MA deve ganhar 24 unidades de Segurança Comunitária

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que pretende implantará nos próximos três anos, 24 unidades de Segurança Comunitárias (USC) em diversos bairros da Região Metropolitana de São Luís e no interior do Maranhão. A ação é realizada por meio da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai), em parceria com o Ministério da Justiça. O objetivo é aproximar cada vez mais as comunidades e as forças policiais, para que, em conjunto, possam discutir ações e soluções para as demandas referentes às situações de vulnerabilidade social, criminalidade e violência.
Os postos funcionarão como unidades policiais da comunidade, nas quais o cidadão terá próximo à sua residência, profissionais dos diversos órgãos do Sistema de Segurança, entre eles, policiais civis e militares, bombeiros, além de guardas municipais e representantes comunitários. Além do corpo técnico, as unidades terão viaturas, motocicletas e todo um aparato tecnológico de comunicação com câmeras de vídeo para monitoramento.
O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, ressaltou a importância da iniciativa para a sociedade: "Estas unidades que serão implantadas em São Luís e em vários municípios do Maranhão seguem as diretrizes da filosofia de Polícia Comunitária do governo federal, nas ações da 2ª fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), que já são realidade em alguns estados. As bases a serem instaladas aqui serão construídas dentro dos moldes das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), do Rio de Janeiro", detalhou.
Primeira será no Coroadinho - Pelo convênio com o MJ, o Maranhão receberá um total de 24 unidades de Segurança Comunitária, sendo 16 na capital e oito no interior do estado. A primeira delas beneficiará a população do Pólo Coroadinho, abrangendo todos os bairros daquela região, onde residem aproximadamente 140 mil famílias.
Fonte: Jornal Pequeno

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.