Mulher é presa por agressão a idosa em Coelho Neto

As denúncias partiram dos próprios vizinhos, que fizeram imagens e mostraram à polícia.
COELHO NETO – Em Coelho Neto, imagens mostram uma idosa sendo agredida pela própria irmã. Segundo as primeiras informações, foram sete anos de muita violência. As denúncias partiram dos próprios vizinhos.
Veja, ao lado, na reportagem de Josué Nogueira e José Mendes.
As imagens cedidas pela polícia foram feitas pelos vizinhos. As cenas são fortes. Em uma das imagens, a idosa está sentada em um banco tomando banho. O balde com água é jogado com toda a força no rosto dela. Depois vem os puxões de cabelo, com tanta força que a aposentada bate a cabeça na parede.
Depois, vêm os tapas nas costas. Puxões. A força é tão grande que a idosa cai no chão. Na hora de vestir a roupa, outra tortura. Tapas e puxões e mais uma vez ela é derrubada.
Outra cena é feita durante uma das refeições. A colher é empurrada com toda força na boca da idosa, que não tem tempo nem para engolir o alimento.
A acusada de toda essa violência é a própria irmã, Maria das Neves Silva, de 52 anos, com quem a idosa vivia há sete anos. Ela está presa na delegacia de Coelho Neto. Se diz inocente que nunca agrediu a irmã.
Maria das Neves está presa desde o dia 18. A prisão foi dela foi decretada depois do vídeo amador e das denúncias dos vizinhos. A violência contra a idosa foi tão grande que chocou até os policiais.
A aposentada de 83 anos que sofria de maus tratos esta morando em um abrigo provisório de Coelho Neto. Ela fala pouco, quase não anda. Ainda se recupera dos sete anos de agressões sofridas pela própria irmã.
Imirante, com informações da TV Mirant

Unknown terça-feira, 30 de novembro de 2010
VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE, RIO E AÇAILÂNDIA!

Não dá prá fugir da realidade: o assunto do momento em Açailândia é o Rio de Janeiro, e o confronto Estado versus bandidagem organizada! O Rio é um símbolo nacional, com o Cristo Redentor, o “bondinho” do Corcovado, Ipanema e Copacabana, sol e mar, carnaval, o Maracanã e o futebol, paixão brasileira! O Rio é uma paixão brasileira, daí o interesse e a preocupação com o que lá aconteceu!

Mas o importante é que uma luz acendeu-se no final do túnel, e possamos todos e todas, aqui em Açailândia, aprender com aquilo tudo, que não fiquemos só como meros espectadores/as!
 

*"Hoje nós temos a certeza de que quando o Estado quer ele pode"(Coronel Mario Sergio Duarte, comandante geral da PM carioca).

O Estado/governos (federal,estadual,municipal) têm a obrigação de prevenir e combater a violência e a segurança, assegurando a Vida e a integridade dos brasileiros e das brasileiras

Não podemos mais aceitar argumentos de que “segurança pública é questão do estado e da união, que tem as policias, o poder judiciário...”. “Segurança Pública” é política pública, e o município também tem suas obrigações e responsabilidades, entre elas, por exemplo, o Conselho de Segurança Pública.

Além disso, “Política Pública de Segurança” implica em articulação, integração, mobilização de ações e serviços em outras áreas “afins”, entre elas educação, saúde, assistência social, trabalho/emprego/geração de renda.
 

Não adianta apenas mais polícia, mais armas, mais veículos, mais equipamentos!

Se o Estado/governos falham ou se omite com sua necessária presença nas comunidades (com escolas, postos de saúde, assistência social, cultura-arte- esporte-lazer,habitação, saneamento, infra-estrutura e transporte, comunicação, etc., etc.) a bandidagem, o crime (des) organizado vai tomar conta, como tomou conta da Vila Cruzeiro, do Complexo do Alemão, de boa parte do Rio de Janeiro!

Daí, como não preveniu, vai ter que remediar, como foi no Rio, e deu no que deu!

