Rádios Comunitárias ferramentasque se tornam famosas dentro do bairro

Assim podem ser vistas as rádios comunitárias, que aproximam o atraente mundo da comunicação da população.
O sonho nasceu aos sete anos de idade. Por causa do pai, Marcos Veloso, hoje com 24 anos, decidiu que queria trabalhar com comunicação e optou por ser radialista. Observando o trabalho dele aprendeu o bastante para se dedicar à profissão. Montou uma emissora de rádio, mas precisou passá-la por motivos de doença do pai. A batalha para conseguir realizar seu sonho não parou. O resultado desse sonho materializado é a rádio Tropical FM, que completou nove anos.
Mais que uma rádio de veiculação de entretenimento, a Tropical tem a missão de servir a comunidade onde está instalada, no bairro Centro, em São José de Ribamar. E tem cumprido a missão, garante Veloso. A programação é diversificada e tem início às 5h, encerrando à meia noite. Da música romântica ao forró, passando pelo sertanejo e religioso. Os noticiários são uma atração à parte. Mas, o que o público fiel da rádio procura mesmo é pela função social. "Este é o principal objetivo de uma rádio comunitária, e conosco não é diferente. Prezamos esse lado social", garante Marcos Veloso. De locutor ele passou a acumular a função de administrador da emissora. Parte dele e dos colegas de trabalho iniciativas que vão servir à população do bairro e entorno.

Buracos nas ruas, falta de energia ou água, ônibus precário e até reclamações contra vizinhos. Tudo é levado aos microfones da rádio que se transformou na voz de parte dos ribamarenses. É comum promoverem eventos de cunho sócio-educativo e é na rádio que eles são divulgados. O espaço é aberto para quem precisar, priorizando sempre a comunidade local. Recadinhos amorosos, pedidos de música e até aqueles que, por estarem perto da emissora, aproveitam para dar uma contribuição direto dos microfones. "Temos um público que nos ouve com fidelidade. Não só aqui onde atuamos, mas em bairros mais distantes", conta Veloso. A proximidade e acessibilidade dispensada aos ouvintes e a interação com estes fazem da emissora sucesso de público. Os ouvintes dão palpites até na programação.

Dia 1º de agosto estreia a nova grade de programação da rádio e ela passa a se chamar Nova 104. Entre as novidades, um programa só de música eletrônica. Pedido de ouvintes atendido prontamente. Na data, a função social é que vai dar o tom da festa. Por meio de parcerias, os organizadores conseguiram garantir a distribuição de sopão e serviços como aplicação de flúor e distribuição de preservativos. Até o dia do evento, eles pretendem agregar mais parceiros e oferecer outros serviços. A ideia, diz Veloso, não é festejar a nova emissora, mas promover ações sociais. "São estas iniciativas que fazem a rádio comunitária querida pela comunidade", ressalta. E põe querida nisso.

Portas fechadas
Por não possuir documentação exigida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a rádio passou três anos fechada. Entre as exigências da Anatel estavam o consentimento da comunidade e, para comprová-lo, a diretoria precisaria reunir um grande número de assinaturas.

Veloso conta ter se surpreendido com as três mil assinaturas conseguidas só na área de atuação da rádio. Em novembro do ano passado conseguiram documentar a emissora. A sede é própria, à Rua da Avenida. No estúdio, a acústica é obtida com revestimento de caixas de maçã nas paredes. Os poucos, mas suficientes equipamentos garantem o som de qualidade que a rádio leva aos quatro cantos de São José de Ribamar. Para Veloso, a função das rádios comunitárias é tão importante para as comunidades que deveria ter mais atenção do poder público. O processo de regularização, diz ele, poderia ser menos burocrático. "Nossa função é social. A própria comunidade atesta isso", enfatiza.
De ouvido ligado
Vizinha quase parede com parede da rádio, a estudante Iranilde Oliveira da Silva, 30 anos, é daquelas ouvintes assíduas, que participam. Morar perto de uma rádio traz vantagens, diz ela. "Você pode chegar no estúdio direto com o locutor e fazer seu pedido", exemplifica. Ela ouve a programação, mas, também dá pitacos. Quando ficou sabendo que será veiculado um programa de música eletrônica ficou animada. "Eu adoro esse estilo e ainda não tinha ouvido na rádio". Dois outros programas dos quais ela é fã são Recordar é Viver, onde só tocam clássicos; De Coração Para Coração, só de românticas; e o religioso católico Salvando Vidas e Resgatando. Na casa de Iranilde a equipe de O Imparcial comprovou que ela realmente é ouvinte de carteirinha: estava com o som ligado na programação da rádio. Aliás, não só ela. Na casa são 14 pessoas, e, quando todos estão reunidos, só rola o som da rádio comunitária do bairro. O único concorrente da rádio é a novela. "É só terminar a novela que já ligo na rádio e vou até de manhã, se for o caso", diz a ouvinte noveleira.
Regularização
Rádio Comunitária é um tipo especial de emissora de rádio FM, de alcance limitado a, no máximo, 1Km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informação, cultura, entretenimento e lazer a pequenas comunidades. Trata-se de uma pequena estação de rádio, que dará condições à comunidade de ter um canal de comunicação inteiramente dedicado a ela, abrindo oportunidade para divulgação de suas idéias, manifestações culturais, tradições e hábitos sociais. A Rádio Comunitária deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais; noticiar os acontecimentos comunitários e de utilidade pública; promover atividades educacionais e outras para a melhoria das condições de vida da população. Uma Rádio Comunitária não pode ter fins lucrativos nem vínculos de qualquer tipo, tais como: partidos políticos ou instituições religiosas. A autorização para execução do serviço de Rádio Comunitária será concebida por 10 anos, podendo ser renovada por igual período. Cada entidade poderá receber apenas uma autorização para execução do serviço, sendo proibida a sua transferência.
Por Sandra Viana
Oimparcial Online

