresponde à cor. É o “último grito” do comportamento promíscuo que sugere, cada vez mais, que a inocência da infância pertence a um passado distante.
Quase tão chocante como as “festas arco-íris” – encontros com muito álcool e droga à mistura, em que as meninas usam batons de cores diferentes para deixar a “marca” nos rapazes após o sexo oral -, as “pulseiras do sexo”, que custam apenas um euro (um pacote com várias), têm um custo maior que foge ao alcance de muitos pais.
SIGNIFICADO DAS CORES
Amarela – é a melhor porque significa das um abraço no rapaz;
Laranja – significa uma “dentadinha do amor”;
Roxa – já dá direito a um beijo com língua;
Cor-de-rosa – a menina tem de lhe mostrar os seios;
Vermelha – tem de lhe fazer uma lap dance (dança erótica);
Azul – fazer sexo oral praticado pela menina;
Verdes – são as dos chupões no pescoço;
Preta – significa fazer sexo com o rapaz que arrebentar a pulseira;
Dourada – fazer todos citados acima ou sexo oral simultâneo;
Grená – Sexo anal sem lubrificante;
Transparente – sexo com parentes consanguíneos;
Marrom - sexo escatológico.
Da Agência Assembleia

Unknown
PSB da região tocantina elabora carta de planejamento para as eleições deste ano.


PSB da região tocantina reivindica participação na candidatura do Flavio Dino.
AÇAILÂNDIA – depois do Seminário do Partido Socialista Brasileiro – PSB em São Luis nos dias 9 e 10 de abril deste ano, o PSB da região tocantina decidiu trabalhar uma estratégia Política do PSB, para as eleições deste ano.
Na manhã do último domingo dia 18 na Câmara Municipal de Açailândia uma reunião com lideranças políticas de 10 cidades da região. Na reunião foi discutido a conjuntura política estadual e a participação do partido na disputa eleitoral que se aproxima.
A região tocantina ocupa 2° maior colegiado eleitoral do estado, e diante da posição estratégica que assume nossa região no jogo sucessório nas eleições deste ano.
A principal reivindicação da região tocantina, a exemplo da eleição de 2006, os diretórios da região discute o nome do Vice-Governador, que comporá a chapa de nossa coligação majoritária liderada pelo dep. federal Flavio Dino (PC do B).
Outra reivindicação desta região é a indicação da 1ª suplência de Senador na chapa ao senado, que terá o ex. Governador José Reinaldo Tavares como titular. O PSB quer também participação no planejamento, execução e coordenação da campanha na região, através das direções partidárias da região.
Assegurar apoio e representação de candidaturas a deputado estadual e federal da região, é outra reivindicação do PSB da região tocantina. A participação do governador de nossa coligação majoritária, no palanque eleitoral de nossa candidatura a presidência da república do deputado Ciro Gomes.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br







Unknown quinta-feira, 22 de abril de 2010
Tudo pronto para a 8 edição do Arraial do Pequirracha 2010


Arraial do Pequirracha irá acontecer nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho de 20010 no Pequiá.
AÇAILÂNDIA – a sociedade açailandense aguarda ansiosamente o evento que já é tradição na cidade e em toda região. O Arraial do Pequirracha já é referência no estado por sua iniciativa e por crescer a cada ano.
Já tem datas marcadas para este ano, o “Arraial do Pequirracha 2010”, como é chamado a maior festa junina de Açailândia, realizada no Distrito Industrial do Pequiá, este ano, vai acontecer a oitava edição do Arraial.
O Concurso de Quadrilhas Juninas, realizado a 8 anos no municipio é uma promoção da Associação Cultural do Pequiá e do vereador Canela.
O Arraial do Pequirracha que é marcado pelo seu concurso, a festa que tem como objetivo a disseminação da cultura popular brasileira, com ênfase às manifestações artísticas apresentadas no período junino.
Uma área bem localizada, com estacionamento, Rua São Sebastião, ao lado da caixa d água no bairro Maçaranduba, Pequiá de cima.
Durante os 5 dias de Concurso, haverá barracas com comidas típicas, shows, música com som mecânico.
Para este ano a organização do evento está preparando uma super programação para as quadrilhas juninas da região.
Programação
Dia 22/06 – Abertura Competição de Quadrilhas e show com Banda GL;
Dia 23/06 – Competição de Quadrilhas e som mecânico;
Dia 24/06 – Competição de Quadrilhas e show com Beto Jr. e Marcelo;
Dia 25/06 – Competição de Quadrilhas festa com som mecânico;
Dia 26/06 – Final da competição, premiação e show com Banda Baetz.

Carlos Cristiano/canelaneles.com. BR

Unknown
Tudo pronto para a 8 edição do Arraial do Pequirracha 2010


Arraial do Pequirracha irá acontecer nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho de 20010 no Pequiá.
AÇAILÂNDIA – a sociedade açailandense aguarda ansiosamente o evento que já é tradição na cidade e em toda região. O Arraial do Pequirracha já é referência no estado por sua iniciativa e por crescer a cada ano.
Já tem datas marcadas para este ano, o “Arraial do Pequirracha 2010”, como é chamado a maior festa junina de Açailândia, realizada no Distrito Industrial do Pequiá, este ano, vai acontecer a oitava edição do Arraial.
O Concurso de Quadrilhas Juninas, realizado a 8 anos no municipio é uma promoção da Associação Cultural do Pequiá e do vereador Canela.
O Arraial do Pequirracha que é marcado pelo seu concurso, a festa que tem como objetivo a disseminação da cultura popular brasileira, com ênfase às manifestações artísticas apresentadas no período junino.
Uma área bem localizada, com estacionamento, Rua São Sebastião, ao lado da caixa d água no bairro Maçaranduba, Pequiá de cima.
Durante os 5 dias de Concurso, haverá barracas com comidas típicas, shows, música com som mecânico.
Para este ano a organização do evento está preparando uma super programação para as quadrilhas juninas da região.
Programação
Dia 22/06 – Abertura Competição de Quadrilhas e show com Banda GL;
Dia 23/06 – Competição de Quadrilhas e som mecânico;
Dia 24/06 – Competição de Quadrilhas e show com Beto Jr. e Marcelo;
Dia 25/06 – Competição de Quadrilhas festa com som mecânico;
Dia 26/06 – Final da competição, premiação e show com Banda Baetz.