Em Açailândia, se o Estado/governos (puxado pelo municipal, que as coisas acontecem é aqui, no município,e não em São Luís ou Brasília...) quiser, por exemplo, certamente pode acabar com a nossa “Cracolândia” ( o Casqueiro histórico...), propiciando Cidadania e Dignidade a milhares de moradores/as daquela infeliz e degradada parte central/antiga da cidade...

Ou encarar a violência que corre solta em muitos assentamentos, esquecidos e desprezados pelo poder público...

• Um dia ele ia ter que pagar"(Ivanildo Dias de Trindade, que entregou o filho Carlos Augusto à polícia).

A questão da Impunidade. O crime desorganizado se organiza vitaminado pela Impunidade, pela certeza da bandidagem de que o crime vale a pena.

Essa certeza da bandidagem é vitaminada sobretudo pela ineficiência, pelo descaso e pela corrupção do Estado/governos, que não cumpre seu dever institucional de monitorar, fiscalizar, reprimir, responsabilizar, responsabilizar! A lei no Brasil está virando piada, chacota!

O desrespeito à lei e à ordem pública é descaradamente visível e sensível nas ruas, em qualquer ponto da cidade e do país: na pirataria e contrabando das bancas de ambulantes e camelos pelo Brasil afora; condutores/as que não estão nem aí para Código de Trânsito; bebedores/as que pisoteiam e cospem na “lei seca”; poluidores/as sonoras que tripudiam do sossego público; tudo isso também é bandidagem explícita, de uma turma criminosa muito bem organizada, que acabam interferindo e influenciando para pior e para o mal, a vida na sociedade!

Em Açailândia, é estarrecedor o arrepio à lei ( e bota lei nisso), e a autoridade pública a quem cabe fazer cumprir a lei, nem aí, que cada um cuide si, é o que se constata!

Veja-se, por exemplo, a Exploração Sexual de Adolescentes, verdadeira indústria e comércio, que movimenta bom quinhão da economia local, nas mãos de uma rede muito bem azeitada, “junta e misturada” com tráfico de drogas, de pessoas, e muitos outros crimes “conexos”...

A Impunidade, em todas as áreas de mau-feitos, precisa ser severamente combatida, sob pena de energizar a tal ponto a bandidagem de todo calibre que logo Açailândia vai ter que montar uma hiper-operação policial-militar para dar conta, como no Rio!

*Os Direitos Humanos só podem ser verdadeiramente garantidos se houver Ordem e Segurança Pública. (Gov.Sergio Cabral, Rio)

Finalizando este desabafo, a frase do Governador do Rio de Janeiro. A Vida é inegavelmente nosso bem maior, e nosso principal Direito. Vida em plenitude, com Dignidade Humana e Social, e isso quem precisa assegurar no dia a dia e a cada um e cada uma, é Estado/governos.

Afinal, modernamente eles existem em razão disso: cuidar da Vida em Sociedade, em comunidades, assegurar que o Direitos inerentes e indiscutíveis ao ser humano e á Cidadania sejam efetivamente cumpridos.

Enfim, Açailândia pode aprender, e muito, com o que acontece(u) no Rio!

Unknown
Novas eleições podem acontecer em 05 estados

As eleições terminaram em outubro, mas há um terceiro turno à vista em pelo menos cinco estados. Recém-eleitos ou reeleitos, governadores podem iniciar o mandato a partir de 1º de janeiro já com processos de cassação por irregularidades durante a campanha. Vencedores nas urnas, Roseana Sarney (PMDB-MA), Marcelo Déda (PT-SE), Tião Viana (PT-AC), Omar Aziz (PMN-AM) e Silval Barbosa (PMDB-MT) são investigados pela Polícia Federal ou pelo Ministério Público por um leque de acusações que vão de abuso de poder econômico e político até a compra de votos e captação de recursos.

governadores eleitos em 2006, três foram retirados dos mandatos pela Justiça, depois de serem condenados por irregularidades durante as eleições: Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Marcelo Miranda (PMDB-TO) e Jackson Lago (PDT-MA). Agora, pelo menos dois futuros governadores já têm processos abertos nos tribunais regionais estaduais e outros três são investigados, dois com denúncias consideradas graves.

