Você ainda pode votar nos melhores da comunicação 2010 de Açailândia

Olá amigos você ainda pode votar em nossas enquetes e escolher os melhores do ano de 2010.


Com o seu voto você estará nos ajudando a escolhermos os melhores profissionais da imprensa local e os melhores meios de comunicação local.
Conto com o seu voto.

Um forte abraço a todos e votos de um um excelente 2011.

Carlos Cristiano

Unknown sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
José Reinaldo diz que processo pedindo a cassação de Roseana “não é nada simples e está muito bem documentado”

No último dia 21, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) ingressou no na Justiça com pedido de cassação do mandato da governadora reeleita, Roseana Sarney (PMDB).

No Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) de Roseana protocolado no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), José Reinaldo acusa a filha do senador José Sarney de abuso de poder econômico e político, ao utilizar-se da máquina pública para celebrar centenas de convênios nos meses que antecederam as eleições, como distribuir bens através de programas sociais não previstos em lei, fazer publicidade pessoal nas campanhas do governo e de realizar gastos de campanha não contabilizados, caracterizado pelo socialista como Caixa 2.
Em artigo publicado na edição desta quarta-feira (29) no Jornal Pequeno, José Reinaldo comenta a ação e dá detalhes das supostas irregularidades cometidas na campanha de Roseana. De acordo com Reinaldo, o processo não é nada simples e está muito bem documentado. “A leitura do documento estarrece qualquer um”, revela o ex-governador.
Acompanhe abaixo trecho do artigo publicado por José Reinaldo.
“…Nenhum comentário foi feito pelo jornal da oligarquia sobre a ação de RCED – Recurso Contra Expedição de Diploma – da Governadora Roseana Sarney. Mas o processo não é nada simples e está muito bem documentado. A ação é um trabalho de um grande advogado maranhense, Rodrigo Lago, do escritório Abdon Marinho Advogados Associados S/C. E é dividida em diversos capítulos entre os quais – A Farra dos Convênios; As Transferências Fundo a Fundo (uma total aberração, proibida pela legislação, modo que usaram para transferir milhões para municípios com intuito eleitoreiro e sem divulgação); Distribuição de Bens Para Programas Não Previstos em Lei inclusive em período eleitoral; Publicidade Pessoal Vedada, inclusive no período eleitoral; Contratações e Gastos de Campanha a Destempo e Não Contabilizados, Caixa 2.
Estamos falando de valores imensos e distribuídos de maneira concentrada no mês e no dia da Convenção de Roseana Sarney. A leitura do documento estarrece qualquer um. Vejamos um trecho do arrazoado de Rodrigo:
“Embora em situação fática bem diferente, o voto do Ministro Eros Roberto Grau, no RCED 671 (exatamente o processo que levou à cassação do Governador Jackson Lago, eleito em 2006, e determinou a posse da primeira recorrida no cargo) é elucidativo:
Quanto às hipóteses em que resultaram configurados o abuso do poder político e econômico mediante a prática de condutas vedadas — “Caso Códó” e “Caso PRODIM” — transcrevo trecho do parecer do Ministério Público Eleitoral, no que concerne à análise da potencialidade para interferir no resultado do pleito (fls. 10.115-10.118): “Está claro, portanto, que os convênios liberados no ano da eleição tinham o propósito de beneficiar e fortalecer as candidaturas dos recorridos, como bem demonstra a documentação juntada aos autos pelo Anexo 11, fls. 838 e seguintes. Isso ocorreu inclusive em pleno período vedado, sem que nenhuma das hipóteses ressalvadas no 9 10, art. 73, estivesse presente, como calamidade pública, estado de emergência, ou programas sociais autorizados e já em execução orçamentária no exercício anterior. Salta aos olhos, portanto, a violação não só à norma indicada, mas também ao inciso VI, alínea la’, da Lei das Eleições.
As proibições constantes do art. 73 da Lei 9.504/97 objetivam não só evitar o uso da máquina da Administração Pública em campanha eleitoral, contrariando os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade (art. 37 da CRFB), como permitir a igualdade entre os candidatos (art. 5° da CRFB). Apurada a infração, há de ser imposta a sanção correspondente, não importando quem seja o candidato, se o próprio governante ou aquele por ele lançado e apoiado.
A candidata Roseana, vencedora no primeiro escrutínio, terminou perdendo a eleição devido ao volume imenso de convênios e transferências implementadas no período vedado. Ela não obteve apoio político, mantendo praticamente inalterada sua votação, que antes era de 1.283.053 votos e passou para apenas 1.295.745 no segundo turno. Os candidatos vitoriosos, por sua vez, obtiveram 1.393.647votos, o que não chega a constituir grande diferença. Os próprios recorridos reconhecem, em suas alegações finais, a existência de transferências no montante de R$ 280.045.128,81. Também afirmam que os convênios foram celebrados com 156 municípios do Estado. Não se pode argumentar, em face disso, com a ausência de potencialidade da conduta. Pelo montante de transferências de recursos financeiros e o número elevado de convênios, pode-se afirmar com segurança que houve também abuso do poder econômico e de autoridade, sendo certos a quebra da legitimidade da eleição e o desequilíbrio da disputa. Quando caracterizado o abuso do poder econômico ou de autoridade, não se faz necessária a demonstração aritmética dos efeitos do abuso. Basta a probabilidade de comprometimento da normalidade e equilíbrio da disputa para que o diploma seja cassado.”…
Está tudo lá. Agora veremos, às claras, se na justiça, o que vale para uns não vale para outros.
E, assim mesmo, ganhou por 0,08%!!!”
 blog do John Cutrin

Unknown
Ministro de Lula define Sarney como um “oligarca no Maranhão”

É de um insuspeito aliado de José Sarney uma das melhores definições já dadas ao último ‘coronel’ da política brasileira. Foi no programa do jornalista Kenedy Alencar, veiculado na Rede TV, no último domingo.

