Helicóptero cai e pega fogo em Imperatriz


Segundo a Polícia Militar, foi confirmada a morte de uma pessoa, que seria o piloto.

IMPERATRIZ — Um helicóptero, modelo Robinson R44, caiu, na manhã desta quinta-feira (30), numa área aberta no Conjunto Nova Vitória, bairro que fica na margem esquerda da BR-010, sentido Imperatriz-Porto Franco, não muito distante do aeroporto Renato Moreira. Ao tocar ao solo, a aeronave pegou fogo.

Segundo a Polícia Militar, foi confirmada a morte de uma pessoa, que seria o piloto, identificado como Luís Flávio Quinta, de 50 anos, que trabalhada em uma empresa de aviação em Araguaína (TO), e seria o proprietário da aeronave. Ele teve o corpo carbonizado.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar e Infraero foram deslocadas para a área para atender a ocorrência. Houve dificuldade das equipes em chegar ao local em razão do acesso ao local e às chamas que consumiam o helicóptero. Dezenas de curiosos estão no local, que foi isolado pelas instituições de segurança.

As investigações apontarão as causas do acidente. De acordo com as primeiras informações, o veículo teria perdido o controle, sendo que o piloto ainda teria tentado fazer um pouso forçado, sem êxito.

Ouça as primeiras informações, com o repórter João Rodrigues:

Unknown quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Sergiomar declara apoio a Flávio Dino


Ex secretario de educação do município de Açailândia o administrador Sergiomar de Assis, que seria candidato do grupo de Ildemar a deputado estadual e por motivos de saúde abriu Mao da candidatura e hoje coordena a campanha de seu primo Hélio Santos a federal.

Sergiomar, fez questão de dizer ao lado do vereador Aluizio para candidato a Governador Flávio Dino que votara no comunista para governador do Estado, segundo Sergiomar é preciso renovar não só etariamente mais a principal renovação que o maranhão precisa e substituir as velhas praticas e implantar um governo empreendedor que valorize as pessoas.

Unknown
Prazo para reimprimir título eleitoral termina hoje


Como STF ainda não terminou julgamento, lei que obriga a votar com dois documentos ainda vale.

SÃO PAULO - Termina nesta quinta-feira (30) o prazo para requerer a segunda via do título eleitoral. A partir desta eleição, é obrigatório apresentar dois documentos para votar. Além do título, o eleitor deve portar documento oficial com foto.

Na quarta (29), o Supremo Tribunal Federal (STF) analisou um pedido para que não seja necessária a apresentação dos dois documentos. Sete ministros votaram que o título é dispensável e o ministro Gilmar Mendes pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o processo. A decisão final ainda não foi dada.

A exigência está prevista na lei 12.034/2009, conhecida como a minirreforma eleitoral. Antes da mudança, era possível votar ou somente com o título ou somente com o documento de identificação. O objetivo foi reduzir irregularidades como um eleitor votando no lugar de outro.
Para obtenção da segunda via é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de documento oficial com foto. Só pode obter a segunda via quem já era eleitor ou fez o pedido do título até 5 de maio, quando foi finalizado o cadastro eleitoral de 2010.

Os documentos oficiais aceitos pela Justiça Eleitoral, tanto para retirar a segunda via do título como para votar, são: documento de identidade, identidade funcional, carteira profissional, carteira de motorista, certificado de reservista ou passaporte. A Justiça Eleitoral destaca que certidões de nascimento ou de casamento não são aceitas.

O prazo para retirar a segunda via já foi prorrogado - inicialmente era 23 de setembro - e a previsão é de que não haja nova prorrogação.

Na maioria das situações, a reimpressão é feita na hora. Por lei, os cartórios têm até o sábado, dia 2, para entregar a segunda via para quem fez a requisição dentro do prazo.

No dia da eleição

Além da exigência de dois documentos para votar, a minirreforma também proíbe dentro da cabine de votação o uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras.
A eleição será no dia 3 de outubro, das 8h às 17h, respeitando o horário local. O eleitor escolherá seis candidatos.

G1

Unknown
Pesquisa revela desinformação de mulheres sobre câncer


De acordo com o levantamento, o câncer é a doença que mais mata mulheres no país.
SÃO PAULO – O câncer é a doença mais temida pelas mulheres brasileiras. No entanto, grande parte delas está desinformada com relação a uma das formas mais comuns da doença: o câncer de mama. As conclusões constam de pesquisa feita pela Instituto Ipsos, sob encomenda do Instituto Avon.

O levantamento, divulgado hoje (29), em São Paulo, aponta que a falta de informação ainda é um dos grandes problemas no combate à doença, que causa a morte de 11 mil mulheres por ano.

De acordo com o levantamento, apesar de o câncer ser a doença que mais mata mulheres no país, 39% das brasileiras acreditam estar imunes a ela. Das mil entrevistadas em 70 cidades, 22% acham ainda estar imunes, pois não têm casos de câncer na família. Entretanto, 90% dos casos de câncer não têm relação alguma com a hereditariedade.

“Isso é preocupante”, disse o diretor da Ipsos, Paulo Cidade, referindo-se ao fato de que a mulher, segundo o levantamento, não se preocupa, não busca informações, não vai ao médico e não faz os exames para detectar a doença.

A pesquisa constatou que só 35% das mulheres fazem o autoexame da mama pelo menos uma vez por mês. Já as mulheres com mais de 40 anos, que têm mais chances de ter a doença, são as que menos vão aos ginecologistas para fazer exames de rotina. “São essas mulheres que mais deveriam ir”, afirmou Cidade.

Para ele, as conclusões da pesquisa mostram que as campanhas de conscientização precisam mudar. Para Cidade, mais que simplesmente falar de riscos e da importância de exames, as propagandas precisam se adaptar ao universo feminino para serem mais efetivas.

“As mulheres são vaidosas, temem o câncer. Isso tudo precisa ser levado em conta”, disse Cidade. “Não basta mostrar quem está no grupo de risco e incentivar o autoexame.”

Agência Brasil

Unknown
Termina hoje a propaganda eleitoral gratuita


De acordo com a Lei Eleitoral, propaganda será retomada na terça-feira, se houver segundo turno.

BRASÍLIA - Termina hoje (30) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. De acordo com a Lei Eleitoral, a propaganda será retomada na próxima terça-feira (5) em todo o país, se houver segundo turno das eleições presidenciais ou apenas nos estados onde houver segundo turno para governador.

Hoje também é o último dia para os eleitores pedirem a segunda via do título de eleitor. Resolução do Tribunal Superior Eleitoral determina que sejam apresentados dois documentos no momento da votação: o título e um documento de identificação com foto. Os eleitores que não apresentarem os dois documentos ficarão impedidos de votar.

Priscilla Mazenotti/Agência Brasil

Unknown
Participação de Flávio Dino no debate é assunto em redes sociais na Internet


A participação do candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, no debate promovido ontem, na TV Mirante, entre os candidatos ao governo rendeu inúmeros comentários em redes sociais e entre os espectadores que acompanhavam, na porta da emissora, os blocos de perguntas e respostas entre os candidatos.

Desde cedo, os internautas já se mobilizaram para garantir a transmissão do confronto ao vivo pela grande rede. Os maranhenses que estavam fora do estado mas tinham acesso à Internet acompanharam o debate ao vivo através do aplicativo twitcam. Os comentários iniciaram antes mesmo do debate e, durante a discussão das propostas, inúmeras mensagens foram postadas no serviço de microblog twitter sobre o desempenho do candidato Flávio Dino.

A usuária do Twitter Samantha Pires, por exemplo, escreveu em sua página no microblog que “não tem dúvidas de que Flávio Dino é o candidato mais preparado para governar o Maranhão”. Já Paulo Ricardo Maciel desejou ao candidato força nos últimos dias da campanha no primeiro turno. “Não podemos perder a força nesta reta final. É Flávio Dino para mudar a realidade política do nosso estado”, escreveu ele, em mensagem endereçada ao candidato.

Apesar da proximidade do dias das eleições, o debate da TV Mirante ainda mostrou potencial para influenciar os eleitores. Várias mensagens no microblog também manifestavam o posicionamento de eleitores antes indecisos, mas que após o debate resolveram votar em Flávio Dino. A usuária do twitter Sheila Gomes definiu assim a participação do candidato. “Flávio Dino foi exato no debate. Mostrou que tem propostas e capacidade para governar o Maranhão. Vamos rumo ao segundo turno”, escreveu.

Após o debate, Flávio Dino agredeceu, também no serviço de microblog, às mensagens de apoio recebidas. “Fico feliz de poder representar a mudança no Maranhão. Obrigado pelas mensagens de apoio durante o debate”, disse ele em sua página no twitter.