Eleito no segundo turno, Barbosa foi acusado pela coligação rival, com a concordância do MP, de compra de votos durante um congresso religioso. No evento, que reuniu 2 mil pessoas em Cuiabá em 22 de agosto, o governador reeleito teria pedido votos aos fiéis o que configuraria “captação ilícita (de votos) por recebimento de propaganda paga por fonte vedada.” O processo, que corre no TRE-MT, estava na pauta de julgamento na quinta-feira, mas acabou adiado. Deve ser retomado pelos ministros durante a semana.

O outro eleito com processo já aberto, Déda, teria cometido crime de abuso de poder político ao oferecer almoço de lançamento da candidatura para 300 pessoas na residência oficial do Sergipe. O encontro teria sido custeado com verbas públicas, e servidores e secretários de Estados teriam trabalhado no evento. Por meio de sua assessoria, o governador reeleito alegou que o almoço foi um evento político e que não infringiu qualquer artigo da legislação eleitoral. Caso seja condenado, ele pode ter pagar R$ 60 mil de multa.

Nova eleição
Pela legislação eleitoral, a lista atual dos possíveis cassáveis coloca o risco de novas eleições no Amazonas, Maranhão, Sergipe e Acre, locais em que os futuros governadores venceram o pleito no primeiro turno. Caso sejam condenados, a maioria dos votos seria anulada, o que forçaria uma nova sessão de votações.
Fonte: Correio Braziliense - Plenário, A Notícia Agora

Unknown segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Recomeçar

Não importa onde você parou,
em que momento da vida você cansou,
o que importa é que sempre é possível
e necessário "Recomeçar".
 
Recomeçar é dar uma nova
 
chance a si mesmo.
É renovar as esperanças na vida
e o mais importante:
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado.

Chorou muito?
Foi limpeza da alma.

Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os outros.

Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora.

Pois é!
Agora é hora de iniciar,
de pensar na luz,
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado, diferente?
Um novo curso,
ou aquele velho desejo de apender a pintar,
desenhar,
dominar o computador,
ou qualquer outra coisa?

Olha quanto desafio.
Quanta coisa nova nesse mundão
de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho?
Besteira!
Tem tanta gente que você afastou
com o seu "período de isolamento",
tem tanta gente esperando apenas um
sorriso teu para "chegar" perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza nem
nós mesmos nos suportamos.
Ficamos horríveis.
O mau humor vai comendo nosso fígado,
até a boca ficar amarga.

Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar
novos desafios.

Onde você quer chegar?
Ir alto.
Sonhe alto,
queira o melhor do melhor,
queira coisas boas para a vida.
pensamentos assim trazem para nós
aquilo que desejamos.

Se pensarmos pequeno,
coisas pequenas teremos.

Já se desejarmos fortemente o melhor
e principalmente lutarmos pelo melhor,
o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da Faxina Mental.

Joga fora tudo que te prende ao passado,
ao mundinho de coisas tristes,
fotos,
peças de roupa,
papel de bala,
ingressos de cinema,
bilhetes de viagens,
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados.
Jogue tudo fora.
Mas, principalmente,
esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida,
para um novo amor.

Lembre-se somos apaixonáveis,
somos sempre capazes de amar
muitas e muitas vezes.
Afinal de contas,
nós somos o "Amor".

Unknown
Uema divulga lista de convocados para 2ª etapa do Paes 2011

Clique aqui e confira as listas de convocados por local de prova.


SÃO LUÍS - A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), divulgou, nesta sexta-feira (26), a lista de candidatos convocados para a 2ª etapa Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2011.
Confira abaixo a lista por local de prova.

Com informações da Uema.

