Bira pede afastamento de Monteiro da presidência do PT


O deputado estadual Bira do Pindaré (PT) pediu hoje (28), em discurso realizado no plenário da Assembleia Legislativa, o afastamento do presidente estadual do PT-MA, Raimundo Monteiro, do comando do partido. Segundo investigações da Polícia Federal, Monteiro está entre os envolvidos do inquérito que investiga pelo menos 55 pessoas acusadas de desvios de recursos do Incra, órgão do qual foi ex-presidente.

“O Governo da presidenta Dilma deu o exemplo, afastou todos os dirigentes do Incra, para que as investigações pudessem ser feitas. Nós do PT, a meu ver, temos que agir do mesmo modo, nós temos que dar exemplo, e o exemplo nesse momento é o afastamento do companheiro Monteiro da presidência do PT do Maranhão”, disse o parlamentar.

Diante do escândalo envolvendo o presidente do PT maranhense, Bira disse esperar que o conjunto da direção do PT no Estado realize um debate interno e, a partir daí, possa tomar uma medida que garanta a transparência e o melhor resultado da apuração da Polícia Federal.

“Não queremos tripudiar sobre a desgraça pessoal de ninguém, não cabe a nós fazer prejulgamentos, nós temos que assegurar ao companheiro toda a oportunidade para se defender, mas ao mesmo tempo temos que ter a responsabilidade como agentes políticos, dar exemplo da nossa postura para o conjunto da sociedade”, afirmou Bira.

Blog do John Cutrim

Unknown segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
COMITÊ MUNICIPAL PRÓ-SELO INICIA ATIVIDADES DE REALIZAÇÃO DOS TEMAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL DO SELO UNICEF

A Articuladora Local do “Selo UNICEF”, Lucinete Freitas de Aguiar, e o Presidente do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., convocam reunião do Comitê Municipal Pró-Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia, para esta terça-feira, 1º de março de 2011, das 0830 às 1030 horas, na sede do Conselho, Rua Marechal Deodoro da Fonseca, n.º 111, Bairro do Jacu.

Na pauta da reunião, início das atividades dos “Temas de Participação Social”, que são “Mudanças Climáticas e o Impacto na Vida das Crianças e Adolescentes; Arte, Cultura e Comunicação e a Biodiversidade Etnorracial, e Esporte e Cidadania”.

A idéia é discutir um levantamento da realidade do município de Açailândia, conforme os temas, com a participação  sobretudo das escolas da rede municipal e suas Crianças e Adolescentes.

Foram convidados os titulares das Secretarias de Cultura, Educação, Esporte, Meio Ambiente e Saúde, além das direções das Escolas Municipais Antonio de Assis (Assentamento Califórnia), Aulidia Gonçalves dos Santos, Darcy Ribeiro, Jesus de Nazaré, Jurgleide Alves Sampaio e Novo Bacabal.

Eduardo Hirata

Unknown
"Eletrofácil deve ter investigação da PF", diz vereador Canela

GolpeUm golpe de aproximadamente 5 milhões de reais aplicado na população de Açailândia foi discutido pelo vereador Canela (PSB), na tribuna da Câmara Legislativa nas duas últimas sessões. O assunto foi levado à Casa após manifestações que a população vem fazendo em frente a sede da empresa Eletrofácil e junto à Promotoria Pública de Açailândia.
A Eletrofácil é uma empresa de “compra premiada”, onde os clientes, ao serem sorteados, recebem o bem contratado ou o valor respectivo ao mesmo, ou pelo menos deveriam receber. A promessa da empresa é que uma vez sorteado, independendo da quantidade de parcelas restantes, o bem é quitado automaticamente, ou seja, “sorteado não paga mais nada”.
Na prática, não é isso que vem acontecendo. Os sorteados ou aqueles que concluíram os pagamentos de suas parcelas contratuais, não têm conseguido receber e o que é mais grave, não obtêm respostas da empresa quanto a prazos. Para o vereador Canela, a Eletrofácil é um esquema bem armado de calote praticado por uma quadrilha que atua em diversas cidades do Maranhão e em outros estados das regiões Norte e Nordeste.
Em 2010, a 1ª Promotoria Pública de Açailândia, sob responsabilidade à época do promotor Gleudson Malheiros Guimarães, ingressou com Ação Civil Pública pedindo a suspensão imediata do serviço Compra Premiada. À época o promotor pontuou que a Compra Premiada é, na verdade, “uma forma simulada de consórcio para a aquisição de eletrodomésticos e veículos (principalmente motos) ou de captação de poupança popular sem a devida autorização do Banco Central”.

À época, o valor reclamado pelos consumidores lesados era da ordem de R$ 2.500.000,00. Hoje, em valores corrigidos, o vereador Canela afirma que o rombo é superior a R$ 5.000.000,00. O atual titular da 1ª Promotoria de Açailândia, Francisco Teomário Serejo Silva, em entrevista a emissora de TV local, afirmou que os bens da empresa Eletrofácil, hoje, não são suficientes para cobrir esse montante.
Formação de Quadrilha – O vereador Canela disse que a atuação do grupo Eletrofácil tem todas as características de formação de quadrilha. Ele denunciou que o grupo abre empresas com as mesmas características em outras cidades, na tentativa de camuflar o golpe diante a opinião pública.

Segundo o vereador, nas cidades de Paragominas, Marabá, Belém e Castanhal no Pará, o grupo utiliza o nome Mundial Eletro, em outros locais utiliza os nomes Eletrofácil Motos, Eletro Águia e Eletro Fama. “Eles vão mudando o nome, mas o modo de operação é o mesmo e o golpe é aplicado da mesma forma”, apontou.

Canela disse ainda que até no Estado de Pernambuco o grupo atua. “A ação dessa quadrilha é organizada e se espalha por diversas cidades de diversos estados, por isso acredito que a Promotoria de Açailândia deveria levar a questão à Polícia Federal, para barrar essa quadrilha antes que mais danos sejam causados aos trabalhadores da região”, sugeriu o vereador.

Assessria 

Unknown
PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA E A “CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2011: FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA”

A Paróquia São João Batista realizou neste final, um estudo para seus/suas paroquianos/as bem como todas as pessoas interessadas, sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2011, cujo tema é “FRATERNIDADE E VIDA NO PLANETA” e o lema “A CRIAÇÃO GEME EM DORES DE PARTO” (de Romanos, 8-22).



Campanha da Fraternidade 2011:


OBJETIVO GERAL

Contribuir para o aprofundamento do debate e busca de caminhos de superação dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e seus impactos sobre as condições da vida no planeta.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Viabilizar meios para a formação da consciência ambiental em relação ao problema do aquecimento global e identificar responsabilidades e implicações éticas.

2. Promover a discussão sobre os problemas ambientais com foco no aquecimento global.

3. Mostrar a gravidade e a urgência dos problemas ambientais provocados pelo aquecimento global e articular a realidade local e regional com o contexto nacional e planetário.

4. Trocar experiências e propor caminhos para a superação dos problemas ambientais relacionados ao aquecimento global.


ESTRATÉGIAS

1. Denunciar situações e apontar responsabilidades no que diz respeito aos problemas ambientais decorrentes do aquecimento global.

2. Propor atitudes, comportamentos e práticas fundamentados em valores que tenham a vida como referência no relacionamento com o meio ambiente.

3. Mobilizar pessoas, comunidades, Igrejas, religiões e sociedade para assumirem o protagonismo na construção de alternativas para a superação dos problemas socioambientais decorrentes do aquecimento global.

(Fonte: CNBB/Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

Unknown domingo, 27 de fevereiro de 2011
Unicef: Brasil tem mais de 21 milhões de adolescentes, mas políticas focam só infância

Brasília - Dos 191 milhões de brasileiros, 21 milhões têm menos de 18 anos, sendo que 38% deles vivem em situação de pobreza. Dados divulgados hoje (25) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que o grupo corre o risco de se tornar invisível em meio a políticas públicas que focam prioritariamente a infância.

O relatório Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: Uma Fase de Oportunidades indica que, em consonância com o cenário global, esses jovens vivenciam oportunidades para inserção social e produtivas insuficientes. A faixa etária é considerada a mais vulnerável em relação a riscos como o desemprego e o subemprego, a violência, a degradação ambiental e a redução dos níveis de qualidade de vida.

De acordo com o relatório, as oportunidades são ainda mais escassas quando são levadas em consideração dimensões que vão além da idade, como a renda, a condição pessoal, o local de moradia, o gênero, a raça e a etnia.

Apenas na Amazônia Legal, marcada pela diversidade étnica e social, habitam cerca de 2 milhões de adolescentes com idade entre 15 e 17 anos. Mas a disponibilidade de serviços voltados para essa população, segundo o Unicef, ainda é um desafio a ser superado.