A agenda de Flávio Dino continua nesta quarta-feira, com uma caminhada no bairro do Coroado, em São Luís. De lá, ele seugue para Poção de Pedras, Esperantinópolis, Joselândia, Itapecuru e Vargem Grande, retornando a Sâo Luís em seguida. Na quinta, deve ir às cidades de Timon e Caxias.

Unknown
Já estão abertas as inscrições para o I Festival de música de Açailândia 2010


As inscrições começaram no dia 23 de agosto as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDA 2010, que acontecerá nos dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro na quadra da SEDEL.

Açailândia – Com o objetivo de incentivar a cultura popular brasileira, em especial a MÚSICA, estará acontecendo nos meses de outubro e novembro deste ano, o 1ª Festival de Música de Açailândia 2010. Começaram no dia 23 de agosto, em Açailândia as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDIA 2010. O Festival visa reconhecer e valorizar os artistas locais e regionais, a ideia do Festival é que seja realizado todos os anos no municipio.

Premiação

A premiação do festival será de mais de 5 mil reais em dinheiro. A será somente para 1°, 2° e 3° colocado.

1° lugar R$ 2,000,00;

2° lugar R$ 1,000,00;

3° lugar R$ 750,00.

Serão somente duas categorias:

Categoria livre de musica popular brasileira;

Categoria de música Gospel.

As inscrições começam no próximo dia 23 de agosto e poderão ser feitas somente através do site http://www.canelaneles.com.br, onde estarão disponíveis as fichas de inscrições. Imprima sua ficha aqui Ficha de inscrição I FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDIA. Imprima o regulamento aqui. I FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDIA/MA.

Poderá ter candidatos de todo o território brasileiro. As inscrições que começaram dia 23 deste mês se encerraram no dia 23 de outubro.

Programação:

O evento terá inicio dia 30 de outubro (sábado), com a primeira etapa da seleção a partir das 19h na quadra da SEDEL, e o show da Banda Skema Kente.

A segunda etapa do festival acontecerá no dia 6 de novembro na quadra da SEDEL, a partir das 19h, e logo após terá o show da banda Gospel ADL.

A grande final do Festival acontecerá no dia 13 de novembro na quadra da SEDEL a partir das 19h com os finalistas e logo após terá o show com a dupla sertaneja Gean e Genaldo.

Os interessados devem ter acima de 10 anos de idade, ter ou não musica gravada, ser profissional ou amador.

O organizador deste festival é o mesmo que realiza todos os anos a Festa do Trabalhador na Vila Ildemar, fez a 1ª Gincana Cultural da Vila Ildemar 2009, promove todos os anos o Arraiá fora de Época na Vila Ildemar, entre outros eventos.

Informações:

Carlos Cristiano através do fone 99-9155-2606 e E-mails:ifestivaldemusicadeacailandia2010@hotmail.com ou carloscristianoarcafm87@hotmail.com ou www.carloscristiano3.blogspot.com

Unknown quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Constat/JP: Maranhão terá segundo turno e Flávio Dino venceria Roseana


Pesquisa Constat aponta:

Para o Senado, Lobão está na frente e João Alberto é seguido de perto por Zé Reinaldo

A eleição para governador do Maranhão será decidida em segundo turno, segundo pesquisa realizada pela Constat, encomendada pelo Jornal Pequeno, que mostra a tendência de queda da candidata Roseana Sarney (PMDB), com 39% das intenções de voto. Já o candidato do PCdoB ao Governo do Estado, Flávio Dino, mantém o viés de crescimento e, conforme a sondagem da Constat, já está em segundo com 25% das intenções de voto. Jackson Lago (PDT) é o terceiro com 20%. O candidato do PSTU, Marcos Silva, aparece com 1%. Os outros dois candidatos Saulo Arcangeli (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) não pontuaram.

O resultado da pesquisa Constat/Jornal Pequeno mostra que a soma dos candidatos que concorrem contra Roseana Sarney chega a 46% - sete pontos percentuais a mais que o índice alcançado pela peemedebista.

Segundo o levantamento, 13% dos eleitores estão indecisos, enquanto 2% responderam que votarão em branco ou nulo. A pesquisa da Constat entrevistou 1.537 eleitores em 41 municípios em todas as regiões do estado, entre os dias 23 e 26 deste mês, e está registrada no TRE-MA sob o número 37025/2010. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos com um intervalo de confiança de 95%.

Acertos em 2006 – Esta é a primeira pesquisa realizada pelo instituto Constat nas eleições de 2010. Em 2006, a Constat, também contratada pelo Jornal Pequeno, foi o único instituto que previu a realização de segundo turno. Naquele ano, a pesquisa realizada pelo instituto Constat revelou que Roseana Sarney, então candidata pelo PFL, tinha 42,66% das intenções de voto; Jackson Lago com 30,48%; Edson Vidigal com 16,49%. Os outros candidatos juntos somavam 2,29%. Publicada pelo Jornal Pequeno no dia 29 de setembro, a pesquisa tinha margem de erro de 2,53%

Segundo turno – A Constat também fez simulações para o segundo turno. No cenário em que a disputa ocorre entre Roseana Sarney e Flávio Dino, o candidato do PCdoB venceria com 43% das intenções de votos. A peemdebista ficaria com 42%. Não souberam responder 9% dos entrevistados, enquanto 6% disseram votar em branco ou nulo.

Na segunda simulação, entre Roseana Sarney e Jackson Lago, 46% disseram votar na candidata do PMDB, enquanto o pedetista teria 38% das intenções de voto. No terceiro cenário, trabalhado pelo instituto para o segundo turno entre Flávio Dino e Jackson Lago, o candidato do PCdoB ficaria com 46% das intenções de voto contra 30% de Jackson. Doze por cento (12%) disseram não saber em quem votar e 12% responderam que votarão nulo ou em branco.

Rejeição – O Instituto Constat aferiu também a rejeição entre os candidatos ao governo. Roseana Sarney é a mais rejeitada pelo eleitorado maranhense, segundo a pesquisa. A filha de Sarney tem 28,63% de rejeição. Jackson Lago é rejeitado por 23,62% dos eleitores maranhenses. Já o candidato do PCdoB tem a menor rejeição entre os três principais candidatos a governador, com 6,31%. Saulo Arcangeli, Marcos Silva e Josivaldo Corrêa têm 3,97%, 2,86% e 2,28%, respectivamente.

Senado – Na pesquisa para o Senado realizada pelo Constat, o candidato Edison Lobão lidera com 21% das intenções de voto. João Alberto está em segundo com 16,51%; Zé Reinaldo aparece em terceiro com 10,57%. Aplicando-se a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos João Alberto e Zé Reinaldo estão no limite do empate técnico.

Roberto Rocha e Edson Vidigal, ambos do PSDB, têm 7,71% e 6,47%, respectivamente. Professor Adonilson (PCdoB) tem 1,38%. Os demais candidatos não alcançaram o índice de 1%. Segundo a pesquisa, 27,44% dos eleitores estão indecisos, enquanto 6,1% do eleitorado disse votar nulo ou em branco.

Pesquisas Ibope e Escutec - A última pesquisa do Ibope, publicada no dia 18 de setembro, mostrou Roseana na liderança, com 46% dos votos, e Flávio Dino e Jackson Lago empatados com 21% cada um.

A última pesquisa da Escutec, publicada no dia 22 de setembro, aponta Roseana Sarney 47,4% das intenções de votos, contra 24,2% de Jackson Lago. O candidato do PCdoB, Flávio Dino, ocupa a terceira colocação, com 20,9%. O levantamento encontrou ainda 1% de intenções de voto em Marcos Silva (PSTU). Os demais concorrentes ficaram com índices abaixo de 0,5%.

Constat acumula saldos positivos na área de pesquisa de opinião

A Constat Pesquisa, instituto que há 12 anos trabalha com pesquisa no Maranhão, previu em 2006 que a eleição para o governo do Maranhão somente seria decidida em segundo turno. E foi o que aconteceu. A Constat, que atua no ramo desde maio de 1998, já acumula experiência de várias campanhas eleitorais: em 2002, fez trabalho terceirizado para a Toledos & Associados, apurando preferência eleitoral para presidente da República e governador nos Estados do Piauí e Maranhão.

Anteriormente, na campanha municipal do ano 2000, a Constat realizou mais de 10 pesquisas para a eleição de prefeito do município de São José de Ribamar, no Maranhão.