Unknown sexta-feira, 29 de julho de 2011
Governador Eduardo Campos participa de evento político na Assembleia

O governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, fez nesta quinta-feira (28), durante um ato partidário promovido nas dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão, um rápido balanço da sua administração. Ele foi recebido pelo 1º Secretário da Casa, deputado Hélio Soares (PP).
Reeleito com 82,83% dos votos válidos, em 2010, Campos disse que seu governo, atendendo reivindicações antigas do povo pernambucano, soube investir em todos os setores, além de resgatar a auto-estima do funcionalismo público.
“Estabelecemos metas para todos os setores da administração. Cada escola, por exemplo, tem que alcançar os índices estabelecidos pelo Ideb. Se consegue, no final do ano o Governo do Estado paga o 14º salário dos profissionais do magistério. O funcionário público precisa se sentir prestigiado e este tipo de ação visa justamente alcançar este objetivo”, afirmou.
Questionado sobre as eleições de 2014, o governador pernambucano deixou transparecer que não pretende concorrer ao cargo de presidente da República. “Meu único objetivo é cumprir meu mandato de governador e continuar trabalhando por Pernambuco. Eu e o meu partido somos aliados da presidenta Dilma. Se em função de uma decisão pessoal ela [Dilma] não quisesse disputar a reeleição, avalio que nesta fila tem pessoas extremamente qualificadas, como é o caso do próprio ex-presidente Lula”, finalizou.
Agência Assembleia 

Unknown
Faça um curso de Auxiliar Administrativo

Açailândia – Encontram se abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes nas seguintes áreas; Auxiliar de Escritório/Administrativo, Secretariado, Operador de Caixa, Relações Humanas e Ética no Trabalho, Técnicas de vendas Administração de Empresas.

A empresa FACILITY – Treinamentos e Serviços, estará promovendo nos próximos dias cinco cursos profissionalizantes em diversas áreas, os bairros contemplados com os cursos são: Vila Ildemar, Pequiá e Centro da cidade.
Os cursos acontecerão de segunda a sábado em diversos locais, os locais serão: Escolas Públicas Municipais entre outros locais.

A carga horaria

Auxiliar de Escritório/Administrativo, terá a carga horaria de 52 horas aulas, Secretariado, terá 50 horas aulas, os cursos de Operador de Caixa e Administração de Empresas terão 60 horas aulas cada, Relações Humanas e Ética no Trabalho, terá 45 horas aulas, Técnicas de vendas, terá 58 horas aulas.

Já estão praticamente esgotadas as inscrições para o curso de Auxiliar Administrativo que terá inicio no próximo dia 05 de agosto, na sede da Associação Rádio Comunitária Açailândia – ARCA FM, na Vila Ildemar, as aulas acontecerão as quintas e sextas-feiras das 19 as 21:30 horas e tem duração de 2 meses.

Promoção 

Quem se inscrever em qualquer curso promovido pela empresa FACILITY – Treinamentos e Serviços até o dia 30 de dezembro deste ano, estará concorrendo a um Notebook no dia 30 de dezembro de 2011.

Maiores informações:

(99)9155-2606


Unknown
Idosa é assassinada na porta de casa por vizinho em Imperatriz

Um assassinato - o nono ocorrido em Imperatriz neste mês de julho - chocou moradores da rua Tamandaré, entre Rio Grande do Norte e Paraíba, na área do Mercadinho. Com dois golpes de faca no pescoço, além de pauladas, foi assassinada a idosa Antônia Noleto Silva, 78 anos.
Antônia Noleto Silva caída no chão, já em óbito. (Foto: Reprodução)
O autor do crime teria sido Barnabé Gomes da Silva, 72 anos, também morador da rua Tamandaré, na casa de número 574.
Algoz e vítima eram vizinhos e tudo teria ocorrido por uma discussão por conta de uns gatos que a vítima criava. A discussão já vinha ocorrendo há cerca de uma semana e ontem acabou em tragédia.
Barnabé Gomes foi preso e autuado em flagrante. (Foto: Reprodução)
A vítima chegou a ser socorrida pelos médicos do Serviço de Atendimento Médico e Urgência (SAMU) - viatura de suporte avançado - mas Antônia Noleto Silva não resistiu e morreu.
Preso em flagrante
O idoso Barnabé Gomes da Silva foi preso por policiais militares e conduzido à Delegacia Regional, onde foi autuado em flagrante delito por crime de homicídio duplamente qualificado.
Na Delegacia, o acusado disse que não sabia o que tinha ocorrido. Segundo informações de familiares, ele usa remédio controlado, tem depressão e problemas psicológicos. Entretanto, segundo um dos filhos da vítima Barnabé Gomes é normal.
O sepultamento do corpo de Antônia Noleto, acontece nesta sexta no cemitério Jardim das Rosas no Parque Alvorada II.
Dona Antônia Noleto Silva com o filho Jonas. (Foto: Arquivo/Reprodução)
Com informações do Jornal O Progresso

Unknown
Moradores da Vila Ildemar recebem título definitivo de seus lotes

À véspera das comemorações de 18 anos da Vila Ildemar, o prefeito municipal de Açailândia, Ildemar Gonçalves dos Santos (PSDB), entregará às 17 horas desta sexta-feira (29), os títulos definitivos de todos os lotes aos moradores do bairro.