Uma das recomendações listadas no documento é que o apoio dado na fase inicial e intermediária da infância seja estendido aos adolescentes, com investimentos em educação, cuidados de saúde, proteção e participação desses jovens, principalmente os mais pobres e vulneráveis.

Outra ação prevê a coleta de dados e informações capazes de identificar os grupos mais vulneráveis de adolescentes em todas as regiões e as iniquidades que os afetam, garantindo mais investimentos, oportunidades e direitos.

O Unicef pede também que os adolescentes brasileiros sejam ouvidos nos processos de tomada de decisão e que as escolas aproveitem a facilidade de aprendizado do grupo e contribuam para que eles adquiram competências, habilidades e conhecimentos necessários para desenvolver todo o seu potencial.

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil

Unknown sábado, 26 de fevereiro de 2011
Do G1, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, convocou hoje (25) a sociedade brasileira para fazer uma mobilização permanente, a partir do carnaval, com a finalidade de preservar e fazer respeitar os direitos da criança e do adolescente em todo o país.

Ela lançou esta tarde, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, a campanha de carnaval para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. “Essa campanha é uma das primeiras ações que nós estamos fazendo este ano, para enfrentarmos juntos - governo federal, municípios, estados e a sociedade brasileira - a exploração sexual”. O lançamento da campanha ocorreu simultaneamente em 17 aeroportos brasileiros.

A ideia da ministra é estender a ação, também, às estradas e rodoviárias do país. O carnaval foi escolhido para iniciar a campanha porque, segundo Maria do Rosário, as crianças e adolescentes ficam mais vulneráveis à exploração sexual em épocas festivas.

A bola é o símbolo da campanha, porque além do seu significado lúdico, ela traduz o compartilhamento de uma responsabilidade, que é combate à violência sexual contra os menores de idade, disse a ministra. “Começa no carnaval, segue o ano inteiro. E o símbolo é a nossa bola, porque nós já estamos também no ritmo da Copa [do Mundo de Futebol], para dizer que a Copa será para o Brasil um momento de proteção das crianças”.

A ministra atribuiu o aumento de denúncias no carnaval à situação de vulnerabilidade da infância nessa época do ano. Deixou claro, entretanto, que isso não tem ligação com as escolas de samba. “Escola de samba, em geral, é um lugar em que as pessoas cuidam muito das crianças. Mas, a questão do álcool, das drogas, corre solta e traz maior vulnerabilidade. Muitas crianças também ficam sozinhas. E isso é muito preocupante. Nós temos, todos, que assumir a responsabilidade com as crianças brasileiras”.

A ministra ressaltou que a presidenta Dilma Rousseff não quer que o governo se limite a fixar políticas de apoio às crianças, mas que empreenda ações práticas. “Tem que agir”, sublinhou. Ela externou preocupação com os cerca de 2,5 milhões de atendimentos feitos pelo serviço gratuito Disque Direitos Humanos, o Disque 100, registrados entre maio de 2003 e dezembro do ano passado.

A campanha, disse Maria do Rosário, é para que o Brasil não “acostume seu olhar” e considere a exploração de menores uma coisa natural. “A sociedade tem que estar vigilante e não pode aceitar essa situação”, afirmou. “Criança não é objeto de consumo. Criança é vida. Criança não é para sofrer nenhuma forma de violência”, completou.

Até maio, a secretaria vai trabalhar as ações que serão lançadas pela presidenta Dilma Rousseff no Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual. Essas ações serão desenvolvidas por todos os ministérios.

“O objetivo é fortalecer os conselhos tutelares, garantir esse trabalho. Punir os responsáveis. Mas, por outro lado, trazê-los [os menores] para uma condição de vida diferente, melhor, respeitar a dignidade humana e, ao mesmo tempo, impedir que novas crianças entrem numa vida tão terrível e destruidora como essa”, disse.
A ministra também confirmou que pretende disputar o cargo de presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). “Eu tenho muita vontade de fazer isso”.

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Unknown
Catadores temem fim dos lixões e buscam saída em cooperativas

Lei aprovada no governo Lula muda destino do lixo no país até 2014. Retratados em filmes, catadores buscam meios de valorização profissional.

O fim dos lixões, previsto para ocorrer até 2014, preocupa parte dos cerca de 1 milhão de brasileiros que vivem da coleta de materiais recicláveis. A lei aprovada em 2010 determina que eles sejam incluídos em um novo modelo de coleta do lixo. “Eles temem não conseguir participar desse processo”, diz Jaira Puppin, coordenadora de comitê interministerial de Inclusão Social dos Catadores.

O número de lixões no país é desconhecido, mas o Ministério do Meio Ambiente (MMA) afirma que mais de 60% das cidades não tratam o lixo adequadamente. A reciclagem também é limitada. “Apenas 900 municípios de 5.565 possuem algum tipo de coleta seletiva”, afirma Sérgio Gonçalves, diretor de Ambiente Urbano do MMA.

Recentemente, o cotidiano dos catadores mobilizou artistas e cineastas. Em 2011, os catadores foram retratados no documentário 'Lixo extraordinário', que concorre ao Oscar com a apresentação da realidade do Aterro de Gramacho. O mesmo lixão foi cenário de ‘Estamira’ (2004), de Marcos Prado, e voltará às telas com ‘As crianças do lixão’, de Robert Ziehe.

Aterro de Gramacho, no Rio de Janeiro - Foto: Alexandre Durão/G1. Clique aqui para ampliar

Em Gramacho, os mais de 1,3 mil catadores garimpam o material reciclável em meio ao lixo despejado por cerca de 900 caminhões -- 9 mil toneladas diárias. “Eu trabalhava em um depósito aqui perto, quando minhas colegas me contaram que havia um jeito de ganhar dinheiro mais fácil, sem burocracia. Assim eu vim parar aqui", conta a catadora Débora da Cruz Amaral, de 26 anos. Ela afirma que conseguiu organizar sua vida com o dinheiro pago pelo lixo recolhido. “Comprei uma moto, um terreno e os móveis da minha casa”, afirma.

Sobre o fim do aterro, Débora diz que está determinada a procurar outras oportunidades. “Às vezes nem acredito que vim parar aqui. Não quero mais ficar aqui, já estou colocando currículos em empresas da região, vamos torcer”, conta a jovem.
 
A falta de perspectivas é compartilhada pelos colegas. “Ainda não sei o que vou fazer", diz Isac Alves Rodrigues, 64 anos, que trabalha há mais de 20 em Gramacho. "Talvez eu vá para o Lixão de Bangu. Mas Seropédica (onde está sendo preparado um novo aterro sanitário) não. Lá é muito distante”, reclama o catador.

Hoje, o material recolhido é revendido para os 42 depósitos ao redor. Para o coordenador do aterro, Lucio Viana, as cooperativas de catadores devem substituir o atual sistema. “As cooperativas precisam se legalizar, ter a posse dos documentos exigidos, constituindo um fundo de apoio e capacitação aos catadores", diz ele. O espaço deve ser desativado antes do prazo dado pelo governo federal. Em março, uma reunião entre governo e catadores deve definir a data final da desativação total.

A expectativa não é verificada nos arredores de Brasília, onde o dilema dos catadores já dura cinco décadas. A cerca de 10 quilômetros do plano piloto, uma verdadeira cidade se formou a partir do depósito de lixo. Ronei Alves de Lima, integrante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), avalia que a capital brasileira tenha quatro mil catadores e produza 2,4 mil toneladas de lixo por dia. O principal destino do lixo é o depósito irregular na Cidade Estrutural.

Na quarta-feira (23), deputados distritais visitaram o local e constataram as irregularidades. “O direito à vida é ignorado ali e isso coloca em risco o cumprimento dos direitos humanos. É preciso agir, e rapidamente”, disse a deputada distrital Celina Leão, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa. A situação no "Lixão da Estrutural" é a mesma desde 1960 e os catadores temem que eventuais mudanças não sejam bem conduzidas. “Para mudar, é de fundamental importância que o governo implante a coleta seletiva”, diz Ronei.

Concordo que acabem com os lixões, mas que não coloquem os trabalhadores escravizados"
Maria do Carmo Cantilio, presidente de cooperativa no Espírito Santo
Segundo ele, há mais de 20 cooperativas em atividade no Distrito Federal. Ronei garante que o trabalho organizado pode render mais para os cooperados. “No lixão, recolhe mais, só que mais contaminado e com menos valor”, aponta. O cooperativismo também é apontado como saída por catadores de Serra, no Espírito Santo. A presidente da Recuperlixo, Maria do Carmo Cantilio, explica que a cooperativa abriga mais de 30 pessoas, com apoio de caminhões e galpões próprios. Após 12 anos de cooperativa, o contraste com o trabalho que antes era realizado a céu aberto, nos lixões, é grande. “Ali trabalha no meio de urubus. Muda muito”, aponta. Atualmente, o grupo recicla até 20 toneladas por mês. “É muito pouco ainda. Se tivesse coletiva, conseguiria 50 toneladas”, diz Maria.

