Flávio Dino concorre em 3 categorias. Vote!

Entramos na reta final e decisiva para a escolha dos parlamentares a serem premiados pelo Congresso em Foco em solenidade a ser realizada dia 22 de novembro em Brasília. O prêmio, conferido pelo site Congresso em Foco e que este ano chega à sua quinta edição, visa dar visibilidade aos deputados e senadores que se destacaram positivamente no Congresso Nacional.
Pelo quarto ano consecutivo, o deputado federal Flávio Dino (PCdoB/MA) foi indicado para receber a premiação a partir da votação de jornalistas que fazem a cobertura jornalística do Congresso Nacional. Na edição deste ano ele concorre ao prêmio de deputado em três categorias:
1. O que melhor representa a população no Congresso;
2. O que se destacou na defesa da democracia;
3. O que se destacou no combate à corrupção.
Até 31 de outubro, você poderá votar pela Internet, acessando o site:www.congressoemfoco.com.br.
Os jornalistas já votaram, a agora é a sua vez de votar!

Unknown sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Veja intenções de voto à Presidência por região e sexo, segundo Ibope

Na média nacional, Dilma tem 57% dos votos válidos, contra 43% de Serra.
Margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ibope divulgou, na noite desta quinta-feira (28) nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na média nacional, segundo o levantamento, a candidata petista Dilma Rousseff tem 57% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), contra 43% do tucano José Serra. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 20, Dilma tinha 56% dos votos válidos, e Serra, 44%.

Além dos números gerais, o Ibope também calculou o percentual alcançado pelos candidatos em segmentos do eleitorado, como sexo e regiões do país [veja as intenções de voto nesses segmentos no quadro ao lado].

Eleitorado masculino e feminino

Entre os votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos) de eleitores do sexo masculino, Dilma aparece com 59% das intenções de voto, contra 41% de Serra. Na pesquisa anterior, do último dia 20, Dilma tinha 58%, e Serra, 42%.

Já entre as mulheres, a petista tem 56% dos votos válidos, e Serra, 44%, segundo o Ibope. No levantamento anterior, a petista tinha 54% dos votos válidos, e Serra, 46%
Nos votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 55% das intenções de voto dos eleitores do sexo masculino, contra 39% de José Serra. Brancos e nulos somam 4%, e indecisos, 3%.

Na pesquisa anterior, esses índices eram de 53% das intenções de voto dos eleitores do sexo masculino, contra 39% de José Serra. Brancos e nulos somavam 5%, e indecisos, 3%
No eleitorado feminino, Dilma aparece com 50% das intenções de voto, e Serra, com 38%. Entre as mulheres, brancos e nulos totalizam 6%, e indecisos, também 6%.

No último levantamento, Dilma tinha 48% das intenções, e Serra, 41%. Brancos e nulos eram 5%, e indecisos, 6%.

Votos válidos por região

No Norte/Centro-Oeste, Dilma aparece na pesquisa com 55% dos votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos). Serra tem 45%. No levantamento divulgado no dia 20, Dilma tinha 49%, e Serra, 51%.
No Nordeste, Dilma tem 68%, e Serra, 32%, apontou o Ibope. A pesquisa anterior apontava os mesmos índices para os dois candidatos.

No Sudeste, a petista tem 55%; o tucano, 45%. No levantamento da semana passada, esses índices eram de 53% e 47%, respectivamente.

No Sul, a candidata do PT tem 47%, e o candidato do PSDB, 53%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 50%, mesmo índice alcançado pelo candidato tucano.

Votos totais por região

Quando são considerados os votos totais (que incluem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 52% no Norte/Centro-Oeste, e Serra, 42%, informa a pesquisa. Brancos e nulos somam 3%, e indecisos, 4%. Na pesquisa anterior, a petista obteve 46%, e o tucano, 47%, no Norte/Centro-Oeste. Brancos e nulos somavam 5%, e indecisos, 3%.

No Nordeste, Dilma tem 63%, aponta o instituto, e Serra, 30%. Brancos e nulos são 4%, mesmo índice de indecisos. A candidata do PT tinha 64% no último dia 20, contra 31% do candidato do PSDB, e brancos e nulos somavam 4%, enquanto os indecisos eram 1%.

No Sudeste, Dilma tem 48%; Serra, 40%. Brancos e nulos totalizam 7%, e indecisos, 5%. O levantamento anterior mostrava Dilma com 45% das intenções, enquanto Serra tinha 41%. Brancos e nulos eram 7%, e indecisos, 6%.

No Sul, a petista tem 43% no levantamento desta quinta, e o tucano, 48%, indica o Ibope. Brancos e nulos são 5%, e indecisos, 4%. No levantamento anterior, Dilma tinha 47% e Serra, 46%. Brancos e nulos eram 4% e indecisos, 3%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 37596/2010. O Ibope entrevistou 3.010 eleitores, de 26 a 28 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Do G1, em Brasília