Unknown
O suborno na comunicação de Açailândia


Ética, é um termo muito usado na teoria e pouca utilizada na pratica. Ética e Comunicação é pra andarem juntos, pois a ética e a comunicação tem o mesmo objetivo. Em Açailândia se falando de ética é impossível falar de comunicação, pois ambas não fazem parte do mesmo contexto.

A comunicação comprada é um problema sério e em Açailândia a COMUNICAÇÃO está precisando de socorro. Vale apena lembrar que o estado precisa melhorar e muito, pois os grandes meios de comunicações do Estado também estão nas mãos de políticos que tentam através de seus meios de comunicações são usados para esconder a corrupção, as mentiras, e assim seguem enganando as pessoas que não tem um conhecimento amplo, por esse motivo acabam sendo enganados com mentiras.       

Cada um dos “veiculo de comunicação” diz o seu preço. É uma pouca vergonha que ninguém agüenta mais. E ainda tem pessoas que batem no peito co muito orgulho se achando o cara.

Se não tem ÉTICA é impossível ter uma imprensa de qualidade com bons profissionais e que atenda o anseio da sociedade. Afinal a ética faz parte de qualquer profissional, seja qual for à área profissional.

O que será de nossos filhos e filhas ouvindo as asneiras que é falada, escrita e televisada por nossos meios de comunicação. É público e notório que a mídia açailandensa é comprada para não dizerem nada, ao contrario do que é o papel da mídia, do comunicador, falarem com responsabilidade, respeito e ÉTICA. Bom o papel do comunicador é falar dos problemas e das soluções de cada problema para a sociedade. Aqui a mídia e os comunicadores são pagos para nada disso falarem.

Falar de profissional na comunicação de Açailândia é até piada, poucos são esses que merecem o nosso respeito e admiração pelo seu trabalho. Pouco mais ainda existe.

Estamos no século XXI e a comunicação de Açailândia ainda não acordou para a realidade, ainda vivem no século XVI.  Há décadas a nossa comunicação vem perdendo a credibilidade diante da sociedade e ganhando créditos e mais créditos junto ao poder público.

Embora estejamos no século XXI onde as coisas estão mais modernas em Açailândia ao invés de nos adaptarmos com as novas regras éticas, continuamos na mesmice de sempre.  

Para que seja vinculada uma matéria de interesse da sociedade é preciso PAGAR e bem se não, não é vinculada. Agora para falar que o Prefeito não estar fazendo nada.   Isso é o que mais saem nos meios de comunicação comprados pelo Prefeito.

Vamos voltar a falar sobre ÉTICA, diante de toda essa situação ainda precisa falar que a comunicação de Açailândia NÃO TEM ÉTICA HÁ DECADAS.

O que é pior para se trabalhar em uma emissora de TV, Rádio ou até mesmo escrever para um Jornal não precisa você ter nenhuma qualificação na área. Nessas horas nos faz lembrar para que serve o Ministério Público. 
Eita Açailândia que tudo pode!

Em Açailândia 99% dos meios de comunicação estão nas mãos de políticos, ou seja, são omissos, aos pedimos serviços da prefeitura e do governo do Estado. Cada meio de comunicação recebi por mês uma contribuição contratual altíssima para encobrir os mal feitos do executivo.

Assim o “povo fica a mercê dessa mídia pobre e decadente de Açailândia. 

É importante salientarmos que existem também aqueles que estão na comunicação, mas que se chegarem a sair do rádio só conseguem outro serviço em uma outra emissora de limpa chão ‘’Nilton Cesar’’, considerado como o pior comunicador de Açailândia, ganha até de Horlando Menezes.

Jornal do Maranhão/Portalma são os piores meios de comunicação existente em Açailândia atualmente, se que poderia até mudar o nome para jornal das prefeituras.

É preciso que alguém faça alguma coisa.