Solicitado a dar respostas curtas a algumas perguntas finais, o ministro Franklin Martins, da Comunicação Social de Lula, disse sobre Sarney: “é um oligarca no Maranhão, um democrata no Brasil e um estadista no mundo”. Não sem deixar escapar um sorriso irônico a indicar que o conceito puro e acabado de Sarney estava na primeira definição.
Tem razão Franklin Martins. O que melhor define mesmo Sarney é o fato de ser o último oligarca da política brasileira e ainda exercendo o seu poder aqui no Maranhão, muito embora defenestrado desta terra desde 1990.
Franklin Martins, habilmente, disse aquilo que o Brasil acha de Sarney, mas para evitar a reação do senador pelo Amapá, tratou logo de classificá-lo de ‘democrata’ e ‘estadista’.
O fato revela o quanto é irônico que Sarney obtenha exatamente do seu mando oligárquico a senha para ingressar nas salas dos democratas e estadistas. Sarney se serviu do Maranhão como ninguém na história, dele tirou todo o proveito, e a ele herdou o estágio atual: o dos piores indicadores sociais do Brasil. (Informe JP)
Blog do John Cutrin

Unknown
Radio clube sobre nova direção

Açailândia - Acabou a novela da radio clube 98,1 de Açailândia, neste momento o proprietário da emissora o prefeito Chico do radio, esta nas instalações da emissora onde comunicou a Rafael Telles filho do ex arrendatário que a partir de hoje a radio já esta sobre nova direção.

A peleja pelo controle da emissora foi intenso os principais concorrentes foram os pré candidatos a prefeito, Pastor Cavalcante, Dr Sérgio Vieira, Juscelino oliveira, Gleide Santos. Alem de Bebeto o ex arrendatário, O impasse foi aumento no valor do aluguel que passaria dos 15 mil para 25 mil, o que tirou a maioria dos concorrentes do páreo ate que hoje teve um ganhador.

Chico chegou acompanhado do blogueiro Wilton Lima que já assumiu o comando da radio e devera comandar SEM CENSURA a programação com uma nova grade a partir de janeiro, Wilton lima já trabalhou na emissora e após vários anos volta para comandar a radio que tem a maior audiência da cidade, juntamente com Wilton veio também um publicitário de são Luis Fabrício que é sobrinho do vereador Juscelino Oliveira, e proprietário de uma promissora agencia de marketing na capital.

Blog Folha de Cuxa

Unknown
Flávio Dino diz que não tem vergonha das suas derrotas eleitorais

O deputado federal Flávio Dino (PCdoB) usou nesta quinta-feira (30) sua página no twitter para fazer um balanço das suas atividades políticas em 2010. Na oportunidade, o parlamentar aproveitou para agradecer a votação que obteve para o governo do Estado e fez uma análise das duas últimas eleições em que disputou.
Para o parlamentar, o ano de 2010 foi o ano de uma bela e emocionante batalha no Maranhão. “Agradeço aos que caminharam comigo. Que 2011 seja ainda melhor para todos”, disse.
Com o mandato de deputado que finda no dia 31 de janeiro, Flávio Dino comentou o resultado das últimas eleições em que participou, onde foi derrotado pelo tucano João Castelo para a Prefeitura de São Luís e por Roseana Sarney para o governo do Maranhão.
“Não tenho vergonha das minhas derrotas eleitorais. Teria vergonha se tivesse traído compromissos ou cedido aos interesses pessoais. Ou seja, é melhor estar do lado certo e “perder” do que mergulhar no mar da incoerência e “vencer”. Por isso, sou feliz com o ano de 2010”, declarou Flávio.
Veja acima as declarações de Flávio postadas no twitter.
blog do John Cutrin

Unknown
MORREU NOSSA ETERNA PROFESSORA CARMEN MARCHESINI

Lembro-me de quando ela foi nossa professora de Sociologia no Isabel Cafeteira, antigamente conhecido como CESGMICAP - Centro de Ensino de Segundo Grau Maria Isabel Cafeteira Afonso Pereira. Foi nos primeiros anos em que a disciplina de Sociologia passou a ser obrigatória no ensino Médio em todo o Brasil. 

Estava no segundo ano do antigo segundo grau, fazendo o curso de formação geral, que preparava para o vestibular. Além desse curso, ainda tinha o curso de Magistério e Contabilidade, onde também a professora Carmen Marchesini trabalhou como professora. 

