Reportagem da revista VEJA destaca Açailândia como Metrópole do Futuro


Revista Veja: cidades do Maranhão são destaques de desenvolvimento no país

Açailândia: destaque como metrópole

Reportagem especial da revista Veja com “as 20 Metrópoles Brasileiras do Futuro” destaca os municípios de Açailândia, Caxias, Imperatriz, Timon, Paço do Lumiar e São José de Ribamar.
Açailândia é destaque como “Cidade Média – aonde o futuro já chegou”. De acordo com a revista, a cidade de 29 anos, é destaque como polo siderúrgico.
-As mudanças permtitiram que a jovem Açailândia alcançasse a maior renda per capta do Maranhão, à frente da capital, a secular São Luís – diz a Veja.

Caxias: Forte no comércio

A cidades de Caxias, Timon e Imperatriz são consideradas destaque com vocação para o comércio, segundo a Veja. São cidades, segundo a revista, que ”se tornaram polos regionais com grandes redes varejistas e atacadistas”.
Depois, aparece Paço do Lumiar, como polo de agricultura, focado na cultura de hortaliças, arroz e milho.

Paço: agricultura como vocação

São José de Ribamar aparece em primeiro lugar entre os destaques na área de produtos alimentícios
O Município tem um programa de produção e beneficiamento de pescado, mantido pela prefeitura, que valorizou a pesca no município e já começa a ganhar destaque.

Pesca é o forte de Ribamar

O trabalho de pesquisa da Veja foi realizado nos últimos qautro meses. A pequena Capinzal do Norte não entrou porque a descoberta do gás na região ocorreu após o fechamento da reportagem. Certamente o município entraria como destaque em vocação na área de energia.
A presença das cidades maranhenses mostra que, aos poucos, o Maranhão vai seguindo caminho do desenvolvimento, mais cedo ou mais tarde reconhecido pelo país.
Basta que o trem continue nos trilhos certos.


Unknown terça-feira, 31 de agosto de 2010
Grande adesão popular marca caminhada de Flávio Dino em Açailândia


Uma multidão acompanhou Flávio Dino pelas ruas do bairro da Vila Ildemar, em Açailândia. O candidato ao governo do Maranhão chegou à cidade pouco depois das 17h e foi recebido por um grande grupo de militantes com bandeiras e carros de som. O candidato ao Senado Adonilson Lima, a candidata a vice-governador Miosótis Lúcio e vários candidatos a deputado estadual e federal também estavam presentes. A grande caminhada lotou as ruas do bairro. Muita gente acompanhou a caravana passar para cumprimentar o candidato. Flávio ouviu reivinvicações e recebeu inúmeras demonstrações de apoio.

"Uma atividade como essa é um sinal claro de que o segundo turno está mais próximo a cada dia de campanha. O povo nas ruas respondendo positivamente à nossa candidatura mostra que devemos seguir em frente, que a população quer dar oportunidade a um novo governo", disse Flávio Dino, enquanto a multidão, ao fundo, animava a caminhada gritando sem parar o nome do candidato.

Flávio recebeu o apoio de várias lideranças da região tocantina. Vereadores de Imperatriz e de Açailândia também acompanharam a caminhada para declarar apoio ao candidato da coligação Muda Maranhão. O vereador Aluísio, que estava presente à caminhada, elogiou as propostas do plano de governo de Flávio Dino. "Acredito nas propostas de mudança, e quero que todo o povo do Maranhão acredite também. Todos nós desejamos a mudança, mas ela só vai acontecer através do voto em um candidato competente, e eu acredito que este candidato é o Flávio Dino", dise Aluísio.

Tavison do Nascimento, secretário estadual de juventude do PCdoB, disse que já está claro que, dos três principais candidatos que disputam o governo do estado, Flávio Dino é o mais preparado. "Ele é o candidato mais competente, o que mais merece essa oportunidade. A juventude do Maranhão está com ele", disse Tavison. "Flávio Dino vai fazer um estado mais rico, mais próspero e que governe para todas as famílias", completou.

Já para Luzenira, moradora de Açailândia que participou da caminhada, a opção pelo nome de Flávio Dino tem a ver também com a necessidade de dar uma oportunidade a um nome novo. "Os outros dois candidatos já governaram. Agora é a vez do Flávio. Ele é honesto e vai fazer o melhor pelo Maranhão", disse ela.

Fonte: Jornal Pequeno

Unknown
Flavio Dino e Mauricio Almeida lideraram caminhada em Açailândia


Flavio e Mauricio lideram caminhada, com dezenas de pessoas em Açailândia no bairro da Vila Ildemar.

Açailândia – na última segunda feira 30, o candidato ao governo do estado Flavio Dino do PC do B, acompanhado de sua vice Miosótis, também de candidatos da coligação “Muda Maranhão” composta pelos partidos PPS, PCdoB e PSB, estiveram em Açailândia para uma grande caminhada, desta vez aconteceu no bairro da Vila Ildemar.

Durante toda a tarde a cidade ficou avermelhada com bandeiras e tudo que tem a cara da coligação “Muda Maranhão”.

Com esta caminhada Açailândia comprova que o futuro governador do Maranhão será Flavio, é o que afirmou uma moradora do bairro. Cerca de mil pessoas participaram da caminhada com o candidato a governador Flavio.

A recepção calorosa dos moradores da Vila Ildemar comprovou que realmente a candidatura de Dino é a que mais cresce em todo o estado. Com esta vista e caminhada em Açailândia foi à terceira vez que Flavio esteve no municipio como candidato.

Estiveram presentes os candidatos a deputado estadual Pedro Araújo PC do B, candidatos a deputado federal Mauricio Almeida PSB, Terezinha Fernandes PT também esteve presente o candidato ao senado federal Professor Adonilson PC do B.

A caminhada teve a participação dos vereadores de Açailândia, Marquinho PR, Aluisio PSDB, Paulo Canarana PSDB, Canela PSB e do vereador de São Francisco do Brejão Antonio da PJ PSB.

Os movimentos Sindicais, Cooperativismos e demais movimentos sociais participaram da campanha de Flavio.

Os vereadores demonstraram apoio à candidatura de Flavio Dino, as demais lideranças políticas que estiveram presentes na caminhada.

A caminhada percorreu as principais ruas da Vila Ildemar, e encerrou com a inauguração do comitê do candidato a deputado estadual Pedro Araújo PC do B.

Flavio Dino ouviu de perto as reivindicações da comunidade que tanto sofrem nas mãos de uma família que tanto tem fito o povo do Maranhão sofrer. O atual governo que estar no poder a mais de 45 anos nunca demonstrou compromisso com o povo e sim, com sua família.

Com este evento é possível ver claramente que o segundo turno está cada vez mais próximo a cada dia de campanha afirma Flavio.

Alem do apoio dos vereadores de Açailândia, Flavio recebeu o apoio de varias lideranças políticas da região tocantina.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown
REPORTAGEM DA VEJA CORROBORA: Açailândia, eixo do Maranhão e do Brasil

Quando ainda fazia faculdade, na cidade de Imperatriz, lembro-me de um debate que aconteceu em sala de aula a respeito da criação do estado Maranhão do Sul. Em meio às fervorosas opiniões, levantei um ponto na discussão, interrogando onde seria localizado a capital do novo estado?