Lista dos que praticam ética:

· Walber Diniz
· Rair Silva
· Toinha Castro
· Josinal Smaille
· Jasiel Alves



Unknown
De volta ao ar o site do vereador Canela

Açailândia – Já está de volta ao ar com força total o SITE do vereador Canela, www.canelaneles.com.br, o site estava fora do ar para manutenção no sistema e reparos técnicos. Depois de quase 3 meses volta com muitas informações, sobre políticas, policias de diversas outras áreas que venha interessar a sociedade.

O site tem mais de 1 ano e meio fala principalmente da atuação Parlamentar do mesmo, os Requerimentos e as indicações aprovadas nas Sessões da Câmara Municipal de Açailândia.

Aproveitem para participarem do Orkut e do Msn do vereador Canela:

Carlos Cristiano

Unknown sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Flávio Dino sobre convite de Roseana: “Estou pronto a um diálogo; pauta: apuração de denúncias de corrupção e os 72 hospitais”

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB) reagiu com ironia ao recado enviado pela governadora Roseana Sarney de que “queria assim que puder conversar com ele”. A declaração emitida por Roseana aconteceu ontem (25), durante conversa com alguns jornalistas no Palácio dos Leões.
“Estou pronto a um diálogo com a governadora Roseana Sarney. Primeiro ponto de pauta: apuração de denúncias de corrupção e os 72 hospitais”, respondeu Flávio Dino em sua página no twitter.
O deputado cobra, em sua resposta, os 72 hospitais prometidos por Roseana na campanha eleitoral que seriam, de acordo com ela, concluídos até o final do ano. Faltam 35 dias para o prazo de entrega.
Flávio Dino disse ainda que vai propor a instituição de um Prêmio de Jornalismo para a melhor reportagem sobre os 72 novos hospitais do Maranhão.
“Enquanto alguns querem reduzir a política maranhense a fuxicos, quero debater assuntos sérios e de interesse do povo”, afirmou o comunista.

Unknown
PNAD: 64,6% dos maranhenses estão à beira da fome

O Maranhão mais uma vez vai sair na frente quando o assunto é pobreza. Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios – PNAD, que será divulgada no próximo dia 26, revelará que 64,6% da população maranhense vive o risco de passar fome.
O PNAD sobre segurança alimentar (2004/2009) diz que enquanto Santa Catarina, 85,2% estão dentro da faixa de segurança alimentar, no Maranhão esse “privilégio” se limita a 35,4%; metade da média nacional que é de 69,8%.
Para não dizer que onde não come um, não comem dois, o nosso vizinho estado do Piauí divide o mesmo prato, e são os dois únicos estados nos quais menos de 50% de famílias tem a garantia do que comer todos os dias.
Enquanto isso, parafraseando a coruja do compositor Josias Sobrinho, o povo piava no galho, com a fome espetada no olho…
Blog do Garrone

Unknown quinta-feira, 25 de novembro de 2010
Aluno do IFMA lança livro sobre a cidade de Bom Jesus das Selvas

Para entender como foi ocupada a região pré-amazônica maranhense, o aluno do curso de licenciatura em Biologia do Campus Buriticupu, Isaías Neres Aguiar, publicou o livro “História e aspectos gerais: do povoado KM 100 ao município de Bom Jesus das Selvas”.

De linguagem fácil e com significativo valor histórico e documental, a publicação narra a saga do lavrador Manoel Neco, que partiu com sua família, na década de 1970, em busca de terras para o desenvolvimento da agricultura na região do Vale do Pindaré.

Além desse livro, o autor já escreveu: “Um projeto de Deus num projeto de colonização: As Assembleias de Deus em Buriticupu” e “Buriticupu: suas histórias e características gerais”.

No último sábado, 20, o estudante Isaías Neres recebeu o título de cidadão buriticupuense da Câmara Municipal de Vereadores de Buriticupu.

Unknown
Casal que vazou Enem tem 20 anos de magistério, diz secretária de Educação

Professores de Remanso (BA) foram indiciados pela Polícia Federal.
Segundo o MEC, filho do casal deve ser eliminado do exame.

O casal indiciado pela Polícia Federal por ter vazado informações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem cerca de 20 anos de magistério, segundo a secretária da Educação de Remanso, na Bahia, Veroneide de Brito Almeida.

