JUSTIÇA DE AÇAILÂNDIA PEDE O DESARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO DO “CASO DO MENINO DESAPARECIDO ELSON”

O Juiz de Direito da 2ª Vara de Açailândia-MA., André B.P. Santos, pediu à Procuradora-geral de Justiça do Estado, o “desarquivamento” do inquérito policial registro n.º 3379-78.2010.8.10.0022, que tratou do caso do desaparecimento do menino com deficiência, na época com nove anos de idade, ELSON MACHADO DA SILVA, desde 14 de dezembro de 2009,do Assentamento Planalto I.

O inquérito policial havia sido arquivado em outubro passado, pela Policia e pela Promotoria de Justiça. Dois homens, pai e filho, chegaram a passar presos por um mês, investigados por suspeita de assassinato, o que Policia nem Ministério Público conseguiram comprovar. Um casal, testemunha, teve que deixar o município, após receber proteção de emergência, do Centro de Direitos Humanos do Estado (que na época, meados de 2010, iniciava funcionamento com certa energia...), do Conselho Tutelar/CONTUA e do Município.

A família e a comunidade do Assentamento Planalto I, em peso, acreditam piamente na hipótese do assassinato.
Diante da fragilidade das investigações, atribuídas pela Policia à falta de estrutura, e a outros órgãos, que não era de sua competência (que a Polícia, bem ou mal, já estava investigando...) a família e a comunidade nunca desistiram de buscar respostas ao desaparecimento do menino, fato que abalou todo o Assentamento.

A Paróquia São João Batista, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o CDVDH/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos passaram a apoiar a família e a comunidade em suas buscas, o que resultou a inclusão do caso em várias pautas, culminando com a divulgação no programa “Fantástico” , da Rede Globo de Televisão, na noite de 30/01/2011, em entrevistas com a mãe do menino ELSON, a senhora Solange, e com o Delegado do 2º Distrito Policial, Sidnei Melo.

Agora, o Juiz de Direito André Santos pede a “reabertura” do caso à Procuradoria de Justiça. 

Também o Ministério Público, através da Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Emanoela Bello Barros, confirmou que pediu o “desarquivamento” do caso, ao Delegado Regional de Polícia, Vital Rodrigues. E ainda requereu a abertura de investigações da morte do menino FRANCISCO GUILHERME, de ano e meio de idade, encontrado num “barreiro” do Assentamento Roseli Nunes, no dia de ano novo.

A mãe do menino é moradora do Assentamento Planalto I, e de certa forma este caso pode ter vinculação com o desaparecimento (assassinato?) do menino ELSON, pelo envolvimento de pessoas em ambos os casos.
Entidades de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a família e a comunidade tem expectativa de incluir o caso ainda na pauta de trabalhos da Comissão de Direitos Humanos que deverá visitar Açailândia entre os dias 1º e 03 de março. 

Eduardo Hirata

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.