Houve silêncio por alguns segundos, até que um dos debatentes afirmou que pela importância econômica de Imperatriz, esta seria a futura capital do estado Maranhão Sul do Sul. A partir desse ponto, o debate tomou um novo rumo, ficando centrado no tema sobre a capital do novo estado. Naquele momento fiz uma exposição sobre as potencialidades econômicas do nosso município, revelando aos imperatrizenses informações desconhecidas deles. Informações que coloca Açailândia em pé de igualdade, se não, até mesmo superior à cidade de Imperatriz como candidata a futura capital do Estado do Maranhão.

A reportagem da Veja desta semana (As 20 metrópoles brasileira do futuro), vem apenas corroborar aquilo que falei no dia do debate, como também confirmar nossa tese, defendida na monografia, apresentada à Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, transformada, posteriormente, no livro “Açailândia, eixo do Maranhão”, onde, detalhadamente, mostramos os fatores que colocam Açailândia, na dianteira dos 217 municípios maranhenses, como também entre as 20 metrópoles brasileira do futuro.

Açailândia, um povoado nascido durante a construção da rodovia Belém-Brasilia, no final dos anos 50, foi, até 1981, apenas um distrito de Imperatriz. Contemplada com empreendimentos governamentais de grande porte, tais como a construção da rodovia BR-222, Estada de Ferro Carajás e a Ferrovia Norte Sul, a pequena localidade da Pré-Amazônia maranhense agigantou-se como o maior centro industrial maranhense, com a instalação, em seu território, de um dos mais importantes pólos de ferro-gusa do Brasil e do maior pólo de distribuição de combustíveis da região.

Estas circunstâncias tornou verdadeira a frase sonhadora dos poetas açailandenses, José Carlos Trindade (Zezão) e Luis Fernando Almeida Gonçalves: Açailândia, expressa o progresso, eixo do Maranhão”. Esta não é uma frase futuristica, pelo contrário, é uma frase sonhadora que saiu do coração de poetas sonhadores. Eles acreditavam tanto nessa possibilidade que não temeram em compor o hino açailandense e incluir essa expressão sonhadora no estribilho das estrofes do hino.

Estes poetas, acreditavam de tal forma no povo dessa cidade que escreveram dizendo: “aqui na cidade onde eu moro, a cada nascer do sol, nasce uma nova esperança, anseio de um povo que fala com as mãos”. Os poetas com uma visão além do alcance vislumbraram o futuro promissor desta cidade.

Fonte: Livro Açailândia eixo do Maranhão de autoria do pr. Silvio Vieira

Pr. Silvio Vieira

Formado em Direito

Formado em História

Pós graduado em Gestão Empreendedora de Negócios

Pós graduando em Gestão Pública

Unknown
Canela fala do caso de discriminação em empresa de Açailândia

Açailândia – O vereador Canela PSB, concedeu uma entrevista ao apresentador Alexandro BBzão que também é vereador no municipio, no programa que leva o nome do apresentador, na rádio Marcone FM. O programa que estava sendo transmitido ao vivo da Vila Ildemar no momento da entrevista.
O motivo do convite feito à Canela foi devido à atual situação vivida pelos trabalhadores que estão desempregados no municipio e que precisão de trabalho estão solicitando junto a nova empresa que estar se instalado no municipio e não está contratando pessoas de Açailândia.

Entenda o caso

A Empresa R. P. Montagens Industriais que está se instalando no município para prestar serviços à em presa GUSA Nordeste não está contratando profissionais de Açailândia. A desculpar dos funcionários é que quando foi para fechar contrato com a Gusa, existia uma clausula no contrato que impedia a contratada R. P. de fazer contratação de pessoas de Açailândia.

Sendo assim, as pessoas que procuram a empresa solicitando trabalho recebem na hora a resposta de que só estão contratando pessoas de outro município.

Na ultima sessão da Câmara municipal o vereador levantou a bandeira em defesa dos trabalhadores e agora esta situação está causando um alvoroço no municipio.

Canela não medirá esforços para resolver essa situação. O vereador já sentou com uma comissão de trabalhadores que estão se sentindo prejudicados com esta situação.


Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown sábado, 28 de agosto de 2010

Flavio Dino fará a segunda caminhada em Açailândia nesta segunda.

Açailândia – dando continuidade a sua campanha que cresce a cada dia, o candidato a governador Flavio Dio do PC do B, fará uma caminhada nesta segunda, dia 30 em Açailândia.
Na caravana estará o Candidato a Senador Zé Reinaldo do PSB além dos candidatos a deputados estaduais e federais pelo PSB, PC do B, PPS e militantes do PT da coligação “Muda Maranhão”.
Esta já é a terceira visita ha Açailândia de Flavio Dino como candidato a governador.

A concentração para a Passeata/Carreata de Flávio será no Posto econômico a partir das 15h. Vila Ildemar, na ocasião será inaugurado o comitê central do candidato a deputado estadual Pedro Araújo na Vila.

A passeata acontecerá somente na Vila Ildemar, mas a carreata passará por outros bairros do municipio encerrando no centro.

Está sem duvida será a primeira carreata de um candidato a governador e grandes lideranças na Vila Ildemar.

A chegada da caravana está marcada para as 15h em Açailândia.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown
Blog do Garrone mostra números do Ibope na corrida para o governo do estado e relata histórico de erros do instituto

O Ibope realizou a primeira rodada de pesquisas de intenções de votos para o governo do Estado, publicada na noite desta sexta-feira, 27, pela TV Mirante, de propriedade da família Sarney. De acordo com a pesquisa, a candidata Roseana Sarney (PMDB) lidera a disputa com 47%. Em segundo está o candidato Jackson Lago (PDT) com 25%. Em seguida, Flávio Dino aparece com 13%.

O Ibope tem um extenso histórico de erros nos prognósticos eleitorais no Maranhão. Em 2008, por exemplo, o instituto realizou pesquisa em que apontava João Castelo (PSDB) com 46% das intenções de votos, enquanto Flávio Dino (PCdoB) aparecia com 24%. Ao término da apuração, Flávio Dino foi para o 2° turno com 34% dos votos. Ou seja, 10 pontos percentuais a mais que o índice previsto pelo Ibope. Clique aqui e leia mais.

Do blog do Garrone

Unknown
Mauricio Almeida faz reunião na casa do Canela no Pequiá


Mauricio assumiu compromisso com povo de Açailândia, de trazer emendas para beneficiar a infra-instrutora, educação, saúde....


Açailândia – cerca de 200 pessoas estiveram participando de uma reunião no último domingo 22 com o candidato a deputado federal Mauricio Almeida PSB, a reunião aconteceu na residência do vereador Canela no Distrito industrial do Pequiá, na mesma estiveram à comunidade de Açailândia. Mauricio Almeida chegou por volta do meio dia e permaneceu em Açailândia até a manhã de hoje, durante todo esse tempo o candidato em companhia de Canela estiveram visitando a comunidade local, abraçando o povo e pedindo voto.


Ainda no final da tarde de ontem, Mauricio Almeida esteve no Balneário da Ilha Coco Verde ou banho do “40”, como é popularmente conhecido onde conversou com os brincantes que lá estavam e depois tomou um banho rapidamente e depois continuou sua campanha pedindo voto ao lado do vereador Canela.