"Ele já tem uns 20 anos de magistério e ela também", disse a secretária.
Os dois são professores concursados da rede municipal desde 2004, mas atuam na rede há mais tempo, de acordo com a secretária. O professor também trabalha na rede estadual.

As investigações da PF foram encerradas na terça-feira (23). O inquérito já foi encaminhado à Justiça Federal. A professora e o marido foram indiciados por violação de sigilo funcional, de forma qualificada. Se confirmada a culpa, eles podem ser condenados a até seis anos de prisão.
De acordo com Veroneide, o professor indiciado está afastado de suas funções na rede municipal por ter um cargo no sindicato do município. Já a professora dá aulas a turmas da 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano) do ensino fundamental. O professor dá aulas de química e física para o ensino médio na rede estadual.

Veroneide disse conhecer o casal e afirmou estar surpresa com o caso. “Estou estarrecida como educadora. Temos uma profissão que devemos zelar por ela. Não dá para entender a atitude. O município não pode concordar com uma coisa dessa. Temos que tomar as providências legais”, afirmou.

A Secretaria Estadual de Educação afirmou que o professor continuará trabalhando normalmente. De acordo com a secretaria, ele trabalha sob contrato por tempo determinado desde 2009 na rede. O contrato tem vigência de dois anos.
Procurado por telefone, o casal não foi encontrado pela reportagem.

Vazamento

Segundo nota divulgada pela PF, em 7 de novembro, segundo dia de provas do Enem, a professora, que estava aplicando a prova, teve acesso a um texto de apoio da redação, depois que abriu um caderno de provas destinado a deficientes visuais. De acordo com a polícia, em depoimento, ela contou que, cerca de duas horas antes do início do exame, ligou para a casa de sua sogra, falou com o marido e passou o tema – "O trabalho e a escravidão" – que havia lido.
O marido, então, teria feito uma pesquisa na internet e avisado o filho, que estava em Petrolina (PE). O candidato consultou professores que estavam no local de prova, pergutando como escrever sobre o assunto.

O caso foi denunciado por um professor que conversou com o filho do casal. Mais de dez pessoas foram ouvidas pela polícia durante os dez dias de investigações. Também foram realizadas perícias e houve quebra do sigilo telefônico dos supostos envolvidos.

Segundo a PF, o tema passado pela professora fazia parte apenas de um dos textos que poderiam servir de base para os estudantes. O tema efetivo da redação era "O trabalho na construção da dignidade humana".

O Ministério da Educação (MEC) disse que o filho do casal deve ser eliminado. Para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia ligada ao MEC que organiza a prova, o sigilo da redação foi mantido, porque o candidato teve acesso a apenas um dos textos de apoio e não houve vazamento do tema principal.

Outros problemas

Esse não foi o único problema referente à aplicação da prova do Enem neste ano. Logo após as provas do primeiro dia, no sábado, dia 6, os alunos reclamaram de um erro de impressão na folha de respostas e também de confusão no caderno de provas amarelo.

Na folha de respostas, os cabeçalhos indicando as áreas de estudo foram trocados e alguns estudantes se confundiram ao preencher o gabarito. O Ministério da Educação abriu um espaço, na internet, para que eles pedissem a correção invertida.

Em relação à prova amarela, o ministério admitiu que parte dos cadernos tinha questões repetidas, faltantes e até páginas da prova branca. Os alunos que não trocaram os cadernos com problemas devem fazer uma nova prova, em 15 de dezembro. De acordo com nota oficial divulgada na terça-feira, foram identificados pelo menos 2.817 inscritos nessa situação.

Do G1, em São Paulo

Unknown quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Garota que namorava escondida é espancada pelos pais e morre em SP

Pai foi preso e mãe, internada em hospital em estado grave.

Uma adolescente de 15 anos morreu na madrugada desta quarta-feira (24) após ser espancada pelos pais em Cafelândia, a 412 km de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, a garota foi agredida porque namorava escondida da família.