Na oportunidade, estarão presentes no gabinete da prefeitura municipal, secretários de governo, vereadores, imprensa e os primeiros moradores do bairro que receberão das mãos do chefe do executivo municipal toda documentação que torna o detentor da posse do terreno, em dono de fato e de direito.

Com isso, chega ao fim um longo e penoso processo judicial, que durante as administrações passadas ficou esquecido e, somente com o retorno de Ildemar à prefeitura de Açailândia, foi retomado até a liberação dos títulos à população.

Vila Ildemar

Fundada em 03 de outubro de 1993, a Vila Ildemar carrega o nome do principal responsável pela sua criação, o atual prefeito Ildemar Gonçalves. Ainda como promessa de campanha em 1992, o então candidato, disse que resolveria o maior problema do município: a falta de habitação.
Tão logo foi eleito para seu primeiro mandato, Ildemar concretizou sua promessa, realizando o sonho de milhares de pessoas com a casa própria. Na oportunidade, foram doados mais de 3 mil lotes, tendo prioridade absoluta às famílias de baixa renda, pessoas que viviam em áreas de risco ou sem condições de pagar o aluguel de um imóvel com as mínimas condições de sobrevivência.

Assim, pouco mais de dois meses para comemorar a maioridade, a Vila Ildemar se tornou o maior bairro de Açailândia, e um dos maiores de todo interior do Maranhão, tendo uma população superior a 40 mil habitantes, maior que 60% dos 217 municípios do estado.

Atualmente o bairro conta com um comércio forte e diversos investimentos de grande porte por parte do governo municipal, alguns realizados em parceria com estado e união, como a construção do Complexo Esportivo da Vila Ildemar, a reforma completa da Praça José Reinaldo Tavares (Praça do Patizal), e por último, 14 quilômetros de pavimentação com asfalto de ruas e avenidas do bairro.

Para Ildemar Gonçalves, os 18 anos da Vila e principalmente, a entrega de títulos definitivos à população do bairro, será um momento de grande alegria. “A Vila Ildemar foi a maior ação do meu primeiro mandato, e entregar esses títulos após 18 anos será um dos melhores momentos políticos da minha terceira gestão e dia único em minha vida pessoal”, concluiu.

Por Cézar Júnior

Unknown
ARCA FM 87,9 COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO COM UMA FESTA POPULAR NA VILA ILDEMAR

arca


O que você espera de uma emissora de Rádio? Músicas, programas, uma hora ouvindo o seu artista preferido? A Associação Rádio Comunitária Açailândia, traz mais do que só isso! É uma rádio não só feita para o povo, e sim pelo povo, e que a mais de 10 anos vem lutando, divertindo, integrando,dando vez e voz a comunidade e ainda educando e profissionalizando os jovens açailândenses na área da comunicação popular e colaborando com o desenvolvimento da população.
arcacartas radio arca
A ARCA-FM já faz parte do dia a dia deste povo, que nos últimos seis anos ajudou a construir a sua sede própria, que só foi possível com a ajuda deles e com prêmio que receberam no ano de 2009 do Ministério da Cultura pela iniciativa de comunicação livre realizada no estado no estado do Maranhão através da 1ªde etapa do projeto de "Radio Oficina". Mais no dia 30 desse mês vamos comemorar mais uma conquista da nossa rádio, 4 anos em que foi ao ar legalmente pela primeira vez no dia 09 de junho de 2007 e para comemorar essa data, organizamos um evento que traz tanto trabalhos sociais e solidários a comunidade, como uma festa cultural para toda a população açailândense em especial aos moradores da Vila Ildemar.

Venha prestigiar, valorizar e reconhecer os cantores, dançarinos, artistas plásticos da nossa região. Esta grande festa popular inicia a partir das dezoito horas com palhaços para animar as crianças,exposição de artistas locais. Além disso haverá uma grande show de prêmios com bingo de um aparelho DVD e uma TV na primeira batida e na segunda batida uma Moto POP 0KM, o dinheiro arrecadado neste bingo será destinado a término da sede da ARCA. Contamos com a presença de todos!


Waleska Doof-Colaboradora do Centro de Defesa de Açailândia.

Unknown
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Açailândia realizará projeto mãos que ajudam no próximo dia 30

Açailândia – Os membros da Ala Açailândia de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Açailândia, conhecidos como os mórmons, estarão realizando o projeto de serviço “Mãos que ajudam” no próximo dia 30 de julho.

O projeto será desenvolvido na escola do CAIC de Açailândia, localizada na Av. Contorno do bairro Jardim de Alar durante todo o dia de sábado, com reformas de cadeiras, pintura de paredes e muros, limpeza do local, serviços de jardinagem, entre outros serviços em diversas áreas.

O projeto é realizado por voluntários que atuam em diversas profissões que se unem para realizar este projeto social em prol da comunidade mais carente. Este é um projeto de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, desenvolvido em todo o mundo.