Unknown
Anvisa publica as novas regras para a venda de antibióticos

Remédios só serão vendidos com receita, que ficará retida na farmácia.
BRASÍLIA - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta quinta-feira (28), no Diário Oficial da União, as novas regras para a compra de medicamentos antibióticos em farmácias. De acordo com a resolução da Anvisa, os antibióticos deverão ser vendidos sob prescrição médica. O paciente deverá ficar com uma via da receita de controle especial, carimbada pela farmácia, como comprovante do atendimento. A outra via ficará retida no estabelecimento farmacêutico.
As farmácias deverão começar a reter a receita a partir de 28 de novembro. A prescrição médica para antibióticos terá dez dias de validade. Ela deve estar em letra legível e sem rasuras, e precisam informar o nome do medicamento ou da substância prescrita sob a forma de Denominação Comum Brasileira (DCB), dosagem ou concentração, forma farmacêutica, quantidade e posologia; nome completo do paciente; nome do médico, registro profissional, endereço completo, telefone, assinatura e marcação gráfica (carimbo); identificação de quem comprou o remédio, com nome, RG, endereço e telefone; data de emissão.
Além disso, será anotada pela farmácia a data, quantidade e número do lote do remédio, no verso.
Na embalagem e no rótulo dos medicamentos contendo substâncias antimicrobianas deve constar, obrigatoriamente, na tarja vermelha, em destaque a expressão: "Venda sob prescrição médica - Só pode ser vendido com retenção da receita". A mesma frase deve constar com destaque na bula dos medicamentos.
Os fabricantes de remédios terão o prazo máximo de 180 dias para adequação quanto à embalagem, rotulagem e bula. As farmácias e drogarias poderão vender os antibióticos que estejam em embalagens sem as novas regras desde que fabricados dentro até o final deste prazo determinado. O descumprimento das determinações constitui infração sanitária "sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis".
A resolução traz ainda a lista dos antibióticos registrados na Anvisa. Veja íntegra aqui.
O telefone da Anvisa para fazer denúncias de estabelecimentos que não estejam cumprindo a lei é o 0800 642 97 82. Denúncias podem ser feitas também através do site da Anvisa.

G1 

Unknown
Maioria dos brasileiros desconhece sintomas do AVC

São quase 100 mil mortes por ano no Brasil. Hoje é o Dia Mundial de Combate ao AVC.
BRASÍLIA - A cada cinco minutos, um brasileiro morre por causa de um acidente vascular cerebral (AVC), segundo dados da Academia Brasileira de Neurologia (ABN), com base em informações do Ministério da Saúde. São quase 100 mil mortes por ano no Brasil. Hoje (29), no Dia Mundial de Combate ao AVC, especialistas alertam que a maioria dos brasileiros desconhece os sintomas da doença e não procura o médico.
Na maioria dos casos, o AVC, popularmente chamado de derrame, é causado pelo entupimento de uma artéria cerebral por um coágulo, impedindo o sangue de chegar a outras áreas do cérebro. “As pessoas esperam se vai melhorar e não procuram a emergência”, alerta a integrante do Departamento de Doenças Cerebrovasculares da ABN, Sheila Martins.
Em 2008, uma pesquisa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), perguntou a 800 pessoas nas ruas das cidades de Ribeirão Preto, São Paulo, Salvador e Fortaleza quais os sintomas do AVC. Somente 15,6% dos entrevistados sabiam o significado da sigla. Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos entrevistados confundiu a doença com paralisia, congestão, trombose ou nervosismo. Os sintomas de um AVC são fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo, dificuldade para falar, entender ou enxergar, tontura repentina e dor de cabeça muito forte sem motivo aparente.
Para o neurologista e coordenador da pesquisa, Octávio Marques Pontes, o brasileiro não encara o AVC como uma doença que necessita de imediato atendimento médico, porque acha que não existe tratamento. “A doença está presente na vida das pessoas, mas a maioria vê como sem tratamento”, disse. Pontes informou que, desde 2001, está disponível na rede pública e privada o tratamento trombolítico, que consiste na aplicação de remédios para desobstruir a artéria e restabelecer o fluxo sanguíneo, considerado o método mais eficaz.
A recomendação é que o paciente inicie o tratamento cinco horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. O atendimento rápido aumenta em 30% as chances de sobrevivência, segundo Pontes. Um levantamento da Associção Internacional de AVC (ISS, em inglês) constatou que 15% dos pacientes que tiveram um acidente vascular cerebral podem morrer ou sofrer novo problema no prazo de um ano.
Os especialistas alertam ainda que é possível prevenir o acidente vascular, desde que sejam adotados cuidados no decorrer da vida – entre eles praticar exercícios físicos, ter alimentação saudável e evitar o fumo, o consumo de álcool, além de ficar em alerta com as taxas de pressão e do colesterol. A doença incide na população com mais de 65 anos, mas pode ocorrer em jovens e até recém-nascidos.
Além da prevenção, os médicos apontam a necessidade de ampliar a rede com tratamento específico para o AVC. Atualmente, 62 hospitais públicos e privados oferecem o tratamento adequado, contra 35 em 2008, segundo a neurologista Sheila Martins. “Temos ainda muito a fazer”, alertou.
Em um ranking nacional feito pela neurologista, o Rio Grande do Sul aparece com a maior taxa de mortalidade por AVC no país – 75 mortes por 100 mil habitantes. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 68 mortes por 100 mil habitantes, seguido pelo Piauí, por Pernambuco e pelo Paraná. O cálculo é baseado em estatísticas do Ministério da Saúde de 2007.
A Organização Mundial de AVC estima que uma em cada seis pessoas no mundo terá um acidente vascular cerebral na vida.
Carolina Pimentel/Agência Brasil 

Unknown
Esta em pleno funcionamento na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias os cursos de Pintura em Tecido, Inglês e Piano

Acailândia – estar em pleno andamento os cursos de Pintura em Tecido, Inglês e Piano. Os cursos estão sendo realizados na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Todos os cursos são oferecidos para membros ou não da igreja, com a realização destes e outros cursos a igreja pretende ajudar a sociedade a serem auto-suficientes e assim, ajudarem na renda de suas famílias.