Na noite de terça (23), ainda de acordo com a polícia, os pais da garota a viram com um rapaz em uma praça da cidade. Ao chegar em casa, a jovem levou golpes de cinta e chutes; um dos pontapés atingiu sua cabeça.

Terminada a agressão, a família foi dormir. Os pais acordaram no meio da madrugada e encontraram a jovem tremendo e passando mal. Ela foi levada a um hospital em Lins, também no interior do estado. Por conta do grave estado de saúde, foi transferida para um centro médico em Bauru, onde morreu.

O corpo da adolescente foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) de Bauru. Um laudo irá precisar a exata causa de sua morte. O pai foi preso e a mãe, internada em um hospital em estado de choque.

Do G1 SP, com informações da TV Tem

Unknown
Três cartórios são investigados pela PF

Segundo apuração do jornal O Estado, mais 25 cartórios estão sob a mira da Polícia Federal.

SÃO LUÍS - De cinco cartórios que tiveram os titulares afastados pelo Judiciário estadual, a Polícia Federal (PF) investiga três deles: Barreirinhas, Timbiras e Montes Altos. Além dessas serventias, a PF investiga o cartório do ofício único de Santa Rita e a Central da Justiça (antiga Central de Registros) em São Luís.
O Estado apurou que há cerca de 25 cartórios sob a mira da Polícia Federal e da Corregedoria Geral de Justiça, que há oito meses apura irregularidades e fraudes cartorárias no Maranhão. Tanto o superintendente da PF, Fernando Segóvia, quanto o corregedor-geral de Justiça, Antonio Guerreiro Júnior, mantêm o caso sob sigilo.
Fraudes em certidões de nascimento para requisição de títulos eleitorais, benefícios previdenciários junto ao INSS e registros e contratos imobiliários falsos são as irregularidades mais comuns encontradas nos cartórios do Maranhão.
Já foram afastados, neste ano, os cartorários de Barreirinhas, Timbiras, Montes Altos, Brejo e Anapurus, estes dois últimos na semana passada. Segundo o corregedor Guerreiro Júnior, foram encontradas irregularidades graves nessas serventias. “É cedo para conjecturas. Não posso determinar a extensão da fraude, há quanto tempo perdura e os prováveis implicados. É a Polícia Federal quem vai responder a essas questões. Vamos aguardar a apuração dos federais”, afirmou Guerreiro Junior.
A Polícia Federal chegou primeiro em Barreirinhas, seguiu de lá para Timbiras, depois Santa Rita, São Luís e Montes Altos. A juíza da Comarca de Montes Altos, Ana Lucrécia Reis, requereu à Corregedoria de Justiça uma inspeção minuciosa na serventia extrajudicial.
O desembargador Guerreiro Júnior atendeu ao pedido da magistrada, como também estendeu a correição a dezenas de cartórios. Mas, antes, o corregedor pediu à PF que acompanhe as investigações. “Caso necessário, vou determinar correições a número bem maior de serventias. Provavelmente, outros registradores serão afastados. Já pedi à PF que faça as investigações”, contou o corregedor. Dados da Corregedoria revelam que há 237 serventias extrajudiciais instaladas no Maranhão.
Irregularidades
O titular do cartório de Montes Altos, Antônio Gomes de Souza Neto, foi afastado depois que foram descobertos registros imobiliários indevidos, livros sem lançamentos e outros sem a assinatura dos responsáveis pelos registros lançados. O Ministério Público Estadual foi oficiado dos fatos.
Em relação ao registro civil, havia lançamentos de crianças com até 1 ano de idade sem o devido número da declaração de nascido vivo emitido pela unidade de saúde. Os livros de registro de óbitos apresentavam irregularidades, como lavratura de óbito fora do prazo e sem a devida autorização judicial.
Na serventia extrajudicial de 1º Ofício de Barreirinhas, a auditagem em livros revelou que o serventuário não completava os atos notariais, não mantinha os livros obrigatórios de registro de imóveis no cartório e não informava a CGJ e o INSS a respeito da alienação onerosa de imóveis rurais na região dos Atins.
Sobre o registrador pesam mais acusações, como cancelar escrituras públicas sob investigação administrativa. A tabeliã da serventia extrajudicial de Anajatuba, Alice Ribeiro Brito, passou a responder pelo cartório de Barreirinhas.
Em Santa Rita, a corregedoria detectou fraude em certidão e contratos imobiliários apresentados ao cartório do Ofício Único de Santa Rita. Os selos apostos na certidão foram emitidos em fevereiro deste ano, quando começaram a ser usados pelo Fundo Especial de Reaparelhamento do Judiciário (FERJ), enquanto o documento é datado de 16 de dezembro de 2009.
Em contrato de venda do imóvel constam selos de reconhecimento de firma – deveriam ser de atos gerais – e com procedência no cartório do 4º Ofício de Notas de São Luís.
Itevaldo Júnior/ O Estado