Canela que é coordenador da campanha da Coligação “O Maranhão é de todos nós”. Sendo assim a equipe coordenada por ele pede voto para os candidatos a deputado estadual Marcelo Tavares PSB, deputado federal Mauricio Almeida PSB, para senador Zé Reinaldo PSB e Governador Flavio Dino PC do B.


Na reunião estive presente o vereador Antonio da PJ pelo PSB do municipio de São Francisco do Brejão e que também está apoiando Mauricio Almeida.


Com esta reunião e com o trabalho que a equipe vem fazendo no distrito do Pequiá e na Vila Ildemar Mauricio apesar de ser de São Luis está sendo bem aceito pela sociedade açailândese.

Carlos Cristiano/canelaneles.com

Unknown segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Abertas as inscrições para o I FESTIVAL DE MÚSICA 2010


Começa no próximo dia 23 de agosto as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDA 2010, que acontecerá nos dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro na quadra da SEDEL.


Açailândia – Com o objetivo de incentivar a cultura popular brasileira, em especial a MÚSICA, estará acontecendo nos meses de outubro e novembro deste ano, o 1ª Festival de Música de Açailândia 2010. As inscrições começa no próximo dia 23. O Festival visa reconhecer e valorizar os artistas locais e regionais, a ideia do evento é que seja realizado todos os anos no municipio.


Premiação


A premiação do festival será de mais de 5 mil reais em dinheiro. A premiação será somente para 1°, 2° e 3° colocado.


1° lugar R$ 2,000,00;


2° lugar R$ 1,000,00;


3° lugar R$ 750,00.


Serão somente duas categorias:


Categoria livre de musica popular brasileira;


Categoria de música Gospel.


As inscrições começam no próximo dia 23 de agosto e poderão ser feitas somente através do site http://www.canelaneles.com.br/ e http://www.carloscristiano3.blogspot.com/, onde estarão disponíveis as fichas de inscrições.


Poderá ter candidatos de todo o território brasileiro. As inscrições que começaram dia 23 deste mês se encerraram no dia 23 de outubro.Programação:O evento terá inicio dia 30 de outubro (sábado), com a primeira etapa da seleção a partir das 19h na quadra da SEDEL, e o show da Banda Skema Kente.


A segunda etapa do festival acontecerá no dia 6 de novembro na quadra da SEDEL, a partir das 19h, e logo após terá o show da banda Gospel ADL.


A grande final do Festival acontecerá no dia 13 de novembro na quadra da SEDEL a partir das 19h com os finalistas e logo após terá o show com a dupla sertaneja Gean e Genaldo.


Os interessados devem ter acima de 10 anos de idade, ter ou não musica gravada, ser profissional ou amador.


O organizador deste festival é o mesmo que realiza todos os anos a Festa do Trabalhador na Vila Ildemar, fez a 1ª Gincana Cultural da Vila Ildemar 2009, promove todos os anos o Arraiá fora de Época na Vila Ildemar, entre outros eventos.Informações:
Carlos Cristiano através do fone 99-9155-2606 e E-mails: ifestivaldemusicadeacailandia2010@hotmail.com ou carloscristianoarcafm87@hotmail.com

Carlos Cristiano

Unknown
Mauricio Almeida faz reunião em Açailândia


O vereador Canela receberá amanhã o candidato a deputado federal Mauricio Almeida para uma reunião a partir do meio dia em sua residência no distrito do Pequiá.

Açailândia – nas eleições deste ano o vereador Canela PSB apoiará para deputado federal o Mauricio Almeida, filho do presidente do diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Dr. Antonio Almeida. Até o final do mês de junho deste ano, quem era para sai Candidato a deputado federal era o então Dr. Antonio Almeida, ele é advogado, ex-deputado federal e presidente do PSB Maranhão.

Como ele é contentíssimo advogado, tendo influencia em boa parte do país, que já tinha praticamente garantida uma cadeira na Câmara federal, recentemente recebeu o convite para assumir o Supremo Tribunal Federal, diante desta proposta decidiu retirar sua candidatura e colocar em seu lugar seu filho Mauricio Almeida para disputar.

Mauricio Almeida em Açailândia

Amanhã o Candidato a deputado Federal estará participando de uma reunião na residência do vereador canela aparte do meio dia com lideranças políticas e simpatizantes do Candidato.

A reunião acontecerá no distrito do Pequiá na residência do vereador Canela a partir do meio dia, sito a rua do “S” Pequiá de cima.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown sábado, 21 de agosto de 2010
Candidatos a deputado fazem sucesso na internet

Lindolfo Pires, Tiririca, Mulher Pêra, Ronaldo Ésper... todos eles ganharam repercussão na rede.

SÃO LUÍS - A campanha eleitoral deste ano ganhou candidatos, a vários cargos políticos, curiosos, e até engraçados. São famosos em busca de um espaço na política. É o caso de Lindolfo Pires, candidato a deputado estadual pelo partido Democratas (DEM) no Estado da Paraíba.

Lindolfo ficou conhecido como Michael Jackson cover e adotou, inclusive, a trilha "Beat It", do Rei do Pop, como jingle de campanha.

A iniciativa ganhou repercussão na mídia e levou o candidato ao primeiro lugar dos assuntos mais postados no site de relacionamento no Twitter.

Em São Paulo, o humorista Tiririca é candidato a deputado federal, pelo Partido da República (PR). Em seu programa eleitoral, no horário gratuito da televisão, ele avisa: "Quero ser deputado federal, para ajudar os mais necessitados, inclusive a minha família" - veja a campanha dos candidatos mais curiosos no vídeo acima.

Um dos lemas da campanha do humorista é "Vote em Tiririca, pior do que está, não fica". Seu nome também é um dos mais postados no Twitter e os vídeos de sua campanha estão entre os mais populares do YouTube.

Maurício Araya/Imirante

Unknown sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Concursos com inscrições abertas somam 10,4 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade. Salário chega a R$ 21.766 no TRT em Minas Gerais.

SÃO PAULO - Pelo menos 63 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (2) e reúnem 10,4 mil vagas para todos os níveis de escolaridade. O salário chega a R$ 21.766 no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Minas Gerais.

Veja a lista completa de concursos e oportunidades

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Pelo menos seis órgãos abrem as inscrições nesta segunda, são eles: Câmara de Peruíbe (SP), Exército, Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Polícia Militar de São Paulo, Prefeitura de Eldorado do Sul (RS) e Prefeitura de São Bento do Sul (SC).

G1

Unknown quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Abertas as inscrições para o I FESTIVAL DE MÚSICA 2010


Começa no próximo dia 23 de agosto as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDA 2010, que acontecerá nos dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro na quadra da SEDEL.

Açailândia – Com o objetivo de incentivar a cultura popular brasileira, em especial a MÚSICA, estará acontecendo nos meses de outubro e novembro deste ano, o 1ª Festival de Música de Açailândia 2010. As inscrições começa no próximo dia 23. O Festival visa reconhecer e valorizar os artistas locais e regionais, a ideia do evento é que seja realizado todos os anos no municipio.

Premiação

A premiação do festival será de mais de 5 mil reais em dinheiro. A premiação será somente para 1°, 2° e 3° colocado.