Trata-se de uma empresa que tem uma larga folha de serviços prestados. A Constat, regularmente registrada na Junta Comercial do Maranhão no dia 25 de maio de 1998, contabiliza na sua clientela empresas como a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), Intermídia Consultoria de Comunicação, supermercado Bom Preço, Caema, a extinta Gerência de Qualidade de Vida (hoje Secretaria de Estado da Saúde) e a VCR Comunicação & Marketing.

Com uma equipe multidisciplinar, que possui estatísticos, matemáticos, geógrafos, assistentes sociais e outras categorias profissionais, a Constat apurou, em 2006, números que apontavam a tendência de queda de Roseana Sarney Murad, então candidata do PFL, que provocaram uma desastrada reação dos veículos do Sistema Mirante de Comunicação. A mídia sarneyzista tentou na época atingir a imagem do instituto.

Unknown
Flávio Dino ultrapassa Jackson Lago e Roseana cai outra vez, aponta pesquisa


Resultados da empresa de pesquisa Constat, contratada pela H.M Bogéa (leia-se Jornal Pequeno), aponta queda de Roseana Sarney e Jackson Lago e o crescimento da candidatura de Flávio Dino.

Conforme os números da pesquisa realizada entre os dias 23 a 26 deste, ouvindo 1.500 pessoas.

Roseana caiu para 39%
Jackson Lago oscilou para baixo com 20%
Flávio Dino cresceu para 25%.
Marcos Silva do PSTU ficou com 1%.

O resultado confirma a realização do segundo turno. A margem de erro é de apenas 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o número 37025/2010.

Fonte Jornal Pequeno

Unknown terça-feira, 28 de setembro de 2010
Cai o número de mães precoces no Brasil


No domingo que passou (26/09), “Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, o Brasil comemorou um dado importante: o número de mães Adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, diminuiu 1,3%, entre 1998 e 2008.

A informação foi divulgada na semana passada pelo estudo Síntese dos Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A maior redução foi registrada na Região Sul. O porcentual de 8,5%, que ficava acima da média brasileira, despencou para 4%.

Já no Norte do país, o índice de 10% manteve-se estável.

Os dados corroboram com o levantamento do Ministério da Saúde que detectou que o número de partos na adolescência caiu nos último cinco anos.

A maior queda ocorreu no ano passado, quando foram realizados 444.056 partos em todo o País, 8,9% a menos que em 2008. Ao longo da década, a redução total foi de 34,6%.

(Obs.: em Açailândia, segundo dados da Saúde Pública, o índice de Adolescentes gestantes até 20 anos é de 26,4%, ainda alto em relação ao índice do Nordeste brasileiro. Outros dados relevantes sobre a saúde de Crianças, Adolescentes e Mulheres deverão ser conhecidos e debatidos no “1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado”, que acontece nesta quarta-feira, 29/09/10, das 0800 às 1200 horas, no CRAI- Centro de Referência e Atendimento do Idoso, no Jardim de Alah (antigo Rincão Maranhense), próximo ao Santa Maria Hotel.)

[Com informações da “Gazeta do Povo (PR) e da ANDI” – 24/09/2010]

Unknown
Flávio Dino afirma que oposição estará unida no segundo turno


O candidato ao governo do Estado Flávio Dino (PCdoB) disse que a união das oposições está firmada para o segundo turno, independente do candidato que passar, informa o blog do John Cutrim.

O comunista garantiu que na eventualidade de não se credenciar para enfrentar Roseana Sarney (PMDB), que lidera as intenções de voto de acordo com as últimas pesquisas, apoiará a candidatura do ex-governador Jackson Lago (PDT). Clique aqui e leia mais.

Unknown
AÇAILÂNDIA TEM SUA CRACOLÂNDIA: É O “CASQUEIRO”! ... (E ELE É A TREVA!...)


Mais um assassinato na área infeliz e desgraçada do “Casqueiro”, Bairro Laranjeira, praticamente centro da cidade de Açailândia-MA., uma das próximas vinte metrópoles regionais brasileiras, segundo a revista “Veja”... Desta feita, foi uma mulher, a Suede, morta a facadas na tardinha da quinta-feira, 23/09/10.

Nos seus trinta e poucos anos de história, quantos assassinatos já aconteceram no “Casqueiro”, região do “baixo meretrício da cidade”?

Sei não, mas devem chegar pertinho ou passar, dos mil (1.000), sim, dos mil assassinatos... Houve épocas impressionantes em que se matava dois ou três por semana, na maior “facilidade”... Tempos dos peões da construção da Br 222- Açailândia/Santa Luzia, da peãzada das fazendas e grandes projetos (tipo ferrovia...), dos egressos e andarilhos dos garimpos...
Eram dezenas de boates, cabarés, prostíbulos, bares, um movimento “arretado” de gente sobretudo de sexta a domingo; pancadaria de dar gosto e muita, muita violência e morte, a tiro, a faca, na porrada...

O “Casqueiro”, e a prostituição na forma de “zona” entraram em decadência, mas continuou como ‘baixo- aliás baixíssimo meretrício’ e se projeta definitivamente como ‘região de drogas e criminalidade’: é a “Cracolândia” açailandense!

A desgraça é que o “Casqueiro” se confunde com áreas residencial e comercial, sendo cortado por importantes ruas, como a 13 de Junho, a Maranhão, a José Bonifácio, a XV de Novembro...
Por ali transitam diariamente centenas e centenas de Crianças e Adolescentes, rumo às escolas Maria Izabel Cafeteira, Lourenço Galleti, Tânia Leite, Gonçalves Dias, Divino Mestre, Ebenezer, Frei Cesar Gavazzi...

E tudo no maior despudoramento e naturalidade, essa convivência “pacífica”, sabidamente do tráfico de drogas e da baixa prostituição com o povão...
É uma área esquecida, aliás, lembrada quando acontecem essas ocorrências, de baixaria, pancadaria, droga, prostituição, crime, assassinato, violência!

É uma área “formadora, educadora” de mão de obra e “bucha de canhão” para a criminalidade e a prostituição ( a exploração sexual comercial de Adolescentes já foi mais intensa e perversa, hoje se admite que minorou um bocado...): quantas e quantas mulheres, hoje uns “trapos” consumidas pelas doenças e pelas drogas (sobretudo nos últimos anos, o tremendo ‘crack’...), foram ‘meninas formadas e exploradas pela bandidagem do Casqueiro’, e quantos homens foram se “diplomaram” em crime na “escola do Casqueiro”...
Passou da hora de Açailândia de se fazer alguma coisa muita séria em relação ao “Casqueiro”, começando por assegurar no dia a dia a dignidade e a segurança de seus/suas habitantes, e investir pesadamente contra a criminalidade e o tráfico de drogas que dominam a área.

Mas também investir pesadamente no ‘social e cultural’ do “Casqueiro”, recuperando (se é que se pode falar assim de uma área que já nasceu marginalizada...) a região: saneamento, moradia, saúde, educação, trabalho/emprego/geração de renda...
Afinal, o “Casqueiro” não deixa de ser, mal comparando, um ‘cancer maligno’ que pode (aos poucos ou rapidamente...) contaminar toda a cidade... e
O perigo, como agora com o assassinato da mulher Suede, é a banalidade de morrer (e viver) no “Casqueiro”, como se fosse inevitável, ou natural/normal, a violência.

“Casqueiro”, a cracolândia de Açailândia...! Até quando?..

Por Eduardo Hirata

Unknown
O dilema de Jackson Lago, renúncia e deixa a oposição continuar ou fica e acaba novamente casado.


Hoje Jackson vive um dilema. Mantém-se candidato ao governo correndo o risco de uma cassação a curtíssimo prazo ou lança o primo Aderson Lago ou sua esposa Clay Lago.

O STF se mantém indeciso no que se refere à Lei da Ficha Limpa. Só deve decidir o caso após as eleições. Jackson é ardiloso e pragmático e não irá vacilar ao vento das oscilações dos ministros daquela Corte.

Jackson tem uma estratégia óbvia e ululante, cantada e decantada pela turma do PCdoB no interior: renunciará na última hora. Deve acontecer até a próxima sexta-feira.
Aliás, ele nunca foi candidato, esteve apenas guardando a vaga para usá-la de acordo com as conveniências do grupo político liderado por ele.

Será o triste fim de quem um dia posou de “trabalhador” e “honesto”.

Unknown
Quarenta crianças morreram sem leito este ano


O número de mortes somente em nove meses já está bem próximo do total de 2009: 43.

Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira (21), quarenta crianças morreram neste ano em Imperatriz (MA) à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. Em menos de nove meses, o número de mortes já está bem próximo do total de 2009: 43.