Carlos Cristiano/canelaneles.com. BR

Unknown quarta-feira, 21 de abril de 2010
Participe da inauguração da sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Açailândia


Açailândia ganha presente do Senhor, com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
AÇAILÂNDIA – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que é hoje uma das que mais cresci no mundo inteiro, a mais de 10 anos está em Açailândia. Os fieis que a muito tempo sonhavam com uma sede própria, esse sonho se tornará realidade amanhã, pois será inaugurada sua sede em Açailândia.
A mais de 10 anos as reuniões eram realizadas em uma casa alugada, próximo ao Supermercado Santa Maria na Rua São Paulo, Centro, onde reunia centenas de fieis, em um lugar pequeno, mais que aconchegante ao olhos do Senhor.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Açailândia é uma das mais belas e sua sede situada a Rua Santos Dumont, próximo ao Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia –CDVDH, chama atenção de todos que por ali passam.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (a Igreja dos Mórmons como é popularmente conhecida), será inaugurada amanhã a partir das 19h. A mesma tem a honra de convidar toda a sociedade açailandense para sua inauguração.
Amanhã será a Noite da Imprensa, na ocasião autoridades locais se farão presentes para prestigiar a abertura. O objetivo da noite da imprensa é para que as pessoas possam ter conhecimento como funciona suas doutrinas e princípios.
Nos dias 22 e 23 será casa abertas para quem quiser visitar, mesmo depois da dedicação no sábado, todas as pessoas são convidadas a participarem de suas reuniões que são realizadas aos domingos das 9h às 12h da manhã.
A dedicação do dia 24 sábado contará com autoridades da Igreja vindas de Imperatriz para o serimonial.
A sociedade de Açailândia poderá participar de 22 à 23 deste mês, das visitas onde as pessoas e a imprensa em geral poderão tirar fotos fazer filmagens e outros a te a sua dedicação que será sábado dia 24.
Programação
Dia 21/04 – das 19 às 21h Noite da Imprensa
Dia 22/04 – das 15 às 21h Casa Aberta para visitantes
Dia 23/04 – das 15 às 21h Casa Aberta para visitantes
Dia 24/04 – Cerimônia de Dedicação
Dia 25/04 – Reunião Sacramental
Você e sua família serão bem vindos a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Se você deseja idéias para fortalecer sua família, visite nos. Na Rua Santos Dumont, 490 – Centro ou acesse http://www.lds.org.br/ & http://www.maosqueajudam.org.br/.

(Com informações da Ascom/de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Açailândia).
Carlos Cristiano/canelaneles.com. br

Unknown
Dr. Miltinho diz que nunca recebeu proposta de devolução do mandato

O prefeito cassado de Barreirinhas, Milton Dias Rocha Filho, o Dr. Miltinho, compareceu na noite de ontem à Redação do Jornal Pequeno, onde declarou que nunca recebeu proposta de apoiar a coligação do PT com o PMDB, no Maranhão, em troca da devolução do mandato de prefeito de Barreirinhas. “Essa conversa de devolver o meu mandato em troca de apoio nunca existiu”, afirmou.
Dr. Miltinho disse que ficou preocupado com a repercussão da manchete da edição de ontem do JP – “Roseana teria prometido devolver no TRE-MA mandato ao Dr. Miltinho” – argumentando que o conteúdo da matéria compromete a sua imagem perante a opinião pública. “Tenho a impressão de que esta notícia foi elaborada com a intenção de colocar-me contra autoridades constituídas do Poder Executivo e do Poder Judiciário, especialmente o Tribunal Regional Eleitoral, que desde o ano de 2009 vem apreciando recursos eleitorais envolvendo a minha reeleição para o cargo de prefeito de município de Barreirinhas”, declarou.
O ex-prefeito fez questão de assinalar que a governadora Roseana Sarney, sempre que teve interesse, dirigiu-se à cúpula do PT e nunca lhe fez qualquer proposta pessoal de troca de apoio por devolução de mandato. “Eu nunca participei de qualquer reunião para discutir devolução de meu mandato com a governadora. Participei sim de uma reunião sobre aliança do PT com PMDB, para respaldar a campanha da Dilma Rousseff no Maranhão”.
Eleito em outubro de 2008, Dr. Miltinho não pôde ser empossado como prefeito de Barreirinhas no dia 1º de janeiro de 2009, porque na época a Justiça determinou a Prefeitura que fosse entregue à presidente da Câmara Municipal, Soraia Batista de Souza, situação que se estendeu até 18 de junho de 2009.
No dia seguinte – 19 de junho –, o TRE determinou a diplomação e posse de Dr. Miltinho, que permaneceu no cargo até o dia 29 de setembro, data em que foi afastado do mandato e a prefeitura foi entregue ao segundo colocado, Albérico Filho. Dr. Miltinho disse que foi extremamente injusta a decisão tomada pelo juiz Luis Carlos Nunes Freire, que lhe cassou o mandato. Ele espera que o Tribunal Eleitoral, seguindo o parecer da procuradora eleitoral, Carolina da Hora, e o voto do juiz relator, Magno Linhares, reconheça que se trata de uma denúncia infundada, e que decida por devolver-lhe o mandato.
“Cabe unicamente aos desembargadores e juízes eleitorais”, afirmou Dr. Miltinho, “decidir sobre a devolução do mandato que me foi outorgado pelo povo de Barreirinhas, de quem venho aguardando serenamente e com humildade o resultado do julgamento, sem que em nenhum momento eu tenha atribuído à governadora Roseana Sarney qualquer responsabilidade pelo resultado do julgamento do processo no TRE-MA ou pelo meu retorno ao cargo de prefeito para o qual fui reeleito. Inclusive porque tal decisão caberá unicamente aos membros que compõem aquela Corte Eleitoral”.
Dr. Miltinho explicou que o PT de Barreirinhas tomou a deliberação de apoiar a coligação PT/PMDB para as eleições de 2010 por determinação e orientação da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores. O prefeito cassado fez questão de esclarecer também que, durante este período de turbulência desde a sua reeleição, não fez nenhum acordo ou qualquer compromisso com a desembargadora Nelma Sarney, em troca de favor político ou na Justiça, para dar apoio a seu genro, Edilásio, nas próximas eleições.
Na assembléia foi discutida também, a nova forma que deverá ser usada para escolher cargos elevados nas escolas.
Os professores querem que a partir de agora, os cargos como os de secretário, diretores, supervisores e outros, sejam escolhidos através de votação feita pelos funcionários das escolas, o que para eles seria o mais justo.
Hoje estes cargos são indicados pela administração Municipal.
É o que chamamos de cabide de empregos políticos, ou aquário empregatício.
Foi apresentada porcentagem e os dados referentes ao ano passado.
Estes dados foram cedidos pela secretária de educação, que lançou reajustes com base nestes índices.
O sindicato pediu que os diretores fizessem novos levantamentos para que os reajustes previstos na lei sejam feitos de forma correta.
De acordo com o sindicato, se não houver o reajuste pedido por eles, pode haver greve e paralisação para que os valores pedidos pela classe sejam atendidos.
O reajuste deve começar a ser depositados nas contas dos profissionais a partir do dia 1º de maio como está previsto na lei.
Açailândia tem hoje 888 profissionais na área da educação.
Boa parte deles está inativa ou esperando ser lotada em alguma escola, esta espera também foi debatida na assembléia.
O sindicato quer que estes professores sejam imediatamente colocados em atividade para que não haja mais demissões.
OBS:
Muitos professore confidenciaram a este Blogueiro uma possível fraude previdenciária da administração, eles afirmam que foram ao INSS ver os seus valores de imposto, mais foram informados pela entidade que não consta nenhum valor depositado em suas contas.
Só tenho agora, diante disso, uma pergunta:
O que é que falta para que o ministério público entre com uma investigação na administração de Açailândia?
Será que vamos ter que contemplar os Gonçalves tomarem posse de toda a cidade e ninguém faz nada?