Na nossa turma, de aproximadamente 25 alunos, ela tinha o hábito de chamar carinhosamente os homens de cheiroso e as mulheres de cheirosa. Recordo que todos nós daquela turma fomos impactados pela sua forma de trabalhar em sala de atual, pois era uma exímia professora. Sempre querendo ajudar.

Estávamos vindo de um primeiro ano meio apático sem saber o que iríamos ser quando terminássemos a escola. Ele nos levou a refletirmos sobre isso e nos motivou a buscar aquilo que almejávamos.

Ela quase me reprovou no segundo ano, devido não ter conseguido desenvolver a minha tarefa dada por ela em sala de aula. A turma foi dividia em equipes de cinco pessoas e cada uma ficou com um tema para ser desenvolvido no período de prova. Eu fiquei sendo o líder do meu grupo e nossa tarefa era fazer uma apresentação expositiva da história do nosso município.

Só que naquele tempo só quem tinha algo sobre a história de Açailândia era o escritor Evangelista Mota, a professora Carmen nos indicou ele, porém, quando chegamos no seu posto de trabalho ele não nos deu a informação e pediu para aguardarmos o lançamento do livro. 

Resultado, nós não conseguimos. Ela deu nota cinco para cada membro da equipe e fomos para a famosa recuperação. Foi onde eu e meus colegas nos salvamos.

Parece que tudo isso foi ontem. Lembro de sua voz sempre marcante e do seu sorriso que sempre conseguia transmitir alegria a todos nós.
Valeu professora Carmen! Descanse em Paz!

Blog Jornal língua grande

Unknown quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
Prefeitura de Açailândia lança edital seletivo para Professores-Supervisor

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza PROCESSO SELETIVO destinado a selecionar candidatos para serem contratados, em caráter temporário, para a vacância de 86 vagas para o cargo de: Professor da Educação Básica zona urbana e zona rural e para o cargo de Supervisor Escolar 01 vaga na zona rural, período das inscrições de 03 a 07 de janeiro de 2011 no prédio da Escola Municipal Roseana Sarney, situado a Rua Marly Sarney, S/N, centro, no horário das 08 às 17hs. O edital encontre-se disponível (baixe aqui), Escola Municipal Roseana Sarney e Câmara Municipal de Açailândia, sob a coordenação da L.J. Assessoria Consultoria e Planejamento Administrativo LTDA-ME, inscrita no CNPJ: 07.605.373/0001-35, situada à Praça da Matriz nº 10, Edifício São Filipe, sala 203 e 204, Bairro São Francisco, cep; 65076-680 São Luis - MA.



Blog rei dos bastidores

Unknown
Posse da nova diretoria da Câmara municipal de vereadores

Por determinação do senhor presidente da Câmara Municipal de Açailândia, vereador Hélio Santos, comunica à imprensa que a posse da Mesa Diretora da Casa, para o biênio 2011/2012, dar-se conforme segue:
Data: Dia 01 de janeiro de 2011 

Horário: 00h10
Local: Câmara Municipal de Açailândia (sala de reuniões dos vereadores)
Ats.:
Wener Moraes - Assessor

Unknown
Gil Cutrim será empossado Prefeito de Ribamar nesta quinta

Ele substituirá o prefeito Luís Fernando Silva, que passará a comandar a Casa Civil do governo.
SÃO LUÍS - A Mesa Diretora da Câmara Municipal de São José de Ribamar, em sessão solene nesta quinta-feira (30), empossará no cargo de prefeito do município o advogado Gilliano Fred Nascimento Cutrim, mais conhecido no meio político como Gil Cutrim (PMDB).
Gil Cutrim assume no lugar do prefeito Luis Fernando Silva (DEM), que, a partir do dia 1º de janeiro, comandará a Casa Civil do governo Roseana Sarney (PMDB).
Durante a sessão solene, Luis Fernando entregará aos membros da Mesa Diretora seu pedido de renúncia. Em seguida, ele transferirá o cargo a Gil Cutrim.
Considerado como um dos melhores gestores públicos do Maranhão e do Brasil, Luis Fernando foi eleito prefeito de São José de Ribamar em 2004. Ao longo do seu primeiro mandato, transformou a realidade do município e do seu povo executando mais de 400 obras – a maioria absoluta com recursos próprios da Prefeitura -- em todos os setores da administração pública.
Em 2008, disputou a reeleição tendo Gil Cutrim como companheiro de chapa. Gil, é importante destacar, representou a juventude de São José de Ribamar. Contando com uma aprovação popular que ultrapassa a casa dos 80%, a dupla Luis Fernando e Gil Cutrim reuniu em torno de si o maior grupo político já registrado na história do município.
Só para se ter uma idéia, a chapa Luis Fernando/Gil Cutrim foi reeleita com 98% dos votos válidos, segundo informações fornecidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/Ma).
De 2008 até 2010, Luis Fernando manteve o ritmo acelerado de trabalho, desenvolvendo importantes ações e projetos e inaugurando centenas de novas obras.
Em julho deste ano, Luis Fernando licenciou-se do cargo de prefeito para coordenar a campanha vitoriosa à reeleição da governadora Roseana Sarney. Durante três meses, Gil Cutrim governo interinamente a cidade e a sua gestão foi bastante elogiada pelo povo e pela classe política ribamarense.
Fonte: Assessoria Prefeitura de Ribamar

Unknown
Acidente na BR222 em frente ao posto estrela

Açailândia – Mais um acidente acontece na BR222 nas proximidades do Posto Estrela. Desta vez a imprudência não fez nenhuma vitima fatal, ouve apenas danos nos dois veículos.