1° lugar R$ 2,000,00;

2° lugar R$ 1,000,00;

3° lugar R$ 750,00.

Serão somente duas categorias:

Categoria livre de musica popular brasileira;

Categoria de música Gospel.

As inscrições começam no próximo dia 23 de agosto e poderão ser feitas somente através do site http://www.canelaneles.com.br/ e www.carloscristiano3.blogspot.com, onde estarão disponíveis as fichas de inscrições.

Poderá ter candidatos de todo o território brasileiro. As inscrições que começaram dia 23 deste mês se encerraram no dia 23 de outubro.

Programação:

O evento terá inicio dia 30 de outubro (sábado), com a primeira etapa da seleção a partir das 19h na quadra da SEDEL, e o show da Banda Skema Kente.

A segunda etapa do festival acontecerá no dia 6 de novembro na quadra da SEDEL, a partir das 19h, e logo após terá o show da banda Gospel ADL.

A grande final do Festival acontecerá no dia 13 de novembro na quadra da SEDEL a partir das 19h com os finalistas e logo após terá o show com a dupla sertaneja Gean e Genaldo.

Os interessados devem ter acima de 10 anos de idade, ter ou não musica gravada, ser profissional ou amador.

O organizador deste festival é o mesmo que realiza todos os anos a Festa do Trabalhador na Vila Ildemar, fez a 1ª Gincana Cultural da Vila Ildemar 2009, promove todos os anos o Arraiá fora de Época na Vila Ildemar, entre outros eventos.

Informações:

Carlos Cristiano através do fone 99-9155-2606 e E-mails: ifestivaldemusicadeacailandia2010@hotmail.com ou carloscristianoarcafm87@hotmail.com
Carlos Cristiano

Unknown
LASULMA realiza congresso Técnico TRIATHLON dia 4 de setembro


Como parte da programação do 3° Triathlon será realizado um congresso
técnico no sábado que antecede o evento.

Açailândia – acontecerá no dia 4 de setembro em Imperatriz o Congresso Técnico /
Forum de TRIATHLON. O Congresso terá inicio as 08h da manhã do sábado no
Auditório do Centro de Ensino Graça Aranha na Rua 13 de Maio – Centro/Imperatriz.

O Congresso é referente ao 3° TRIATHLON que acontecerá no dia 5 de setembro em
Imperatriz. As inscrições só poderão ser feitas através do site
http://www.canelaneles.com.br/ até o dia 31 de agosto.

Fonte: LASULMA

Unknown
Dilma com 43% e Serra com 32%, aponta pesquisa Ibope


Marina tem 8%. Margem de erro é de dois pontos percentuais. Pesquisa ouviu 2.506 eleitores.

SÃO PAULO - A candidata Dilma Rousseff (PT) aparece na frente na corrida pela Presidência da República, segundo pesquisa Ibope de intenção de voto divulgada nesta segunda (16).

A petista aparece com 43% das intenções de voto contra 32% do adversário José Serra (PSDB). De acordo com o Ibope, em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 8%. No levantamento anterior do Ibope, divulgado no último dia 6, Dilma tinha 39%, Serra, 32%, e Marina, 8%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou menos. Isso indica que Dilma pode ter entre 41% e 45% e Serra, entre 30% e 34%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S. Paulo". O Ibope ouviu 2.506 eleitores com mais de 16 anos em 174 municípios de quinta-feira (12) a domingo (15). Está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 23548/2010.

Dos demais candidatos, Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU), nenhum alcançou 1% das intenções de voto.

Os eleitores que responderam que votarão em branco ou nulo somaram 7% e os que se disseram indecisos, 9%. De acordo com o Ibope, considerando-se apenas os votos válidos, excluindo brancos, nulos e indecisos, Dilma tem hoje 51% das intenções de voto, enquanto Serra tem 38%, Marina tem 10% e os outros candidatos somam 1%.

Neste cenário, se as eleições fossem hoje, Dilma poderia ser eleita no primeiro turno. Levando-se em conta a margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os votos válidos da candidata podem variar de 49% a 53%.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno entre Dilma e Serra, o Ibope apurou que a petista teria 48% e Serra, 37%. Nesse cenário, votariam nulo ou em branco 8% dos eleitores. Os que se disseram indecisos somam 7%.

Na pesquisa divulgada uma semana antes, a petista tinha 44% e Serra, 39% em um hipotético segundo turno entre os dois.

Avaliação do governo

O levantamento também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 78%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.


G1

Unknown terça-feira, 17 de agosto de 2010
Começa a propaganda eleitoral gratuita no


O horário eleitoral gratuito será exibido no rádio e na televisão até o dia 30 de setembro.


BRASÍLIA - A propaganda eleitoral gratuita começou a ser exibida em rede nacional de rádio e televisão nesta terça-feira (17). O programa do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, foi o primeiro a ir ao ar na estreia do horário eleitoral em 2010. Serra terá pouco mais de sete minutos de propaganda.


O programa de Dilma Rousseff (PT) foi o quinto a ser exibido. A petista tem o maior tempo entre os concorrentes ao cargo (10 minutos e 38 segundos). O programa de Marina Silva será o penúltimo a ser veiculado. Ela tem 1 minuto e 23 segundos de tempo no rádio e na TV. Os três candidatos são os mais bem colocados nas pesquisas de opinião.


O horário eleitoral gratuito será exibido no rádio e na televisão até o dia 30 de setembro, em três blocos, de manhã, de tarde e de noite. Com exceção da propaganda de Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), que terá pouco mais de um minuto, os programas dos demais candidatos à Presidência terão 55 segundos.


Os programas dos candidatos ao Palácio do Planalto terão 25 minutos de duração e serão veiculados às terças-feiras, quintas-feiras e sábados, de 7h às 7h25 e de 12h às 12h25, no rádio, e de 13h às 13h25 e de 20h30 às 20h55, na televisão. Em seguida, serão exibidos os programas dos concorrentes ao cargo de deputado federal, que terão ao todo 25 minutos.
Os candidatos a governador terão as propagandas exibidas nas segundas, quartas e sextas-feiras em um bloco de 18 minutos, seguido dos programas de deputado estadual e distrital (17 minutos) e senador (15 minutos).


Além dos programas em bloco, serão veiculados 30 minutos diários – seis para cada cargo – divididos em inserções de até 60 segundos, ao longo da programação das emissoras, entre 8h e 24h, inclusive aos domingos.


Por lei, os programas também são obrigados a utilizar a Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou legendas. Além disso, os candidatos não podem usar o espaço para fazer propaganda comercial ou recursos de áudio ou vídeo que, de alguma forma, ridicularizem candidato, partido político ou coligação. Quem desrespeitar a regra pode ser condenado a perder tempo equivalente ao dobro do usado de forma irregular.


Segundo turno


Em caso de segundo turno, em 31 de outubro, a propaganda eleitoral gratuita será dividida em dois períodos diários de 20 minutos, inclusive aos domingos. Os programas dos candidatos começarão a ser exibidos a partir das 48 horas da proclamação dos resultados do primeiro turno.

G1

Unknown
Chega à reta final o curso de oratória de Açailândia


Cada participante terá direito a Certificado ao final do curso.