Entretanto, a presidente da cooperativa alerta para o que considera riscos. “Concordo que acabem com os lixões, mas que não coloquem os trabalhadores escravizados”, explica. “Aqui, não somos empregados e não temos patrão. Eles (governo e prefeituras) têm que avaliar: dar o anzol e deixar eles pescarem”, afirma Maria. Segundo ela, um catador consegue até cerca de R$ 1 mil, de acordo com sua capacidade de trabalho e locais onde consegue retirar o material. Na cooperativa, o rendimento médio é de R$ 400 mil.

Madalena Rodrigues Duarte Lima (Foto: Flávia Cristini/G1) 
Madalena conta que se emocionou com o
documentário 'Lixo Extraordinário' (Foto: Flávia
Cristini/G1)
Orgulho e mudança

Minas Gerais tem 385 lixões e 227 aterros controlados, segundo dados da Gerência de Saneamento Ambiental da Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam). Para Maria Madalena Rodrigues Duarte Lima, 50 anos, o trabalho em um lixão começou quando ele tinha sete anos. Foi no lixão batizado de “Céu Aberto” em Itaúna, no Centro-Oeste do estado, que ela aprendeu a profissão. “A gente via que a catação não era uma coisa legal, mas não tão indigna e vergonhosa, era um trabalho”, conta.

Aos 38 anos, e depois de passar por cinco lixões, criou uma cooperativa de reciclagem responsável pela mudança em sua vida. “Hoje eu tenho orgulho por ter passado pelo lixão, porque através deste trabalho eu sou uma pessoa que resgatei minha cidadania, eu conquistei as coisas, meu sonho era comprar a casa própria, graças a Deus, a gente conseguiu com o dinheiro que vinha disso [lixo]”, explica. Ela conta que assistiu ao filme “Lixo extraordinário” e que se identificou com uma menina que usava várias roupas sobrepostas. “A gente tinha esse cuidado de vestir duas, três calças, duas, três blusas, vestir uma camisa de manga comprida, por uma coisa na cabeça para proteger”, lembra.

Desafio para governo federal
A coordenadora da secretaria executiva do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Jaira Maria Alba Puppin, diz que a Lei de Resíduos Sólidos é o marco nas políticas voltadas para esses trabalhadores, mas admite que os que vivem na informalidade temem os efeitos das mudanças previstas para ocorrer até 2014. “Eles temem não conseguir participar desse processo, não serem contratados pelas prefeituras”, diz a coordenadora do comitê.

Para defender a inclusão dos catadores no processo de coleta da reciclagem do lixo, ela ressalta estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que aponta que o Brasil deixa de economizar R$ 8 bilhões com material que é depositado em lixões e aterros. Segundo ela, a avaliação do governo é de que, em 2007, o país tivesse entre 800 mil e 1 milhão de catadores. “Acho uma estimativa tímida”, avalia Jaira. Segundo ela, são cerca de mil os grupos que se relacionam com a administração pública.

O diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Sérgio Gonçalves, afirma que “mais de 60% dos municípios brasileiros dispõem de forma inadequada” o lixo. De acordo com ele, apenas 900 municípios dos 5.565 existentes no Brasil possuem algum tipo de coleta seletiva, seja organizado por empresas ou cooperativas. Ele ressalta que a estimativa do governo é de que o total de catadores organizados em cooperativas seja de apenas 35 mil catadores. “O potencial de organização é muito grande”, explica.

A política (Política Nacional dos Resíduos Sólidos) vem no sentido inverso: o lixo existe, o resíduo existe e a lei diz: utilize o catador. Você potencializa e coloca o catador como protagonista"
Sérgio Gonçalves, diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente
Ele reconhece que os catadores estão temerosos quanto o futuro fim dos lixões, mas aponta que medidas legais procuram fazer uma espécie de reserva de mercado. “A política (Política Nacional dos Resíduos Sólidos) vem no sentido inverso: o lixo existe, o resíduo existe e a lei diz: utilize o catador. Você potencializa e coloca o catador como protagonista”, avalia. O diretor diz que a Lei de Saneamento, anterior à Lei de Resíduos Sólidos, já permitia que prefeituras contratem cooperativas de catadores sem licitação. “Está na mão dela fazer isso. (...) Os catadores vão ter um mercado muito mais amplo do que têm hoje e de maneira muito organizada”, diz.

Nos últimos anos, a inclusão dos catadores e a eliminação dos lixões avançaram no estado de São Paulo. De acordo com o MNCR, Diadema, Biritiba Mirim, Arujá, Assis, Araraquara, Orlândia, Ourinhos e São José do Rio Preto são considerados modelos de coleta com a participação dos catadores. Na capital paulista, não há lixões e o lixo é destinado a aterros sanitários. Entretanto, o MNCR diz que apenas 1% do lixo paulistano é reciclado e mais de 20 mil catadores trabalham nas ruas da cidade sem apoio.

Do G1, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Unknown
Brasil tem 38% dos adolescentes vivendo em situação de pobreza

Região com mais adolescentes pobres é o semi-árido nordestino, seguida pela região amazônica.

BRASÍLIA - Pesquisa do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) divulgada nesta sexta-feira (25) revela que 38% dos adolescentes no Brasil vivem em situação de pobreza, enquanto esse percentual é de 29% em relação à média da população brasileira.

De acordo com o estudo, dentre as crianças e adolescentes negros o percentual dos que vivem em situação de pobreza é ainda maior, 56%. Nas regiões Sul e Sudeste, onde a pobreza é considerada menor do que nas demais regiões, os jovens negros têm 70% de chances de serem pobres do que os brancos.

A região com mais adolescentes pobres (67,4%) é o semi-árido nordestino, seguida pela região amazônica, onde 56,7% dos jovens vivem em situação de pobreza. Segundo o Unicef, o índice negativo no Nordeste, se deve, entre outros fatores, às condições climáticas desfavoráveis, à falta de acesso à água potável, saneamento, educação e serviços de saúde de qualidade.

Nessa região, 16% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, e o percentual da população de adolescentes que não foi alfabetizada é quase o dobro da média nacional. De acordo com o estudo do Unicef, dos 1,8 milhão de brasileiros entre 7 e 24 anos que não sabem ler, 54% moram na região Nordeste.
Atualmente, 13 milhões de crianças e adolescentes vivem no semi-árido brasileiro, onde a população de 12 a 17 anos soma cerca de 5 milhões de pessoas. Outros 9 milhões de crianças e adolescentes moram na Amazônia Legal brasileira, sendo que 2 milhões têm entre 12 e 17 anos.

A região sudeste concentra a maior população de adolescentes brasileiros, 38,5%, seguido pelo Nordeste (31%). No Sul vivem 13,9% dos jovens. O Norte tem 9,4%, e o Centro Oeste tem 7,3% dos adolescentes brasileiros.

O estudo do Unicef conclui que as políticas públicas voltadas para os adolescentes no Brasil são insuficientes. “Em consonância com o relatório mundial, a situação dos adolescentes no Brasil demonstra que atualmente as oportunidades para sua inserção social e produtiva ainda são insuficientes, tornando-os o grupo etário mais vulnerável em relação a determinados riscos, como o desemprego e subemprego, a violência, a degradação ambiental e redução dos níveis de qualidade de vida”, diz o relatório.

O Unicef recomenda que ações voltadas às crianças no Brasil, como as ligadas à educação, alfabetização e acesso à saúde, sejam ampliadas aos jovens. O organismo internacional também propõe que seja feita uma coleta de dados para identificar os grupos mais vulneráveis de adolescentes em todas as regiões e os principais problemas enfrentados por eles.

Nathalia Passarinho / G1 

Unknown
25/02/2011 17h03 - Atualizado em 25/02/2011 17h26 Tiririca vai integrar a Comissão de Educação e Cultura da Câmara

'Ele foi indicado pelo PR porque é a área dele', disse líder do partido. Bloco ainda tenta colocar Popó (PRB) na comissão de Turismo e Desporto.

Iara Lemos Do G1, em Brasília
Tiririca, durante a sessão plenária da Câmara dos Deputados no último dia 22. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr))Tiririca, durante a sessão da Câmara no último dia
22 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
O deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca (PR-SP), foi indicado pela liderança do partido para integrar a comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Segundo o líder do partido na Casa, Lincoln Portela (MG), o próprio Tiririca pediu para fazer parte da comissão. A indicação foi oficializada pelo partido nesta sexta-feira (25).

“Ele foi indicado pelo PR porque é a área dele, cultura. A comissão não é só educação. Ele é o palhaço mais bem-sucedido do país. Nós colocamos ele lá para ele dar a parcela de colaboração dele. Ele vai poder dar uma contribuição nesta área”, afirmou o líder do partido.