No mesmo dia em que será realizado em Açailândia, dia 30 de julho, este mesmo projeto acontecerá em todo o pais nas cidades onde a igreja atua. 

Em Açailândia o projeto já foi desenvolvido em diversos locais, como escolas públicas, no Lar Frei Daniel (O abrigo dos idosos), entre outros locais da cidade.

Carlos Cristiano

Unknown
COMUCAA RESPONDE PESQUISA “CONHECENDO A REALIDADE”

A segunda edição da pesquisa “Conhecendo a Realidade” é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) e do CONANDA/Conselho nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, e está sendo executada pela Fundação Instituto de Administração/Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (FIA/SEATS).
O objetivo da pesquisa “Conhecendo a Realidade” é o de mapear a situação atual dos três principais atores do SGD/Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente: os Conselhos Municipais e os Conselhos Estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente, e os Conselhos Tutelares.
O caráter nacional da pesquisa consolidará amplo mapeamento dos Conselhos existentes no Brasil de hoje, possibilitando o estudo de estágio de desenvolvimento, atualizando o panorama que se tem dessas instituições e criar uma ferramenta para sua auto-avaliação.
A segunda edição da pesquisa  permitoirá uma comparação com a primeira, realizada em 2006, viabilizando uma análise critica das políticas para o desenvolvimento desses Conselhos implantados nos últimos anos e o planejamento de novas ações para seu aperfeiçoamento.
O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA respondeu á pesquisa, que tem o prazo de 29/07/2011 para o envio ao CONANDA.
Por Eduardo Hirata

Unknown
SEMINARIO ABRE A CAMINHADA RUMO À ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS

As Paróquias da cidade de Açailândia, Itinga e São Francisco do Brejão convocam todas as comunidades católicas e os movimentos sociais para o Seminário em preparação à Romaria da Terra e das Águas.
Sábado 30 de julho (das 14 às 18h), lideranças e militantes estarão encontrando-se na Paróquia São João Batista (Jacu) para aprofundar o tema da Romaria 2011: “Terra, água, direitos: Defender, Resistir, Construir”.

A XI ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS DO MARANHÃO acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro em nossa cidade, no distrito industrial do Piquiá. Está prevista a participação de cinco mil pessoas, vindo de todo o estado do Maranhão. A Romaria é uma iniciativa da CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), composta no Maranhão por 12 Dioceses que compõem o Regional Nordeste5.
O evento acontece a cada dois anos e reúne, em um grande momento de denúncia, celebração e festa, representantes de comunidades eclesiais de base, dioceses, pastorais sociais, movimentos populares.

Nessa edição as comunidades são chamadas a refletir, em continuidade com a caminhada da campanha da fraternidade, sobre a temática meio ambiental e de maneira particular sobre a concepção “perversa” do modelo de desenvolvimento, que visa ao lucro para poucos “eleitos” deixando rastros de exploração e de miséria para a grande maioria do povo e para o meio ambiente.

Durante o seminário os participantes construirão uma analise de conjuntura das problemáticas sócio ambientais da nossa região, trabalharão em grupos de estudo os temas dos encontros de preparação e receberão informações praticas para que as comunidades, grupos e movimentos possam participar da romaria.

Para contatos:
Paróquia São João Batista
Tel. (99) 3538.1787

Unknown
Rocha sobre José Reinaldo: “Espero que ele vá lá para que tenha dimensão do que queremos é somar as forças”

O ex-deputado federal Roberto Rocha, que deixa o PSDB para se filiar hoje ao PSB, em solenidade marcada para às 18h na Assembleia Legislativa, disse agora há pouco em entrevista a Rádio Capital que sua decisão de deixar o ninho tucano foi uma motivação estritamente política. “Não foi nada pessoal. Saio do PSDB, mas deixo muitos amigos lá, que continuam sendo companheiros nesse ideal e nessa jornada de luta pelo um Maranhão melhor”, afirmou.
Acompanhado do deputado estadual Luciano Leitoa, secretário geral do PSB, Roberto Rocha disse que se sentirá muito à vontade em sua nova legenda. “Entro no PSB para somar como fiz no PSDB, dando cara para o partido, e também dando para bater”, ressaltou. “A mudança não é compulsória, ela exige gestos e riscos. E só pode fazer isso quem é livre”, completou.
Perguntado se iria para o PSB com o projeto de se candidatar a prefeito de São Luís em 2012, Rocha deus sinais de que pretende concorrer ano que vem ao Palácio La Ravardière. “Se eu não tivesse pretensão, eu não estaria me filiando em tempo hábil. No entanto, essa decisão não é minha. Esse é um processo de convergência que precisa ser socializado, discutido. Ninguém é candidato de si mesmo”, enfatizou o neo-socialista.
Em relação às recentes declarações do ex-governador José Reinaldo dadas com exclusividade a este blog (reveja aqui) e repercutida pelos blogs de Marco D’Eça eGilberto Léda, de que sua filiação no PSB tem o objetivo de “desestabilizar o único partido que realmente faz oposição a governadora Roseana Sarney, só ganhando o grupo Sarney dividindo a oposição”, Roberto disse não ter tomado conhecimento de divergências em relação ao seu nome no PSB. “O que há é convergência. Espero que ele [Zé Reinaldo] vá lá para que tenha dimensão do que realmente queremos é comungar do espírito de unidade e de somar as forças”, finalizou.

