AÇAILÂNDIA, 53 ANOS

30 ANOS, 53 ANOS - Açailândia completou 30 anos em 06/06/2011, a data contada a partir da sua criação oficial, pela Lei Estadual nº 4.295. Mas Açailândia é bem mais velha: completará 53 anos depois de amanhã, dia 19 de julho.

53 ANOS - Açailândia completa 53 anos no dia 19 de julho. Foi nesse dia, em 1958, que os índios Cotia e Cocranum, em busca de água para a equipe de trabalhadores que construíam a rodovia Belém--Brasília, encontraram um riacho que tinha às suas margens palmeiras de açaí. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores deveriam oficializar essa data como a data maior do município -- assim como acontece com Imperatriz, que foi fundada em 16 de julho de 1852 mas só em 1856 foi oficialmente criada (e, depois, em 1924, elevada à categoria de cidade).

Afinal, a data de 19 de julho de 1958 dá mais “tamanho”, historicidade. Para ser a data oficial, basta que a Prefeitura encaminhe à Câmara (ou esta inicie por conta própria) um projeto de lei que, “considerando a necessidade de preservar os elementos históricos de início da cidade, fica estabelecido, como data comemorativa maior do município o dia 16 de julho, em homenagem aos pioneiros índios e brancos que formaram o primeiro ajuntamento populacional no território do município, a partir da descoberta do riacho que levou o nome de ‘Açailândia’, em razão da existência, em suas margens, da espécie de palmeira chamada ‘açaí’”. Vale lembrar que a data de aniversário de uma pessoa é a data em que ela nasce e não o dia em que foi registrada no cartório.

AÇAILÂNDIA – O NOME - Ter um nome é tudo. E o que um nome tem? O que ele significa? Que história(s) conta? No caso do topônimo (nome de cidade) “Açailândia”, você leitor sabe, ele foi dado em razão da existência, no território do município, da conhecida espécie de palmeira chamada “açaí”, ou “juçara”, o outro nome com pelo qual a planta e a fruta são identificadas em grande parte do Maranhão.

A ORIGEM DO NOME - O nome “Açailândia” é formado da união de dois elementos lingüísticos, um bem brasileiro, originado da língua tupi, e outro da Alemanha, país do Velho Mundo, a Europa.

“Açaí” vem do tupi “iwasa’i”, com o significado de “fruta que chora”. Por sua vez, “lândia” vem de “land”, palavra de uma antiga língua alemã, o teutão ou teutônico, que significa “terra”, “região”, “país”. “Land” ficou muito popular em inglês e francês e foi adaptado pelo latim (de onde veio para o português), com o acréscimo do sufixo “-ia”, servindo para formar muitos nomes em nosso idioma.

AÇAILÂNDIA – A DATA - O registro impresso mais antigo da palavra “açaí” data de 1763. Ele foi localizado (segundo os lexicólogos Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, autores do “Dicionário Houaiss” no livro “Viagem e Visita do Sertão em O Bispado do Gram-Pará”, escrito pelo monge beneditino, frei e bispo dom João de São José.

AÇAILÂNDIA – A OUTRA - A maranhense Açailândia correu risco de ficar sem este nome. Em 1932, bem antes da fundação de Açailândia, um grupo de homens de origem japonesa desmatou terás no estado do Paraná e constituíram a Fazenda Três Barras. Com o povoamento, a área passou a ser chamada “Assahiland” (em português, “Açailândia”). Neste caso, “Assahi” é expressão da língua japonesa que significa “sol nascente”. Em 30 de dezembro de 1943 a localidade é elevada à categoria de município, com o nome Açaí. O habitante ou natural de Açaí chama-se “açaiense”, ficando “açailandense” para o município do Maranhão. (Embora haja grafia dupla para a cidade paranaense -- Açaí e Assai – os dicionários só registram “Açaí”).

A LEI - A Lei Orgânica de Açailândia, aprovada em 1990, terá de corrigir uma inconformidade existente no Artigo 227. Diz esse artigo, textualmente: “Fica protegida por esta lei a espécie ‘Euterpe edulis’ (açaizeiros), que originou nome do Município”. O nome científico “Euterpe edulis” é exclusivo da palmeira conhecida como juçara. O açaí chama-se, botanicamente, “Euterpe oleracea”.

Embora se diga que no Maranhão “juçara” e “açaí” são a mesma coisa, em termos de Lei e de Ciência as coisas não são assim -- ou, pelo menos, não devem ser assim. Juçara e açaí NÃO são a mesma coisa, ainda que nelas se misture farinha de um mesmo saco.

JUÇARA x AÇAÍ - Cientificamente, a juçara é palmeira lá da Mata Atlântica, indo da Bahia ao Rio Grande do Sul; e o açaí, da Amazônia (Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil, nos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão).

As palmeiras de juçara nascem sozinhas, isoladas, cada qual em seu espaço; as palmeiras de açaí, não: são multicaulinares, isto é, nascem juntas, em touceira, em grupos de 3 a 25 troncos ou estipes (em média, seis troncos).

A juçara cresce a até 12 metros; o açaí vai ao dobro, chega a 25 metros.

Os frutos da juçara são maiores, vão de 2,5 cm a até 4 cm; os do açaí, vão de 1 cm a 2,5 cm.

A juçara gosta de sombra, preferencialmente dentro de mata; o açaí, gosta de espaço mais aberto e com mais sol.

A juçara só resiste à primeira retirada do seu palmito e morre em seguida (daí o risco de sua extinção); o açaí, por sua vez, rebrota e, alguns anos depois, está pronto para nova colheita.

Creio que as palmeiras que estavam às margens do riacho descoberto pelos índios Cutia e Cocranum eram mesmo açaí. Ainda assim, cabe à Câmara de Vereadores e/ou à Prefeitura de Açailândia estabelecer isso cientificamente, com auxílio de botânicos ou engenheiros florestais ou agrônomos e corrigir a imprecisão legal-científica do artigo 227.

AÇAÍ – O NOME CIENTÍFICO - O açaí é conhecido cientificamente como “Euterpe oleracea”. O nome ”Euterpe” é de origem grega: “eu” significa “bom” ou “bem” e “terpe” significa “dar prazer”.

Por sua vez, “oleracea” é termo que identifica as plantas que servem como alimento, por exemplo, os legumes, as hortaliças e diversas plantas. Em latim, a palavra “oleris” (de onde derivou “oleracea”) significa “planta”.

Assim, o nome científico do açaí, “Euterpe oleracea”, significa literalmente “alimento bom, que faz bem, que dá prazer” -- e quanto a isso não há qualquer dúvida...

Euterpe era também o nome de uma das nove deusas filhas de Zeus e Mnemósine. Euterpe é a musa da música e da poesia lírica. Tem como símbolo a flauta, instrumento que seria de sua invenção.

Declare seu amor e seus parabéns a Açailândia.

(EDMILSON SANCHES)

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.