Açailândia – O curso de oratória que teve inicio no dia 06 de julho, chegou ao final no último dia 12. Os 20 alunos que participaram do curso receberam seu certificado em uma pequena confraternização na noite do dia 13 as 19h no salão cultural de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.


As aulas foram ministradas pelo radialista e jornalista Carlos Cristiano, que participou do Curso de Locução e Apresentação, realizado no ano passado pelo Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos de Açailândia – CDVDH, Associação Rádio Comunitária Açailândia – Arca FM 87,9 e SENAC, este mesmo curso deu direito aos Formandos a receberem a DRT, com este documento os 31 alunos garantem o direito de exercerem a função de jornalista em todo o território brasileiro.


O curso é oferecido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e além dos fieis desta igreja a comunidade participou em massa. A carga horária foi de 32 horas/aulas.
Todos os alunos tiveram uma grande aprendizagem no decorrer do curso e sairão sem duvida com conhecimento adquirido que os servirá em sua vida profissional.


Foi visto no decorrer do curso, como Falar em Público, como utilizar um microfone e quais os principais cuidados que devemos ter com a voz.


Carlos Cristiano

Unknown
Prefeitura esclarece mal entendido sobre a saída da secretária de administração


São Francisco do Brejão / MA

NOTA

A prefeitura municipal de São Francisco do Brejão (MA), por meio do prefeito, Alex Santos, esclarece mal entendido. Houve algumas publicações dando conta da saída de Sônia Santos da secretaria municipal de administração, o que é verdade, porém, a saída da secretária faz parte de uma reforma administrativa que está sendo feita pela atual gestão.

Sônia, que respondia pelas pastas de administração e finanças, entendendo que múltiplas funções sobrecarregavam-na, achou por bem ficar com uma única responsabilidade. Portanto, a ex-prefeita continua no governo, porém respondendo só pela secretaria de finanças.

Pautado por seu sentimento democrático, o prefeito Alex decidiu dividir a responsabilida
de e reuniu-se com vereadores e a ainda secretária de administração, para que juntos encontrassem a melhor alternativa. E numa reunião na residência da vereadora Vilma ficou decidido que a secretaria de administração ficasse com a parlamentar.

No lugar vereadora Vilma estará assumindo a cadeira o ex-vereador, primeiro suplente, Pascoal da Cruz Branco (DEM). Ainda jovem, mas com larga experiência na vida pública, Pascoal chega à Câmara Municipal para dá continuidade a um trabalho descentralizador que vem sendo desenvolvido desde o ano passado.

Segundo o próprio prefeito “problemas acontecem em toda administração, seja ela pública ou privada, mas o mais importante é não deixar a bola cair e buscar as soluções, e é o que estamos fazendo, pois o melhor para São Francisco do Brejão é a nossa prioridade”, frisou Alex Santos.

Da Assessoria

Unknown sábado, 14 de agosto de 2010
Vândalos ligados a oligarquia Sarney tentam impedir palestra

Vãndalos estão neste momento tentando acabar com a palestra do jornalista Palmério Dória, autor de Honoráveis Bandidos.A palestra acontece no auditório da Uema Imperatriz. O blogue aponta detalhes em instantes.

No auditório da Uema de Imperatriz estava prevista para 20h, palestra do jornalista Palmério Dória, autor de Honoráveis Bandidos.Houve uma denúncia que vândalos ligados a oligarquia Sarney tentariam impedir o evento. Os organizadores decidiram adiar o início, queriam identificar o grupo que veio, em sua maioria de São Luís.
O clima ficava tenso a cada minuto que passava. A PM chegou ao local e às 21h17 o evento organizado pelo DCE começou. O líder camponês Manoel da Conceição, o ex~deputado Luiz Pedro, o escritor Adalberto Franklim e o próprio Palmério Dória estavam no interior do auditório.Após cerca de meia hora de palestra, os vândalos colocaram seu plano em ação: atirar pedras para causar tumulto e dispersar a assistência, em sua maioria, estudantes.
A Polícia Militar entrou em ação e conseguiu retirar os integrantes do grupo que estavam no auditório lançando pedras. Após um breve intervalo, ela foi reiniciada. A assistência que estava no pátio entrou em pânico e começou a sair pelo portão principal, muitos ainda ficaram. A PM usou gás de pimenta e bombas de efeito moral.A PM confrontou por duas horas do lado de fora do auditório. No auditório, resistindo, a palestra continuava como "se nada houvesse".
Com o último vândalo ligado ao esquema Sarney preso, o clima no pátio voltou ao normal.
Sobre os episódios de ontem

A postagem de ontem, Vândalos ligados a Sarney atacam Manoel da Conceição, Palmério Dória e Luiz Pedro contém algumas imprecisões. O auditório em momento algum foi atingido. A PM tamém não levou preso ninguém. Os carros da PM conduziam estudantes de São Luís ao Hospital Municipal de Imperatriz, depois foram liberados.
Os estudantes de Imperatriz, favoráveis ao lançamento estavam dentro do Campus da Uema. Os de São Luís ficaram do lado de fora. A Polícia Militar no meio. Quando os de Imperatriz tentavam marchar contra os Vândalos que vieram da capital, a PM lançava gás lacrimogênio e bombas de efeito moral e vice-versa.
Você sabe que qualquer erro, o blogue sempre diz: Erramos. Mas, neste caso, pedimos desconto... era noite, movimentação de PM, enfim, de uma praça de guerra.Sobre o título, permanece a correção. Qualquer tentativa de acabar violentamente o relançamento em Imperatriz de Honoráveis Bandidos, transformaria-se em atentado contra os três que estavam no interior do auditório.

Um estado se faz com homens, mulheres e livros

Um país se faz com homens e livros. A frase de Monteiro Lobato lembra que qualquer nação para melhorar a vida de seu povo, necessita de gente e da cultura da leitura.A intolerância de ontem em Imperatriz, quando um grupo de estudantes da capital, enviados para impedir o relançamento de Honoráveis Bandidos, precisa ser melhor avaliada.
Qualquer força política pode e deve combater opiniões contrárias. Agora, tentar impedir a fabricação, o lançamento e tudo que se diga respeito aos livros, aí... estaremos num terreno perigoso, do fundamentalismo e da intolerância e da lógica das caças as bruxas.
Há outros momentos para certos confrontos.Links relacionados:Sobre os episódios de ontemVândalos tentam impedir palestra
As informações hoje estão mais claras quanto aos desordeiros que aprontaram ontem no lançamento do livro “Honoráveis Bandidos” do jornalista Palmério Dória. Eles, entre 150 a 180 pessoas, utilizaram como meio de transporte dois ônibus e a imprecisa contagem de quatro ou duas vans. O líder da patota é o vereador de Pio XII, Asis Filho (PP), ligado ao candidato a deputado estadual Roberto Costa (PMDB), um subalterno do velho carcará João Alberto.
Segundo a boca miúda, os baderneiros contaram com suporte logístico (leia-se, transporte) de um candidato a deputado estadual ligado ao grupo Sarney e que eles passaram a noite no comitê da candidata do grupo e que até hoje no começo da tarde, eles ainda estavam lá.
Desvincular esta imagem é pouco provável. E não há como criar factóide quanto à calorosa recepção que tiveram dentro da UEMA. Como boas buchas de canhão, eles provocaram e agrediram primeiro, loucamente, na frente de sete policiais militares que foram sabiamente postos dentro do auditório, e foi da própria polícia que os delinqüentes receberam o devido tratamento, ali mesmo no pátio e próximo ao banheiro da universidade.
Todavia, a população de Imperatriz desconhece ao fundo o que aconteceu de verdade, pois nenhuma emissora de TV noticiou o acontecimento, como manda o bom jornalismo, com imparcialidade. Não citaram qual livro estava sendo lançado, do que se tratava o assunto... simplesmente, nada. De qualquer forma, a rádio-pião circula a informação e ai, sabe-se que tudo pode chegar bem distorcido, aliás, uma boa propaganda para a turma do bigode.
Ouvi dias atrás a afirmação de que o Maranhão é o único estado brasileiro em que não houve ainda a transição entre a ditadura e a democracia. Todos os demais aposentaram seus coronéis e as práticas ditatoriais; o Maranhão continua o mesmo, sem qualquer alteração.

