Transportar bebida alcóolica na cabine do carro pode virar infração gravíssima

Brasília - O transporte de bebidas alcoólicas no interior da cabine do veículo poderá ser considerado infração gravíssima, punida com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 191,44. Projeto nesse sentido, originário do Senado, foi aprovado hoje (25) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, em caráter terminativo, isto é, sem a necessidade de ser submetido à votação do plenário.
Como o projeto do Senado foi modificado pelo relator na CCJ, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), o texto terá que retornar ao Senado para nova apreciação antes de seguir para a sanção presidencial. O relator retirou do texto do Senado o dispositivo que estabelecia, além da multa e dos pontos, a retenção veículo. Se o projeto virar lei, os motoristas só poderão transportar bebidas alcoólicas no porta-malas do veículo.
Edição: Vinicius Doria
Repórter da Agência Brasil

Unknown sexta-feira, 26 de agosto de 2011
MARIA MARTA, NATALICIO DE 25 ANOS!

Sexta-feira, 26 de agosto de 2011! MARIA MARTA completa seu 25º aniversário. Ela nos foi levada em 11 de agosto de 2004, da Praça da Bíblia, encontrada seviciada, queimada, uma semana depois, à beira da estrada vicinal  do 50 Bis. Um crime bárbaro, horrível, que chocou Açailândia e desmoronou uma família. Família até hoje não reparada, prova de como é grande o descaso e a injustiça social neste país! Crime até hoje, sete anos, ainda penalmente impune, prova do quanto e como a justiça é morosa! (apesar de um casal preso a cerca de cinco anos).

MARIA MARTA tornou-se símbolo do enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, por resolução do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, por ocasião da “Semana de Enfrentamento” deste 2011, quando também foi homenageada na Câmara de Vereadores, iniciativa da vereadora Maria de Fátima Camelo Silva.

Nesta lembrança e comemoração  à MARIA MARTA, pelo seus 25 anos, uma cerimônia religiosa ecumênica, as 1800 horas, na Praça da Bíblia, e sessão na Câmara de Vereadores  a partir das 1930 horas, quando será votado projeto de lei, proposto pela mesma Maria de Fátima Silva Camelo, tornando-a  personalidade municipal.

Fonte: Eduardo Hirata

Unknown
SAAE cumpre TAC e realiza o abastecimento de água aos moradores do Pequiá de Baixo

O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Açailândia (SAAE), Élson Santos, a defensora pública Clarisse Viana, o vereador Canela, e o padre Antonio Sofientine, estiveram presentes na Igreja Católica do Pequiá de Baixo em encontro com a população daquele local.


A reunião com moradores do Pequiá de Baixo foi para prestar esclarecimentos sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2008.


As 289 famílias do local recebem água do Poço que é de propriedade do Clube de Mães, mas como o abastecimento não é regular, a presidente do Clube, Osmarina Lima, resolveu ir a Defensoria Pública para solicitar que o Saae passasse a administrar o poço.


“Temos uma grande carência de água aqui no Clube, como também em toda parte do Pequiá de Baixo, por isso, através da Defensoria, estamos solicitando que o SAAE de Açailândia passe a gerenciar o poço existente, já que temos observado que em outros locais onde a autarquia administra, a água chega com regularidade”, disse Osmarina.


O termo foi assinado e o Saae já está fazendo os trabalhos de melhoria da rede de encanação, e em poucos dias será montado o sistema de tratamento e a instalação dos hidrômetros nas residências.


A defensora pública Clarisse Viana, afirmou que a nova administração já esta cumprindo o que foi assinado no Termo. “Estamos acompanhando de perto o cumprimento do termo por parte do SAAE, e estamos observando que a mesma está dentro do tempo estabelecido”, afirmou.


O diretor do SAAE, Élson Santos, destacou que será um grande ganho para a comunidade local. Em menos de dois meses a população do Pequiá de Baixo vai ser mais um local que irá receber água tratada e o abastecimento passará a ser de 24 horas.


“Assim como temos feitos em alguns bairros de Açailândia, povoados e assentamentos, estamos primeiramente realizando todos os serviços que possibilitam um abastecimento de qualidade e ininterrupto”, frisou Élson.
Para o vereador Canela, a comunidade passará a ter mais benefícios. “Com certeza a população do Pequiá de Baixo terá toda a qualidade dos serviços do Saae, e não mais sofrerá com a falta de abastecimento de água”, concluiu o edil.


Assecom/PMA

Unknown
Governo do Estado e Vale, como fica?

O processo de transposição da comunidade do Pequiá de Baixo, localizado no Distrito Industrial do Pequiá, em Açailândia, vem sendo alvo de discussão há muito tempo. Têm participado das discussões, a Câmara Municipal de Açailândia, Prefeitura Municipal, Ministério Público, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, Igreja Católica, Associação de Moradores do Pequiá de Baixo, entre outras entidades.

Avanços têm sido alcançados, principalmente pelas entidades e pelos órgãos públicos municipais, entretanto, dois atores diretamente envolvidos estão apáticos – para não dizer negligentes, com o processo: A Vale e o Governo do Estado.