O Tiririca optou por esta comissão, o partido estudou, e viu que ele é adequado porque ele é um artista de êxito no país na área de humor, do circo. Ele vai ficar na área dele"
Lincoln Portela, líder do PR na Câmara
 
Segundo Portela, os integrantes da bancada do PR não tiveram dúvidas ao indicar Tiririca para a comissão.“É facultado a todos os parlamentares da Casa integrarem uma comissão. O Tiririca optou por esta comissão, o partido estudou, e viu que ele é adequado porque ele é um artista de êxito no país na área de humor, do circo. Ele vai ficar na área dele”, declarou.

A assessoria do deputado informou à repórter do G1 que ele não daria entrevistas. Deputado federal mais votado do Brasil, com 1,3 milhão de votos, Tiririca chegou a ter a diplomação ameaçada por denúncia do Ministério Público por suspeita de falsificação na declaração de escolaridade apresentada à Justiça Eleitoral.
No dia 11 de novembro do ano passado, Tiririca passou por um teste no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo para comprovar que não era analfabeto.

Durante o teste, Tiririca teve de ler o título e o subtítulo de duas páginas de um jornal paulistano. Ele também foi submetido a um ditado, extraído do livro “Justiça Eleitoral – Uma Retrospectiva”.

Popó
Na terça-feira (1º), a liderança do PR se reúne com os demais partidos que formam o bloco parlamentar (PRB, PTdoB, PRTB, PRP, PHS, PTC e PSL) para definir os comandos que faltam das comissões.

O partido ainda busca a indicação do deputado Acelino Freitas, o Popó (PRB-BA), para a comissão de Educação e Desporto, que terá como primeiro vice-presidente o deputado Romário (PSB-RJ).

O PR já confirmou que a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio ficará com o deputado João Maia (RN).

Unknown sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Justiça determina a reativação do 1º Distrito Policial de Bacabal

A delegacia foi interditada por ordem judicial desde o dia 1º de fevereiro deste ano.
 
SÃO LUÍS - Uma liminar do desembargador Raimundo Freire Cutrim, expedida na quarta-feira (23), determinou a reativação imediata do 1º Distrito Policial de Bacabal. A delegacia foi interditada por ordem judicial desde o dia 1º de fevereiro deste ano. O documento que decidia pelo fechamento da carceragem foi expedido pelo juiz Celso Orlando Aranha, da 1ª Vara do município.

Além da interdição da carceragem, a ordem determinava que todos os presos fossem transferidos para unidades prisionais próximas a Comarca da cidade.

O Governo do Estado recorreu e conseguiu uma decisão favorável do Tribunal de Justiça do Maranhão ao Mandado de Segurança nº 4038/2011 impetrado pela procuradora geral do Estado, Helena Cavalcanti Haickel.

De acordo com o Mandado, a transferência dos presos de uma localidade para outra implicaria uma série de problemas para o Estado. Entre eles, o deslocamento dos detentos criaria uma geração imediata de gastos ocasionado lesão à economia pública. Na justificativa do parecer do desembargador, o Estado teria que arcar com valores que não estariam previstos no orçamento público. Além disso, o deslocamento dos detentos poderia contribuir para a ocorrência de motins, agressões, rixas e diversos acertos de contas dentro da comunidade carcerária.

Ainda no documento, o desembargador reconhece que a questão carcerária não é uma problemática apenas do Maranhão. Em um dos trechos do Mandado de Segurança, Raimundo Cutrim cita a existência de outras unidades prisionais do território nacional que também estão na mesma situação do Estado.

Uma liminar parecida já havia sido expedida em favor do Estado do Maranhão. Em maio de 2010, o desembargador José Luis Oliveira deu parecer favorável a suspensão da medida de interdição das delegacias dos municípios de Bacabal, Lago Verde, Conceição do Lago Açu e Bom Lugar.


Remanejamento

O superintendente de Polícia Civil do Interior, delegado Jair de Paiva Lima, disse que a remoção dos presos acontecerá nos próximos dias. “Assim que tivemos conhecimento do mandado de segurança começamos imediatamente a providenciar a transferência dos presos. No primeiro momento, levaremos os que estão em comarcas localizadas nas cidades próximas. Os que estão em São Luís continuarão, por enquanto, nas unidades prisionais do Complexo de Pedrinhas,” explicou o delegado.
Ainda de acordo com o superintendente, durante o Carnaval a delegacia já estará funcionando em regime normal. Durante este período, a Polícia Civil intensificará os trabalhos para atender o grande número de pessoas que estarão na cidade nos dias da festa carnavalesca.


Investimentos

Além dos investimentos em reformas e adequação das instalações já previstas para a Delegacia de Bacabal, o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, já anunciou que será construída, no prazo máximo de até seis meses, uma unidade prisional na cidade. Além desta, Pinheiro também terá um presídio que deverá ser entregue no mesmo período de tempo. Os investimentos chegam à ordem de R$ 20 milhões que foram liberados por meio de um convênio com o Governo Federal.

As cidades de Timon e Santa Inês também terão unidades prisionais. As medidas visam desafogar as cadeias e delegacias do interior. Já estão em fase de construção as Penitenciárias de Imperatriz/Davinópolis com capacidade para 240 detentos, bem como as de Chapadinha, Santa Inês e um Centro de Ressocialização para jovens infratores em São José de Ribamar.

Secom/ Governo do Maranhão 

Unknown
PC do B de Imperatriz apresenta novos filiados

Em uma breve reunião ocorrida na sede do Diretório do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Imperatriz, foram apresentados os novos filiados da sigla partidária. Presentes estavam diversas lideranças da política na região tocantina, bem como o candidato a governador e ex-deputado federal Flávio Dino. Dentre os novos filiados do PCdoB, estão o ex-petista, professor e blogueiro Isnande Barros, o jornalista e blogueiro Frederico Luis e o Professor Erick. As informações são do blog do Carlos Leen.

Unknown
Carlinhos Amorim pleiteia cursos da Uema, em Açailândia

por Jacqueline Heluy

O deputado Carlinhos Amorim (PDT) está pleiteando junto à governadora Roseana Sarney (PMDB) a instalação de mais dois cursos a serem oferecidos na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) no município de Açailândia: Administração e Zootecnia. Indicação neste sentido já está tramitando na Assembleia Legislativa.

Em discurso na sessão de hoje (quinta-feira, 24), o parlamentar pedetista informou que Açailândia é um dos municípios que mais se desenvolvem no Brasil, sendo um dos maiores arrecadadores de ICMS do Maranhão e um dos grandes produtores de gado do país.

Ele informou que, atualmente, os jovens, filhos de proprietários rurais e outros que querem enveredar pelo caminho da Zootecnia, têm que se deslocar de Açailândia para fazerem o curso na cidade de Imperatriz, distante a cerca de 70 km. “É uma distância curta, mas é bom ressaltar que muitos jovens perderam as suas vidas em decorrência desse deslocamento”, disse.

Carlinhos Amorim se propôs a promover, em breve, um debate em Açailândia com estudantes, professores e empresários que desejam ver a Unidade da Uema melhor estruturada e com mais oportunidade de cursos para os jovens da cidade.

Antes de concluir o discurso, o deputado Carlinhos Amorim recebeu o apoio da deputada Valéria Macedo (PDT), que se solidarizou com o pleito por reconhecer a importância política, social e econômica para a região sul maranhense.

Ela aproveitou para pedir apoio para a implantação dos cursos de Medicina e Enfermagem no município de Imperatriz, nos moldes dos que são oferecidos pela Uema na cidade de Caxias. “Esses cursos vão contribuir muito para a assistência médica à população da região”, afirmou.

O deputado César Pires (DEM) disse ser favorável à implantação dos cursos em Açlailândia. Ele disse que se sente feliz por ter implantado o Campus da Uema e de ter contribuído para a construção do curso de medicina em Caxias. Também ressaltou que o curso de administração é importante porque a cidade de Açalândia precisa de um de um crescimento técnico.

Fonte: Agência Assembléia

Unknown
MA possui maior número de casos de trabalho escravo registrado

Em torno de 17 mil trabalhadores foram resgatados em condição de trabalho escravo nos últimos cinco anos no país. O Estado do Maranhão tem o maior número de casos. Os números foram divulgados nesta quinta, dia 24, em Brasília.

O balanço reúne dados das operações feitas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de 2005 a 2010. O Maranhão teve quase quatro mil trabalhadores resgatados, o Pará, 2.500, e Mato Grosso do Sul, mais de 1.400. Em último lugar na lista estão Amapá e Espírito Santo, que juntos somaram quatro casos.

Segundo as autoridades, muitos reincidem no trabalho escravo após serem resgatados. Por isso, o MPT vai incentivar a oferta de cursos de capacitação, com ajuda financeira, em áreas como corte-costura, mecânica e operação de máquinas agrícolas.

– A vulnerabilidade reside na falta de qualificação, na falta de perspectiva de possibilidade de outra forma de trabalho. A idéia é durante a qualificação aproveitar a verba que ele já recebe do seguro desemprego, durante três meses, para que ele seja qualificado – explica o procurador geral do trabalho, Otávio Lopes.