Já foi realizado o curso de Oratórias que durou cerca de 30 dias nos meses de julho e agosto deste ano, no final do curso os participantes receberão certificados. Os participantes virão os assuntos sobre Como Falar em Público, Cuidados com o microfone e cuidados com a voz, a turma tinha mais de 20 alunos.

Pintura em Tecido  

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias sempre realiza Cursos em diversas áreas. O importante é que os cursos oferecidos pela igreja não são somente para os membros, toda pessoa que se interessar pode procurar a instituição e fazer a inscrição. Quem ministra o curso é a professora Carmem.

O Curso conta com cerca de 20 mulheres membros ou não da Igreja. O curso acontece nos dias de terças-feiras das 14 horas às 16 horas. No auditório da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
O curso estar na reta final, após o encerramento deste curso abrirá inscrições para novos cursos. 

Inglês

O curso de inglês acontece nos dias de quartas-feiras na igreja, a turma tem mais de alunos. Os. O curso tem duração de 4 meses, sendo que as matriculas se encerram na próxima sexta feira 29.

Os instrutores do curso são os Missionários que servem missão temporariamente em Açailândia, o interessante é que os instrutores são americanos que falam tanto o Inglês que é sua língua de origem, como o português fluentemente.   O curso acontece no dias de quartas-feiras das 19 às 21 horas 30 minutos. 


Piano

O curso de Piano acontece aos sábados das 18 horas às 19 horas e 30 minutos, e aos domingos das 16 horas 17 horas e 30 minutos.  O curso tem cerca de 10 alunos e conta com a dedicação e profissionalismo da professora Wilma Coelho. Quem se interessar deve ter mais de 7 anos de idade.

De acordo com a diretora Marta sempre vai haver cursos em diversas áreas para toda a sociedade. Sendo para participar de algum dos cursos oferecidos é preciso obedecer algumas regras de acordo com cada curso.

Todos os cursos oferecem certificados ao final de cada um, todos também são inteiramente grátis.
Quem se interessar por algum curso deve procurar a igreja nos dias de domingo das 09 da manhã ao meio dia ou nos dias de realização dos cursos.

Próximos cursos

Depilação, Tapetes em Barbante, “Ética, Cidadania e as Relações Humanas”, Crochê, Sabonete Liquido, Biquinho para pano de prato, Bijuteria em tecido e artesanato.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias está localizada na Rua Santos Dumont, esquina com a Rua Bom Jesus centro.

Fonte: ASESCOM-SUD-Carlos Cristiano

Mais fotos do Curso de pinturas











Unknown quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Para refletir

Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.

Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.

Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança.

Autor desconhecido

Unknown terça-feira, 26 de outubro de 2010
Hospitais reforçam prevenção contra a superbactéria KPC

Medidas têm como objetivo reduzir risco de contaminação das unidades com maior demanda.

IMPERATRIZ - Hospitais públicos adotam medidas para reforçar a prevenção contra a bactéria KPC - uma superbactéria que colocou em alerta autoridades de todo o país - em Imperatriz. As medidas foram adotadas por precaução e têm como objetivo reduzir o risco de contaminação dos hospitais com maior demanda de atendimento no município. A portaria, que entrou em vigor nesta segunda-feira (25), proíbe a permanência de acompanhantes no Hospital Municipal de Imperatriz, por tempo indeterminado.

Os horários de visita estão mantidos, mas as pessoas são obrigadas a lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel. A higienização pode ser feita em vários pontos do hopital. As medidas têm o objetivo de evitar a contaminação por bactérias superresistentes a antibióticos.

O hospital atende a maioria das especialidades médicas, o que também justifica a campanha de prevenção. Os funcionários do hospital são obrigados a redobrar os cuidados no contato com os pacientes. O uso de máscaras passou a ser mais frequente.

A direção do hospital alega que, apesar das medidas, não há motivo para pânico, porque não existe nenhum caso suspeito em Imperatriz.

As medidas também valem para o Hospital Infantil, com a exceção da permanência da mãe ou do responsável legal, garantida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Imirante, com informações da TV Mirante

Unknown
Operação apreende drogas em Bom Jesus das Selvas

Uma operação conjunta entre a Polícia Civil dos municípios de Bom Jesus das Selvas e de Buriticupu cumpriu três mandados de busca e apreensão na cidade de Bom Jesus das Selvas na manhã de sexta-feira, 22.

Durante a ação policial, foram apreendidas drogas, além de armas e mercadorias provenientes do comércio ilegal de entorpecentes. Além das apreensões, foram presos Geraldo Pereira da Silva, 61 anos, e sua esposa Raimunda Antonia de Oliveira, 55 anos; Francisco Nacélio de Oliveira Fernandes, conhecido por ‘Marcelo’, 27 anos, filho de Raimunda; e Antonio Querubino da Silva, 46 anos.

Os policiais aprenderam na residência de Geraldo e Antonia, 182 cabeças de crack, uma pedra de 50 gramas de crack para preparo da droga, papéis para embrulho, uma arma calibre 38, além de várias mercadorias. Na residência de Francisco, dois papelotes de maconha, 22 cabeças de crack, uma pedra de 30 gramas de barrilha para preparo da droga. Já na casa de Antonio, os policiais apreenderam duas armas calibre 38 e certa quantia em dinheiro.

O delegado Augusto informou que Geraldo e Marcelo eram os responsáveis por grande parte da venda de droga na região. Além da Polícia Civil de Bom Jesus das Selvas, a operação contou com o apoio do delegado Carlos Alessandro e quatro investigadores de Polícia da cidade de Buriticupu.