O acidente aconteceu por volta das 13h de hoje, envolveu um Caminhão Chevrolet de cor Branca e de placa MVL – 4422 de Tocantinopólis-GO, o outro veiculo envolvido foi um Fiesta  de cor de cor Cinza e de placa NMU – 9444 de Açailândia – MA.

O Chevrolet estava adentrando na pista sentido Centro da cidade quando vinha o Fiesta na mesma mão que o Caminhão estava utilizando quando bateu no eixo traseiro do caminhão, os proprietários dos dois veículos envolvidos não se feriram gravemente, o motorista do Fiesta, senhor Francisco Luis Ferreira com um corte no dedo da mão esquerda, já com o senhor Eliezio Siqueira Silva não ouve ferimento.   
  
A colisão foi tão forte que deslocou o eixo traseiro do caminhão e o Fiesta ficou com a dianteira totalmente destruída. O Fiesta ao colidir com o Chevrolet voltou e ficou com uma distancia de 40 metros de distancio do local do acontecido.

Carlos Cristiano/canelaneles.com.br

Unknown quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
Açailândia vai ganhar um novo Jornal em 2011 diz blog


Açailândia – Mais um blog surgiu em Açailândia, este realmente tem a cara de Açailândia. O blog de o Jornal Agora pretende inovar o meio de comunicação escrita na região. No perfil do blog diz que em fevereiro de 2011 será lançado no municipio um Jornal que leva o nome do blog “JORNAL AGORA”, ao blog e ao jornal desejamos votos de muito sucesso.

Ética, seriedade, responsabilidade social serão os requisitos de o Jornal Agora. Segundo o blog, o Jornal irá trabalhar nos municípios vizinhos, que são eles, Itinga-Ma, Bom Jesus das Selvas, São Pedro da Água Branca, Cinelândia, Vila Nova dos Martírios e São Francisco do Brejão alem do municipio de Açailândia que irá sedia o jornal.


Unknown
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis abre concurso

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Maranhão (CRECI-20ª REGIÃO- www.creci-ma.org.br), torna pública a abertura das inscrições e realização da Processo Seletivo para contratação de colaboradores para o Quadro Permanente do CRECI-MA e formação de Cadastro de Reserva. A Seleção Pública será executado pela CONGERPLAN - Maranhão, Consultoria, Gerência e Planejamento S/C Ltda.
Será admitida inscrição via internet, no endereço eletrônico www.quadrix.org.br, no período de 16 de dezembro de 2010 a 13 de janeiro de 2011, ou de forma presencial, na Praça Benedito Leite, Ed. Do Colégio Centro Caixeiral, Sala 06, Térreo, São Luís.

A Taxa de Inscrição para os cargos de nível Fundamental será de R$ 30, e para os cargos de nível Médio será de R$ 45, devendo ser pago em qualquer rede bancária, no horário de expediente bancário, até a data do vencimento, com o boleto bancário impresso (não será aceito pagamento por meio de depósito em conta ou agendamento).

O Documento de Confirmação de Inscrição estará disponível via internet no portal eletrônico da empresaorganizadora do processo a partir do dia 07 de fevereiro de 2011 a 13 de fevereiro de 2011.

Dos Cargos:

   - Nível Médio: Agente Fiscal, Digitador, Agente Administrativo;
   - Nível Fundamental: Vigia, Auxiliar de serviços Gerais.
Das Provas:
Será realizada prova objetiva composta de questões de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas para escolha de uma única resposta correta, em grau de dificuldade compatível com o nível de escolaridade mínimo exigido e o conteúdo programático.

A prova de conhecimentos terá duração de 03h30 e seu horário e local de realização serão divulgados no período de confirmação de Inscrição. A data prevista para realização das Provas Objetivas é 13 de fevereiro de 2011.
O prazo de validade do Processo Seletivo é de 2 anos, a contar da data de publicação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério do CRECI-MA.

Unknown
Prefeitura de Gonçalves Dias oferece 26 vagas em concurso

A Prefeitura Municipal de Gonçalves Dias abre inscrições para o concurso público para provimento de cargos no âmbito da Administração Pública Municipal.

Serão ofertadas 26 vagas para diversos cargos de nível médio e superior, com carga horária de 20 à 40h semanais e remuneração variada entre R$ 510 a R$ 3.060.

As inscrições serão realizadas no período de 20 de dezembro de 2010 a 30 de dezembro de 2010, no horário das 08h30 às 11h30 e de 14h30 às 17h. A
 inscrição será efetuada, de forma presencial, na Prefeitura Municipal de Gonçalves Dias, localizada na Praça João Afonso Cardoso, 404, Centro, Gonçalves Dias.