Unknown
João Lisboa: MP requer interdição de delegacia do município

Os promotores de Justiça da Comarca de João Lisboa, Tarcísio José Sousa Bonfim e Maria José Lopes Corrêa, protocolaram uma Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão na qual pedem a imediata interdição e reforma da Delegacia de Polícia de João Lisboa. De acordo com os promotores, a delegacia não apresenta condições mínimas de segurança e salubridade. Comprovam a tese laudos do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, além das diversas fugas ocorridas, inclusive de presos de alta periculosidade.
A delegacia não dispõe de local adequado para banho de sol, sendo completamente fechada, com exceção das aberturas das grades frontais. Com isso, o calor é insuportável à partir das 10h, somando-se ao mau cheiro e à umidade. A fossa existente não atende à demanda de descarga e fica, constantemente, entupida.
Não existem, também, compartimentos adequados para mulheres e adolescentes e nem lugar apropriado ou quantitativo de funcionários suficiente para acompanhar as visitas aos presos. Além disso, as instalações elétricas não oferecem qualquer segurança.
As celas também têm sérios problemas: não há ventilação adequada nem espaço para a realização de necessidades fisiológicas. Com a interdição da CCPJ de Imperatriz e da Delegacia de Polícia de Davinópolis, o problema da superlotação foi agravado, tendo a delegacia, atualmente, 46 presos em apenas três celas pequenas.
TAC
Antes da Ação Civil Pública, o Ministério Público tentou, por diversas vezes, encontrar soluções extra-judiciais para o problema. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado e, logo depois, houve a notícia de que a Secretaria de Estado da Segurança Pública faria a reforma da delegacia. Em diligência determinada pela promotoria, foi constatado que a obra teve início em outubro de 2009 e tinha previsão de término para março de 2010, o que não aconteceu.
Seis meses após a previsão de conclusão da obra, servidores do MPMA realizaram uma nova vistoria, constatando que a obra estava paralisada e inacabada. Além disso, os serviços realizados não atendiam aos padrões mínimos de qualidade e segurança determinados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Liminar
Os promotores de Justiça requerem que os custodiados na Delegacia de Polícia de João Lisboa sejam removidos para outras delegacias, preferencialmente de municípios próximos e que não sejam aceitos novos presos até que o Estado conclua, em 90 dias, a reforma na delegacia, em especial na carceragem, garantindo as condições mínimas de segurança e salubridade (respeitando as normas da ABNT).
Deverão ser construídos compartimentos separados para primários, reincidentes e mulheres, além da destinação de uma área apropriada para banho de sol e recebimento de visitas. O Ministério Público também requer a destinação de agentes com treinamento adequado para exercerem a função de carcereiros.
Os serviços de atendimento da delegacia deverão ter continuidade, visando não prejudicar a continuidade dos serviços oferecidos à população de João Lisboa. Em caso de não cumprimento das medidas, o MP requer a imposição de multa diária no valor de R$ 5 mil. (Da Ascom / MP-MA)

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.