Unknown
Peça publicitária do governo é enganação, diz deputado

O líder da Oposição na Assembleia Legislativa, deputado Edivaldo Holanda (PTC), criticou ontem (20) o teor da peça publicitária publicada em duas páginas da edição de domingo passado do jornal O Estado do Maranhão. De acordo com o deputado, o jornal veiculou a peça à guisa de comemorar o primeiro ano da administração de Roseana Sarney, após a cassação do governador Jackson Lago.
Com os títulos “O Maranhão de volta ao trabalho” e “Governar é cuidar das pessoas”, a peça publicitária cita diversas realizações que seriam resultado do trabalho do atual governo. De acordo com o deputado, outro fato grave é que a peça foi publicada somente no jornal “O Estado do Maranhão”, que é de propriedade da família Sarney.
“Eles pagam de um lado do balcão, passam para o outro lado e recebem a fatura. Nenhum outro jornal teve o privilégio de receber esta peça dissimulada”, declarou o líder oposicionista. Ele ficou indignado porque a peça publicitária enfatiza que “há um ano a população do Maranhão sofria com a inércia para com a saúde”. E há ainda o anúncio de que o governo Roseana Sarney tem um programa para construir 78 novos hospitais.
Para Edivaldo Holanda, este é o maior engodo do governo Roseana Sarney. Ele observou que há um fracasso absoluto em todas as áreas do atual governo, mas nada supera o desastre na área da saúde. De acordo com o deputado, o governo Roseana já gastou R$ 350 milhões, que foram os recursos tomados dos convênios celebrados pelo então governador Jackson Lago com os prefeitos maranhenses.
Depois disto, o governo Roseana Sarney agregou mais R$ 150 milhões, segundo anúncio feito pelo então secretário de Saúde, Ricardo Murad, totalizando então R$ 500 milhões para construir estes hospitais. De acordo com o programa inicial da governadora Roseana Sarney, estes hospitais deveriam ter sido construídos no prazo de 10 meses.
“Já se passou mais de um ano e nenhum hospital foi construído até agora”, afirmou Edivaldo Holanda, lembrando que o governador Jackson Lago iria construir cinco grandes hospitais regionais. O primeiro ele conseguiu realizar, no município de Presidente Dutra, para atender 40 municípios da região. O deputado explicou que os hospitais programados pelo governo de Jackson Lago seriam construídos mediante convênios com os próprios prefeitos, como ocorreu em Presidente Dutra.
“Neste governo de Roseana Sarney, quem constrói a obra é a própria Secretaria de Saúde. Eis o golpe: o então secretário Ricardo Murad chamou para si a condição de construtor de obras e a grande interrogação é: para onde irão os recursos destinados à construção destes hospitais? Nós entendemos que, num ano eleitoral como este, os recursos públicos poderão ir pelo ralo da corrupção. E isto porque as empresas contempladas com os editais, contestados pelo Crea, são empresas comprovadamente da amizade deles”, afirmou Edivaldo Holanda.
Ele lembrou que, imediatamente após a cassação do governador Jackson Lago, o governo Roseana Sarney cortou 63% dos recursos do Hospital de Porto Franco, que atendia a uma população de cerca de 100 mil pessoas. “Cortaram 63% dos recursos do Hospital de Porto Franco. Cortaram recursos do Samu, também. E isto ocasionou uma sobrecarga à rede de saúde de Imperatriz, e daí surgiram os problemas de mortandade, de infanticídio, de pessoas sem chances de serem atendidas por não haver disponibilidade de UTIs, e pessoas começaram a morrer nos corredores dos hospitais”.
O líder da oposição observou que o governo Roseana Sarney cortou também os recursos da contrapartida que havia entre o Maranhão e a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí, o que gerou diversas mortes de maranhenses nos corredores dos hospitais do Piauí, especialmente em Teresina.

Unknown
Flávio Dino: 'O Maranhão é uma usina de vícios'