Vejo que no Maranhão persistem os mesmos costumes dos tempos de Benedito Leite e de Victorino Freire, em que a imprensa era perseguida e os adversários políticos aniquilados.

Será que Sarney e sua filha Roseana querem que o Maranhão volte aos tempos do coronelismo, em que grupos se enfretavam com violência física?

Cerca de duzentos baderneiros procedentes em sua maioria da cidade de Pio XII-MA, tentaram impedir a noite de autógrafos do escritor Palmério Dória, autor do livro Honoráveis Bandidos, Um retrato do Brasil na era Sarney, no campus da Uema de Imperatriz na noite de ontem, quinta-feira, 12.

Conforme já era de se esperar, os meliantes, provavelmente contratados pelos sarneysistas, foram rechaçados por estudantes, militantes de oposição e a própria polícia que ainda chegou a prender quatro deles, no que se tornou uma verdadeira praça de guerra os confrontos ocorridos nas imediações do campus da uema em Imperatriz na noite de ontem.

Os baderneiros, os mesmos que tentaram aprontar no lançamento do livro em São Luís, eram chefiados pelo vereador de Pio XII, Asis Filho(PP), pessoa da intimidade do candidato a deputado estadual Roberto Costa (PMDB), que por sua vez é uma espécie de filho adotivo do vice-governador João Alberto.(foto-Assis Filho e Roberto Costa).

Como tudo começou - Tudo teve início dentro do auditório da Uema, quando ainda durante a abertura o escritor Palmério Dória estava falando. Parecia que estava tudo normal, quando derrepente, dos fundos do auditório inrromperam gritos e palavras de ordem pró-Sarney e cerca de oito pessoas começaram a atirar ovos nos integrantes da mesa. Entre os que foram atingidos estavam Palmério Dória e o líder camponês Manoel da Conceição.

Incontinenti, a polícia e alguns estudantes partiram para cima dos bagunceiros que tentaram correr mas foram contidos pela massa, alguns acabando presos, mas como estavam feridos, foram levados para o Socorrão de Imperatriz.

Lá fora, o restante dos baderneiros tentavam vir em socorro aos colegas, mas foram contidos pela polícia. Ao enfrentarem a polícia com paus e pedras, foram aos poucos sendo encurralados numa rua próxima do local do evento. Por sua vez os estudantes e militantes que estavam no lançamento do livro foram trancados dentro da Uema. Se não fosse essa ação da polícia poderia ter ocorrido até mortes, devido ao acirramento dos ânimos ocasionados pela tentativa dos arruaceiros em impedir a realização do evento.

Foram momentos de muita tensão, correria, tiros , bombas de efeito moral da polícia e também rojões disparados pelos baderneiros que além de gritar palavras de ordem exaltando a figura do velho oligarca, também gritavam:"Jackson Ladrão, vai embora do Maranhão". Uma demonstração desnescessária para com o líder oposicionista já que tanto os organizadores da noite de autógrafos como a maioria dos estudantes ali presentes eram ligados ao PT, simpatizantes ou militantes da candidatura Flávio Dino. Jackson Lago se encontrava em Imperatriz mas mesmo convidado achou por bem não ir ao local.

Dois ônibus e duas Vans que trasnportavam os arruaceiros e que estava estacionados na rua Simplício Moreira ha cerca de 300 metros da Uema, quase foram queimados, não fosse a intervenção de algumas lideranças de oposição que estava no evento e se esforçaram para acalmar os estudantes de Imperatriz que estavam revoltados contra o que consideraram uma falta de respeito á democracia e á cidade de Imperatriz, quando pessoas de outra região do estado resolvem invadir um evento social para promover a desordem e a violência. Os ônibus seriam facilmente queimados já que lá não havia resistência nem vigilância policial, pois a PM estava concentrada na porta e nas dependências da Uema.

Temos que elogiar a posição neutra da PM que fez de tudo para impedir o pior. Esperamos que o comandante do 3º Batalhão da PM de Imperatriz, Tenente-Coronel Zanoni e seus policiais, não sofram nenhuma represália por parte do governo. A PM apenas exerceu o seu papel, o de garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos.

O que querem Sarney e Roseana?

Será que Sarney e sua filha Roseana querem que o Maranhão volte aos tempos do coronelismo, em que grupos se enfrentavam com violência física?O que está ocorrendo é a demonstração clara do desespero de um grupo político que está nos seus estertores, sentindo que está próximo o fim de seu império oligárquico. Dinte disso apelam para tudo, a té mesmo a violência, como está sendo demosntrado com essa ação desesperada. O povo do Maranhão não pode aceitar isso.

Finalmente, o vereador Assis Filho, em entrevista à imprensa sarneysista alegou que eles tinham o direito de se manifestar. Claro que tinham, mas daquela forma vereador, com paus e pedras, invadindo um recinto fechado onde estava acontecendo uma noite de autógrafos?Ora, quando não se concorda com o teor de um livro, a forma mais adequada de se manifestar é não comprar e não comparecer ao seu lançamento ou qualquer evento que enalteça esse livro.

Um vereador, como autoridade pública,deve cumprir as leis, lutar pela manutenção da ordem pública e nunca, jamais incetivar a violência. Nesse caso, não estaria Assis Filho faltando com o chamado "decoro parlamentar"? Com a palavra a Câmara Muncipal de Pio XII.

Unknown
Livro 'Honoráveis Bandidos' será lançado em Imperatriz


O livro "Honoráveis Bandidos", do jornalista Palmério Dória, será lançando amanhã, dia 12, em Imperatriz. O evento acontece às 20h, no auditório da UEMA. Na ocasião, estará presente na mesa de autógrafos o fudador do Partido dos Trabalhadores (PT), Manoel da Conceição, fato esse que causou enorme motivação e entusiasmo para o autor, que diz ter Manoel como um ídolo, informa o blog Salada de Fa(o)tos.

Manuel da Conceição realizou em julho deste ano uma greve de fome, em companhia do Dep. Domingos Dutra (PT), por conta do apoio do PT a Roseana Sarney para governadora do Estado. Clique aqui e leia mais.