Para fazer a inscrição pela internet, no endereço www.consep-pi.com.br, o candidato deve localizar a Ficha de Inscrição no link correspondente ao Concurso Público de Gonçalves Dias, no período das inscrições.

O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 21 para os cargos de nível Médio e R$ 22 para os cargos de nível Superior, devendo ser pago até a data do vencimento.

A prova objetiva está prevista para ser realizada dia 23 de Janeiro de 2011, a partir das 9h, na Cidade de Gonçalves Dias, com três horas de duração. Os respectivos locais das provas estarão disponibilizados a partir do dia 18 de Janeiro de 2011, onde foram feitas as inscrições e no portal eletrônico da
 empresaorganizadora do concurso público.

As provas poderão ser aplicadas em datas diferentes, dependo do numero de candidatos
 inscritos. A confirmação da data será divulgada no site da CONSEP até dia 14 de Janeiro de 2011.
O prazo de validade do concurso será de dois anos a contar da data de sua homologação, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

Unknown
Sobe para nove número de mortes por causa das chuvas em Minas Gerais

Entre as vítimas, estão duas crianças, de dois e cinco anos.
Em Ponte Nova, um idoso de 73 anos morreu.
Subiu para nove o número de mortes por causa das chuvas em Minas Gerais, de acordo com dados da Defesa Civil Estadual. Na madrugada desta quarta-feira (29), em Lajinha, na Zona da Mata mineira, três vítimas de dois, cinco e 35 anos foram soterradas. De acordo com o Corpo de Bombeiros em Manhuaçu, que atendeu à ocorrência, atrás da casa havia um barranco de 50 metros de largura por 30 metros de altura que se desprendeu de uma rocha e teria atingido o imóvel.

Em Ponte Nova, também na Zona da Mata, um idoso de 73 anos teve o quarto soterrado e morreu enquanto dormia. O corpo foi retirado dos escombros pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) da cidade. Até às 9h30 desta quarta-feira (29), a Defesa Civil Estadual ainda não havia sido notificada. Após esse procedimento, o número de mortes no estado por causa das chuvas pode chegar a dez.

Barbacena
Ainda na Zona da Mata, na noite desta terça-feira (28), uma mulher de 80 anos morreu após a queda de um muro de arrimo em Barbacena. Ainda segundo a Defesa Civil, no momento do acidente, duas senhoras, de 53 e 80 anos, e duas crianças, de dois e três anos, estavam na casa.

De acordo com a assessoria da Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, para onde os feridos foram levados, a menina de três anos está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave. Ela sofreu traumatismo craniano e precisou passar por uma cirurgia. Ainda segundo a assessoria, o quadro de saúde do menino de dois anos e da mulher de 53 anos é estável e eles não correm risco de morrer. Não há previsão de alta para nenhum dos pacientes, segundo informações do hospital.

Na noite desta segunda-feira (27), uma mulher morreu após desmoronamento de terra em Cataguases. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o corpo da vítima, de 31 anos, foi retirado com a ajuda de uma retro-escavadeira da prefeitura. Ainda de acordo com a corporação, outras duas pessoas foram resgatadas pela Polícia Militar (PM) e pela Defesa Civil Municipal.

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Ubá, que atendeu à ocorrência, uma das vítimas, uma mulher de 30 anos, ficou presa sob os destroços e foi resgatada. O marido dela conseguiu sair sem a ajuda do resgate.
Os bombeiros encaminharam os feridos para o Hospital de Pronto-Socorro de Cataguases. Segundo informações do hospital, o homem passou por exames e não precisou ser internado. A mulher permanece no hospital e não corre risco de morrer, de acordo com a equipe médica responsável. Não há previsão de alta.

 G1

Unknown
Os tucanos vendendo o Brasil

Terceirização faz parte da História dos Tucanos
Por um novo modelo econômico, do estado mínimo, em 12 de Abril de 1990, o presidente da República, o então conhecido por todos, Fernando Collor de Mello sanciona a Lei 8.301, criando assim o Plano Nacional de Desestatização, dando início ao maior programa de privatização do mundo e também o maior esquema de corrupção do mundo. Ainda em seu governo extinguiu a Siderurgia Brasileira S/A – SIDERBRAS, e logo em seguida desencadeou-se o loteamento das empresas atreladas a holding, entre elas a USIMINAS (na época uma das mais lucrativas), a Companhia Siderúrgica Nacional - CSN e tantas outras Ligadas a Mineração. Após o empeachment do então presidente da república Fernando Collor de Melo o processo continua com Itamar Franco que termina o loteamento do setor siderúrgico e da Embraer contando para isso com os ideais políticos do seu ministro da fazenda, o Sociólogo Fernando Henrique Cardoso.

Com o presidente Fernando Henrique Cardoso é criado através da Lei 9.491 em 09 de Setembro de 1997 o Programa Nacional de Desestatização, obedecendo assim ao Consenso de Washington ocorrido em Novembro de 1989 e que em 1990 torna-se a política oficial do Fundo Monetário Internacional – FMI. Eram o total de 10 as recomendações básicas que fomentaram o neoliberalismo e o fundamentalismo de livre mercado, entre elas estavam a Privatização das Estatais, a disciplina fiscal, a redução dos gastos públicos, a reforma tributária, os juros de mercado, o câmbio de mercado, a Abertura comercial, o investimento estrangeiro direto com eliminação de restrições, desregulamentação (flexibilização das leis econômicas e trabalhistas) e o direito a propriedade intelectual. 