Segundo o promotor João Trovão, houve poucas mudanças após as primeiras denúncias relacionadas à falta de leitos. Apenas sete leitos foram instalados no Hospital Municipal de Imperatriz, e os recursos do Ministério da Saúde prometidos para ajudar na reestruturação da saúde nunca foram alocados, segundo ele. "Somos obrigados a ajuizar liminares para conseguir atendimento a dezenas de crianças, mas nem sempre as ações são deferidas a tempo.

Acho que o número de mortes em 2010 será maior que em todo o ano passado", afirmou Trovão.A Secretaria Estadual de Saúde, porém, não concorda com os números apresentados. "É preciso fazer um estudo mais preciso sobre essas mortes. Nem todas são fruto realmente da falta de UTI", disse o secretário de saúde, José Márcio Leite. Em abril, o ministério aprovou um plano de estruturação da saúde de Imperatriz que previa investimento de R$ 11,3 milhões. Desses, R$ 4,1 milhões para infraestrutura e R$ 7,2 milhões para ampliação do atendimento e abertura de leitos de UTI.

Além da instalação de leitos de UTI no Hospital Municipal, esses recursos também previam a criação de 27 leitos de UTI neonatal no Materno Infantil de Imperatriz. O secretário de Saúde do Maranhão informou que o espaço físico da UTI neonatal em Imperatriz está pronto, mas o governo federal ainda não repassou recursos para equipá-la. "Acredito que até outubro isso esteja equacionado. Existem problemas burocráticos que impediram esse repasse", explicou Leite.

O Ministério da Saúde informou que repassou em maio e em agosto recursos para a instalação de dez leitos de UTI adulto e dez de UTI pediátrica no Hospital Municipal de Imperatriz. E informou que começou a entregar 28 leitos de UTI neonatal no Hospital Regional de Imperatriz, mas confirmou que não recebeu da Secretaria Estadual de Saúde a habilitação dos novos leitos.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Unknown quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Laboratório vai transformar corpo humano em PC


Pesquisa liderada por brasileiro projeta tela no braço de usuário, e sensor mede 'cliques' na pele.

SÃO PAULO - Um engenheiro brasileiro é o homem responsável por enxergar, com dez anos de antecedência, os rumos de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Henrique "Rico" Malvar, 53 anos, formado pela Universidade de Brasília, lidera desde 1997 o laboratório de pesquisa da Microsoft. No comando de cerca de 350 pesquisadores, Malvar conduz o desenvolvimento de tecnologias que, em breve, podem tornar obsoletos teclados, mouses e até mesmo telas.

Entre as pesquisas do Microsoft Research Laboratory (MRL) estão dois projetos para tornar mais natural a interação entre seres humanos e computadores. O primeiro, batizado de skinput, faz com que nossa pele se transforme em uma tela sensível ao toque. Pequenos projetores são acoplados a uma braçadeira, e exibem comandos no antebraço do usuário. Com os dedos da outra mão, basta "clicar" no comando selecionado para fazer ligações, acessar a internet ou trocar a música de seu player de MP3, por exemplo.

Sensores instalados na mesma braçadeira medem a reverberação acústica produzida pelo "clique" em nosso braço. A cada batida do dedo na "tela", as ondas chegam aos sensores, que indicam qual foi o comando selecionado, já que a reverberação é diferente de acordo com a área do corpo apontada pelo usuário.

No segundo projeto, os cliques tornam-se desnecessários. Uma série de eletrodos mede a atividade elétrica provocada pela movimentação dos músculos da mão do usuário. Essa técnica, conhecida como eletromiografia, permite identificar exatamente qual dedo é movimentado.
A vantagem é que você pode programar funções diferentes para cada cada extremidade: mexa o indicador para abrir seu email, o polegar para acessar seu site de notícias predileto, o anelar para ligar para sua esposa e o médio para desligar o computador, por exemplo. Na prova de conceito, os pesquisadores da Microsoft foram mais ousados e divertidos: que tal jogar "Guitar Hero" sem a guitarra? É o "Air Guitar Hero".

Estrutura acadêmica
Os projetos comandados pelo brasileiro Rico Malvar, em parceria com diversas instituições de pesquisa ao redor do mundo, tentam desenvolver tecnologias que não necessariamente serão integradas à linha de produtos da Microsoft. "Enquanto o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da empresa trabalha no que chegará para o consumidor nos próximos dois ou três anos, nosso foco está em uma década para a frente", explica Malvar ao G1.

Cabe ao engenheiro, que mora há 13 anos nos EUA, decidir onde investir uma pequena parte dos cerca de US$ 9 bilhões da verba anual de pesquisa da Microsoft. Em contrapartida, a empresa fica com cerca de 10% dos resultados obtidos no MRL. "Cerca de 90% é publicado, temos uma estrutura bem semelhante a um laboratório de uma universidade. E, para a academia, publicar é muito importante."

O MRL já publicou informações sobre sistemas operacionais que eventualmente devem substituir o Windows, linguagens computacionais para os equipamentos do futuro, sistemas para facilitar a interação de homens e robôs e algoritmos de análise automática de textos e fotos, entre outras áreas de pesquisa.

Eventualmente, no entanto, acontece de alguém na empresa identificar que os projetos do MRL podem servir para os produtos da empresa. "Um rapaz veio aqui e se encantou com um sistema de câmeras que estavamos criando, e acreditou que aquilo poderia ser revolucionário no mercado de videogames". O rapaz era o também brasileiro Alex Kipman, e a tecnologia acabou se transformando no Kinect, sistema que elimina os joysticks e faz com que o corpo do jogador comande o game.

G1

Unknown
Pesquisa de consultoria mostra o modelo ideal de currículo


Objetividade e capacidade de síntese são apontadas como essenciais. Documento deve ter duas páginas.

SÃO PAULO - A Right Management, consultoria organizacional especializada em gestão de talentos e carreira, divulgou o resultado da 5ª edição da sua pesquisa de layout de currículo, que é realizada a cada três anos desde 2001.

Ao todo, 76 profissionais entre proprietários, diretores, consultores e parceiros responderam ao questionário com 26 perguntas, que avaliaram os itens de maior relevância na produção do currículo.

No levantamento, os principais itens destacados foram objetividade, capacidade de síntese e priorização das informações.

De acordo com a pesquisa, realizada entre maio e junho de 2010, o mais recomendado é que o documento tenha duas páginas.

Na elaboração de um currículo, 79% dos avaliadores disseram que o documento deve conter o resumo de qualificações e descrição dos cargos.

No espaço destinado ao objetivo, o profissional deve apresentar tanto o cargo quanto a área de atuação que ele almeja.

Cursos

Na opinião de 85,3% dos entrevistados, na primeira página, o profissional deve citar a formação acadêmica, especialmente os cursos de graduação e especializações. Podem ser citados ainda cursos não concluídos, mas cursados por um período de tempo superior à metade da grade curricular.

Os cursos complementares também devem ser citados, pois é um indicativo de que a pessoa é interessada no autodesenvolvimento.

Os consultores da Right ressaltam, entretanto, que o profissional deve ficar atento à pertinência da informação. Entretanto, os cursos mais recentes realizados nos últimos quatro anos podem ser citados.

Segundo 54,9% dos consultores entrevistados, informações como data de nascimento e estado civil têm grande grau de importância, assim como destacar as realizações e resultados expressivos.

Tópicos
Para 80% dos avaliadores, o texto dividido em itens é o formato ideal da redação de um currículo.

Para a consultora sênior de transição de carreira da Right Management , Telma Guido, o profissional deve optar em escrever o texto em formato de tópicos. “O especialista em avaliação de currículo tem que ficar estimulado em ler a informação escrita no documento. O texto em tópicos, além de ser mais prático para o leitor, possibilita a chamada análise dos 30 segundos, que é o primeiro contato do avaliador com o currículo”, diz Telma.

“Neste momento é preciso encontrar as informações relevantes à vaga e compreender quem é o candidato”, afirma. Segundo ela, somente num segundo momento será feita a leitura com mais atenção.

De acordo com Telma, realizações e resultados também devem ser mencionados no currículo, mas o profissional deve ficar atento à conjunção verbal a ser usada na escrita do documento. “O correto é utilizar o verbo substantivado, por exemplo, “desenvolvimento de algo ou implantação de algo” e não “eu desenvolvi ou eu implantei”, aconselha.

Outros itens apontados na pesquisa da Right
73% preferem a apresentação do idioma por nível(fluente/avançado/intermediário/básico);
96% disseram que a ordem para apresentação do histórico e experiência profissional devem ser apresentadas do último para o primeiro emprego;

96% preferem que as datas de admissão e de desligamento devem ser mencionadas por mês e ano;
56% apontam que a melhor forma de apresentar a experiência profissional é por descrição tanto dos cargos como das qualificações;
69% divulgaram que somente as viagens internacionais com propósito de trabalho devem ser mencionadas no histórico profissional.