A frase acima é do ex-juiz federal, professor de direito e deputado federal Flávio Dino, 41 anos, um fundador do PT no Maranhão e hoje comunista por opção. Filiado ao PCdoB, ele surge no Maranhão com um ineditismo que espantou até aliados: trocará uma reeleição aparentemente certa para a Câmara pela disputa ao governo do estado, onde Roseana Sarney (PMDB) representa o poder de uma família que desde a década de 60 domina o poder no estado, pelo clã ou através de representantes diretos.
Dino poderia surgir como um Quixote maranhense pelas ideias que prega diante do contraste com os números oficiais que o estado representa no cenário nacional. Ele sonha ser a alternativa dos eleitores e prega um crescimento econômico e social pregando transparência, honestidade e probidade pública. Vai às urnas com PT, PSB e acredita conquistar o PDT. Leia a íntegra da entrevista no blog do jornalsita Raimundo Garrone.
Do Jornal do Brasil
PT repudia participação de membros do partido no governo de Roseana Sarney
Integrantes do Partido dos Trabalhadores divulgaram ontem uma nota criticando a decisão de petistas que aceitaram participar do primeiro escalão do governo de Roseana Sarney. Na nota, os signatários afirmam que o PT do Maranhão não aprovou, autorizou ou endossou qualquer decisão que permitisse filiados ao partido assumir secretarias no “governo ilegítimo da oligarquia Sarney, configurando-se em uma decisão autoritária e ilegal de um grupo do PT que foi derrotado no debate sobre a política de alianças do partido para as eleições de 2010”.
Os petistas signatários da nota argumentam que o Encontro de Definição de Tática Eleitoral, realizado nos dias 26 e 27 de março, decidiu “rejeitar qualquer tipo de aliança com os partidos que sustentam o governo da oligarquia mais retrógrada e atrasada do país”. Eis na íntegra o teor da nota pública divulgada ontem por membros do PT:
“Os filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) no Maranhão, abaixo-assinados, em respeito à militância petista e à sociedade maranhense em geral, vêm a público se manifestar sobre a decisão de membros do PT de participar do governo ilegítimo de Roseana Sarney, nos termos que se segue:
1. O PT do Maranhão não aprovou, autorizou ou endossou qualquer decisão que permitisse filiados ao partido assumir secretarias no governo ilegítimo da oligarquia Sarney, configurando-se em uma decisão autoritária e ilegal de um grupo do PT que foi derrotado no debate sobre a política de alianças do partido para as eleições de 2010;
2. A decisão dos petistas em ocupar cargos no governo biônico de Roseana Sarney revela uma tentativa de desmoralizar o PT enquanto organização partidária, que historicamente tem preservado as decisões de suas instâncias, em completo desrespeito ao conjunto de mais de 27 mil filiados ao PT no Maranhão, que decidiram, de forma soberana e democrática, em Encontro de Definição de Tática Eleitoral, nos dias 26 e 27 de março, rejeitar qualquer tipo de aliança com os partidos que sustentam o governo da oligarquia mais retrógrada e atrasada do país;
3. Os filiados que aceitaram ir para o governo o fazem por conta própria, sem nenhum respaldo de qualquer instância partidária do PT, em qualquer nível, atendendo tão somente a seus interesses pessoais, em uma agressão ao conjunto do partido, contribuindo para denegrir a imagem do PT;
4. Reafirmamos nosso compromisso em defender o respeito à decisão do PT do Maranhão, repudiando toda ordem de interferência externa a uma decisão que cabia tão somente aos petistas, tomada pela instância máxima de deliberação do partido, sobre a qual não cabe qualquer questionamento no âmbito da Executiva ou do Diretório, sob pena de significar um retrocesso na história do PT e um ataque aos homens e mulheres que ajudaram a construir a história desse partido no estado;
5. Por fim, reafirmamos à sociedade maranhense que a decisão amplamente debatida e aprovada pela militância petista é de aliança com os partidos do campo popular, com o PC do B e PSB, para construir a vitória do nosso pré-candidato a governador Flávio Dino e lutar pela vitória da nossa pré-candidata a presidenta Dilma Rousseff, assegurando um palanque ético e limpo no Maranhão para nossa candidata, e garantir a transformação da triste realidade de abandono em que vive o povo maranhense”.
A nota é assinada por Augusto Lobato, deputado federal Domingos Dutra, Janete Amorim, Bira do Pindaré, Genilson Alves, Franklin Douglas, Silvio Bembem, Paulo Sérgio, Dutra de Caxias, Dáda, deputado estadual Valdinar Barros, Márcio Jardim, Arnaldo Colaço, Jomar Fernandes, Mauro Jorge e Terezinha Fernandes.