O então presidente abraçou a recomendação de Desapropriação da Riqueza Brasileira, que, diga-se de passagem, construída com muito esforço por Getúlio Vargas, um Homem que pensava um Brasil para todos os Brasileiros, ao contrário de outros que pensam em um Brasil para meia dúzia de banqueiros e para fortalecimentos de suas oligarquias e grupos familiares dentro de algumas cidades brasileiras e também maranhenses. Um dos exemplos mais cruéis dessa terrível história patrocinada pelo PSDB, foi a venda da Companhia Vale do Rio Doce, por um preço camarada de 3,3 Bilhões, que hoje não corresponde sequer ao lucro divulgado no balanço trimestral. A Vale foi vendida sem levar em consideração a riqueza de suas jazidas. Hoje aqui no Maranhão já estamos pagando o preço dessa devassa criada no Governo Fernando Henrique Cardoso. Outro dia, aqui nessa casa legislativa, fizemos a leitura de um pedido de socorro das Siderúrgicas Instaladas no Pequiá porque a Vale a seu bel prazer elevou a patamares de mais de 100% a tonelada do minério, e nos sabemos muito bem quem são os grandes responsáveis por essas mazelas.

Aqui no Maranhão também não é diferente, temos exemplos assustadores dessa forma de Governar “é o Maranhão de Volta ao atraso”. O Banco do Estado do Maranhão foi vendido por 78 milhões para o Bradesco, mas poucos maranhenses sabem que antes disso a Governadora Roseana Saneou 333 Milhões nesse mesmo banco, dinheiro esse a juro de 6% ao ano para ser pago em trinta anos, ou seja, o estado ficou com o rombo em torno de 625 Milhões e mais de 500 bancários desempregados, o mais interessante ainda é que o Bradesco Maranhão alcançou um dos melhores resultados do setor bancário brasileiro, simplesmente todos os serviços do estado ficaram atrelados a esse banco por um bom tempo. Os Sarneys também entregaram a TELMA, a CEMAR (que já foi presidida por Fernando Sarney) deixando centenas de maranhenses desamparados, inclusive hoje em Açailândia nem existe O Plantão no horário da madrugada, isso é um absurdo...

Meus caros amigos que se fazem presentes nessa casa, apesar de tudo nada disso nos impressionam. Se fizermos um levantamento histórico veremos que muitos desses que estão sendo citados são figuras marcadas pelo acovardamento político e, enquanto muitos sofriam nos porretes e açoites da ditadura militar outros estavam na ARENA comandando juntamente com tantos outros a momento podre da nossa história “A Ditadura Militar”. O José Sarney, A Roseana Sarney, O Fernando Collor de Mello, Sarney Filho... todos esses estavam na ARENA. Precisamos nos alimentar um pouco da história política e dizer não para atitudes que tenham caráter de concessão de privilégios a uma minoria, formada por banqueiros, oligarquias e alguns parentes e chegados.  No enredo das privatizações o POVO dançou, levou a pior. Com o dinheiro arrecadado das privatizações, sendo que a maior parte era oriunda do BNDES, nada de concreto aconteceu para melhorar a vida de todos os brasileiros. Esse contexto histórico, os reflexos atuais, não deixa a menor dúvida de que as privatizações e concessões são extremamente prejudiciais.
Com o Governo Lula a coisa muda, diversas empresas foram retiradas do Plano nacional de desestatização, entre elas a Companhia Docas, que o governo anterior (Fernando Henrique) já estava pronto, quando resolveu extinguir a Empresa de Portos do Brasil S/A - PORTOBRAS. Outra empresa que estava com o pé na cova era a ELETROBRÁS e todas as suas subsidiárias entre elas Companhia Hidroelétrica São Francisco – CHESF, FURNAS e Outras.

Tenho absoluta certeza que se em 2002 o Brasil tivesse escolhido O José Serra ele teria dado um jeito de vender até a minha casa, pois a política partidária desse grupo é sempre a mesma: VENDER, VENDER E VENDER...

Outra certeza que tenho é de que muitos se arrependeram das escolhas ocorridas nas eleições presidenciais de 1990, 1994 e 1998. Esse país melhorou muito desde 2002, mas com muita convicção eu lhes afirmo que se em 1990 tivéssemos acertado o Brasil seria “de todos” a partir daquela época.

O Partido Socialista Brasileiro – PSB, o próprio PT e poucos outros sempre foram contra essa política medíocre e utópica da privataria. O meu voto é a favor do povo, o meu voto é a favor dos trabalhadores da rodoviária, o meu voto é a favor das famílias dos trabalhadores do matadouro e da Ródoviaria, o meu voto é a favor do do povo Açailandense e, por tanto digo NÂO a esse projeto de lei de tercerização da Rodoviaria e Matadouro.    

canelaneles.com.br

Unknown
Em 'despedida' de estado natal, Lula chora ao relembrar trajetória política



Presidente inaugurou Memorial Luiz Gonzaga em Pernambuco nesta terça.
'Eu não quero chorar mais do que já chorei', disse em evento com governador.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou nesta terça-feira (28) ao relembrar de sua trajetória política durante discurso em seu estado natal, Pernambuco. Com um discurso de improviso, Lula lembrou das derrotas nas eleições para a Presidência em 1989, 1994 e 1998. Foi o último discurso dele no estado na condição de presidente.