Até o final de 2011 ações devem ser implantadas em todos os estados do país. O projeto piloto que funciona a um ano no Mato Grosso já atendeu 126 trabalhadores que estavam sob regime de escravidão, nenhum deles voltou a ser explorado.

O projeto vai funcionar em parceria com governos estaduais e municipais, universidades e iniciativa privada.

– Essa articulação é essencial para que o combate ao trabalho escravo tenha mais eficácia – diz Lopes.

Fontes: Maranhão News, Canal Rural e Central de Notícias

Unknown
Roseana desrespeita Imperatriz segundo vice-prefeito

A governadora Roseana Sarney mais uma vez demonstra não ter nenhum respeito pela região Tocantina. Depois de ser anunciado os recursos de emendas parlamentares para o carnaval de Imperatriz, tive uma informação agora à noite que a emenda do ex-deputado estadual Valdinar Barros (PT) não será liberada, reduzindo o investimento de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) para R$ 200.000,00 (duzentos mil reais), o que acaba prejudicando a cidade haja vista que já havia todo um planejamento para o carnaval. Depois a governadora reclama que não entende por que não tem votos nessa região, esquece-nos durante todo o seu mandato e nos trata como quintal do Maranhão. (Blog do Jean Carlo, vice-prefeito de Imperatriz)

John Cutrim

Unknown
PM prende dois acusados de tráfico de drogas em São Pedro da Água Branca

traficantes s pedro Açailândia – Na noite de ontem (24) policiais da 5ª CIA, do destacamento de São Pedro da Água Branca prenderam os acusados Antônio Oliveira de Sousa e Silas Silva Rocha acusados de tráfico de entorpecentes.

De acordo com o Sgt. Emival, a ação da PM partiu de uma denúncia anônima, dando conta que na Rua Três, Bairro Portelinha, haveria uma “boca de fumo”, o que levou a guarnição até local.

Na residência foram encontradas 47 pedras de Crack e uma porção de maconha embalada para ser comercializada. Aos acusados foi dada voz de prisão e foram apresentados no 3º Distrito Policial em Açailândia para serem acionados junto à justiça.

www.wiltonlima.com

Unknown
Acusados de arrombamentos na Vila Ildemar são presos pela PM

Açailândia – A ação policial aconteceu na tarde de ontem (24) e culminou a apreensão de dois menores e a prisão de mais dois acusados. As prisões ocorreram após a apreensão do menor D. M. M. de 16 anos, residente na Vila Ildemar que havia tomado de assalto a Srª Marinete Santos da Silva. O menor estava cumprindo liberdade condicional da justiça, pelo fato do mesmo já responder por outros atos infracionais. A polícia foi acionada logo após o assalto e o menor juntamente com seus comparsas adentram a um matagal, mas foram cercados e presos.

Os acusados foram identificados por Joseano da Conceição da Silva (Jorge), 24 anos, residente na Qd. 43 Vila Ildemar; outro menor A. S. dos R., 17 anos, residente na Qd. 31 Lotes 42, Vila Ildemar; Antonio Ribeiro Silva, 19 anos. Todos foram conduzidos para o 1º Distrito Policial pela guarnição composta pelos PM´s Sgt Bastos e Sd Carlos.

www.wiltonlima.com

Unknown
Danou-se: VICE-GOVERNADOR DO ESTADO PODE ESTAR ENVOLVIDO EM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NO INCRA

Delegado federal já confirmou os envolvimentos de Raimundo Monteiro e Benedito Terceiro
 
JM Cunha Santos


Washington Oliveira
Enquanto crescem as suspeitas, citadas em vários órgãos de imprensa, de que o próprio vice- governador do Estado pode estar envolvido num esquema de corrupção que desviou R$ 150 milhões, de R$ 500 milhões repassados pelo INCRA para construção de casas em assentamentos no Maranhão, habeas corpus preventivos estão garantindo a liberdade de dezenas de pessoas caçadas pela polícia.
O vazamento de informações em torno da Operação Donatários, da Polícia Federal e Controladoria Geral da União, pode ter prejudicado 3 anos de investigações, impedindo a prisão dos envolvidos. Mas em entrevista à imprensa, o superintendente da Polícia Federal, Fernando Segóvia, confirmou os envolvimentos de Raimundo Monteiro, preposto do vice-governador do Estado Washington Oliveira. Os dois, juntos, garantiram na marra o apoio do PT a Roseana Sarney na última eleição. Monteiro é ex-superintendente do INCRA no Maranhão, indicado pelo vice-governador.
O delegado confirmou também o envolvimento de Benedito Terceiro, atual superintendente do INCRA e indicado do senador sarneisista Epitácio Cafeteira. Quando assumiu o INCRA, Terceiro denunciou Monteiro afirmando que processos que deveriam estar guardados no órgão viajavam pelo interior do Maranhão em mãos de empreiteiros responsáveis pela construção de casas em assentamentos.
Os recursos públicos federais desviados chegaram ao Maranhão para atender a modalidade crédito e instalação destinada a beneficiários do Projeto Nacional de Reforma Agrária.
Até agora a Polícia Federal realizou diligências em pelo menos 16 assentamentos do INCRA, inclusive nos municípios de Icatu, Santa Helena, Turiaçu, Santa Luzia, Centro Novo e Barreirinhas. O esquema montado pela quadrilha incluía a liberação dos recursos para construção de casas em assentamentos diretamente para associações cujos presidentes tinham ligações com a quadrilha.
Os crimes de que são acusados Monteiro, Terceiro e o restante dos caçados pela Polícia Federal são formação de quadrilha, peculato, corrupção e concussão.

Unknown
JUSTIÇA DE AÇAILÂNDIA PEDE O DESARQUIVAMENTO DO INQUÉRITO DO “CASO DO MENINO DESAPARECIDO ELSON”

O Juiz de Direito da 2ª Vara de Açailândia-MA., André B.P. Santos, pediu à Procuradora-geral de Justiça do Estado, o “desarquivamento” do inquérito policial registro n.º 3379-78.2010.8.10.0022, que tratou do caso do desaparecimento do menino com deficiência, na época com nove anos de idade, ELSON MACHADO DA SILVA, desde 14 de dezembro de 2009,do Assentamento Planalto I.

O inquérito policial havia sido arquivado em outubro passado, pela Policia e pela Promotoria de Justiça. Dois homens, pai e filho, chegaram a passar presos por um mês, investigados por suspeita de assassinato, o que Policia nem Ministério Público conseguiram comprovar. Um casal, testemunha, teve que deixar o município, após receber proteção de emergência, do Centro de Direitos Humanos do Estado (que na época, meados de 2010, iniciava funcionamento com certa energia...), do Conselho Tutelar/CONTUA e do Município.

A família e a comunidade do Assentamento Planalto I, em peso, acreditam piamente na hipótese do assassinato.
Diante da fragilidade das investigações, atribuídas pela Policia à falta de estrutura, e a outros órgãos, que não era de sua competência (que a Polícia, bem ou mal, já estava investigando...) a família e a comunidade nunca desistiram de buscar respostas ao desaparecimento do menino, fato que abalou todo o Assentamento.

A Paróquia São João Batista, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o CDVDH/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos passaram a apoiar a família e a comunidade em suas buscas, o que resultou a inclusão do caso em várias pautas, culminando com a divulgação no programa “Fantástico” , da Rede Globo de Televisão, na noite de 30/01/2011, em entrevistas com a mãe do menino ELSON, a senhora Solange, e com o Delegado do 2º Distrito Policial, Sidnei Melo.

Agora, o Juiz de Direito André Santos pede a “reabertura” do caso à Procuradoria de Justiça. 

Também o Ministério Público, através da Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Emanoela Bello Barros, confirmou que pediu o “desarquivamento” do caso, ao Delegado Regional de Polícia, Vital Rodrigues. E ainda requereu a abertura de investigações da morte do menino FRANCISCO GUILHERME, de ano e meio de idade, encontrado num “barreiro” do Assentamento Roseli Nunes, no dia de ano novo.

A mãe do menino é moradora do Assentamento Planalto I, e de certa forma este caso pode ter vinculação com o desaparecimento (assassinato?) do menino ELSON, pelo envolvimento de pessoas em ambos os casos.
Entidades de defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a família e a comunidade tem expectativa de incluir o caso ainda na pauta de trabalhos da Comissão de Direitos Humanos que deverá visitar Açailândia entre os dias 1º e 03 de março. 

Eduardo Hirata

Unknown
Seção da Câmara de Vereadores de Açailândia desta Quinta-Feira

Márcio Aníbal:
Márcio começou enfatizando a repercussão dos blogs sobre a matéria que ele junto com Fábio Pereira cobrou melhorias do transporte público.