Fonte: Jornal Pequeno

Unknown quarta-feira, 11 de agosto de 2010
Ex-prefeito é preso, acusado de mandar matar ex-secretário

Segundo a polícia, Idélzio Gonçalves, ex-prefeito de São Pedro d’Água Branca, teria encomendado o assassinato do seu ex-secretário de Meio Ambiente, Osmar Luna Peixoto, em 2007; a mulher de Idélzio também foi presa.

Policiais civis, sob o comando da delegada Nilmar da Gama Rocha, prenderam, no início da tarde de sexta-feira, o ex-prefeito de São Pedro d’Água Branca Idélzio Gonçalves de Oliveira, o “Juca”, 48 anos, e a mulher dele, Edilane Pereira do Nascimento, 44. De acordo com informações da delegada, Juca e sua mulher são suspeitos de serem os mandantes do assassinato do ex-secretário de Meio Ambiente de São Pedro d’Água Branca Osmar Luna Peixoto, em 9 de setembro de 2007, na cidade de Imperatriz.

O secretário estava colocando o carro na garagem da casa de uma mulher que seria sua amante, localizada na Rua Iracema (Bairro Nova Imperatriz), quando foi surpreendido por dois homens, que chegaram ao local em um veículo Fiat Uno azul. Os homens já chegaram atirando. Osmar foi atingido por vários disparos e morreu no local. Segundo a delegada Nilmar Rocha, os dois pistoleiros que executaram o crime receberam R$ 20 mil do casal.

Desentendimento político – A delegada informou que a motivação do crime foi um desentendimento político entre Juca e Osmar. Por não concordar com alguns atos administrativos, Osmar Luna deixou o cargo de secretário de Meio Ambiente e anunciou sua saída do grupo político de Juca publicamente, durante um churrasco em São Pedro d’Água Branca. No local, também fez um discurso duro contra a gestão de Juca. O crime aconteceu um dia depois desse churrasco.

Os dois pistoleiros que participaram do assassinato de Osmar Luna ainda não foram presos. Um deles, segundo a polícia, seria funcionário da mulher de Juca. Ele é acusado de ter desferido os tiros que mataram o ex-secretário. Já com prisão decretada, o suspeito – que não teve seu nome revelado – estaria em Rondon do Pará.

Outro envolvido no crime, segundo a delegada Nilmar da Gama, é Edmar Medrado, um vereador de São Pedro que também foi assassinado. O mandado de prisão contra Idélzio Gonçalves e Edilane Pereira foi expedido pelo Juiz da 4ª Vara Criminal da Comarca de Imperatriz, Weliton Sousa Carvalho.

Eleito pelo PTB, Idélzio foi prefeito de São Pedro d’Água Branca (a 725 quilômetros de São Luís) de 2005 a 2008.

(O Progresso e Redação do JP)

Unknown segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Acontecerá em Açailândia o I FESTIVAL DE MÚSICA 2010


Começa no dia 20 de agosto as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDA 2010, que acontecerá nos dias 09, 16 e 23 de outubro na quadra da Igreja São Francisco de Assis.


Açailândia – Com o objetivo de incentivar a cultura popular brasileira, em especial a música, estará acontecendo no mês de outubro deste ano, o 1ª Festival de Música de Açailândia 2010.Começa no próximo dia 17, em Açailândia as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDIA 2010. O Festival visa reconhecer e valorizar os artistas locais e regionais, o projeto do Festival é que seja realizado todos os anos no municipio.


Premiação


A premiação do festival será de mais de 5 mil reais em dinheiro. A será somente para 1°, 2° e 3° colocado.

1° lugar R$ 2,000,00;

2° lugar R$ 1,000,00;

3° lugar R$ 750,00.


Serão somente duas categorias:Categoria livre de musica popular brasileira;Categoria de música Gospel.As inscrições começam no próximo dia 20 de agosto e poderão ser feitas somente através do site http://www.canelaneles.com.br/, onde estarão disponíveis as fichas de inscrições.


Poderá ter candidatos de todo o território brasileiro. As inscrições que começaram dia 20 deste mês se encerraram no dia 25 de setembro.


Programação:


O evento terá inicio dia 9 de outubro (sábado), com a primeira etapa da seleção a partir das 19h na quadra da Igreja São Francisco de Assis, e o show da Banda Skema Kente.


A segunda etapa do festival acontecerá no dia 16 de outubro na quadra da Igreja São Francisco de Assis, a partir das 19h, e logo após terá o show da banda Gospel ADL.


A grande final do Festival acontecerá no dia 23 de outubro na quadra da Igreja São Francisco de Assis a partir das 19h com os finalistas e logo após terá o show com a dupla sertaneja Gean e Genaldo.


Os interessados devem ter acima de 10 anos de idade, ter ou não musica gravada, ser profissional ou amador.


O organizador deste festival é o mesmo que realiza todos os anos a Festa do Trabalhador na Vila Ildemar, fez a 1ª Gincana Cultural da Vila Ildemar 2009, promove todos os anos o Arraiá fora de Época no município, entre outros eventos.


Informações: Carlos Cristiano através do fone 99-9155-2606 e E-mails: ifestivaldemusicadeacailandia2010@hotmail.com ou carloscristianoarcafm87@hotmail.com.


Carlos Cristiano

Unknown
Discurso do vereador Canela, “Só tenho uma decepção”.


Açailândia - O discurso foi proferido pelo vereador Canela do PSB, na primeira sessão do segundo semestre da Câmara municipal de Açailândia.


Há mais de cinco anos faço parte da base de apoio do governo municipal, com o intuito de ver esta cidade melhor, com uma educação melhor, infra-estrutura melhor, com esporte e cultura melhores para nossas crianças, adolescentes e juventude.


Nós temos 265 adolescentes classificados para os jogos escolares estaduais. O nosso governo disse que não tem dinheiro para pagar a alimentação destas crianças, para participarem dos jogos.


A saúde, está com problemas seriíssimos. Tem exames que levam aproximadamente 60 dias para serem feitos.


Como se não bastasse, no Distrito do Pequiá, o prefeito deu um presente de grego para o povo, deu uma portaria e um salário de 7 mil reais para um defunto político de índole duvidosa e nenhum e nenhum compromisso com o grupo do prefeito e com Açailândia.


Este mesmo defunto faz questão de propagar aos quatro cantos do Pequiá e em todas as ruas da cidade, que a câmara votou, para fechar o hospital daquele distrito, e ainda diz que o bairro estava abandonado. E quem era o prefeito, era eu?


É muito fácil pular no cavalo depois que o arreio já está posto e mais fácil ainda é mudar o discurso, quando seus interesses falam mais alto. Aliás, os interesses pessoais desse cadáver sempre estiveram acima de qualquer coisa.


Da Vila Ildemar tenho recebido denuncias de que o SAAE não tem atendido de forma correta a população, pelo contrario, vinha fornecendo água barrenta e agora, nem a água está chegando direito às torneiras.


Eu lembro que não faço oposição ao Governo Municipal, mas não estou entendendo o que acontece. A falta de compromisso com a população nestes setores que já falei e a o ressurgimento de uma pessoa que mas fez mal a Açailândia e o Pequiá, só para realizar uma afronta aminha pessoa.