"Eu não quero chorar mais do que já chorei. Vocês sabem que uma coisa que eu admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja, e político chora para dentro, fica com vergonha, e fica engolindo lágrimas, quando deveria colocar lágrimas para fora", disse o presidente.
Segundo ele, só o "dedo de Deus" explica o fato de um retirante do interior de Pernambuco ter se tornado presidente da República. "Eu sou agradecido a Deus em primeiro lugar, porque se não fosse o dedo de Deus não era normal que um retirante de Caetés, que saiu do sertão para fugir da fome, se transformasse em presidente da República do Brasil. Isso só pode ter o dedo de Deus".
Eu não quero chorar mais do que já chorei. Vocês sabem que uma coisa que eu admiro no povo é que o povo chora para fora, o povo ‘cafunga’, lacrimeja, e político chora para dentro, fica com vergonha, e fica engolindo lágrimas, quando deveria colocar lágrimas para fora"

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Lula ainda lembrou que, no decorrer de suas campanhas políticas, ficou preocupado com a desconfiança do povo. "Nós não conseguimos tudo, mas nós conseguimos gostar de nós, conseguimos nos respeitar, aprendemos acreditar em nós, e quem acredita em si próprio nunca será derrotado."
"Eu lembro que um dia aqui, uma mulher falou que não ia votar em mim porque eu ia tirar tudo dela. O que eu ia tirar dessa mulher? Eu falei: 'Marisa, eu estou assustado, que eu fui num barraco de uma pessoa que não tinha nada, e ela tinha medo de mim'. E a Marisa me dizia: 'Não desiste que um dia você vai convencer', e isso aconteceu em 2002", disse.
"Tomei como decisão na falhar. Eu duvido que tenha tido um presidente da República que tenha trabalhado o tanto que eu trabalhei, que tenha viajado o tanto que eu viajei, que tenha cumprimentado as pessoas o tanto que eu cumprimentei. E não faço isso à toa porque eu quero sentir o pulsar do coração, da alma e da mente de cada mulher e de cada criança desse país. E foi com essa convicção que eu consegui governar o primeiro mandato depois de tantas coisas ruins que aconteceram e conseguimos chegar ao segundo mandato", disse.
Lula participou da cerimônia de inauguração do Memorial Luiz Gongaza, e recebeu das mãos do governador Eduardo Campos uma faixa em homenagem aos serviços prestados ao estado.
Em tom de brincadeira, Lula perguntou ao público se não poderia ser "pastor" ao terminar o mandato, no final desta semana. "Vocês não acham que eu poderia ser pastor depois de deixar a Presidência da República? Fazer sermão lá em Garanhuns?", indagou o presidente.

Obras
Em seu discurso, Lula lembrou de algumas obras realizadas no estado, como a construção da BR101. "Nem a Angela Merkel [primeira-ministra alemã] anda numa estrada tão bem tratada quanto a nossa 101", afirmou.
Também falou da obra de transposição do Rio São Francisco. "Eu nunca prometi obra. Eu sei que dom Pedro 2º queria fazer, ou 1º, uma coisa assim, mas não deixaram fazer. Pois bem, em 2012 a nossa companheira Dilma [Rousseff] vai inaugurar a transposição das águas do Rio São Francisco", afirmou.

Família Arraes
Ao lado do governador Eduardo Campos, Lula também "homenageou" o ex-governador Miguel Arraes. "Lembro da campanha de 1989, que só tinha um governador que começou me apoiando, que foi o governador Miguel Arraes, e quem estava ao lado dele era um menino, um neto, que estava predestinado a seguir o avô", disse. Campos é neto do ex-governador, morto em 2005.
"Eu lembro no avião, eu e o doutor Arraes, que ninguém é santo, tomando uma dosezinha, e ele me disse 'faça a rodovia ligando Pernambuco ao Ceará', e depois eu perdi, e depois eu ganhei. É uma pena que o doutor Arraes não esteja aqui para ver, mas ele está lá de cima olhando', declarou.
G1

Unknown
Instalação da comarca de São Pedro da Água Branca será apreciada pelo Pleno