De acordo com o delegado Augusto, a operação foi resultado de um longo trabalho de investigação. “Há aproximadamente seis meses estamos monitorando esse pessoal para efetuar a prisão”, ressaltou.

Os quatro foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma, e após prestarem depoimentos, serão encaminhados a Delegacia Regional de Açailândia.

Unknown segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Polícia Federal já tem imagens de suspeito de crime eleitoral

PAGAMENTO DE CONTAS EM TROCA DE VOTOS EM SÃO LUÍS

Homem identificado como Bruno pagou, numa lotérica do centro de São Luís, contas de luz, água e telefone, no valor de mais de R$ 28 mil, pouco antes das eleições

O delegado federal Rodrigo Correia – que investiga o caso das contas de luz, água e telefone pagas em troca de votos nas últimas eleições – recebeu na quinta-feira (21) as imagens da câmera instalada no escritório da lotérica do centro de São Luís em que os pagamentos foram feitos. Nas imagens, aparece com nitidez uma pessoa identificada como Bruno, que pagou, em dois dias – 16 e 28 de setembro –, mais de R$ 28 mil em contas pertencentes a moradores do Centro e de bairros próximos da capital maranhense, como Lira, Belira, Coreia de Baixo, Coreia de Cima e Codozinho. O Jornal Pequeno apurou que o caso envolve um deputado estadual reeleito da coligação “O Maranhão não pode parar”, encabeçada pela governadora eleita Roseana Sarney Murad (PMDB).

A PF também investiga a possibilidade de terem sido realizados pagamentos de grandes volumes de contas, em troca de votos, em outras lotéricas de São Luís. Embora a investigação não corra em segredo, o delegado Rodrigo Correia afirmou ao JP que só vai dar informações oficiais sobre o caso quando as apurações estiverem concluídas.

As imagens – aproximadamente duas horas de gravação – foram entregues à Polícia Federal pelo dono da lotérica em que as contas foram pagas, que também prestou depoimento na quinta.

Em entrevista ao JP na sexta-feira (22), o proprietário da lotérica – que não será identificado para não atrapalhar as investigações – esclareceu alguns detalhes do caso. Ele revelou que dias depois de fazer o primeiro pagamento de contas (perto de 100, no valor de mais de R$ 8 mil), Bruno esteve na lotérica e o chamou para uma conversa, que aconteceu provavelmente no dia 26 de setembro, diante no estabelecimento, no interior de uma caminhonete de cor prata.

No diálogo, que foi presenciado por um outro rapaz, sentado no banco ao lado do motorista, Bruno teria dito que em alguns dias iria ter em mãos outro grande volume de contas de luz, água, e telefone, e queria saber da possibilidade de pagar todas na lotérica em questão.

O dono da lotérica disse que não havia problema, e Bruno ficou de voltar nos dias seguintes, fato que efetivamente ocorreu em 28 de setembro. Nesta data, foram pagas na lotérica em torno de 300 contas, que perfizeram o valor de R$ 20 mil.

No dia 30 de setembro, Bruno regressou à lotérica com outra pilha de contas. No escritório, o rapaz se pôs a separar só as contas dos bairros próximos ao centro de São Luís, enquanto um funcionário do estabelecimento as somava.

Quando o cálculo já chegava a mais de R$ 11 mil, uma repórter da Folha de S. Paulo (Elvira Lobato) entrou inesperadamente no escritório e se identificou.

Desconfiado, Bruno saiu, dizendo que ia beber água. Ao voltar, aparentando nervosismo, recolheu as contas – que somadas dariam “uns R$ 30 mil”, segundo o funcionário da lotérica que as calculava. Afirmou que iria buscar mais dinheiro e que voltaria depois, mas não retornou.

No espaço de tempo em que Bruno esteve ausente, as contas foram fotografadas pela repórter da Folha, que, antes de retornar a São Paulo, fez as imagens chegarem até a procuradora eleitoral Carolina da Hora Mesquita Höhn, autora do pedido à PF para abertura de inquérito.

Esquema criminoso se estendeu a mais de 30 bairros

Acredita-se que o esquema criminoso do pagamento de contas em troca de votos nas últimas eleições tenha se estendido a mais de 30 bairros de São Luís. A maioria deles é próxima ao centro da capital maranhense, mas há uns poucos casos de bairros mais distantes, como Rio dos Cachorros, onde uma entidade assistencial teve sua conta paga pelo esquema suspeito. Trata-se da Associação Assistencial ao Menor Carente Livramento, que tem sede no Rio dos Cachorros (Rua Principal, 113).

A entidade é presidida por Arnaliz Pires Fonseca, que também coordena o grupo folclórico Dança do Boiadeiro Encanto do Rio dos Cachorros. Arnaliz informou ao JP não ter repassado “nenhuma conta para ninguém pagar”.

De acordo com Arnaliz, a pessoa responsável, este ano, pelo pagamento das contas da entidade (de cerca de R$ 200 mensais) é sua sobrinha Lucilene Pires de Moraes, que promoveu alguns cursos na associação, de fevereiro a agosto.

Lucilene, segundo Arnaliz, é ligada a Roseana Sarney e Ricardo Murad e fez campanha para eles nas recentes eleições. Ambos foram eleitos. Roseana escapou de disputar o segundo turno com Flávio Dino (PC do B) por uma diferença de apenas 4.877 votos.