Carlos Cristiano

Unknown
Dezenas de carros participam de carreata de Flávio Dino e Zé Reinaldo em Açailândia


Açailândia – a população de Açailândia recebeu na última sexta, o candidato ao governo do Maranhão Flavio Dino PC do B, esteve em uma grande carreata em Açailândia. Junto com eles estiveram os candidatos ao senado Zé Reinaldo PSB e Professor Adonilson PC do B, além de candidatos a deputados estaduais e federais pela coligação “MUDA MARANHÃO” e lideranças políticas da região, entre as lideranças os vereadores Marquinho, Paulo Canarana, Aluisio e Canela todos de Açailândia.


A carreata percorreu as principais ruas e avenidas da cidade e encerrou na praça da rodoviária.
A caravana da vitória como ficou conhecida, teve uma grande aceitação na cidade. A carreata foi sucesso.


Flávio disse que seu governo apoiará e incentivará as indústrias locais para garantir que a população daquela cidade possa ter mais oportunidades de emprego. Ao mesmo tempo, afirmou que, durante o seu governo, haverá mais políticas sociais para o município com o objetivo de melhorar os indicadores sociais da localidade. Flávio anunciou, ainda, a criação de uma universidade estadual naquele município. Senador pela região, o professor Adonilson, disse que, diariamente, mais de mil pessoas se deslocam de Açailândia até Imperatriz para terem acesso ao ensino superior. “Vamos criar condições para que os estudantes de Açailândia possam dar continuidade aos seus estudos sem ter que se deslocar de sua cidade”, garantiu.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br


Unknown
Políticas públicas devem estimular maior acesso dos pais no cuidado dos filhos, dizem especialistas


Brasília – Os homens deveriam poder acompanhar mais seus filhos recém-nascidos nos serviços de saúde. Quem alerta são mulheres especialistas nas questões de gênero e de família ouvidas pela Agência Brasil. Na opinião delas, é limitado o acesso dos pais no atendimento pré-natal e nos cuidados com os recém-nascidos na rede hospitalar.

“Por que os serviços de saúde não trazem os homens mais para perto?”, indaga Inês Hennigen, professora do programa de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Segundo ela, docentes e diretores aceitam, comparativamente mais, a presença cotidiana dos pais na escola do que médicos e atendentes nos hospitais.

A gerente de projetos da Secretaria de Políticas das Mulheres, Luana Pinheiro, assinala que os pais, no Brasil, já deveriam gozar de um prazo maior de licença-paternidade (hoje, de cinco dias) para cuidar dos bebês, ou até mesmo poder alternar a licença com a mãe (licença parental). “O problema é a estrutura que reproduz comportamentos que já não cabem nos modelos não tradicionais de família que temos agora”, constata.

“Isso acontece porque esse padrão tradicional está consolidado. A sociedade ainda reconhece o papel do pai ainda muito distante dos filhos”, acrescenta Malu Moura, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e do Conselho Federal de Psicologia. “As mulheres também têm que envolver mais os pais nos cuidados com os filhos. E os pais devem assumir mais tarefas”, recomenda.

“Ter dois é melhor do que um”, contabiliza a professora Inês Hennigen, para quem os pais, como as mães, servem de “referência, parâmetros ou possibilidades de manobra”. Segundo ela, as crianças são formadas a partir de “diversas interfaces” e é positivo que “os pais também sejam reconhecidos pelo carinho, acolhimento e capacidade de negociar”.

Além da questão afetiva, o acesso dos pais ao cuidado dos filhos desde o pré-natal tornou-se uma necessidade para a sociedade. “As relações sociais mudaram. Não temos uma economia que depende só dos homens”, lembrou a acadêmica.

De acordo com os dados do IBGE, que constam da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar, o número de famílias em que as mulheres são chefes e que têm a presença dos pais aumentou de 2,4%, em 1998, para 9,1%, em 2008. Também aumentou mais recentemente o número de famílias monoparentais, em que o pai, exclusivamente, cuida dos filhos, de 2,1%, em 1993, para 3%, em 2007.

Em maio desse ano, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta a licença-paternidade para 15 dias. Além desse projeto, cerca de uma dezena de propostas tramitam no Congresso Nacional redefinindo o prazo da licença para o pai.

No final do mês passado, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) promoveu um evento em Brasília onde defendeu-se uma mudança na legislação trabalhista para permitir que os pais cuidem mais dos filhos. “Algumas políticas públicas e a legislação ainda tratam as mulheres como cuidadoras. É preciso reconhecer que homens e mulheres têm direitos iguais no mundo do trabalho e na relação familiar. O cuidado dos filhos não é apenas uma responsabilidade, mas um direito, que também é dos pais”, apontou a diretora da OIT no Brasil, Laís Abramo.

Agência Brasil

Unknown
Zé Reinaldo recebe apoio de presidentes das câmaras de Açailândia e Vila Nova dos Martírios


Durante um almoço com lideranças políticas de Vila Nova dos Martírios, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) recebeu apoio de Hélio Santos (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores de Açailândia, pra sua candidatura ao Senado. Santos lembrou-se da parceria de Zé Reinaldo com a cidade quando governador do estado.

Hélio Santos, do PSDB, apoiou publicamente a candidatura de Zé Reinaldo ao Senado


“O povo de Açailândia o conhece e sabe de seu trabalho, seriedade e compromisso que ele tem com os municípios, com a população mais necessitada e conhece profundamente os problemas da região Tocantina, em especial de Açailândia. É um parceiro nosso, um amigo nosso e será o nosso Senador do Maranhão. O povo de Açailândia sabe o que quer e vai escolher muito bem seus representantes”, defendeu Hélio Santos. Clique aqui e leia mais.


Do blog do Marcos Nogueira

Unknown
Flavio Dino fará carreata em Açailândia na próxima sexta


O povo de Açailândia receberá no próximo dia 6 o candidato ao governa Flavio Dino

Açailândia – o candidato ao governo do Maranhão Flavio Dino do PC do B estará em Açailândia nesta sexta, dia 6, para uma grande carreata, com Flavio virá o candidato ao Senado pelo PSB Zé Reinaldo, o presidente da Assembleia Legislativa do estado Marcelo Tavares PSB e demais lideranças políticas da região.

A onda da comitiva é que até o dia 3 de outubro uma grande parte do estado esteja vermelha, a cor da vitória.

Dino vem crescendo nas pesquisas em todo o estado e tem uma boa aceitação por onde passa, a chegada da caravana em Açailândia está prevista para as 16h.

“Falar de Flavio é mais do que fácil, está entre os cinco melhores deputados federais do País, foi Juiz federal por 12 anos, tem compromisso com o povo, é jovem, é experiente, tem competência e acima de tudo será o novo governador do estado do Maranhão”.

Zé Reinaldo Ex-governador do estado é candidato ao senado federal pelo Maranhão. Na última pesquisa divulgada, ele estava em terceiro lugar, por pouco não ocupou o segundo lugar.
A caravana em cabeçada por Zé Reinaldo e Flavio Dino a cada dia que passa vem crescendo e isso é bom para o Maranhão.

No mesmo dia a caravana visitará os municpios de Açailândia, Cidelandia, vila Nova dos Martirios e São Pedro da Água Branca.
Carlos Cristiano


Unknown terça-feira, 3 de agosto de 2010
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.