O prefeito de São Pedro da Água Branca, Vanderlúcio Simão Ribeiro, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores daquele município, Francimar Vieira do Vale, solicitou ao presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon, a instalação da Comarca de São Pedro da Água Branca, criada pela Lei Complementar número 87, de 19 de julho de 2005.
Segundo Simão, o município de São Pedro da Água Branca é termo da Comarca de Imperatriz, que fica a mais 160 km de distância, o que dificulta o acesso ao Judiciário. “A medida será de grande importância para os habitantes da região que, em virtude da dificuldade de acesso, possui uma demanda reprimida”, explicou o prefeito, acrescentando que a Prefeitura local irá disponibilizar um prédio com toda a estrutura para o funcionamento do Fórum da Comarca.
O presidente do TJMA, Jamil Gedeon, garantiu que a instalação da Comarca de São Pedro da Água Branca – onde o TJMA já implantou, inclusive, a Serventia Extrajudicial – passará pela apreciação do Pleno do Tribunal logo no início do ano. “Temos interesse em atender o pleito, que entrará na pauta da primeira sessão administrativa de 2011, a realizar-se no dia 02 de fevereiro”, salientou Gedeon.
Além do prefeito e do presidente da Câmara Municipal de São Pedro da Água Branca, a reunião contou a presença dos vereadores daquele município, José Lima Silva, Gildeon Santos e Sinevaldo Oliveira, além dos secretários de Educação e Tributos, respectivamente, Ivan do Nascimento Torres e Jonatan Soares Carvalho.
(Ascom / TJMA)

Unknown terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Atendimento no Hospital Municipal piora a cada dia

Açailândia – Na manhã de hoje 28, dezenas de pessoas procuraram o Hospital Municipal de Açailândia, ao chegar ao HM tiveram que enfrentar uma enorme fila simplesmente para fazer uma ficha de atendimento, na fila as pessoas tinham que esperar mais de meia hora para serem atendidas, depois de feita a ficha tinham que esperar mais horas e horas para serem atendidas por um médico.

Por volta de 8hs da manhã ainda não tinha nenhum médico na unidade, aonde sabemos que um Hospital Com o SESP é necessário que tenha pelo menos um médico de plantão para atender a demanda de Açailândia e dos municípios vizinhos.

Não importava o estado do paciente e nem a idade, tinham que esperar da mesma forma que os em situações menos graves.

Ao chegar no Hospital era comum ver crianças e até mesmo adultos deitados nos bancos aguardando por atendimento.  

A constituição brasileira garante a todo brasileiro tenham acesso a Saúde. Em Açailândia isto não sai do papel. A atual administração é a pior na Historia do municipio principalmente na área da Saúde.  

Pacientes e pais revoltados clamavam por atendimento e melhoria na saúde. O péssimo atendimento pelos funcionários do Hospital é uma verdadeira vergonha para quem precisa dos serviços da Emergência do Hospital. O mau atendimento começa desde a recepção e vai até alguns médicos que atendem no Hospital.

Os serviços da Saúde no município andam de mal a pior há anos. Outro caso que revolta a comunidade é o fato de que no Hospital falta até remédios para aplicar nos pacientes da Emergência, a falta de atenção é outro fator que deixa sociedade indignada com esta situação.   
  

Unknown
Homem é preso por abusar menina na cidade de Cururupu

O autor do crime foi o coordenador de Esportes da cidade. Ele chegou a oferecer dinheiro para a criança.
SÃO LUÍS – O coordenador de Esportes da cidade de Cururupu, Manoel Rodrigues Costa, de 51 anos, conhecido pelo apelido de “Parabólica”, foi preso pela polícia. A prisão está relacionada a uma tentativa de estupro contra uma menina de 13 anos, no último domingo (26) naquela cidade.
De acordo com o delegado de Cururupu, Danilo Veras Gonçalves, o acusado tentou abusar sexualmente uma garota naquela cidade. Segundo a polícia, Manoel Rodrigues Costa teria atraído a menina para a casa onde morava para “dar mangas” para a vítima. No entanto, o acusado negou essa versão em depoimento à polícia.
- Ele confirmou que levou a menina para casa. Segundo ele, a menina é quem teria pedido para ir com ele – explicou o delegado, em conversa com o Portal Imirante.com.
Ao chegar ao local, o acusado levou a garota para a sala onde começou a molestá-la. O delegado disse à reportagem que Manoel Rodrigues Costa teria chegado a beijar e a acariciar o corpo da garota. No entanto, a menina recusou as carícias.
- Ele a beijou e passou a acariciá-la. Ele passou a mão nos seios e na vagina da menina. Mas ela resistiu, e ele não conseguiu consumir o ato. Ela chorou e pediu para ir embora – disse o delegado.
Sem conseguir manter relação sexual com a garota, Manoel Rodrigues Costa resolveu levá-la para dentro do carro. Ele tentou nova investida contra a menina, mas, novamente não conseguiu consumar o ato.
Em seguida, Manoel Rodrigues Costa liberou a menina. Ainda de acordo com a polícia, o acusado teria oferecido uma quantia em dinheiro para garota não contar o que havia acontecido. Ao chegar em casa, a menina contou o acontecido aos pais, que imediatamente acionaram a polícia.
- Ela chegou em casa nervosa e contou o acontecido para a mãe. O acusado chegou a oferecer dinheiro para a menina não contar nada, mas ela não aceitou. Manoel disse que foi a menina quem pediu este dinheiro para comprar uma sandália – falou Danilo Veras.
Os policiais prenderam Manoel Rodrigues Costa, que é natural do Espírito Santo, e o autuaram em flagrante por estupro contra vulnerável. Ele ficará na delegacia à disposição da Justiça.
Paulo de Tarso Jr./Imirante

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.