(Oswaldo Viviani)

Ao menos cinco denúncias envolvem os roseanistas

Além do caso do pagamento de contas em troca de votos, a ex-coligação “O Maranhão não pode parar”, encabeçada pela governadora Roseana Sarney Murad (PMDB), eleita no último dia 3 com 50,08% dos votos válidos, está envolvida em pelo menos outras quatro denúncias de crime eleitoral na recente eleição. Três têm a ver com abuso de poder político e/ou econômico: oferecimento de consultas médicas, fornecimento de combustível e facilitação para retirada de carteiras de trabalho – tudo em troca de votos. Uma refere-se a suspeita de fraude (em votação nas urnas biométricas).

Consultas médicas em troca de votos

Na manhã de 21 de setembro, a médica Silvana Teixeira foi presa pela Polícia Federal por suspeita de crime eleitoral. Segundo a PF, Silvana – mulher do ex-vereador ludovicense Deco Soares e prima de Roseana Sarney – estaria realizando consultas médicas gratuitas em troca de votos para os então candidatos Roseana Sarney (PMDB), Ricardo Murad (PMDB), Manoel Ribeiro (PTB) e Luciano Moreira (PMDB). Roseana concorria ao governo do estado. Murad e Ribeiro a deputado estadual. Moreira tentava vaga na Câmara Federal. Todos foram eleitos.

A médica foi presa no local em que estaria sendo cometido o ilícito, uma casa simples localizada na Rua Tadeu Palácio, s/n, Conjunto Residencial Vitória (área do Recanto dos Vinhais). Outras duas mulheres também foram detidas pela PF: Maria de Jesus Monteiro Macedo, a “dona Dijé” (proprietária da casa), e Kátia Regina Alves Mota (paciente que estava sendo atendida no momento da incursão policial). Silvana e as duas mulheres foram soltas na noite do mesmo dia em que foram presas. Roseana e Luciano Moreira negaram envolvimento com Silvana.

Distribuição de combustível em Codó

Também em 21 de setembro, o jornal carioca O Globo publicou matéria de autoria do repórter especial Evandro Éboli, informando que Roseana Sarney deu combustível a participantes de sua “carreata da vitória” em Codó, ocorrida no dia 19 do mesmo mês. “Motoqueiros recebiam 3 litros de gasolina, cada um, no Auto Posto Alencar, para engrossar a carreata de Roseana”, descreveu o jornalista. A assessoria de Roseana Sarney negou ter financiado a gasolina dos motociclistas, e informou não autorizar qualquer aliado a adotar o procedimento.

Distribuição de combustível em Ribamar

Distribuição de combustível em troca de votos também teria acontecido em São José de Ribamar, no dia 1º de outubro. Um flagrante fotográfico mostra uma fila com dezenas de veículos, “plotados” com adesivos de Roseana, esperando para abastecer no Posto Araçagy, localizado na Rua Nova Orleans, 2. A ex-coligação “O povo é maior”, que tinha à frente Jackson Lago, candidato pedetista ao governo, denunciou o fato à Procuradoria Eleitoral.

Transporte para tirar documento com foto

Ainda em 1º de outubro, o jornal Folha de S. Paulo publicou reportagem assinada pela repórter especial Elvira Lobato, informando que, em troca de votos, cabos eleitorais da ex-coligação roseanista estavam pagando transporte para jovens pobres com mais de 16 anos tirarem a carteira profissional.

A Justiça Eleitoral acabara de decidir que o eleitor poderia votar apenas com um documento com foto – a carteira profissional, entre outros. “No Maranhão, cabos eleitorais pagam o transporte para jovens de famílias de baixa renda tirarem a carteira de trabalho e ficarem aptos para a votação. A oferta pressupõe o compromisso de voto nos candidatos que bancam a viagem. A reportagem ouviu relatos dessa compra indireta de votos nos municípios de Cachoeira Grande e Morros”, informou a Folha.

Indícios de fraudes nas urnas biométricas

Alguns dias após a eleição, o ex-candidato ao governo, Flávio Dino (PC do B), segundo colocado no pleito, com 856.402 votos (29,49%), comunicou ao MPE “possível irregularidade” em Paço do Lumiar e Raposa, onde foram usadas urnas biométricas. O MPE apura o caso. Usadas em 60 cidades, as urnas biométricas identificam eleitores por impressão digital. Um estudo da área jurídica da ex-coligação de Dino (“Muda Maranhão”) apontou que as urnas de Raposa e Paço do Lumiar, mesmo sob sistema biométrico, foram provavelmente “emprenhadas”.

O índice de abstenções baixíssimo (6,56% e 7,48%) destoa não só da taxa maranhense (23,9%) como da de outros municípios onde o sistema foi testado (entre 10% e 12% de abstenção). E ainda: nos dois municípios, autorizaram que 2.991 eleitores (6,3% do total) depositassem seu voto mesmo sem terem suas digitais reconhecidas. Roseana Sarney venceu em Paço, com 52,38% dos votos válidos, e em Raposa, com 51,71%.

Oswaldo Viviani

Unknown
16 mil fazem provas de seleção para curso gratuito

Cursos de qualificação gratuitos oferecidos pelo Prominp oferecem 634 vagas para o Maranhão.

SÃO LUÍS - Mais de 16 mil pessoas participaram, ontem, do processo seletivo para os cursos de qualificação gratuitos oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), em São Luís. Houve candidatos que não puderam fazer as provas por não apresentarem o cartão de identificação ou por terem chegado atrasados ao local de realização dos testes.