Unknown
Rebolation


Roseana Sarney está em busca de seu quarto mandato, pois, ilegitimamente ou não, ela exerce o terceiro. Portanto, é uma tarefa incrivelmente difícil para os seus marqueteiros apresentá-la com características novas e tentar criar uma nova personalidade para ela contrariando aquilo que sempre foi e é: uma pessoa arrogante, que não tolera a sinceridade vinda de amigos, servidores ou adversários. Ela recebe as críticas com desdém achando que seu sistema próprio de comunicações é tão forte que consegue impor a todos uma Roseana Sarney que não existe.
Isso vem de berço, não muda, está em seu DNA. Eu escrevi, em artigo anterior, que Roseana Sarney, muito abalada com a certeza de que vai ter de enfrentar Flávio Dino nas eleições, viajou ao Rio de Janeiro para se encontrar com Duda Mendonça, o marqueteiro com fama de mago, único em que ela acredita ter a capacidade de torná-la palatável como candidata ao governo.
Duda exigiu pesquisas qualitativas e detectou imediatamente que, entre outras coisas, ela é vista como uma pessoa arrogante, mandona, agressiva e uma mesquinha perseguidora de desafetos, capaz de usar tudo, tudo mesmo ao seu alcance, na luta para ter o poder.
Assim, o primeiro comercial do PMDB, sob orientação de Duda, foi tentar "criar" uma nova Roseana Sarney, em uma versão do famoso "Lulinha Paz e Amor", de 2002. Mas, Lula era um político, na ocasião, ainda sem ter exercido nenhum mandato, que podia se apresentar na campanha com uma imagem sem causar grandes contradições. Roseana Sarney é muito diferente. Ela já exerceu o governo algumas vezes, atropelou todo mundo, agrediu adversários, criou jornais nanicos e temporários para caluniar adversários e fez de tudo para conseguir um golpe de estado jurídico para tomar o governo, e ainda conseguiu que a decisão violentasse a Constituição brasileira e, mesmo perdedora nas eleições, assumir o governo. (Basta ver o que disse o ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo, em entrevista reproduzida em meu Blog).
Como querer apresentá-la como uma pessoa dócil, de boa paz, lamentando a agressividade (que ela e a sua família trouxeram para a política) da atual política maranhense? Como isso pode ter alguma coerência? É Duda tentando fazer alguma coisa e honrar o seu contrato.
Um experiente amigo mandou-me essas considerações sobre o fato: "Eu acho que ele deu foi mancada. Tentou trazer o mote de Lula Paz e Amor para ela, mas tem uma diferença monstruosa. Em 2002, Lula era mudança realmente, precisava mudar o estilo devido a tanta taca que entrou. Roseana Sarney é o continuísmo do 4º mandato. Depois, ela prega união, mas desde que isso seja para lhe dar um 4º mandato. Quem está no poder ha tanto tempo não tem legitimidade para falar em mudança de práticas políticas, pois já teve sua chance inúmeras vezes e não fez. Qualquer outra união de políticos é ódio, rancor, intriga".
E o Ucho em seu Blog, escreve: "No início desta semana, a governadora, que deixou claro seu desespero em relação à eleição de outubro próximo, surgiu em programa político para denunciar o cabo de guerra que domina a política maranhense. "Nós, que somos eleitos pelo povo, precisamos parar com esse clima acirrado", declarou, com desfaçatez, a filha do presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP). Se há acirramento na política do Maranhão, a culpa maior recai sobre o coronelato comandado pelo ex-presidente Sarney, que tem pressionado o presidente Lula da Silva para que reverta a decisão do PT maranhense. É bom lembrar que o experiente Lula só se aproximou de José Sarney por necessidade política. E isso a história não nos deixar mentir".'
Acho mais fácil do que tentar mudar a personalidade de Roseana Sarney é trocar de candidato e ela ceder o lugar para outro do seu grupo. Com ela é muito difícil até para o Duda. Mas fora da família, para seu grupo, não tem solução.
O senador José Sarney, conversando com políticos, disse que uma intervenção no PT do Maranhão é, sem dúvidas, um enorme desgaste. Mas acha que o povo esquece e dentro de algum tempo ninguém se lembrará mais. O verdadeiro desgaste, segundo ele, é enfrentar Flávio Dino apoiado pelo PT. É crescente o pavor de enfrentar Dino em uma eleição para o governo do estado. Como vale tudo pelo poder, pensa a família Sarney, não fiquei surpreendido quando uma jornalista da Folha me ligou e na conversa falou-me que O Zé Eduardo Dutra, presidente do PT, teria dito a ela que o PSB do Maranhão na sua reunião da semana passada teria atacado violentamente a Dilma. Eu lhe disse que o problema do Dutra é que ele só ouvia o Sarney e que na reunião do PSB ninguém atacou a Dilma; nós tratamos foi da política do estado e do apoio a Flávio, e que isso era apenas para forçar a intervenção no PT do Maranhão. O jogo é muito sujo e usam mentiras como verdade para tentar nos jogar contra Lula e Dilma. É o medo que os obriga a tudo isso! E a falta de compromisso com a candidatura de Dilma, que, na verdade, sofrerá as conseqüências da intervenção.
Foi um grande acontecimento político o evento que marcou a data de um ano do golpe judiciário que tirou Jackson Lago do governo e colocou Roseana Sarney em seu lugar. E serviu para demonstrar que esse foi um ano perdido para o Maranhão, de regressão em seu desenvolvimento, de baixo emprego, do caos na saúde, na educação e na segurança pública; tudo por culpa direta da governadora Roseana Sarney, indolente como sempre.
Foi uma reunião vibrante e de muita emoção que serviu para mostrar que as oposições estão unidas e assim marcharão nas eleições.
Foi bonito ver e participar da homenagem a Jackson Lago, esse homem injustiçado, literalmente, mas que mantém força política considerável para almejar sua volta ao governo, como demonstrou.
Para enfatizar a fraqueza política da governadora, quando esteve em Imperatriz, ela quis visitar 3 km de asfalto que ela deu a Madeira depois de tomar os recursos do convênio em que Jackson deu 15 km à cidade. Madeira foi com ela e entrou na primeira casa. Ele perguntou à moradora se ela estava satisfeita com o asfalto. Ela disse que sim, mas que se ele pedisse votos para Roseana Sarney ela lhe diria que jamais votaria nela. De corpo presente, como se diz, "na lata"!
A revista Veja publicou que o alto preço cobrado por Duda Mendonça afasta candidatos a governador e senador. Mas Roseana Sarney foi a primeira a fechar o contrato, e, como vemos, já produziu sua primeira peça. Ela vai pagar R$ 12 milhões pelos conselhos do marqueteiro. Estão muito abonados e desesperados...
Quero externar minha admiração por Roberto Macieira, que na sua vida pessoal e por onde passou deixou sua marca de homem honesto, de personalidade forte e grande competência. Uma perda enorme para o Maranhão.
O ex-governador José Reinaldo Tavares escreve para o Jornal Pequeno às terças-feiras

Unknown
PSB da região tocantina elabora carta de planejamento para as eleições deste ano.


PSB da região tocantina reivindica participação na candidatura do Flavio Dino.
AÇAILÂNDIA – depois do Seminário do Partido Socialista Brasileiro – PSB em São Luis nos dias 9 e 10 de abril deste ano, o PSB da região tocantina decidiu trabalhar uma estratégia Política do PSB, para as eleições deste ano.
Na manhã do último domingo dia 18 na Câmara Municipal de Açailândia uma reunião com lideranças políticas de 10 cidades da região. Na reunião foi discutido a conjuntura política estadual e a participação do partido na disputa eleitoral que se aproxima.
A região tocantina ocupa 2° maior colegiado eleitoral do estado, e diante da posição estratégica que assume nossa região no jogo sucessório nas eleições deste ano.
A principal reivindicação da região tocantina, a exemplo da eleição de 2006, os diretórios da região discute o nome do Vice-Governador, que comporá a chapa de nossa coligação majoritária liderada pelo dep. federal Flavio Dino (PC do B).
Outra reivindicação desta região é a indicação da 1ª suplência de Senador na chapa ao senado, que terá o ex. Governador José Reinaldo Tavares como titular. O PSB quer também participação no planejamento, execução e coordenação da campanha na região, através das direções partidárias da região.
Assegurar apoio e representação de candidaturas a deputado estadual e federal da região, é outra reivindicação do PSB da região tocantina. A participação do governador de nossa coligação majoritária, no palanque eleitoral de nossa candidatura a presidência da república do deputado Ciro Gomes.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown
Participe da inauguração da sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Açailândia


Açailândia ganha presente do Senhor, com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
AÇAILÂNDIA – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que é hoje uma das que mais cresci no mundo inteiro, a mais de 10 anos está em Açailândia. Os fieis que a muito tempo sonhavam com uma sede própria, esse sonho se tornará realidade amanhã, pois será inaugurada sua sede em Açailândia.
A mais de 10 anos as reuniões eram realizadas em uma casa alugada, próximo ao Supermercado Santa Maria na Rua São Paulo, Centro, onde reunia centenas de fieis, em um lugar pequeno, mais que aconchegante ao olhos do Senhor.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Açailândia é uma das mais belas e sua sede situada a Rua Santos Dumont, próximo ao Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia –CDVDH, chama atenção de todos que por ali passam.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (a Igreja dos Mórmons como é popularmente conhecida), será inaugurada amanhã a partir das 19h. A mesma tem a honra de convidar toda a sociedade açailandense para sua inauguração.
Amanhã será a Noite da Imprensa, na ocasião autoridades locais se farão presentes para prestigiar a abertura. O objetivo da noite da imprensa é para que as pessoas possam ter conhecimento como funciona suas doutrinas e princípios.
Nos dias 22 e 23 será casa abertas para quem quiser visitar, mesmo depois da dedicação no sábado, todas as pessoas são convidadas a participarem de suas reuniões que são realizadas aos domingos das 9h às 12h da manhã.
A dedicação do dia 24 sábado contará com autoridades da Igreja vindas de Imperatriz para o serimonial.
A sociedade de Açailândia poderá participar de 22 à 23 deste mês, das visitas onde as pessoas e a imprensa em geral poderão tirar fotos fazer filmagens e outros a te a sua dedicação que será sábado dia 24.
Programação
Dia 21/04 – das 19 às 21h Noite da Imprensa
Dia 22/04 – das 15 às 21h Casa Aberta para visitantes
Dia 23/04 – das 15 às 21h Casa Aberta para visitantes
Dia 24/04 – Cerimônia de Dedicação
Dia 25/04 – Reunião Sacramental
Você e sua família serão bem vindos a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Se você deseja idéias para fortalecer sua família, visite nos. Na Rua Santos Dumont, 490 – Centro ou acesse http://www.lds.org.br/ & http://www.maosqueajudam.org.br/.