G1

Unknown
Palhaço Tiririca torna-se fenômeno e deve conquistar um milhão de votos


São Paulo — Ele se apresenta três vezes na semana por apenas 35 segundos na televisão. Parece pouco, mas é tempo suficiente para fazer um enorme sucesso e um grande estrago na concorrência. Vestido de palhaço, intitula-se e chama o eleitor de “abestado”. Diz que não sabe o que vai fazer em Brasília e assume desde já que quer ser eleito deputado federal por São Paulo para ajudar os mais necessitados, inclusive a própria família.

Parece brincadeira, mas o humorista Francisco Everaldo Oliveira Silva, 45 anos, mais conhecido como Tiririca, virou fenômeno de popularidade. Uma projeção não oficial feita pelo Ibope estima que ele terá ao menos 1 milhão de votos. Com tanta popularidade, vem gravando programas eleitorais para candidatos do Ceará, do Amazonas e da Bahia, apesar de concorrer apenas em São Paulo. Num dos programas, o artista desdentado aparece com o rosto coberto com as próprias mãos. Pergunta: “Você sabe quem está aqui?”. Ele mesmo responde: “Sou eu, o Tiririca. Vote em mim senão eu vou morrer”.

Em outro comercial, ele diz que todo mundo apela nas eleições e que também resolveu levar o pai e a mãe para pedir voto. À Justiça Eleitoral, o candidato disse que não concluiu nem o primário, mas sabe ler e escrever. O palhaço saiu candidato pelo PR, que em São Paulo está coligado ao PT. Apesar da popularidade, o comando da campanha da candidata à Presidência, Dilma Rousseff (PT), pediu que ele não mencionasse o nome dela.

No início do programa eleitoral de Tiririca, aparecia o rosto e o número do candidato ao governo de São Paulo do PT, Aloizio Mercadante. No entanto, o artista aparecia dizendo apenas “vote em Tiririca, pior do que tá não fica”. Mercadante não gostou e pediu para não ser associado ao palhaço.

Como todo político, o humorista conquistou desafetos. Uma dezena de candidatos passaram a integrar um movimento chamado anti-Tiririca. O candidato ao governo de São Paulo Paulo Skaf (PSB), que tem 3% das intenções de voto, aparece na televisão pendurando um quadro de Tiririca num tripé, dizendo que voto é coisa séria. “Por trás de cada voto que o Tiririca tiver, terá um eleitor dizendo que está de saco cheio de corrupção. Se os políticos não entenderem esse recado, haverá outros tiriricas no Congresso e até no governo”, ressalta Skaf.

Proposta

Até agora, Tiririca não apresentou proposta. Sua campanha se resume a piadas na televisão e em corpo-a-corpo na periferia de São Paulo. O Correio acompanhou um dia de campanha do palhaço no bairro de Itaquera, Zona Leste da capital. Por onde passa, uma multidão de pessoas carentes pedem para tirar foto com ele. Em todo momento, ele está vestido do personagem que ficou consagrado em programas de televisão. “Eu sou um sucesso porque eu falo a língua do povo”, vangloria-se. Ele assegura que, se eleito, quem vai assumir é o Francisco e não o Tiririca. “Uso o personagem só por causa do marketing. Em Brasília, vou ajudar as pessoas.”

Quando sai do personagem, Francisco vira um homem tímido chegado à bebida alcoólica. Conta que ganhou o apelido da mãe, já que vivia mal-humorado. Nasceu em Itapipoca, cidade de 114 mil habitantes no sertão cearense. Tem sete irmãos. Começou a trabalhar aos oito anos. Foi vendedor de algodão-doce e de picolé. A carreira como palhaço iniciou no circo. Também foi equilibrista, malabarista e mágico. Nos anos 1990, ganhou projeção com o sucesso da música Florentina.

DENUNCIADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Tiririca foi denunciado à Justiça estadual pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE-SP) por falsidade ideológica. O humorista afirmou, em entrevista concedida à revista Veja, que declarou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não possuir nenhum bem, pois teria colocado o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos de sua ex-mulher. O promotor eleitoral Maurício Antonio Ribeiro Lopes pediu a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Tiririca.

Ullisses Campbell

Unknown
Mortes por mal de Alzheimer no Brasil crescem 500% em 10 anos


Atualmente, há 35, 6 milhões de doentes no mundo. Em 2030, devem ser 65,7 milhões, e em 2050, a previsão é de 115,4 milhões de pacientes

No Dia Mundial de Combate ao Alzheimer, a associação internacional sobre a doença (Alzheimer´s Disease Internacional - ADI) estima que o número de pessoas com algum tipo de demência ou Alzheimer no mundo deve praticamente dobrar em 20 anos. Atualmente, há 35, 6 milhões de doentes no mundo. Em 2030, devem ser 65,7 milhões, e em 2050, a previsão é de 115,4 milhões de pacientes.

A associação, com sede na Inglaterra, alerta que os custos com a doença devem consumir 1% do Produto Interno Bruto (PIB) global de 2010, equivalente a US$ 604 bilhões. De acordo com a associação, depois dos 65 anos de idade, a chance de alguém desenvolver a doença duplica a cada cinco anos. Com 85 anos de idade, as chances são de 50%.Levantamento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), divulgado no final do mês passado, revelou que as mortes por Alzheimer no país passaram de 1.343 em 1999 para 7.882 em 2008, um aumento superior a 500%. O estudo constatou que a demora no diagnóstico correto e o acesso aos remédios adequados dificultam o tratamento.

De acordo com a ABN, um paciente demora, em média, mais de três anos para saber que tem o mal de Alzheimer. Uma das causas é o fato de os sintomas da doença, como perda de memória e raciocínio lento, serem interpretados pelos parentes como consequências do envelhecimento e não uma enfermidade.

Os especialistas acreditam que 95% das vítimas morrem até cinco anos após apresentar os primeiros sintomas. A maioria das mortes é registrada em brancos e na Região Sudeste, conforme a organização.A doença atinge, geralmente, os idosos. Estima-se que cerca de 5% da população brasileira com mais de 65 anos de idade sofre de Alzheimer, percentual dentro da média mundial.

O tratamento está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de medicamentos de alto custo. Em 2009, o Ministério da Saúde distribuiu 129 milhões de remédios.O Alzheimer é uma doença neurológica degenerativa que afeta a memória, fala e a noção de espaço e tempo da pessoa, provocando apatia, comportamento agressivo e delírios. Um dos primeiros sintomas é perda de memória de fatos recentes. Depois, a fala começa a ser prejudicada. Na fase avançada, o doente tem alucinações, perda do controle das necessidades fisiológicas e dificuldade de se alimentar.

Agência Brasil

Unknown
Requerimento do vereador Canela é atendido


Depois de ser apresentado e aprovado por 3 vezes, será atendido o requerimento do vereador Canela que viabiliza a doação dos Títulos definitivos do Pólo Moveleiro.

Açailândia – o requerimento do vereador Canela que mapeamento e doação dos títulos definitivos do Pólo Moveleiro de Açailândia.

Os empresários que desenvolvem suas atividades ali têm encontrado muitas dificuldades, devido à falta de documentação definitivas do local.

Segundo os empresários, houve casos inclusive de fechamento de empresas devido a dificuldade para adquirirem financiamento para os negócios, justamente pelo déficit dos documentos.

O Pólo Moveleiro tem visto sua capacidade de exportação barrada por uma questão que pode ser resolvida pelo Poder Público através do respectivo mapeamento da área e conseqüentemente a doação dos títulos de propriedade definitivos.

Depois de ser apresentado e aprovado 3 vezes na Câmara municipal o requerimento de Autoria de Canela, agora será atendido de vez. O Executivo protocolou na Câmara esta segunda o projeto de lei que dará direito aos títulos definitivos tanto do Pólo Moveleiro, como também da Vila Ildemar. O projeto será votado na próxima segunda 27 na sessão da câmara.

Assessoria

Unknown
Já estão abertas as inscrições para o I Festival de música de Açailândia 2010


As inscrições começaram no dia 23 de agosto as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDA 2010, que acontecerá nos dias 30 de outubro, 6 e 13 de novembro na quadra da SEDEL.

Açailândia – Com o objetivo de incentivar a cultura popular brasileira, em especial a MÚSICA, estará acontecendo nos meses de outubro e novembro deste ano, o 1ª Festival de Música de Açailândia 2010. Começaram no dia 23 de agosto, em Açailândia as inscrições para o 1° FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDIA 2010. O Festival visa reconhecer e valorizar os artistas locais e regionais, a ideia do Festival é que seja realizado todos os anos no municipio.
Premiação

A premiação do festival será de mais de 5 mil reais em dinheiro. A será somente para 1°, 2° e 3° colocado.