Márcio citou a resposta que a Empresa de transporte da cidade deu ao blog rei dos Bastidores sobre a mesma matéria, para o vereador a empresa deveria responder ao povo através da Câmara, segundo ele deveria ser emitido um documento a casa de leis para que fosse lida ao povo.

Aníbal cobrou mais empenho da empresa e fiscalização nos serviços da empresa que começou bem mais tem deixado a desejar para seus usuários.

Márcio ainda voltou a cobrar a construção das paradas cobertas nos pontos, ele lembrou que o prazo era até dezembro do ano passado, mais agora a empresa falou que o prazo foi estendido até marços.

Junior Laundos:
Junior prestou homenagens ao Rotary Clube que completa em Açailândia 24 anos e no Brasil, mais de 100 anos. Junior enfatizou algumas ações da entidade no município.





Canela:
Canela falou sobre a dengue que tem tido altos números em Açailândia, segundo o vereador em um curto período a cidade registrou mais de 90 casos notificados.

Canela criticou o baixo numero de agentes de infectologia na cidade, para ele, o baixo numero pode trazer ainda mais problemas para a população que fica desamparada de saúde.

Canela também falou de doenças transmitidas por animais, ele disse que o Centro de Zoonoses está quase desativado e a carrocinha já não recolhe mais animais soltos nas ruas, aumentando o risco de contração de doenças.

Canela pediu empenho dos colegas em cobrar essas ações do poder público.

Vereador voltou a citar também o caso eletrofácil que deu calote em milhares de clientes de Açailândia, o valor ultrapassa a casa de 5 milhões de Reais, Canela disse que deveria ser formada uma comissão judicial para investigar o caso por que a justiça de Açailândia não dá conta de resolver todos esses casos.

Finalizando suas palavras, Canela criticou o não cumprimento das leis estudantis por empresas e casas de shows da cidade que segundo ele, não respeitam a meia-entrada garantida por leis aos estudantes.

Fátima Camelo:
Fátima também prestou homenagens ao Rotary frisando as palavras de Junior Laundos sobre o mesmo assunto, a vereadora citou todas as datas sobre a entidade e divulgou varias ações promovidas pela entidade na cidade e região.

Fátima falou da aprovação da lei que dá direitos de posse aos proprietários de imóveis nas vilas Ildemar e Progresso II.

Fátima citou uma reunião que teve com o prefeito sobre a reabertura do recanto dos idosos e convidou os vereadores para participarem das atividades, ela disse que em curto prazo que a entidade estará funcionando, no momento o recanto está passando por reformas para receber os usuários.

A vereadora falou também a respeito do transporte coletivo, segundo ela, os idosos não têm prioridade no serviço, ela solicitou atendimento prioritário e sinalização em pontos específicos para os idosos especialmente na travessia da BR onde fica localizado o recanto dos idosos.

Arlete Cutrim:
Arlete disse que pediu para o prefeito para que ele permitisse a preparação de um projeto para homenagear alguns fundadores de Açailândia, a homenagem seria a colocação de um busto em alguma praça da cidade.

Arlete falou também sobre os direitos dos estudantes, ela disse que o registro estudantil dá direitos ao aluno de ir e vir, entrar e sair de alguns lugares com prioridade e isso não está sendo respeitado.

Cutrim também reiterou o discurso de Fátima Camelo sobre os idosos e a problemática do transporte público.
 
noticiasdofreire.blogspot.com

Unknown
Ministério da Justiça vai retomar campanha de desarmamento

Desde que entrou em vigor, o Estatuto do Desarmamento diminui taxa de homicídios no País.
 
BRASÍLIA – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou que vai retomar “com muito vigor” a política de desarmamento no país. A pesquisa Mapa da Violência 2011, divulgada hoje (24), apontou uma queda de 7% nas taxas de homicídio no país em 2003, ano em que entrou em vigor o Estatuto do Desarmamento.

“Parece evidente que a questão mais grave é a do armamento excessivo. Quando nós desenvolvemos políticas de desarmamento, o índice de violência cai. Uma população armada é uma população violenta. Precisamos dar sequência a essa política”, afirmou o ministro.

Segundo Cardozo, o ministério vai desenvolver campanhas e programas para incentivar o desarmamento da população. Ele afirmou que será um projeto conjunto entre todas as instâncias de governo e a sociedade.“Vamos discutir com o governo ações nessa área. Temos reuniões previstas com representantes da sociedade civil e esperamos retomar uma política ofensiva de desarmamento.”

Além das medidas de combate à violência armada, serão desenvolvidas ações contra o crime organizado, principalmente na fronteiras. “Para isso é necessário termos um plano de fronteiras que intensifique o combate ao crime organizado. Vamos, em conjunto com os estados de fronteira, criar gabinetes de gestão integrada.”
O ministro afirmou que a corrupção é um fator diretamente relacionado ao crescimento do crime organizado. Segundo ele, o crime organizado cresce, pois há permissividade do setor público. "Precisamos enfrentar isso. Recentemente houve operações da Polícia Federal no Rio de Janeiro e em Goiás que desmembraram organizações que tinham policiais envolvidos."

Agência Brasil 

Unknown
MEC confirma reajuste de piso salarial do professor para R$ 1.187

Valor vai de R$ 1.024,67 para R$ 1.187,08 para jornada de 40 horas.
 
SÃO PAULO - O piso salarial dos professores da educação básica aumentar em 15,85%, segundo nota do Ministério da Educação divulgada nesta quinta-feira (24). De acordo com o texto, o valor foi calculado em função do reajuste do valor do custo-aluno Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deste ano. O valor para um professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais passa de R$ 1.024,67 para R$ 1.187,08. O aumento vale para o pagamento de salários a partir de 1º de janeiro deste ano.

O MEC aprovou ainda a resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade (integrado também pelo Consed e Undime), que atenua os critérios para que prefeituras e governos estaduais possam complementar seu orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso.
Os novos critérios exigidos para a solicitação de recursos federais por estados e municípios para cumprir o piso salarial do magistério, de acordo com o ministério, são:

- Aplicar 25% das receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino
- Preencher o Sistema de Informações sobre Orçamento Público na Educação (Siope)
- Cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino
- Dispor de plano de carreira para o magistério com lei específica
- Demonstração cabal do impacto da lei do piso nos recursos do estado ou município
"Com base nestas informações o Ministério da Educação vai avaliar o esforço desprendido pelas administrações solicitantes na tentativa de pagar o piso salarial do magistério. O MEC reservou cerca de R$ 1 bilhão de seu orçamento para este fim", diz a nota.


Veja a íntegra da nota:

"O Ministério da Educação informa que, com base na nota de cálculo apurada com o reajuste do valor do custo-aluno no FUNDEB deste ano, o piso salarial do magistério deve ser reajustado em 15,85%, o que eleva a remuneração mínima para um professor de nível médio e jornada de 40 horas semanais para R$ 1.187,08.

O Ministério da Educação esclarece que esta remuneração está assegurada pela Constituição Federal e deve ser praticada em todo o território nacional, por todas as redes educacionais públicas, municipais ou estaduais e privadas.

Com relação à reivindicação da Confederação Nacional dos Municípios de que o reajuste fosse realizado em abril, o MEC informa que o aumento é determinado de acordo com a definição do custo-aluno pela lei do Fundeb, no início do ano.

O Ministério da Educação informa ainda que aprovou a resolução da Comissão Intergovernamental para Financiamento da Educação de Qualidade (integrado também pelo Consed e Undime), que atenua os critérios para que prefeituras e governos estaduais possam complementar seu orçamento com verbas federais e cumprir a determinação do piso.

Novos critérios- Estes são os novos critérios exigidos para a solicitação de recursos federais por estados e municípios para cumprir o piso salarial do magistério:

1. Aplicar 25% de suas receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino;
2. Preencher o SIOPE (Sistema de Informações sobre Orçamento Público na Educação);
3. Cumprir o regime de gestão plena dos recursos vinculados para manutenção e desenvolvimento do ensino;
4. Dispor de plano de carreira para o magistério com lei específica;
5. Demonstração cabal do impacto da lei do piso nos recursos do Estado ou Município;
Com base nestas informações o Ministério da Educação vai avaliar o esforço desprendido pelas administrações solicitantes na tentativa de pagar o piso salarial do magistério. O MEC reservou cerca de R$ 1 bilhão de seu orçamento para este fim."

G1 

Unknown
Servidores da Uema fazem paralisação de advertência

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizaram, na manhã de ontem, uma paralisação de advertência em frente aos portões da universidade. O protesto foi pelo reconhecimento do quadro de servidores da universidade junto ao governo do estado e pela agilização do processo que corre no Tribunal de Justiça que determinará a validação ou não da eleição do reitor da Uema, realizada em 24 de novembro de 2010.
 