(Com informações da Ascom/de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Açailândia).
Carlos Cristiano/canelaneles.com. br

Unknown
Vacinação contra H1N1 já imunizou 30 milhões de pessoas


As gestantes ultrapassaram 55% de cobertura e 7.745.618 mi de doentes crônicos foram vacinados.
BRASÍLIA - Às 15h30, desta terça-feira (20), o Ministério da Saúde contabilizou 30 milhões de pessoas vacinadas contra a gripe. As gestantes ultrapassaram 55% de cobertura (1.666.774 milhões de doses). Os doentes crônicos alcançaram 7.745.618 milhões doses aplicadas e os jovens de 20 a 29 anos atingiram 15.692.469 pessoas imunizadas. Pesquisa que entrevistou 1.500 pessoas sobre a vacinação contra a gripe H1N1, aponta que 40% da população alvo das primeiras três etapas da campanha afirma que “não teve tempo” para ir a um posto e receber a sua dose de vacina.
A vacinação entre as crianças (3.863.936 milhões de doses aplicadas e 88% de população atingida) e os profissionais de (2.541.983 milhões e 100%) ultrapassaram a meta de vacinar, pelo menos, 80% dessa população. No momento, os postos de saúde estão recebendo crianças de seis meses a menores de 2 anos, doentes crônicos com menos de 60 anos, jovens de 20 a 29 anos e gestantes.
A pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde foi realizada de 7 a 10 de abril e entrevistou, por telefone, 1.504 pessoas em todo o país, mantendo a proporção de pessoas por região, sexo, idade e renda. O medo de reação aparece em somente 7% dessa população, embora apenas 3% dos entrevistados dizem que não querem ser imunizados.
“A população deve ficar atenta para o calendário e não deixar para se vacinar na última hora. Garantir a sua imunização agora é a certeza de que não terá problemas maiores quando chegarmos nos meses de maior transmissão da doenças respiratórias”, afirma o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. O ministro reforça que há 36 mil postos abertos – garantindo um atendimento mais próximo da residência ou do trabalho das pessoas – e a vacinação é rápida.
No ano passado, os 2.051 óbitos registrados, 1.539 (75%) ocorreram em pessoas com doenças crônicas. Entre as grávidas (189 morreram, ao todo), a mortalidade foi 50% maior que na população geral. Adultos de 20 a 29 anos concentraram 20% dos óbitos (416, no total). E as crianças menores de dois anos tiveram a maior taxa de incidência da doença no ano passado (154 casos por 100 mil habitantes).
Das etapas em curso, os jovens são os que registram a maior taxa entre os que alegam não ter tempo para se vacinar. Entre eles, 59% disseram ter esse tipo de dificuldade, seguidos das gestantes (41%) e doentes crônicos (29%). Na população geral, a campanha de vacinação é conhecida por mais de 99% das pessoas em todas as regiões e 82% relatam que estão bem informadas ou já tomaram a vacina. Entre eles, 89% afirmam que sabem onde há um posto de vacinação ou já se vacinaram.
As informações são da Agência Saúde.

Unknown terça-feira, 20 de abril de 2010
Canela diz que Roseana quer implantar política do Pão e Circo no Maranhão


O vereador Canela (PSB), em discurso proferido na Tribuna da Câmara Municipal de Açailândia, disse que a governadora Roseana Sarney (PMDB), que implantar no Maranhão a política romana, criada pelo imperador Otavio Augusto (César Augusto – 63 a.C. a 14 a.C.), do “Pão e Circo para o povo”, onde acreditava-se que para controlar a população basta lhe oferecer comida e entretenimento.

Canela disse que a diferença é que no lugar do pão, Roseana dá leite. “É o velho programa do leite que é uma prática antiga da família Sarney e que tem utilidade meramente eleitoral”, analisou.

O vereador afirmou que se a governadora Roseana Sarney tivesse mesmo compromisso com a população, devolveria aos cofres do município os valores de convênios superiores a 20 milhões de reais, além dos recursos da saúde e os veículos que foram estornados e confiscados pela governadora. “Ela desestabilizou os municípios, retirando os recursos que seriam utilizados em obras e os veículos e agora vem tratar o povo como um bando de famintos, distribuindo leite à população, como se fosse o maranhense uma maloca de miseráveis”, lamentou.

Canela ainda completou dizendo que Açailândia não realizou em 2009 o Açaí Folia, tradicional micareta que comemora o aniversário do município, por Roseana ter estornado dos recursos disponibilizados pelo ex-governador Jackson Lago (PDT).

“Parece mesmo a imagem do Coliseu, onde gladiadores escravos se matavam na arena, enquanto o povo assistia tudo comendo pão. A diferença é que os gladiadores são os maranhenses na fila, se empurrando e se agredindo por um litro de leite, enquanto os imperadores do Maranhão riem da cara do povo”, condenou.

O vereador ainda fez uma denúncia. Ela afirmou que o responsável pela distribuição do leite no Distrito de Pequiá, quando faz a entrega da ferramenta eleitoral de Roseana, afirma que “o leite só vale até a eleição e caso a governadora não seja reeleita, o leite será cortado”. “Como está na vista, o leite da Roseana é mais uma das artimanhas da governadora golpista para angariar voto junto a população carente do Maranhão”, alertou Canela.