De acordo com a estudante Regina Soeiro Martins, 19 anos, muitas pessoas não foram informadas do local com antecedência. “A gente ligava para lá e eles não sabiam responder. Na internet, o site não funcionava direito. Sem falar que é um absurdo impedirem a gente de fazer a prova sem apresentar o cartão de identificação que não chegou em nossas casas. Não bastava ter o nome na lista e a gente apresentar nosso documento?”, questionou a candidata.

Segundo a coordenação do seletivo, o gabarito oficial da prova estará disponível para consulta a partir de hoje, no site da Prominp, no endereço www.prominp.com.br. Já a lista dos aprovados será divulgada no Diário Oficial e no site do programa no dia 18 de novembro.

Vagas

Em todo o Brasil, estão sendo oferecidas mais de 28 mil vagas em cursos de níveis básico, médio, técnico e superior, voltados para o setor do petróleo e gás. O Maranhão foi contemplado, inicialmente, com a oferta de 634 vagas. Até 2016, deverão ser qualificados 26 mil profissionais em todo o Estado para atender a demanda de emprego que será gerada com a instalação da Refinaria Premium I da Petrobras, em Bacabeira.

Das ofertadas para o Maranhão, todas inicialmente para São Luís, 208 são para áreas de nível básico (encanador industrial e pintor); 336 para nível médio (eletricista força e controle, eletricista montador, topógrafo, assistente de logística e profissional de suprimento); além de 90 vagas para profissionais de nível superior (engenheiro de campo, engenheiro elétrico/instrumentação e engenheiro de planejamento).

A participação nos cursos não garante emprego aos alunos. O objetivo é melhorar a qualificação dos profissionais que serão, eventualmente, aproveitados pelas empresas privadas fornecedoras de bens e serviços do setor de petróleo e gás natural. Mas aqueles candidatos aprovados que estiverem desempregados durante o curso receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 300 (cursos de nível básico), R$ 600 (níveis médio e técnico) e R$ 900 (nível superior).

O Estado

Unknown
NOTA:

Venho através do presente, informar a todos que o evento Cultural do I FESTIVAL DE MÚSICA DE AÇAILÂNDIA 2010, previsto para acontecer nos dias 30 de outubro, 06 e 13 de novembro no municipio de Açailândia na quadra da SEDEL foi adiado.

Por falta de apoio não será possível a realização do mesmo este ano. Mais iremos sem duvida continuar com o nosso trabalho cultural no municipio e nunca irei descansar enquanto não vermos a cultura sendo valorizada e respeitada como realmente mereci.

A cultura é um direito de todos nós, por isso vamos a luta, por através dos movimentos culturais podemos mudar mentes humanas, idéias e costumes da sociedade. Podemos transformar o cidadão.

Grato

Carlos Cristiano Coelho de Sousa

Informações:

Blog do Carlos Cristiano

carloscristianoarcafm87@hotmail.com

99-9155-2606

Unknown
Mortes por cólera no Haiti passam de 200 e doença chega à capital

Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou hoje (24) os cinco primeiros casos de cólera registrados na capital do Haiti, Porto Príncipe. Mais de 200 pessoas já morreram em decorrência do surto da doença no país e 2.674 estão sob suspeita de infecção.

Segundo a ONU, as cinco vítimas foram levadas ao hospital depois de adoecer em Artibonite, ao norte da capital, e estão em isolamento, já que autoridades temem que o número de mortos possa se multiplicar drasticamente caso a doença chegue aos acampamentos improvisados para a população após o terremoto de janeiro. Até o momento foram confirmadas 208 mortes, sendo 194 no primeiro levantamento e 14 no último. As informações são da BBC Brasil.

As regiões mais atingidas são Douin, Marchand Dessalines e os arredores de Saint-Marc, a cerca de 100 quilômetros de Porto Príncipe. No entanto, vários casos já foram registrados na cidade de Gonaives e em vilarejos próximos à capital, entre eles Archaei, Limbe e Mirebalais.

O terremoto que sacudiu o país em 12 de janeiro deste ano deixou cerca de 1,5 milhão de pessoas sem teto e matou cerca de 250 mil. Até hoje, milhares vivem nos acampamentos, sem saneamento básico e com acesso limitado à água potável. Uma das hipóteses é que o surto de cólera foi provocado pelo consumo de água contaminada do Rio Artibonite.

Da Agência Brasil

Edição: Graça Adjuto

Unknown
Concursos com inscrições abertas nesta segunda somam 20 mil vagas

Há cargos para todos os níveis de escolaridade.
Salário chega a R$ 21.766,15 no TRT de Rondônia e do Acre.

Pelo menos 79 concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (25) e reúnem 20.087 vagas para todos os níveis de escolaridade. O salário chega a R$ 21.766,15 no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre).

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Nesta segunda, 13 órgãos abrem inscrições: Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo, Prefeitura de Barra do O

uro (TO), Prefeitura de Caraguatatuba (SP), Prefeitura de Cosmópolis (SP), Prefeitura de Diamantina (MG), Prefeitura de Itu (SP), Prefeitura de Parnamirim (RN), Prefeitura de Pilõezinhos (PB), Prefeitura de Pium (TO), Prefeitura de São José de Ubá (RJ), Prefeitura de Simões Filho (BA) e Prefeitura de Sorocaba (SP).