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Estadual do Maranhão (Sintuema), Miguel Santos, em 2010 a categoria realizou uma paralisação pela criação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCC). Entretanto, o governo teria dito que os servidores não faziam parte do quadro da Uema, já que alguns estavam lá por remanejamento e outros por tempo de serviço – sem a prestação de concurso público. “Para a aprovação do Plano precisamos que o processo de reconhecimento oficial do quadro de servidores, que está engavetado desde setembro de 2010, na Superintendência de Direitos e Deveres da Secretaria de Estado da Administração e Previdência, seja apreciado e definido. A Procuradoria Geral do Estado já nos deu dois pareceres favoráveis e o reconhecimento do quadro não gera nenhuma despesa para a Uema nem para o Estado”, disse ele.

O sindicalista explicou que em relação à eleição para reitor da Universidade, em 24 de novembro teriam acontecido várias irregularidades no processo eleitoral. José Augusto Oliveira foi o mais votado numa lista tríplice e depois nomeado pela governadora Roseana Sarney.

Miguel Santos afirmou que o estatuto da Uema diz que será de quatro anos o mandato de reitor e vice-reitor, permitida uma única recondução. “Em 2002, José Augusto foi eleito vice-reitor na chapa com Waldir Maranhão, assumindo em abril de 2006 o cargo de reitor. No mesmo ano ele foi reeleito e o mandato acabou no final de 2010”, declarou.

A categoria espera um posicionamento do governo para uma convocação de reunião com o Sintuema.

(Jully Camilo)

Unknown
Pai é suspeito de assassinar a filha a facadas em Balsas

Crime teria sido motivado por ciúmes. Polícia acredita que pai abusava sexualmente a filha.
BALSAS – A polícia investiga uma tragédia que aconteceu nessa quinta-feira (24) na cidade de Balsas. De acordo com o delegado regional Clécio Zots, um homem teria assassinado a filha a facadas e, em seguida, recorreu ao suicídio. O caso aconteceu em uma fazenda, localizada a 33 km da sede do município.

A polícia trabalha com a hipótese de que Wilson Rodrigues, de 45 anos, assassinou a filha, uma adolescente de 15 anos, motivado por ciúmes. Segundo informações, ele não aceitava o relacionamento da filha com um homem identificado apenas como Celso. Por esse motivo, o namorado da adolescente também é suspeito de ter cometido o crime.

O caso foi comunicado ao Conselho Tutelar de Balsas e existe a suspeita de que Wilson Rodrigues abusaria sexualmente da filha. Segundo a polícia, a adolescente estaria grávida e, possivelmente, o pai da criança seria Wilson Rodrigues.

Os corpos de Wilson Rodrigues e da adolescente foram levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Imperatriz.

Imirante

Unknown
Marcelo Tavares contesta contratações sem concurso


O governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa a Medida Provisória 088 que acrescenta e altera dispositivos na lei nº 6.915, que dispõe sobre a contratação de pessoal por tempo determinado para atender a necessidade temporária de exponencial interesse público.

Conforme exposição de motivos apresentada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, a MP objetiva incluir, entre as excepcionais situações de interesse público, a contratação de pessoal técnico, administrativo e operacional para atender as necessidades inadiáveis de serviços públicos essenciais no âmbito do Poder Executivo.

CONTESTAÇÕES

Da tribuna da Assembleia, o deputado Marcelo Tavares considerou que toda a Medida Provisória é uma sequência de absurdos. Primeiro porque as contratações são de quatro anos, 2, prorrogáveis por mais 2. Segundo, porque estaria eivada de inconstitucionalidades jurídicas, além de incentivar a não realização de concurso.

Marcelo contestou principalmente o artigo da MP que acrescenta ao artigo 2º da Lei 6.915, de abril de 1997, o Inciso 8º, com a seguinte redação: “a contratação de pessoas técnico, administrativo e operacional para atender as necessidades inadiáveis de serviços públicos essenciais”. Antes, segundo Marcelo, só eram contratados professores provisoriamente, mas com essa modificação o governo poderá contratar, por exemplo, agentes penitenciários e policiais civis.

O deputado ainda propôs “clarear a matéria”, para que as categorias, quando ingressarem na Justiça pleiteando a inconstitucionalidade, possam fazer de forma correta. E lembrou que a Justiça acaba de dar ganho de causa ao Sindicato dos Professores mandando que o governo chame os excedentes dos concursos e não faça contratações precárias. Marcelo quer saber “pelo menos em que categorias vão se dar essas contratações”. A Medida Provisória 088 deve ser votada na próxima segunda-feira.

JM Cunha Santos
Agência Assembleia

Unknown
Bira do Pindaré denuncia volta da pistolagem ao Maranhão


O deputado Bira do Pindaré subiu ao plenário da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (24/02), e apresentou um pedido de requerimento à Casa. O objetivo do parlamentar é a obtenção de informações no Tribunal de Justiça sobre a tramitação do processo que analisa o assassinato do líder quilombola do povoado Charco, Flaviano Pinto Neto, que levou à prisão do fazendeiro Manoel Gentil Gomes, essa semana e, de maneira tão célere, a sua soltura.

O quilombola foi assassinado em circunstâncias ainda pouco esclarecidas, no dia 30 de Outubro de 2010, no município de São Vicente Ferrer com sete tiros na cabeça. De acordo com os movimentos sociais Manoel Gentil é fazendeiro – grileiro e foi preso terça-feira (23/02). “Essa notícia repercutiu, mas, em menos de 24 horas, esse fazendeiro, que é acusado de ser mandante desse crime já estava solto, em menos de 24 horas”, denunciou Bira.

O parlamentar aproveitou o espaço para relatar a triste realidade dos despossuídos de terras no Estado do Maranhão, e, em particular, das comunidades quilombolas. Há anos os moradores do povoado Charco vem reivindicando seus direitos mais fundamentais de posse das terras onde vivem. “E há, inclusive um processo que anda a passos de tartaruga, no Incra e nunca se resolve. E, por essa razão, o Incra também está sendo acionado pelo Ministério Público Federal um ano antes da morte do Flaviano. Casas foram destruídas por ordem judicial, que geralmente são céleres quando é contra o povo, mas são lentas, quando favorece o direito da nossa população”, denunciou o deputado.

O acusado de efetuar os disparos que levaram o quilombola a morte é Josué Sodré Sabóia, que seria chefe de um grupo de extermínio que já teria assassinado 16 pessoas. Bira encerou o pronunciamento alertando a sociedade e os outros deputados da volta da pistolagem ao Maranhão. “É a volta da pistolagem, que ameaça as nossas comunidades, sobretudo as comunidades tradicionais, as comunidades quilombolas, as comunidades indígenas e todos aqueles que resistem e lutam para mudar a realidade do Estado do Maranhão”, concluiu.

Da Assecom / Gab. do dep. Bira do Pindaré

Unknown
Em 10 anos, Maranhão aumenta em 367% o número de homicídios

Dados de 1998 a 2008 constam no Mapa da Violência 2001, lançado do Ministério da Justiça.
SÃO LUÍS – O Maranhão é o Estado brasileiro que teve o maior crescimento no número de homicídios de 1998 a 2008: 367%. O índice foi revelado no Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil, lançado, nesta quinta-feira (24), pelo Ministério da Justiça. O estudo foi realizado pelo Instituto Sangari e leva em consideração vários dados referentes à violência em todo o Brasil.

Ao longo dos 10 anos, o Maranhão conseguiu quase que quadruplicar o número de homicídios no Estado. Dos 266 registrados em 1998, pulou para 1.243 em 2008. Se esses dados foram aplicados em uma taxa de homicídio para cada 100 mil habitantes, o Maranhão continua sendo o Estado com o maior crescimento: 297%. Em 1998, registrava-se cinco homicídios para cada 100 mil habitantes. Em 2008, esse número chegou a 19,5 homicídios por 100 mil habitantes. No estudo, o Maranhão aparece como um “caso extremo” na evolução dos índices.

Atrás do Maranhão no crescimento do número de homicídios em 10 anos estão os Estados da Bahia (280,9%), Pará (273%), Rio Grande do Norte (222,9%) e Alagoas (222,6%). Este último Estado, aliás, é o que aparece com o maior índice de homicídios por 100 mil habitantes em 2008, com 60,3 casos. É seguido pelo Espírito Santo (56,4%) e Pernambuco (50,7). O Maranhão fica na 19ª posição, com 19,7 homicídios para cada 100 mil habitantes em 2008.

Homicídios de jovens

Outro dado negativo para o Maranhão é que o Estado também é o que apresentou o maior crescimento no número de homicídios entre a população de 15 a 24 anos de 1998 a 2008: 514,9%. Dos 74 casos registrados em 1998, o Maranhão pulou para 455 em 2008. No que se refere à taxa de homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes, o Estado também teve a maior variação nos últimos 10 anos: 406%.
Sobre os homicídios de jovens no país, o estudo alerta para proporções sérias. Só em 2008, foram registrados 18.321 homicídios de jovens de 15 a 24 anos. No mesmo ano, de 2008, o Estado que apresentou o maior taxa de homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes foi Alagoas (125,3), seguido por Pernambuco (106,1) e Espírito Santo (120). O Maranhão ficou em 21º lugar, com 33,6.