1° lugar R$ 2,000,00;

2° lugar R$ 1,000,00;

3° lugar R$ 750,00.

Serão somente duas categorias:

Categoria livre de musica popular brasileira;

Categoria de música Gospel.

As inscrições começam no próximo dia 23 de agosto e poderão ser feitas somente através do site http://www.canelaneles.com.br/, onde estarão disponíveis as fichas de inscrições.
Poderá ter candidatos de todo o território brasileiro. As inscrições que começaram dia 23 deste mês se encerraram no dia 23 de outubro.

Programação:

O evento terá inicio dia 30 de outubro (sábado), com a primeira etapa da seleção a partir das 19h na quadra da SEDEL, e o show da Banda Skema Kente.

A segunda etapa do festival acontecerá no dia 6 de novembro na quadra da SEDEL, a partir das 19h, e logo após terá o show da banda Gospel ADL.

A grande final do Festival acontecerá no dia 13 de novembro na quadra da SEDEL a partir das 19h com os finalistas e logo após terá o show com a dupla sertaneja Gean e Genaldo.

Os interessados devem ter acima de 10 anos de idade, ter ou não musica gravada, ser profissional ou amador.

O organizador deste festival é o mesmo que realiza todos os anos a Festa do Trabalhador na Vila Ildemar, fez a 1ª Gincana Cultural da Vila Ildemar 2009, promove todos os anos o Arraiá fora de Época na Vila Ildemar, entre outros eventos.

Informações:

Unknown terça-feira, 21 de setembro de 2010
Grande carreata consagra a campanha de Flavio em Açailândia


Açailândia – Dezenas de carros e motocicletas participarão da carreata de Flavio em Açailândia na noite de ontem.

O candidato a governador esteve em Açailândia nesta segunda 20, para mais uma carreata para encerrar a sua campanha com chave de ouro no municipio, tendo em vista que o dia permitido pela lei eleitoral para fazer campanha.

Durante a sua campanha Flavio esteve em Açailândia 4 vezes fazendo caminhadas e carreatas, é importante lembrar que Açailândia foi a primeira cidade do Maranhão que Dino deu o pontapé inicial da sua Campanha. Esta carreata foi a última carreata antes do 2 turno.

A carreata liderada por Flavio teve inicio no distrito do Pequiá, passando pelo povoado de Plano da Serra, bairros que antecedem o centro da cidade e encerrou na Praça do Pioneiro.

Flavio hoje é o segundo colocados nas pesquisas e estar com o segundo turno garantido é o que se ver a cada caminhada, carreata, ou seja, a cada visita á um municipio maranhense.

Em Açailândia Flavio já tem o apoio de 6 dos 11 vereadores do municipio, são eles: BBzão, Fábio Pereira, Marquinho, Aluisio, Paulo Canarana e Canela.

Quem já demonstrou apoio foi o empresário Zé da Ema que também abraçou a campanha de Flavio, além de lideranças sindicais.
O sindicatos dos taxistas estão com Flavio, é o que diz Francisco, presidente do Sindicato dos Taxistas de Açailândia.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown
Vale abre vagas para Estrada de Ferro Carajás


A Vale iniciou inscrições para mais de 500 vagas no Pará e Maranhão para atuar na Estrada de Ferro Carajás (EFC). Há oportunidades para pessoas com curso técnico e curso superior. A maior parte das vagas é para a função de mecânico. As inscrições podem ser feitas pelo site www.vale.com/oportunidades.

As vagas disponíveis são para Engenheiros com especialidade em Mecânica, Elétrica, Produção, Civil e Eletrônica; e para Técnicos em Mecânica, Eletromecânica, Telecomunicações, Estradas, Edificações, Eletrônica e Eletroeletrônica. As oportunidades estão distribuídas entre as cidades paraenses de Marabá e Parauapebas; e as cidades maranhenses de Açailândia, Nova Vida, Santa Inês, São Luís, São Pedro da Água Branca e Vitória do Mearim.

Para candidatar-se aos cargos técnicos é necessário comprovar escolaridade e certificado de conclusão do curso. Para os cargos de nível superior é exigido comprovação de escolaridade e diploma. Como forma de valorizar a mão-de-obra regional, este processo está aberto aos canditatos residentes no Maranhão e Pará somente. O processo seletivo contará com triagem de currículos, avaliação psicológica, entrevista técnica, exames médicos e análise de documentos. Os candidatos selecionados terão benefícios como assistência médica e odontológica, transporte, alimentação, seguro de vida.
Sobre a Estrada de Ferro Carajás (EFC):

A EFC começou a ser construída em 1982 para transportar minério de ferro e manganês da mina de Carajás, no Pará, até o Terminal Portuário de Ponta da Madeira, em São Luís, no Maranhão, que também pertence à Vale. O trem de minério começou a operar em 1985 e o de passageiros, em 1986.

Para aumentar a capacidade da EFC, trafega pela ferrovia o maior trem do mundo, com 330 vagões e 3,3 km de extensão. Em 1985, os trens da EFC transportavam até 160 vagões. Três anos depois, a ferrovia já operava trens com 180 vagões. Em 1994, o maior trem possuía 202 vagões. Em 2007, as melhorias realizadas ao longo dos anos permitiram que a ferrovia alterasse seu modelo operacional, passando a operar o maior trem do mundo.

Assessoria de Imprensa - Tel: 98 3218-4471Ernildo Santos - Cel: 98 8815-8328www.vale.com/saladeimprensa

Unknown
Um em cada cinco botijões de gás vendidos no país é irregular, estima sindicato do setor


Rio de Janeiro - Pelo menos um em cada cinco botijões de gás de uso doméstico vendidos no país é procedente do comércio ilegal. A estimativa é do presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás), Sergio Bandeira de Mello. Ele participou hoje (20) da criação do Comitê Nacional de Erradicação do Comércio Irregular de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).

“Esse número [de botijões irregulares] deve se aproximar de algo como um quarto ou um quinto que pode passar pelo informal. Mas isso é uma estimativa absolutamente grosseira”, disse o presidente do Sindigás.

O mercado de GLP doméstico movimenta cerca de 33 milhões de botijões de 13 quilos por mês, representando um faturamento anual de R$ 15 bilhões, com um prejuízo estimado até R$ 840 milhões anuais por conta da informalidade. Existem no país 37 mil revendedores legais de gás, para 70 mil a 100 mil informais, o que dá uma proporção ao redor de uma revenda regular para cada duas irregulares, segundo Sergio Bandeira de Mello.

Ele ressaltou que para coibir este tipo de atividade, que funciona em revendas situadas em pequenas lojas, farmácias, açougues, bares, mercearias e até padarias, é imprescindível o apoio das prefeituras, a quem compete fiscalizar o comércio.

“A gente tem conseguido um nível muito baixo de envolvimento de prefeituras, que são muito permissivas, de forma geral, e acham que o informal pelo menos não está roubando. E fica uma coisa como se informalidade de gás fosse banal”, disse Mello.

Além de desestruturar a cadeia de distribuição do gás, ainda há o risco de se perder o controle de qualidade sobre o produto, que pode chegar ao consumidor final abaixo do peso, misturado com água ou em botijões enferrujados e sem segurança, ressaltou o presidente do Sindigás.

Segundo ele, a melhor forma do consumidor se prevenir de comprar o botijão de gás irregular é conferir se o lacre, a etiqueta plástica com informações de segurança e o nome gravado têm a mesma marca. Também é importante verificar se o lacre está bem firme, sem indicação de que possa ter sido violado. Em caso de dúvidas, ele sugere a pessoa telefonar para o número 0800 970 0267, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a fim de saber se o revendedor é autorizado.

A fiscalização dos pontos de revenda em todo o país é tarefa da ANP. Só este ano foram feitas mais de 2,8 mil autuações referentes ao GLP, com a multa para um revendedor ilegal estipulada em R$ 20 mil. Mas segundo o diretor da agência, Allan Kardec, o primeiro objetivo é esclarecer os comerciantes sobre as irregularidades, antes de puni-los.

“A primeira ação é informativa, a segunda é fiscalizadora. O dono de uma venda pequena às vezes não tem a informação de que precisa de autorização da ANP para trabalhar com gás de cozinha”, explicou Kardec.

O comitê criado hoje visa à instituição de um programa de certificação para os revendedores, por meio da instituição de um selo específico que identifique os revendedores autorizados em todo o país.

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil Edição: Aécio Amado

Unknown
Prefeituras vão criar mais de 6 mil leitos para tratamento de usuários de drogas


Brasília – Foram lançados hoje (20) editais para que as prefeituras criem 6.120 leitos na rede pública de saúde para tratamento de usuários de crack e outras drogas.