Fonte: Blog do John Cutrim

Unknown
José Reinaldo confirma ida a filiação e nega que tenha tentado barrar entrada de Rocha: “Não há crise nem problema nenhum”

O ex-governador José Reinaldo, em contato com o blog no início da tarde, confirmou presença no ato de filiação do ex-deputado federal tucano Roberto Rocha ao PSB, que ocorre hoje às 18h em solenidade na Assembleia Legislativa. “Vou à reunião a convite do Eduardo [Campos, governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB]”, disse Reinaldo.
Na ocasião, José Reinaldo ratificou a informação divulgada no blog do jornalista Marco D’Eça de que esteve em Pernambuco, na terça-feira (26), em audiência com Eduardo Campos. “Estive sim. Quem me convidou para o PSB foi Miguel Arraes. E o portador do convite foi Eduardo Campos quando era ministro de Lula. Então, conversamos descontraidamente por mais de duas horas no Palácio”, contou Tavares.
O ex-governador negou ainda que tenha ido ao encontro de Campos com o objetivo de impedir a entrada de Rocha ao PSB. “Não fui barrar ninguém nem sair do partido onde gozo de muitas amizades, entre as quais a de Eduardo Campos”, afirmou. De acordo com Zé Reinaldo, a ida de Roberto para o PSB ocorreu através de uma articulação envolvendo o ex-prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho.
“Quem levou o Roberto para o PSB foi o Firmino, amigo pessoal do governador Eduardo Campos e importante político piauiense”, revelou Tavares. Em relação a possibilidade da candidatura de Roberto Rocha pela legenda socialista a prefeitura de São Luís em 2012, Zé Reinaldo foi enfático ao afirmar:
“O que ficou claro que o candidato preferencial do partido para a prefeitura é o Flávio Dino. Sem discussão. Se ele não quiser aí então o partido deve ir com Roberto Rocha que na conversa com o Eduardo deixou clara sua pretensão. Estamos de acordo com tudo. Não há crise nem problema nenhum”, encerrou.
Fonte: Blog do John Cutrim

Unknown
Discursos de unidade marcam filiação de Roberto Rocha ao PSB

A filiação do ex-deputado federal tucano e ex-presidente do Diretório Estadual do PSDB Roberto Rocha ao PSB maranhense, em solenidade ocorrida no final da tarde de ontem (28) na Assembleia Legislativa, foi marcada pelo tom ameno das declarações e o discurso de unidade entre as lideranças políticas presentes.
O primeiro a pregar o sentimento de união foi o deputado Marcelo Tavares, a começar pelo próprio PSB. “Nós não somos nem a maioria e nem a minoria, somos a unidade. O PSB será o grande tutor da mudança em 2014 e saberemos cumprir o nosso papel”, disse Marcelo Tavares.
Em seu pronunciamento, o ex-governador José Reinaldo deixou claro que não há nenhum sentimento de restrição ao ingresso de Rocha ao PSB e destacou também que o momento é de juntar e agregar as forças.
“Quero dizer ao Roberto Rocha que esse gesto que ele fez em deixar um partido grande, da importância do PSDB onde era presidente estadual é um gesto que tem que ser aplaudido e reconhecido por todos nós. Bem vindo ao PSB, você vai ver que é um partido melhor do que qualquer um que pudesse escolher”, asseverou Zé Reinaldo.
Com uma comitiva de integrantes do PSB de Timon que lotou e animou o auditório da Assembleia, o deputado estadual Luciano Leitoa fez as honras da casa. “Fico feliz de ver uma pessoa da postura do Roberto se filiando ao PSB”, afirmou Leitoa. Segundo Leitoa, com a entrada de Rocha o partido “irá ter um grande crescimento”.
Grande anfitrião da festa, Roberto Rocha ressaltou que saía do PSDB deixando grandes amigos. “Mudo de partido, mas não mudo minhas opiniões, minhas convicções. Não saio do PSDB por motivo pessoal, não esperem de mim qualquer gesto de hostilidade a um companheiro meu”, ressaltou o neo-socialista.
Último a falar, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, elogiou as qualidades políticas de Roberto Rocha e enfatizou que o PSB do Maranhão continuará a manter sua postura de oposição ao governo Roseana. “Não vamos fazer o jogo dos nossos adversários, mas o jogo das unidades”, assegurou Campos.
Entre os presentes ao evento estavam ainda o deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB), que leu uma carta enviada pelo ex-deputado e presidente da Embratur Flávio Dino justificando sua ausência por estar em eventos inaugurais relacionados a Copa de 2014, os deputados federais Ribamar Alves e Pinto Itamaraty (PSDB), o presidente do Diretório Estadual do PSB José Antonio Almeida, o presidente estadual do PPS Paulo Matos, o secretário geral do PSB-Nacional Carlos Siqueira, o ex-vice-governador Luís Carlos Porto, os presidentes dos diretórios municipais do PCdoB, Márcio Jerry, do PDT Moacir Feitosa, e do PSL, Alan Kardec, o ex-deputado Chico Leitoa (PDT), o suplente de deputado Luciano Genésio (PCdoB), o ex-vereador Renato Dionísio (PDT), além de outras lideranças.
Fonte: Blog do John Cutrim

Unknown
“Trabalho Infantil atrapalha desenvolvimento da Criança”

Os males causados pelo trabalho infantil no desenvolvimento da criança foram  durante o Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, dia 22/07/2011, em São Paulo. O tema foi apresentado pelo pediatra e professor Roberto Teixeira Mendes, do Departamento de Pediatria Social da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
De acordo com ele, o trabalho infantil atrapalha o desenvolvimento da criança, principalmente o mental. Além de provocar efeitos mais imediatos como doenças infecciosas e traumas.