São Luís

O Mapa da Violência 2001 também mostra a situação das capitais. São Luís, por exemplo, foi a quarta no crescimento do número de homicídios, registrando, de 1998 a 2008, um aumento de 217%. Em 2008, a capital maranhense apresentava uma taxa de 43,3 homicídios para cada 100 mil habitantes, sendo a 11º capital do país.

Sobre os dados, o estudo chama atenção para a situação preocupante de São Luís e das outras três capitais com a maior variação no número de homicídios. Salvador teve um aumento de 404,6%, Maceió, com 288,2%, e Florianópolis, com 250% de aumento nos casos de homicídios nos 10 anos avaliados.

Na questão dos homicídios de jovens, São Luís teve um aumento de 282,6% entre 1998 e 2008. A taxa de homicídios de jovens para cada 100 mil habitantes também foi alarmante: 257,4%. Em 1998, a taxa era de 23,4; em 2008, ela passou para 83,7. A capital com a maior taxa registrada em 2008 é Maceió, com 251 casos para cada 100 mil habitantes.

Homicídio, de acordo com o Mapa da Violência 2001 – Os Jovens do Brasil, é causa de 39,7% das mortes entre os jovens de 15 a 24 anos. Na população “não jovem”, de acordo com o estudo, o homicídio representa apenas 1,8% dos óbitos.

Para Ministério da Justiça e Instituto Sangari, o Mapa da Violência 2001 – Os Jovens do Brasil não pretende traçar um diagnóstico da violência no Brasil, mas “fornecer informação sobre como morrem nossos jovens: em suas capitais, em seus estados, nos grandes conglomerados urbanos, nos municípios, por causas que a Organização Mundial da Saúde qualifica como violenta”.

Roberta Gomes/ Imirante 

Unknown
Chega a 92 o número de mortos na Nova Zelândia após terremoto

Ao menos 238 pessoas seguem desaparecidas em Christchurch. Cidade está sob toque de recolher.

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, informou nesta quinta-feira (24), que chegou a 92 o número de mortos por causa do terremoto de magnitude 6,3 que abalou a cidade de Christchurch, localizada ao sul do país.

Key disse ainda que o número de mortos pode subir, pois há 238 pessoas desaparecidas nos escombros de edifícios e casas.

O balanço oficial do governo é diferente do balanço divulgado pela polícia local. Segundo o chefe da polícia de Christchurch, Dave Cliff, o número de mortos é de 98, e o de desaparecidos, 226.

Na quarta-feira (23), o primeiro-ministro declarou estado de emergência nacional devido ao tremor. Na terça (22), o prefeito de Christchurch, Bob Parker, já havia declarado estado de emergência. Para evitar saques, foi declarado toque de recolher na cidade.

O premiê avaliou que a reconstrução de Christchurch custará entre US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões, embora alguns analistas calculem que os danos podem superar os US$ 16 bilhões.
Até o momento, foram resgatadas dos escombros 120 pessoas. “Estamos recebendo mensagens de texto e rastreando sons dos sobreviventes, e esse é o nosso foco no momento”, disse o comandante da polícia, Russell Gibson.

O terremoto foi o segundo grande tremor em cinco meses na cidade, que tem 400 mil habitantes, e também o mais letal desastre natural no país em 80 anos. O tremor ocorreu na hora do almoço. Ruas e lojas estavam muito movimentadas, e os escritórios ainda estavam ocupados.

Em algumas ruas de Chistchurch o tremor gerou crateras de até um metro de profundidade. A polícia e o Exército montaram um cordão de segurança ao redor da zona mais afetada. O aeroporto da cidade foi fechado, e o centro foi esvaziado, de acordo com a polícia. Quase toda a cidade está sem energia e sem água.
Mapa localiza local do tremor na Nova Zelândia (Foto: Editoria de Arte / G1) 
Mapa mostra região onde ocorreu o tremor.
(Foto: Editoria de Arte / G1)
20 tremores secundários
O terremoto sacudiu a cidade de Christchurch às 12h51 da terça-feira no horário local (20h51 da segunda, em Brasília), de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), que monitora tremores pelo mundo. O epicentro do tremor foi localizado a 4 km de profunidade, a 5 km ao noroeste de Christchurch. Pelo menos 20 tremores secundários foram registrados.

Um forte tremor de magnitude 7,2 atingiu a mesma cidade em setembro de 2010, deixando 20 feridos e destruindo edifícios.

(*) Com informações das agências de notícias EFE e France Presse
Do G1, com agências internacionais *

Unknown quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Salário mínimo será de R$ 545 a partir de 1º de março

imirante.comDuas propostas previam valores maiores, de R$ 560 e R$ 600. Ambas foram rejeitadas pelo plenário. 
BRASÍLIA - O Senado derrubou na noite desta quarta-feira (23), os três destaques que alteravam o projeto de lei do governo, que fixa em R$ 545 o valor do novo salário mínimo e estabelece as regras para o reajuste nos próximos anos.

Logo após a aprovação do texto-base do projeto, os senadores começaram a apreciar os destaques. O primeiro colocado em votação foi o apresentado pelo PSDB, que propunha o valor de R$ 600 para o mínimo. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse, na defesa da proposta de seu partido, que o valor era "viável" e "factível".

A exemplo do que aconteceu na Câmara na última quarta-feira (16), porém, a emenda foi rejeitada. Foram 55 votos contra, 17 a favor e 5 abstenções. A proposta de R$ 600 para o salário mínimo era uma bandeira defendida pelos tucanos desde a campanha de José Serra para a Presidência da República em 2010.
O segundo destaque rejeitado foi o apresentado pelo DEM, de R$ 560 para o salário mínimo. A proposta tinha o apoio das centrais sindicais. A proposta foi rejeitada por 54 votos contra, 19 a favor e 4 abstenções.
“Temos argumentos de que a proposta pode ser alcançada. O governo não está atingindo nem as perdas da inflação com esta proposta", disse o senador Agripino Maia (DEM-RN), durante a defesa da proposta na tribuna do Senado.

Falta ainda a votação de um destaque, que tentar barrar a edição do valor do salário mínimo até 2015 por meio de decreto, como prevê o texto original. O destaque foi apresentado pelo PSDB, que anunciou, junto com o PPS, que pretende contestar a constitucionalidade do artigo no Supremo Tribunal Federal.
De acordo com a Consituição, a fixação de valor para o mínimo deve ser feita por projeto de lei encaminhado ao Congresso, alega o partido.

Unknown
Maranhão tem 27 municípios com FPM bloqueado na Receita

É o Estado com o maior número de municípios que têm pendências no Cauc/Siafi do Tesouro Nacional.
SÃO LUÍS – O Maranhão é o Estado com o maior número de municípios que estão com os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) bloqueados pela Secretaria da Receita Federal (SRF). São 27 municípios que constam na última atualização dos dados no site do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi). O bloquei é resultado de pendências no Cadastro Único de Convênios (Cauc).

De acordo com a consulta feita pelo Imirante, a última atualização dos dados foi feita às 5h desta quarta-feira (23) e mostra os municípios que tiveram o FPM bloqueados a partir do dia 13 de fevereiro de 2011. Os municípios são: Axixá, Barreirinhas, Bom Jesus das Selvas, Davinópolis, Estreito, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Governador Edison Lobão, Governador Nunes Freire, Itaipava do Grajaú, Itinga do Maranhão, Magalhães de Almeida, Matões, Miranda do Norte, Peritoró, Porto Franco, Presidente Juscelino, Presidente Vargas, Raposa, Santo Amaro do Maranhão, São João do Paraíso, São Pedro da Água Branca, São Roberto do Maranhão, São Vicente Férrer, Senador La Roque, Trizidela do Vale e Vitorino Freire.

Atrás do Maranhão vem o Piauí, com 12 municípios, a Bahia e o Ceará, com sete municípios, cada, cujos repasses estão bloqueados. Com quatro municípios que podem não receber o FPM, estão os Estados de Goiás – que também pode não receber o FPE (Fundo de Participação dos Estados), porque o governo tem pendências –, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins. Sem municípios com pendências estão os Estados do Rio Grande do Norte, Roraima e Rio Grande do Sul. O Distrito Federal também não aparece na lista.

Para verificar e regularizar a situação do município, o gestor público pode acessar as informações no Cadastro Único de Convênios (Cauc), disponíveis no site do Siafi. Para que as transferências voluntárias de recursos e de convênios sejam feitas, os municípios e o governo do Estado devem estar com a documentação regularizada, de acordo com as exigências estabelecidas pela Constituição Federal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e legislação aplicável.

Roberta Gomes/ Imirante 

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.