O pacote prevê a liberação de mais de R$ 140 milhões, provenientes do Ministério da Saúde e da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. A iniciativa faz parte do Plano de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, lançado em maio pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os municípios devem procurar o ministério para a abertura dos leitos.

O chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica, ministro Jorge Armando Félix, explicou que, com a publicação dos editais assinados hoje (20), no Diário Oficial da União, as prefeituras poderão iniciar os processos licitatórios para ofertar os leitos. "Dentro do que está previsto nos editais, as prefeituras vão se habilitar para receber os recursos para contratar os leitos.

Os recursos já estão disponíveis", informou Jorge Félix. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o governo federal arcará com o custo das internações. “Toda essa política pressupõe que o financiamento das internações nos novos leitos será feito pelo Ministério da Saúde e repassado aos municípios”, garantiu Temporão após a cerimônia de anúncio, no Palácio do Planalto.

Do total de leitos, 2.500 serão ofertados em hospitais gerais para tratamento de intoxicação aguda e abstinência e 2.500 em comunidades terapêuticas, que acolhem usuários sem quadro clínico complicado. A previsão é implantar mais 600 leitos nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps), que funcionam 24 horas.

O restante, 520 leitos, será para abrigar, por até 40 dias, usuários que vivem nas ruas. O programa prevê a instalação de 225 núcleos de atendimento à saúde da família em cidades com até 20 mil habitantes e a capacitação de profissionais da área médica.

Depois da cerimônia, Temporão reafirmou que a Casa Civil não intermediou a compra do remédio Tamiflu, usado no tratamento da influenza A (H1N1) – gripe suína, em resposta à denúncia de propina na compra, publicada pela revista Veja. “Todo o processo foi conduzido pelo ministério e o laboratório Roche [fabricante do medicamento], sem nenhuma participação de terceiros”, disse aos jornalistas.

Ele acrescentou que a Polícia Federal está apurando o caso. Carolina Pimentel e Ivan RichardRepórteres da Agência BrasilEdição: Nádia Franco

Unknown
Polícia apreende carro com R$ 448 mil em multas em SP

Italiano que estava com o veículo foi preso nesta segunda.Veículo está avaliado em R$ 25 mil.
A Polícia Civil de São Paulo apreendeu um carro que apresentava R$ 448 mil em multas na tarde desta segunda-feira (20) na Bela Vista, região Central de São Paulo. Um engenheiro italiano de 62 anos que estava com o veículo foi preso.

O homem era investigado pela Delegacia de Repressão a Furto e Roubo de Veículos do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) há dez dias. A equipe apurava um esquema de receptação de carros na região central da capital paulista.

Com o suspeito, também foram apreendidos espelhos em branco de carteiras de identidade, comprovantes de vencimentos e impressos de contas de consumo, além de diploma em branco de técnico de enfermagem. Para a polícia, os itens apreendidos formam uma espécie de “kit estelionato”.

O homem já tinha passagem pela polícia por estelionato. O carro, que vale R$ 25 mil, está no nome de uma empresa, que também será investigada.

Unknown
Prorrogadas, até sexta-feira, as inscrições para o Darcy Ribeiro


O seletivo será realizado no dia 14 de novembro, em vários municípios do Estado. Saiba mais aqui.

SÃO LUÍS - Foram prorrogadas até a próxima sexta-feira (24), as inscrições para o Processo Seletivo Especial (Vestibular) do Programa Darcy Ribeiro 2011, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

A inscrição custa R$ 40,00 e pode ser feita no endereço www.vestibular.uema.br. O seletivo será realizado em uma única etapa, no dia 14 de novembro, das 13h às 18h. São oferecidas 3.070 vagas.

O vestibular corresponde a uma prova de 40 questões objetivas, referentes aos conteúdos das três séries do Ensino Médio e produção textual (redação). Serão exigidas as seguintes leituras para as questões de Língua Portuguesa, Literatura e Filosofia: A morte e a morte de Quincas Berro d?Água (Jorge Amado), O Sermão do Bom Ladrão (Padre Antonio Vieira), Inspiração Nordestina - segunda parte (Antonio Gonçalves da Silva - Patativa do Assaré), O que é esclarecimento (Imannuel Kant) e Fundamentação da Metafísica dos Costumes e outros Escritos (Imannuel Kant).

Serão oferecidas 3.070 vagas para os cursos de Ciências com habilitação em Biologia, Química, Física e Matemática e licenciatura em História e letras Inglês. As vagas serão distribuídas em 20 Polos de Ensino Superior.

As provas do Vestibular Darcy Ribeiro serão realizadas nos seguintes municípios: Bacabal, Brejo, Carutapera, Colinas, Dom Pedro, Esperantinópolis, Governador Nunes Freire, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pastos Bons, Pedreiras, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, Tutóia, Vitorino Freire e Zé Doca.

Os municípios sede de Chapadinha, São João dos Patos e São Bernardo não vão mais participar do processo seletivo, conforme a Retificação nº 1 do Edital nº 114/2010 - PROG/Uema.
Os candidatos que se inscreveram nestes municípios poderão se fazer o mesmo em outro município sede presente no edital. Neste caso, se aprovados, os candidatos deverão cursar obrigatoriamente no município sede por eles escolhidos.

Os candidatos que não optarem por outro município sede podem solicitar o ressarcimento do valor da taxa de inscrição do vestibular, enviando e-mail para o endereço: vestibular@uema.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email , com o nome completo do candidato pagante, CPF e/ou agência, conta corrente e Banco.
Mais informações podem ser obtidas no Edital nº 114/2010 - PROG/Uema e na Retificação nº1 do Edital nº 114/2010 - PROG/Uema.
Imirante/ Uema

Unknown
'Nós somos a candidatura que mais cresce no Maranhão', diz Flávio Dino


Em visita à cidade de Cândido Mendes, ainda no roteiro de viagens pela região do Alto Turi, o candidato ao governo do Maranhão, Flávio Dino, destacou o crescimento da sua candidatura em todas as regiões do Maranhão. "Sou o único candidato completamente ficha limpa, porque não respondo a nenhum processo na Justiça. Nunca menti, nunca enganei e nunca roubei.

O povo pode depositar em mim o seu voto de confiança, e é por isso que a minha candidatura cresce", disse Flávio Dino. Em Buriticupu, onde esteve nesta segunda-feira, Flávio defendeu a exploração sustentável da madeira, o diálogo com os exploradores dessa matéria prima e o respeito integral ás lei ambientais. Nesta segunda, Flávio visitou, também, as cidades de Santa Luzia do Tide, Bom Jesus das Selvas e Açailândia.

Em Cândido Mendes, onde esteve domingo, Flávio Dino liderou mais uma carreata pelas ruas da cidade, por voltas das duas da tarde. A carreata percorreu durante pouco mais de uma hora várias ruas do município e foi bem recebida pela população, que apesar do sol quente, saiu às ruas para acenar para Flávio Dino.

Flávio Dino lidera gigantesca carreata em Barra do Corda

Em seu discurso à população no final da carreata, Flávio Dino teceu críticas à administração da atual governadora Roseana Sarney. Ele disse que quem governou o Maranhão durante tantos anos precisa mostrar realizações antes de fazer novas promessas. "A governadora discursa e diz que vai fazer uma revolução no Maranhão. O que nós devemos nos perguntar é porque ela não fez antes, se ela já contabiliza dez anos no governo do Estado", disse Flávio Dino.

O candidato lembrou também a repercussão da reportagem veiculada no Jornal Nacional recentemente sobre a cidade de Pinheiro, na Baixada Maranhense. "O Brasil pensa que aquilo é que é o Maranhão. Mas nós que somos daqui sabemos que o nosso estado é bonito, forte e rico. O que precisa mudar é a política, para o estado andar para frente", analisou o candidato.

Flávio Dino destacou ainda a importância da cadeia produtiva do pescado na região. "Temos um litoral muito grande e muito pescado, mas falta uma indústria que consiga aproveitar os vários produtos que podem ser feitos a partir desses peixes", afirmou. O plano de governo da coligação Muda Maranhão prevê iniciativas para garantir o escoamento do pescado e também o incentivo para garantir a formação de cadeias produtivas da pesca, da agricultura e de vários outros produtos em todo o Maranhão. "Quero exercer o mandato de governador para provar mais uma vez que mereço a confiança de vocês, e que podemos fazer o melhor governo da história do Maranhão', concluiu.