Instituição/Órgão

Prazo

Vagas

Salário máximo

Escolaridade

Local de trabalho

Edital

Câmara de Barra Mansa (RJ)

05/11/10

31

R$ 1,8 mil

todos os níveis

Barra Mansa (RJ)

veja edital

Câmara de Buritis (MG)

12/11/10

10

R$ 1.250

todos os níveis

Buritis (MG)

veja edital

Câmara de Jaú (SP)

08/11/10

8

R$ 1.898,82

nível médio e superior

Jaú (SP)

veja edital

Câmara de Rio Grande da Serra (SP)

25/10/10

18

R$ 2.080

todos os níveis

Rio Grande da Serra (SP)

veja edital

Câmara de São João da Barra (RJ)

05/11/10

11

R$ 2.600,00

nível médio e superior

São João da Barra (RJ)

veja edital

Cemig Telecomunicações

10/11/10

38

R$ 2.335,49

nível médio e superior

Belo Horizonte

veja edital

Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

02/11/10

150

R$ 13.264,77

nível médio e superior

São Paulo e Rio de Janeiro

veja edital

Companhia Águas de Joinville (SC)

05/11/10

14 e formação de cadastro

R$ 4.335,00

nível médio, técnico e superior

Joinville (SC)

veja edital

Conselho Federal de Educação Física

19/11/10

2 e cadastro

R$ 2.016,28

todos os níveis

Rio de Janeiro

veja edital

Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas

17/11/10

94

R$ 1.369,31

todos os níveis

Manaus

veja edital

Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco

30/10/10

24 e cadastro

R$ 3.074,81

nível médio, técnico e superior

Pernambuco

veja edital

Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo

19/11/10

38 e cadastro

R$ 3.755,77

nível médio e superior

Araçatuba, Araraquara, Avaré, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Fernandópolis, Franca, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo

veja edital

Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal

12/11/10

12 e cadastro

R$ 4.127,37

nível médio e superior

Brasília

veja edital

Conselho Regional de Medicina do Pará

29/10/10

135

R$ 2.833,83

todos os níveis

Altamira, Belém, Castanhal, Marabá e Santarém

veja edital

Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná

19/11/10

4

R$ 4.348,11

todos os níveis

Paraná

veja edital

Defensoria Pública do Estado da Bahia

28/10/10

50

R$ 12.803,31

nível superior em direito

Bahia

veja edital

Defensoria Pública de Tocantins

11/11/10

375

R$ 3,3 mil

nível médio e superior

Brasília, Araguaína, Araguatins, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Tocantinópolis

veja edital

Departamento de Água e Esgoto de Bauru (SP)

15/11/10

3

R$ 2.036,33

nível superior

Bauru (SP)

veja edital

Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte

07/11/10

285

R$ 2.337,31

nível médio e superior

Rio Grande do Norte

veja edital

Fundação de Apoio à Escola Técnica

17/11/10

1.148

R$ 2.681,09

nível médio e superior

Rio de Janeiro

veja edital

Fundação Casa (1)

29/10/10

719

R$ 1.255,59

nível médio

estado de São Paulo

veja edital

Fundação Casa (2)

17/11/10

468

R$ 2.918,09

todos os níveis

São Paulo

veja edital

Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (Fepagro)

04/11/10

183

R$ 5.129,85

todos os níveis

Rio Grande do Sul

veja edital

Fundação Hospitalar do Município de Varginha - Hospital Bom Pastor

27/10/10

38

R$ 4.049,39

nível médio e superior

Varginha (MG)

veja edital

Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ) (1)

29/10/10

265

R$ 1.454,42

nível médio e superior

Niterói (RJ)

veja edital

Fundação Municipal de Educação de Niterói (RJ) (2)

29/10//10

245

R$ 1.164,39

todos os níveis

Niterói (RJ)

veja edital

Fundação Universidade de Brasília

25/10/10

146

R$ 2.989,33

nível médio/técnico e superior

Brasília

veja edital

Governo da Bahia

05/11/10

3,2 mil

R$ 858,32

nível superior

Bahia

veja edital

Governo de Pernambuco

03/11/10

82

R$ 3.748,50

nível superior

Pernambuco

veja edital

Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Espírito Santo

15/11/10

266

R$ 3.912,48

nível médio-técnico e superior

Espírito Santo

veja edital

Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (PR)

07/11/10

3 e formação de cadastro

R$ 1.447,95

nível médio

Foz do Iguaçu (PR)

veja edital

Marinha Mercante

12/11/10

30

não informado

nível superior

Rio de Janeiro (RJ)

veja edital

Ministério Público do Rio Grande do Sul (2)

09/11/10

19

R$ 4.925,01

nível médio

Rio Grande do Sul

veja edital

Ministério Público de Santa Catarina

27/10/10

29

R$ 17 mil

nível superior em direito

Santa Catarina

veja edital

Polícia Civil de Santa Catarina

29/10/10

613

R$ 1.813,53

nível superior em qualquer área e em psicologia

Santa Catarina

veja edital

Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

05/11/10

75

não informado

nível médio

Mato Grosso

veja edital

Polícia Militar de Santa Catarina

29/10/10

1.858

R$ 2.435,51

nível superior

Santa Catarina

veja edital

Prefeitura de Acaraú (CE)

21/11/10

175

R$ 10,8 mil

todos os níveis

Acaraú (CE)

veja edital

Prefeitura de Araguaína (TO)

07/11/10

150

R$ 1.506,16

nível médio e superior

Araguaína (TO)

veja edital

Prefeitura de Araraquara (SP)

09/11/10

44

R$ 3.213

todos os níveis

Araraquara (SP)

veja edital

Prefeitura de Barra do Ouro (TO)

25/11/10

157

R$ 5.800

todos os níveis

Barra do Ouro (TO)

veja edital

Prefeitura de Barbacena (MG)