Segundo Mendes, os efeitos vão depender da faixa etária e do tipo de trabalho que está sendo desenvolvido pela criança. Mas eles vão ocorrer.
“O trabalho pode ser exaustivo, pesado, insalubre e trazer efeitos imediatos, como intoxicação e traumas. Mas mesmo que o trabalho não tenha nada disso, só por ser trabalho vai tirar a criança do seu momento específico de vida que é brincar, fantasiar e elaborar o mundo que a cerca à sua maneira. E a criança precisa de tempo e condições para fazer isso”, disse.

De acordo com o pediatra, o ideal é que a criança não trabalhe, mas brinque.
“A partir dos 15 anos de idade, quando o adolescente é capaz de compreender o mundo e a produção, o que é dinheiro e trabalho, ele pode eventualmente se inserir - se for vontade dele também - no mundo do trabalho. Mas isso ainda não pode ser a sua principal atividade. A principal atividade dele será se capacitar para o futuro”, declarou.

O professor também falou sobre os problemas das doenças ocupacionais que, na criança, elas só aparecem na fase adulta. “Doenças ocupacionais são idênticas em crianças e em adultos. A única diferença é que as doenças ocupacionais que vão causar malefícios a longo prazo não vão aparecer na criança. Vão aparecer no adulto. Mas a criança já está sofrendo com aquilo”.

Mendes ressaltou que há hoje uma grande dificuldade para identificar o universo de crianças que trabalham no país, principalmente porque se trata de trabalho informal, em geral. Por isso, o ideal seria a articulação entre os vários órgãos, associações e profissionais que trabalham com a criança e o adolescente para inseri-las em programas sociais que as livrem do trabalho. “Tem que haver diálogo entre a escola, a família, a saúde, a sociedade de bairro e as regionais das secretarias das áreas de educação, esporte e lazer e saúde”, disse.
(Fonte: Agência Brasil , citada pelo Portal Pró-Menino,27/07))
 ·       Aqui em Açailândia do Maranhão, o “trabalho infantil” continua sendo uma “treva”... E se acentua e agrava nestes períodos de recesso escolar, quando dezenas e dezenas de meninos e meninas também “ganham as ruas”, exercendo alguma atividade ambulante, para “...aumentar  o ganho lá  de casa, um dinheirinho extra prá ajudar no material da escola...”, como justifica uma mãe, verdureira, que tem na filha pequena uma “vendedora a mais” nas bandas do mercado/feira...
·       Mesmo com políticas como o PETI, o Projovem Adolescente; mesmo com as condicionalidades do “Bolsa-Família”, o trabalho infantil persiste teimosamente...
·       Faltam as ações de repressão e de responsabilização, faltam políticas e programas capazes de oferecer atividades atrativas às Crianças e Adolescentes, falta fortalecer política de transferência de renda e geração de empregos, etc., etc.
·       O que se não se pode mais é aceitar passivamente que este crime continue, ostensivamente e à luz do dia, uma afronta à dignidade e ao futuro de Crianças e Adolescentes, abusadas e exploradas precocemente em atividades incompatíveis com seu desenvolvimento moral, físico, emocional, cidadão..
·       (Assessoria do COMUCAA)

Unknown quarta-feira, 27 de julho de 2011
AÇAILÂNDIA, 53 ANOS

30 ANOS, 53 ANOS - Açailândia completou 30 anos em 06/06/2011, a data contada a partir da sua criação oficial, pela Lei Estadual nº 4.295. Mas Açailândia é bem mais velha: completará 53 anos depois de amanhã, dia 19 de julho.

53 ANOS - Açailândia completa 53 anos no dia 19 de julho. Foi nesse dia, em 1958, que os índios Cotia e Cocranum, em busca de água para a equipe de trabalhadores que construíam a rodovia Belém--Brasília, encontraram um riacho que tinha às suas margens palmeiras de açaí. A Prefeitura e a Câmara de Vereadores deveriam oficializar essa data como a data maior do município -- assim como acontece com Imperatriz, que foi fundada em 16 de julho de 1852 mas só em 1856 foi oficialmente criada (e, depois, em 1924, elevada à categoria de cidade).

Afinal, a data de 19 de julho de 1958 dá mais “tamanho”, historicidade. Para ser a data oficial, basta que a Prefeitura encaminhe à Câmara (ou esta inicie por conta própria) um projeto de lei que, “considerando a necessidade de preservar os elementos históricos de início da cidade, fica estabelecido, como data comemorativa maior do município o dia 16 de julho, em homenagem aos pioneiros índios e brancos que formaram o primeiro ajuntamento populacional no território do município, a partir da descoberta do riacho que levou o nome de ‘Açailândia’, em razão da existência, em suas margens, da espécie de palmeira chamada ‘açaí’”. Vale lembrar que a data de aniversário de uma pessoa é a data em que ela nasce e não o dia em que foi registrada no cartório.