Flávio Dino: O Brasil inteiro acompanha as eleições do Maranhão
Em visita às cidades de Centro Novo e Maracaçumé, ainda no domingo, Flávio Dino lembrou a atenção que a mídia nacional tem dado às eleições no Maranhão. "O Brasil todo acompanha as eleições do Maranhão. Isso porque eles querem saber se é dessa vez que vai cair a última oligarquia do Brasil: o grupo do atraso, do passado e da escuridão, que já governa o Brasil há 45 anos", afirmou.

Ele lembrou que a perpetuação de lideranças do grupo Sarney no poder já é mais antiga que ele próprio. "Quando eu nasci, o Sarney era governador do Maranhão. Hoje eu tenho 42 anos, dois filhos crescidos e a governadora é a filha dele. Eles querem passar o Maranhão de pai para filha, como se o estado fosse de uma família só. Mas nós sabemos que o Maranhão é de todos nós", disse. Em Centro Novo do Maranhão, Flávio Dino participou de uma grande caminhada que saiu da entrada da cidade e percorreu a avenida principal. Muitos moradores da cidade participaram da caminhada, saudando Flávio Dino com bandeiras, apitos e gritos.

Em Maracaçumé, onde esteve domingo, Flávio Dino participou de um comício às margens da BR-316. Ele falou ao povo da cidade sobre a necessidade de se dar uma chance a alguém novo. Flávio disse que o povo do Maranhão é "generoso”. "O povo do Maranhão já deu à Roseana uma, duas, três chances, sem resultado. Não pode dar uma quarta", disse Flávio Dino,
Ele recebeu o apoio dos moradores que assistiram ao comício. Francisco Figueiredo, que acompanhava o comício na primeira fila, disse estar convicto de que vai votar em Flávio Dino. "Ele é o melhor, é trabalhador, ele é dez. Confio nele e tenho certeza que ele fará um bom trabalho", disse Francisco.
Flávio Dino recebe apoio da população e da direção do PT de Santa Luzia do Paruá
"O Brasil que nós queremos tem Dilma presidente e Flávio Dino governador do Maranhão". Foi assim que Bilú, presidente do PT de Santa Luzia do Paruá, declarou apoio a Flávio Dino, durante comício realizado na noite de segunda-feira, às margens da BR-316, o candidato da coligação Muda Maranhão recebeu o apoio da população em geral e de diversas lideranças políticas e de movimentos sociais da região.

"Agradeço o apoio de todos, especialmente daqueles que são do mesmo partido que eu: o partido do Maranhão", disse Flávio. Bilú disse que o dia das eleições será o dia de colocar pessoas preparadas para governar no Maranhão e no Brasil. "O Brasil vai continuar mudando e o Maranhão vai começar a mudar. Vamos eleger um homem competente e preparado para assumir o governo do Maranhão", disse ele.

Flávio Dino ouviu dos moradores queixas com relação à situação da saúde e da educação do município. Ele destacou a iniciativa, prevista no seu plano de governo, de trazer para a região uma escola técnica e universidades estaduais para a região do Alto Turi. Ambas as propostas estão previstas no plano de construir 100 escolas técnicas durante os quatro anos de governo e inaugurar novas universidades estaduais no Maranhão.

Unknown
Bancários acenam para greve a partir do dia 29 de setembro


A categoria se reúne, nesta quinta, para avaliar propostas de banqueiros e decidir sobre greve.

SÃO LUÍS - Em assembleia realizada na última sexta-feira, dia 17, na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), na rua do Sol, centro da cidade, os bancários deliberaram seguir o calendário nacional de greve por tempo indeterminado com início no próximo dia 29.

Nesta quinta-feira, dia 23, a categoria irá avaliar as propostas da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal e decidir se deve ou não cruzar os braços.

A Fenaban se comprometeu em apresentar na rodada de negociação, nesta quarta-feira, (22), uma proposta global para a categoria. BB e CEF marcaram para quinta-feira, (23) a apresentação de propostas específicas aos bancários.

Pauta de Propostas

Uma série de reivindicações estão sendo feitas pela categoria, entre as quais, a distribuição de 25% dos lucros dos bancos de forma linear, com igualdade entre os trabalhadores independente da hierarquia, elevação do auxílio-refeição, cesta-alimentação, 13ª cesta-alimentação e auxílio creche/babá para o valor de um salário mínimo para cada item, campanha nacional pela isonomia nos bancos públicos, jornada de 6h para todos, 14º salário e previdência complementar.

O sindicato se reuniu com o diretor de Relações de Trabalho da Fenaban, Magnus Apostólico, na semana passada, a fim de obter um consenso para as reivindicações. As respostas até agora obtidas pelo sindicato foram negativas nos principais itens, como 14º salário e participação nos lucros.

Pedro Sobrinho - Imirante

Unknown
Flavio Dino fará grande carreata nesta segunda em Açailândia


Açailândia - O candidato a governador Flavio Dino estará em Açailândia nesta segunda dia 20, para realização de mais uma grande carreata.

Segundo a coordenação da campanha no municipio, a carreata acontecerá no Distrito do Pequiá, com concentração em frente a delegacia de policia a partir das 15 horas.

A caravana de Flavio contará com os candidatos a deputados estaduais e federais da coligação Muda Maranhão.

E importante lembrar que a campanha de Flavio está crescendo a cada dia, prova disto é o avanço nas pesquisas que hoje esta igual com quem antes estava em segundo lugar, ou seja Flavio tem 21% igual ao ex-governador Jackson também 21%.

Em Açailândia Flavio já tem o apoio de 5 dos 11 vereadores do municipio, quem já demonstrou apoio foi o empresário Zé da Ema que também abraçou a campanha de Flavio.

Unknown sábado, 18 de setembro de 2010
Agenda do Candidato Flavio Dino


Sábado, 18 de setembro de 2010

8h BARRA DO CORDA
11h ARAME
14h SITIO NOVO
17h GRAJAÚ

Domingo, 19 de setembro de 2010

8h CARUTAPERA
9h LUÍS DOMINGUES
10h GODOFREDO VIANA
11h CANDIDO MENDES
14h30min CENTRO NOVO
16h30min MARACAÇUMÉ
18h30min SANTA LUZIA DO PARUÁ

Segunda, 20 de setembro de 2010

8h SANTA LUZIA DO TIDE
12h BURITICUPU
14h30min BOM JESUS DAS SELVAS
17h AÇAILANDIA

Unknown
Eleitor tem última semana para pedir 2ª via do título eleitoral


Prazo para reimpressão do título eleitoral vai até a próxima quinta-feira (23).

SÃO LUÍS - Para exercer o direito ao voto no próximo dia 3 de outubro, os eleitores devem estar munidos do título de eleitor e de um documento oficial com foto. Por isso, os eleitores que não estão de posse do seu título de eleitor têm até a próxima quinta-feira (23) para imprimir a segunda via do documento. Para isso, cartórios eleitorais espalhados pelo país estão fazendo plantões, inclusive, aos fins de semana e feriados.

A segunda via deve ser pedida no cartório onde o eleitor está inscrito e é preciso estar quite com a Justiça Eleitoral, com a demonstração de que votou ou justificou a ausência em eleições passadas ou, ainda, que quitou as multas pendentes e que atendeu a eventuais convocações da Justiça Eleitoral para auxiliar nos trabalhos relativos ao pleito.

Já a reimpressão do título pode ser obtida em qualquer cartório eleitoral e o eleitor não precisa comprovar a quitação com as obrigações eleitorais. Poderão pedir a reimpressão do título os eleitores que já estavam cadastrados até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi fechado o cadastro eleitoral de 2010.

Documento oficial com foto
Além do título, o eleitor terá de apresentar no dia da votação um documento oficial com foto. A exigência dos dois documentos foi introduzida na Lei das Eleições por meio da Lei 12.034/09.
Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto, certificado de reservista e passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.

Plantão nos cartórios
Apenas no fim de semana passado (sábado e domingo) mais de 41 mil eleitores pediram a segunda via ou a reimpressão do título. Em todo o país os cartórios fizeram plantão para atender os cidadãos. No Maranhão, desde a semana passada, os Zonas Eleitorais estão funcionando diariamente das 8 às 19h, inclusive aos sábados, domingos e feriados, para atender aos eleitores que necessitam da emissão da segunda via do seu título eleitoral. Em São Luís, o eleitor deve ir ao Fórum Eleitoral, à avenida Senador Vitorino Freire, S/N, na Madre Deus (ao lado do Ceprama) - clique e procure a sua Zona Eleitoral.

Para maiores informações sobre a impressão da segunda via do título eleitoral ou dúvidas sobre o processo eleitoral deste ano, o eleitor pode ligar, gratuitamente, para o telefone 0800-098-5000.
Imirante, com informações do TSE e TRE

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.