17/11/10

413

R$ 3.242,40

todos os níveis

Barbacena (MG)

veja edital

Prefeitura de Cajamar (SP)

28/10/10

110

R$ 3.233,36

todos os níveis

Cajamar (SP)

veja edital

Prefeitura de Campestre (MG)

19/11/10

242

R$ 1.800

todos os níveis

Campestre (MG)

veja edital

Prefeitura de Campinas (SP)

28/10/10

318

R$ 5.089,40

nível superior em medicina

Campinas (SP)

veja edital

Prefeitura de Caraguatatuba (SP)

08/11/10

784

R$ 2.104,91

todos os níveis

Caraguatatuba (SP)

veja edital

Prefeitura de Cosmópolis (SP)

28/10/10 e de 03/11/10 a 05/11/10

17

R$ 5.052,43

todos os níveis

Cosmópolis (SP)

veja edital

Prefeitura de Diamantina (MG)

08/11/10

12

R$ 512

nível fundamental

Diamantina (MG)

veja edital

Prefeitura de Embu (SP)

05/11/10

116

R$ 8.710,40

nível médio e superior

Embu (SP)

veja edital

Prefeitura de Francisco Beltrão (PR)

05/11/10

117

R$ 7.479,55

todos os níveis

Francisco Beltrão (PR)

veja edital

Prefeitura de Grão Mogol (MG)

12/11/10

274

R$ 8.900

todos os níveis

Grão Mogol (MG)

veja edital

Prefeitura de Guaxupé (MG)

10/11/10

129

R$ 8.302,50

todos os níveis

Guaxupé (MG)

veja edital

Prefeitura de Ilha Comprida (SP)

10/11/10

48

R$ 5.920

todos os níveis

Ilha Comprida (SP)

veja edital

Prefeitura de Itanhaém (SP)

05/11/10

297

R$ 999

nível médio

Itanhaém (SP)

veja edital

Prefeitura de Itatiba (SP)

05/11/10

88

R$ 2.908,01

todos os níveis

Itatiba (SP)

veja edital

Prefeitura de Itu (SP)

03/11/10

32

R$ 1.254,26

nível superior

Itu (SP)

veja edital

Prefeitura de Leme (SP)

07/11/10

127

R$ 6.200,00

todos os níveis

Leme (SP)

veja edital

Prefeitura de Lima Duarte (MG)

19/11/10

185

R$ 2.112

todos os níveis

Lima Duarte (MG)

veja edital

Prefeitura de Mesquita (RJ)

07/11/10

313

R$ 1.395,70

todos os níveis

Mesquita (RJ)

veja edital

Prefeitura de Nossa Senhora da Glória (SE)

31/10/10

110

R$ 510

nível fundamental e médio

Nossa Senhora da Glória (SE)

veja edital

Prefeitura de Nova Era (MG)

10/11/10

182

R$ 6.500,00

todos os níveis

Nova Era (MG)

veja edital

Prefeitura de Paço do Lumiar (MA)

29/10/10

947

R$ 1.700,00

todos os níveis

Paço do Lumiar (MA)

veja edital

Prefeitura de Parnamirim (RN)

29/10/10

285

R$ 510

nível médio

Parnamirim (RN)

veja edital

Prefeitura de Pilõezinhos (PB)

26/11/10

54

R$ 910

todos os níveis

Pilõezinhos (PB)

veja edital

Prefeitura de Pium (TO)

25/11/10

223

R$ 5.000

todos os níveis

Pium (TO)

veja edital

Prefeitura de Santana do Araguaia (PA)

30/10/10

487

R$ 12 mil

todos os níveis

Santana do Araguaia (PA)

veja edital

Prefeitura de Santo André (SP)

28/10/10

100

R$ 1.036,07

nível médio

Santo André (SP)

veja edital

Prefeitura de São José (SC)

25/10/10

77

R$ 2.484,10

níveis fundamental, médio e superior

São José (SC)

veja edital

Prefeitura de São José de Ubá (RJ)

17/11/10

104

R$ 2.800

todos os níveis

São José de Ubá (RJ)

veja edital

Prefeitura de Simões Filho (BA)

29/10/10

288

R$ 6.000

todos os níveis

Simões Filho (BA)

veja edital

Prefeitura de Sorocaba (SP)

25/11/10

107

R$ 2.426,62

todos os níveis

Sorocaba (SP)

veja edital

Prefeitura de Tatuí (SP)

15/11/10

105

R$ 2.783,96

todos os níveis

Tatuí (SP)

veja edital

Prefeitura de Uberlândia (MG)

26/10/10

1.821

R$ 1.397,47

todos os níveis

Uberlândia (MG)

veja edital

Procuradoria Geral do Estado de Santa Catarina

11/11/10

15

não informado

nível superior em direito

Santa Catarina

veja edital

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

29/10/10

92

R$ 21 mil

nível superior em direito

Distrito Federal

veja edital

Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (Santa Catarina)

09/11/10

13

R$ 6.611,39

nível médio e superior

Santa Catarina

veja edital

Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (Rondônia e Acre)

28/10/10

10

R$ 21.766,15

nível superior em direito

Rondônia e Acre

veja edital

Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (Rio Grande do Norte)

26/10/10

53 e cadastro

R$ 6.611,39

nível médio e superior

Rio Grande do Norte

veja edital

Universidade Federal do Rio de Janeiro

11/11/10

177

R$ 2.989,24

nível médio e superior

Rio de Janeiro

veja edital

Do G1, em São Paulo

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.