AÇAILÂNDIA – O NOME - Ter um nome é tudo. E o que um nome tem? O que ele significa? Que história(s) conta? No caso do topônimo (nome de cidade) “Açailândia”, você leitor sabe, ele foi dado em razão da existência, no território do município, da conhecida espécie de palmeira chamada “açaí”, ou “juçara”, o outro nome com pelo qual a planta e a fruta são identificadas em grande parte do Maranhão.

A ORIGEM DO NOME - O nome “Açailândia” é formado da união de dois elementos lingüísticos, um bem brasileiro, originado da língua tupi, e outro da Alemanha, país do Velho Mundo, a Europa.

“Açaí” vem do tupi “iwasa’i”, com o significado de “fruta que chora”. Por sua vez, “lândia” vem de “land”, palavra de uma antiga língua alemã, o teutão ou teutônico, que significa “terra”, “região”, “país”. “Land” ficou muito popular em inglês e francês e foi adaptado pelo latim (de onde veio para o português), com o acréscimo do sufixo “-ia”, servindo para formar muitos nomes em nosso idioma.

AÇAILÂNDIA – A DATA - O registro impresso mais antigo da palavra “açaí” data de 1763. Ele foi localizado (segundo os lexicólogos Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, autores do “Dicionário Houaiss” no livro “Viagem e Visita do Sertão em O Bispado do Gram-Pará”, escrito pelo monge beneditino, frei e bispo dom João de São José.

AÇAILÂNDIA – A OUTRA - A maranhense Açailândia correu risco de ficar sem este nome. Em 1932, bem antes da fundação de Açailândia, um grupo de homens de origem japonesa desmatou terás no estado do Paraná e constituíram a Fazenda Três Barras. Com o povoamento, a área passou a ser chamada “Assahiland” (em português, “Açailândia”). Neste caso, “Assahi” é expressão da língua japonesa que significa “sol nascente”. Em 30 de dezembro de 1943 a localidade é elevada à categoria de município, com o nome Açaí. O habitante ou natural de Açaí chama-se “açaiense”, ficando “açailandense” para o município do Maranhão. (Embora haja grafia dupla para a cidade paranaense -- Açaí e Assai – os dicionários só registram “Açaí”).

A LEI - A Lei Orgânica de Açailândia, aprovada em 1990, terá de corrigir uma inconformidade existente no Artigo 227. Diz esse artigo, textualmente: “Fica protegida por esta lei a espécie ‘Euterpe edulis’ (açaizeiros), que originou nome do Município”. O nome científico “Euterpe edulis” é exclusivo da palmeira conhecida como juçara. O açaí chama-se, botanicamente, “Euterpe oleracea”.

Embora se diga que no Maranhão “juçara” e “açaí” são a mesma coisa, em termos de Lei e de Ciência as coisas não são assim -- ou, pelo menos, não devem ser assim. Juçara e açaí NÃO são a mesma coisa, ainda que nelas se misture farinha de um mesmo saco.

JUÇARA x AÇAÍ - Cientificamente, a juçara é palmeira lá da Mata Atlântica, indo da Bahia ao Rio Grande do Sul; e o açaí, da Amazônia (Venezuela, Colômbia, Equador, Guianas e Brasil, nos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Maranhão).

As palmeiras de juçara nascem sozinhas, isoladas, cada qual em seu espaço; as palmeiras de açaí, não: são multicaulinares, isto é, nascem juntas, em touceira, em grupos de 3 a 25 troncos ou estipes (em média, seis troncos).

A juçara cresce a até 12 metros; o açaí vai ao dobro, chega a 25 metros.

Os frutos da juçara são maiores, vão de 2,5 cm a até 4 cm; os do açaí, vão de 1 cm a 2,5 cm.

A juçara gosta de sombra, preferencialmente dentro de mata; o açaí, gosta de espaço mais aberto e com mais sol.

A juçara só resiste à primeira retirada do seu palmito e morre em seguida (daí o risco de sua extinção); o açaí, por sua vez, rebrota e, alguns anos depois, está pronto para nova colheita.

Creio que as palmeiras que estavam às margens do riacho descoberto pelos índios Cutia e Cocranum eram mesmo açaí. Ainda assim, cabe à Câmara de Vereadores e/ou à Prefeitura de Açailândia estabelecer isso cientificamente, com auxílio de botânicos ou engenheiros florestais ou agrônomos e corrigir a imprecisão legal-científica do artigo 227.

AÇAÍ – O NOME CIENTÍFICO - O açaí é conhecido cientificamente como “Euterpe oleracea”. O nome ”Euterpe” é de origem grega: “eu” significa “bom” ou “bem” e “terpe” significa “dar prazer”.

Por sua vez, “oleracea” é termo que identifica as plantas que servem como alimento, por exemplo, os legumes, as hortaliças e diversas plantas. Em latim, a palavra “oleris” (de onde derivou “oleracea”) significa “planta”.

Assim, o nome científico do açaí, “Euterpe oleracea”, significa literalmente “alimento bom, que faz bem, que dá prazer” -- e quanto a isso não há qualquer dúvida...

Euterpe era também o nome de uma das nove deusas filhas de Zeus e Mnemósine. Euterpe é a musa da música e da poesia lírica. Tem como símbolo a flauta, instrumento que seria de sua invenção.

Declare seu amor e seus parabéns a Açailândia.