Unknown
Participe da inauguração da sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Açailândia


Açailândia ganha presente do Senhor, com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
AÇAILÂNDIA – A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que é hoje uma das que mais cresci no mundo inteiro, a mais de 10 anos está em Açailândia. Os fieis que a muito tempo sonhavam com uma sede própria, esse sonho se tornará realidade amanhã, pois será inaugurada sua sede em Açailândia.
A mais de 10 anos as reuniões eram realizadas em uma casa alugada, próximo ao Supermercado Santa Maria na Rua São Paulo, Centro, onde reunia centenas de fieis, em um lugar pequeno, mais que aconchegante ao olhos do Senhor.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Açailândia é uma das mais belas e sua sede situada a Rua Santos Dumont, próximo ao Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia –CDVDH, chama atenção de todos que por ali passam.
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (a Igreja dos Mórmons como é popularmente conhecida), será inaugurada amanhã a partir das 19h. A mesma tem a honra de convidar toda a sociedade açailandense para sua inauguração.
Amanhã será a Noite da Imprensa, na ocasião autoridades locais se farão presentes para prestigiar a abertura. O objetivo da noite da imprensa é para que as pessoas possam ter conhecimento como funciona suas doutrinas e princípios.
Nos dias 22 e 23 será casa abertas para quem quiser visitar, mesmo depois da dedicação no sábado, todas as pessoas são convidadas a participarem de suas reuniões que são realizadas aos domingos das 9h às 12h da manhã.
A dedicação do dia 24 sábado contará com autoridades da Igreja vindas de Imperatriz para o serimonial.
A sociedade de Açailândia poderá participar de 22 à 23 deste mês, das visitas onde as pessoas e a imprensa em geral poderão tirar fotos fazer filmagens e outros a te a sua dedicação que será sábado dia 24.
Programação
Dia 21/04 – das 19 às 21h Noite da Imprensa
Dia 22/04 – das 15 às 21h Casa Aberta para visitantes
Dia 23/04 – das 15 às 21h Casa Aberta para visitantes
Dia 24/04 – Cerimônia de Dedicação
Dia 25/04 – Reunião Sacramental
Você e sua família serão bem vindos a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
Se você deseja idéias para fortalecer sua família, visite nos. Na Rua Santos Dumont, 490 – Centro ou acesse http://www.lds.org.br/ & http://www.maosqueajudam.org.br/.
(Com informações da Ascom/de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Açailândia).
Carlos Cristiano/canelaneles.com. br

Unknown
Tudo pronto para a 8 edição do Arraial do Pequirracha 2010


Arraial do Pequirracha irá acontecer nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho de 20010 no Pequiá.
AÇAILÂNDIA – a sociedade açailandense aguarda ansiosamente o evento que já é tradição na cidade e em toda região. O Arraial do Pequirracha já é referência no estado por sua iniciativa e por crescer a cada ano.
Já tem datas marcadas para este ano, o “Arraial do Pequirracha 2010”, como é chamado a maior festa junina de Açailândia, realizada no Distrito Industrial do Pequiá, este ano, vai acontecer a oitava edição do Arraial.
O Concurso de Quadrilhas Juninas, realizado a 8 anos no municipio é uma promoção da Associação Cultural do Pequiá e do vereador Canela.
O Arraial do Pequirracha que é marcado pelo seu concurso, a festa que tem como objetivo a disseminação da cultura popular brasileira, com ênfase às manifestações artísticas apresentadas no período junino.
Uma área bem localizada, com estacionamento, Rua São Sebastião, ao lado da caixa d água no bairro Maçaranduba, Pequiá de cima.
Durante os 5 dias de Concurso, haverá barracas com comidas típicas, shows, música com som mecânico.
Para este ano a organização do evento está preparando uma super programação para as quadrilhas juninas da região.
Programação
Dia 22/06 – Abertura Competição de Quadrilhas e show com Banda GL;
Dia 23/06 – Competição de Quadrilhas e som mecânico;
Dia 24/06 – Competição de Quadrilhas e show com Beto Jr. e Marcelo;
Dia 25/06 – Competição de Quadrilhas festa com som mecânico;
Dia 26/06 – Final da competição, premiação e show com Banda Baetz.

Carlos Cristiano/canelaneles.com. br

Unknown
Seminário do PSB discutiu propostas para as Eleições de 2010

Em seminário realizado no último final de semana em São Luis o PSB discutiu propostas para as Eleições de 2010.
AÇAILÂNDIA – no último final de semana no Auditório “Fernando Falcão” na Assembleia Legislativa do Maranhão, o Seminário do Partido Socialista Brasileiro-PSB, durante os dois dias foram debatidos assuntos sobre Políticas Públicas em busca de um Maranhão Socialista.
Se fizeram presentes no seminário o presidente do diretório estadual e pré-candidato a deputado federal, Dr. José Antonio Almeida (PSB/MA), o deputado federal e Pré-Candidato ao Governo Flavio Dino (PC do B), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Estadual e pré-candidato a deputado estadual Marcelo Tavares (PSB/MA), deputado estadual e pré-candidato a deputado estadual Domingos Paz (PSB/MA), deputado federal e pré-candidato Ribamar Alves, o ex-governador e pré-candidato ao Senado federal José Reinaldo Tavares (PSB/MA), o deputado federal e pré-candidato Ribamar Alves (PSB/MA), deputada estadual e pré-candidata Cleide Coutinho (PSB/MA), um dos fundadores do PSB no Maranhão e ex-deputado federal José Carlos Sabóia e caravanas de mais de 100 cidades de todo o estado.
Ainda no encontro foi debatido a Realidade Política Social e Econômica das Regiões com vista as Eleições Municipais de 2012.
O deputado federal Flavio Dino (PC do B/MA) e pré-candidato ao Governo do Estado do Maranhão, falou da importância da coligação com o PSB nas eleições de 2010, o PSB que é um dos partidos que mais tem crescido no pais inteiro, segundo Flavio, o estado está passando por momentos difíceis e que precisa mudar para melhor e que com a força do PSB Flavio Dino Assumirá o Governo em 2011.
Ainda segundo Flavio ele está preparado para governar o Maranhão, mesmo tendo conhecimento as dificuldades que o Maranhão enfrenta atualmente, e que agora é a hora do Maranhão sair do atraso e começar andar para frente.
O pré-candidato ao Governo do Maranhão Flavio Dino garante ser parceiro fiel ao PSB nas campanhas e após as eleições já no Governo Flavio Dino, o PSB sempre terá espaço dentro do seu governo e será seu parceiro afirmou Flavio.
O deputado federal Ribamar Alves lembrou que o governo Jackson Lago que foi parceiro com o PSB nas eleições de 2006, ao assumir o governo, Jackson, só atrapalhou o desenvolvimento do PSB durante seu mandato. Segundo Ribamar Jackson Lago fez de tudo para atrapalhar as eleições municipais de 2008. Ainda segundo Ribamar Alves o Maranhão precisa de mudanças e a mudança virá com Flavio Dino assumindo o governo em 2011.
O presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão Marcelo Tavares, criticou o governo Roseana, Marcelo citou o atual governo como o mais corrupto da História do Maranhão e que essa realidade precisa mudar. O presidente também fez uma retrospectiva do governo Zé Reinaldo (PSB/MA) de 2002 à 2006, quando Zé Reinaldo assumiu o governo o estado tinha 55 municípios com educação de ensino médio, quando deixou o governo em 2006 deixou o estado com os 217 municípios com escolas de ensino Médio instalado. Marcelo citou ainda os R$200 mil reais enviado pelo atual governo a prefeitura de Cidelândia para a realização das olimpíadas municipais daquele municipio que nunca aconteceu afirmou Marcelo.
Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown sexta-feira, 16 de abril de 2010
João Alberto é vaiado em Imperatriz e o povo faz protesto contra Roseana