(EDMILSON SANCHES)

Unknown
Para Moreira Franco, é preciso rigor para apurar e punir casos de corrupção

Brasília - O ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Moreira Franco, defende que a apuração de casos de corrupção no governo seja feita com rigor pela Corregedoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF), independentemente de questões partidárias. Ele, que é do Diretório Nacional do PMDB há mais de 20 anos, salienta que a legenda não age com protecionismo em relação à chamada faxina – postura adotada pelo governo para eliminar qualquer foco de desvio de conduta de seus agentes.

“Não estamos nos protegendo e não temos o menor receio de que as apurações devam ser feitas com rigor pela Polícia Federal e pela CGU [Corregedoria-Geral da União]. Apurado qualquer ilícito e qualquer desvio de conduta, [ele] tem que ser rigorosamente punido, seja companheiro do partido ou não.”

Para Moreira Franco, a corrupção “deprime” o país que precisa ter “uma prática republicana”. Segundo ele, os peemedebistas são convictos de que a corrupção tem um custo financeiro e político muito alto. “É um grande empecilho ao crescimento. Inibe ações de investimento, o empreendedorismo, a inovação, a iniciativa pessoal, porque você fica a mercê de propinas, de desvios para obter facilidades”, destacou em entrevista à Agência Brasil.

Perguntado se estava correta a imagem de que o PMDB tinha mais intimidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, mais espaço no governo Dilma, o secretário negou. “Com o presidente Lula não só tinha mais intimidade, como também nessa questão de espaço o partido tinha mais. O que difere hoje é que nós temos o vice-presidente da República [Michel Temer], então o grau de responsabilidade do partido é muito superior ao que tinha”, salientou.
O ministro fez questão de frisar que o PMDB tem interesse no sucesso do governo. “Isso muda uma linha de comportamento que tinha sido sempre praticada pelo PMDB. O partido participava do governo em negociações no Congresso, no Salão Verde [da Câmara dos Deputados], e não como agora. Construímos essa relação na rua, participando do processo eleitoral”, frisou.
Agência Brasil

Unknown
Roberto Rocha filia-se ao PSB nesta quinta-feira

Será realizada nesta quinta-feira, 28, às 18h, na Assembleia Legislativa do Maranhão a filiação do ex-deputado federal, Roberto Coelho Rocha ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). A Cerimônia contará com as presenças do presidente Nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do primeiro secretário nacional da sigla, Carlos Siqueira, além de governadores socialistas e militantes.

A filiação de Roberto Rocha será muito importante para a política do Maranhão. Dará mais qualidade ao debate político nas eleições de 2012 em São Luis. O empresário foi durante 12 anos filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Biografia

Roberto Rocha nasceu e cresceu em um ambiente político, fato decisivo para sua trajetória de sucesso na política. Aos 26 anos ele foi eleito deputado estadual, e logo se destacou como líder de seu partido na assembléia legislativa. Quatro anos depois, elegeu-se deputado federal com 27 mil votos e renovou o mandato com 80 mil votos. Em 2006, novamente candidato a deputado federal, conseguiu a votação consagradora de 140 mil votos e tornou-se o mais bem votado da história do Maranhão.

Graduado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA – em 1984, trabalhou nas empresas de comunicação da família desde os 17 aos de idade.
Roberto Rocha é conhecido e reconhecido como um dos mais habilidosos políticos do Estado. Marcado pelo signo da lealdade, possui o respeito dos aliados e até dos adversários pela coerência que faz honrar, na prática, aquilo que diz, seja num palanque ou em seu gabinete.

Priscila Rocha - Assessoria de Comunicação do PSB

 

Unknown
ARCA FM 87,9 COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO COM UMA FESTA POPULAR NA VILA ILDEMAR



O que você espera de uma emissora de Rádio? Músicas, programas, uma hora ouvindo o seu artista preferido? A Associação Rádio Comunitária Açailândia, traz mais do que só isso! É uma rádio não só feita para o povo, e sim pelo povo, e que a mais de 10 anos vem lutando, divertindo, integrando,dando vez e voz a comunidade e ainda educando e profissionalizando os jovens açailândenses na área da comunicação popular e colaborando com o desenvolvimento da população.
arcacartas radio arca
A ARCA-FM já faz parte do dia a dia deste povo, que nos últimos seis anos ajudou a construir a sua sede própria, que só foi possível com a ajuda deles e com prêmio que receberam no ano de 2009 do Ministério da Cultura pela iniciativa de comunicação livre realizada no estado no estado do Maranhão através da 1ªde etapa do projeto de "Radio Oficina". Mais no dia 30 desse mês vamos comemorar mais uma conquista da nossa rádio, 4 anos em que foi ao ar legalmente pela primeira vez no dia 09 de junho de 2007 e para comemorar essa data, organizamos um evento que traz tanto trabalhos sociais e solidários a comunidade, como uma festa cultural para toda a população açailândense em especial aos moradores da Vila Ildemar.

Venha prestigiar, valorizar e reconhecer os cantores, dançarinos, artistas plásticos da nossa região. Esta grande festa popular inicia a partir das dezoito horas com palhaços para animar as crianças,exposição de artistas locais. Além disso haverá uma grande show de prêmios com bingo de um aparelho DVD e uma TV na primeira batida e na segunda batida uma Moto POP 0KM, o dinheiro arrecadado neste bingo será destinado a término da sede da ARCA. Contamos com a presença de todos!


Waleska Doof-Colaboradora do Centro de Defesa de Açailândia.

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.