“1, 2, 3, foi Jackson quem fez”, gritaram torcedores na inauguração do Estádio Frei Epifânio D’Abadia
O vice-governador do Estado, João Alberto, foi vaiado, terça-feira, à noite, durante o jogo do Imperial (Combinado Imperatriz/JV Lideral) contra o Peñarol, do Uruguai, que marcou a reabertura do estádio Municipal Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz. Além das vaias a João Alberto, torcedores levantaram faixas com mensagens de protesto contra a governadora Roseana Sarney.
De acordo com o relato de jornalistas da região tocantina, João Alberto foi vaiado quando, antes da partida inaugural, afirmou em seu pronunciamento que, graças e somente à governadora Roseana Sarney (que não compareceu ao evento já temendo manifestações de protesto por parte da população) ocorreu a reforma do estádio Frei Epifânio. A multidão reconheceu a importância da obra e gritou em coro: “1, 2, 3, Foi Jackson quem fez!”.
O novo Frei Epifânio foi inaugurado oficialmente durante a manhã, com a presença apenas de políticos, secretários de estado e do município e alunos de uma escola estadual local, a Nascimento de Moraes, localizada no Bairro Santa Rita. Porém, o teste de fogo seria à noite com o torcedor.
A festa começou com o Hino Nacional. Aplausos da galera para a execução do Hino Nacional que ficou a cargo da dupla imperatrizense César e Mateus. Em seguida, o Hino de Imperatriz, de autoria do ex-prefeito e ex-governador José de Ribamar Fiquene; palmas para Erasmo Dibel, que cantou e encantou. Depois, a vez do Hino do Uruguai, a alegria era geral e palmas para o Hino dos “Hermanos”. Antes, a torcida tinha aplaudido a entrada do Combinado JV-Imperatriz e os próprios uruguaios. Agora, quando o locutor oficial do governo do Estado, o ex-superintendente de Esportes, Giovani Di Pinho, anunciou que o vice-governador João Alberto, acompanhado de um secretário de estado, daria o pontapé inicial para começar a partida, irrompeu então uma estrepitosa vaia. O barulho foi ensurdecedor e desistiram do pontapé. E quando aconteceu o tal pontapé, o torcedor gritou: Jackson, Jackson, Jackson. O pré-candidato a deputado federal e ex-senador Chiquinho Escórcio (PMDB) ficou atordoado enquanto perguntava atônito para o presidente da Aclem, Tércio Dominici, e outros: o que eles estão gritando?
“As vaias deveriam ser para Roseana Sarney, mas ela não teve coragem de aparecer, pois inaugurou o estádio pela manhã e nem deu o ar da graça à noite já temendo o pior. Mas além da vaia que o João Alberto levou, que na verdade não era para ele, houve outro momento de vaia. Foi quando o locutor falou da substituição do jogador e disse: “Governo do Estado informa a substituição”. Pense numa vaia. Mas também, foi a primeira e última vez que ele falou em nome do governo”, afirmou João Guimarães, morador de Imperatriz, em e-mail enviado à redação do Jornal Pequeno.
Segundo ele, alguns torcedores levaram faixas de protesto com os seguintes dizeres: “Roseana covarde, tem medo de enfrentar o povo de Imperatriz”. E outra: “Obrigado Jackson”.
A polícia entrou em campo para tentar tomar as faixas e a torcida reagiu gritando: “Jackson, Jackson...”. Os policiais acabaram deixando o protesto acontecer sem nenhuma repressão.
O jornalista Marcos Franco diz em seu blog que a governadora Roseana Sarney não compareceu à inauguração do estádio porque teve medo do povo. Segundo Franco, ao saber que Roseana Sarney seria recebida sob vaias, a cúpula do governo desfez a agenda e marcou a inauguração para a manhã de terça-feira, fazendo a partida inaugural, à noite, ser apenas coadjuvante na solenidade de entrega da obra.(Com informações dos blogs do Isnande, de Marcos Franco e de Frederico Luiz)

Unknown
Corrida Cidade do Ferro é homologada na Federação Atlética Maranhense

Corrida Cidade do Ferro poderá ser homologada na Confederação Brasileira de Atletismo – FAMA.

AÇAILÂNDIA – a Corrida Cidade do Ferro de Açailândia, que já é tradição no municipio e na Região, foi homologada no último dia 12 na Federação Atlética Maranhense – FAMA, com a homologação a corrida a partir de agora começa a fazer parte do calendário de eventos desta categoria no Maranhão.

A Corrida Cidade do Ferro de Açailândia que é Promovida pela Sociedade Esportiva do Pequiá e o vereador Canela é a primeira do municipio, a ser homologada na Federação Atlética Maranhense. Este ano a Corrida acontecerá pelo 4 ano consecutivo e poderá ser homologada na Confederação Brasileira de Atletismo.

Em todas as suas etapas reuni atletas de todas as idades, de todos os sexos e de toda Região

Com isto a Federação homologou em seu calendário a 4ª Corrida Cidade do Ferro de Açailândia 2010, para o dia 19 de dezembro deste ano. Nesta data estará presente uma equipe da CBAT – Confederação Brasileira de Atletismo, a equipe estará fazendo uma avaliação técnica da corrida sobre os aspectos de organização, logística e premiação, afim de que a corrida venha ser inserida no calendário nacional de Corridas de do Brasil.

Para o municipio de Açailândia esse é grande passo para o desenvolvimento e crescimento da modalidade de Atletismo, principalmente na Rede Pública Escolar e toda a comunidade da Região.


Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown quinta-feira, 15 de abril de 2010
‹‹ Postagens mais recentes

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.