A Vale, como é comum em Açailândia, não diz para que veio. Mesmo sendo ela a mãe de todas as gusarias daquele distrito, já que são elas suas principais clientes e causadoras da poluição que culminou com a necessidade de transposição da comunidade do Pequiá de Baixo, não se compromete com absolutamente nada.

É lamentável observar que uma das maiores mineradoras do mercado mundial ainda pratique em Açailândia uma visão extrativista arcaica. E não há a menor condição da Vale afirmar que não dispõe de recursos, já que verificamos, e qualquer um pode verificar, os investimentos que a empresa fez e faz no Estado do Pará.

Do outro lado, (não) vem o Governo do Estado. A governadora Roseana Sarney vê Açailândia como um “curral de engorda”, onde os animais são apartados para o abatimento no momento propício. Abater para o grupo Sarney é recolher votos, mas a ração de engorda, que seriam obras e benefícios, o clã Sarney não oferece. Tem que engordar na miséria e no “capim seco”.

Enquanto o jornal oficial do Grupo Sarney divulga as viagens da governadora pela Capital e Interior do estado, para inaugurar as tão faladas UPA’s e hospitais, diga-se de passagem, aqueles denunciados pela revista Isto é, que ela fez questão de retirar das bancas maranhenses por serem foco de desvios, Açailândia não recebe uma cartela de comprimidos sequer e a população do Pequiá de Baixo se contamina sem o apoio do Executivo Estadual.

O Poder Público Municipal, sempre tão cobrado, será mais uma vez o responsável por resolver a questão do Pequiá de Baixo. Não que a responsabilidade pelos munícipes não seja da Prefeitura e da Câmara. Pelo contrário. No entanto, o fato de que aqueles que tanto tiram de Açailândia, em nada possam contribuir para o bem da sociedade, é de causar indignação.

O que se quer com este artigo, não é tirar do Executivo e do Legislativo municipais o seu dever, e sim cobrar destes atores, Vale e Governo do Estado, sua contrapartida. Para a transposição são necessários recursos para construção de moradias adequadas, de infraestrutura e de todo um aparato social para os moradores de Pequiá de Baixo. E aí?

Não seria certo, então, cobrar de quem causou, ainda que indiretamente os danos, e da gestão estadual, o mínimo de sensibilidade e apoio a esta comunidade? Afinal, as responsabilidades social e ambiental, tão discutidas e propagadas através de publicidade (paga) pela Vale e pelo Governo do Estado, não podem ficar apenas na retórica.

Para finalizar, fica a pergunta que intitula este artigo: Governo do Estado e Vale, como fica? A resposta será dada através de empenho e trabalho, ou de ataques e publicidade, cujos valores superam e muito o apoio que poderia ser dado à comunidade de Pequiá de Baixo?

Por Canela – PSB
Vereador de Açailândia/MA


Unknown quinta-feira, 25 de agosto de 2011
“SELO UNICEF”: 2º SEMINÁRIO DO “ PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA OS ADOLESCENTES MOBILIZADOS PRÓ-SELO”

Neste final, 27 e 28/08, sábado e domingo, Açailândia será a sede do 2º seminário do “PFA/Programa de Formação para os Adolescentes Mobilizados Pró-Selo”, que acontecerá  no IFMA/Instituto Federal de Tecnologia do Maranhão, Campus Açailândia, localizado na Rua Projetada, Sn.º,  Vila Progresso, BR 222.
O  seminário terá atividades de “Formação de Comunicação/blog”, com carga horária de 05-cinco- horas;   oficinas de “Arte e Comunicação/produção de histórias/áudio, e  Esporte e Cidadania”, cada uma com carga horária de 06-seis- horas.
As plenárias têm carga horária de duas horas e meia, e no total o seminário terá dezenove horas e meia, de atividades, iniciando as 0900 horas do sábado, 27, e encerrando com almoço, no domingo, 28/08.
Além de Adolescentes e profissionais/ educadores(as)  sociais  de Açailândia, deverão participar representantes de vários municípios da região, sendo previstas cerca de 100 (cem) ´pessoas.
O seminário será desenvolvido pelo Instituto Formação, parceiro do programa “Selo UNICEF Município Aprovado”.
Na noite da sexta-feira, 26/08, a partir das 1900 horas, na sede do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, Rua Marly Sarney, n.º 1112, centro, acontecerá um encontro entre representantes do PFA e do Instituto Formação , membros do Comitê Municipal Pró-Selo, e conselheiros/as. 
( Fonte: Lucinete Freitas de Aguiar,  Articuladora Municipal  do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia

Unknown
Faça um curso de Administração de Empresas ou de Secretariado

Açailândia - Faça um curso profissionalizante de Administração de Empresa ou de Secretariado, as aulas terão inicio no próximo sábado na Escola Municipal Gonçalves Dias, localizada em frente a Praça da Bíblia no Centro de Açailândia. Teremos turmas pela manhã das 08h as 12h, a tarde das 14h as 18h e das 19h as 21:30h, sempre aos sábados.

A caraga horaria do curso de Administração é de 6 horas aulas e de Secretariado 50 horas aulas. As aulas serão ministradas por professores qualificados da Empresa FACILITY - Treinamentos e Serviços.

Os interessados poderão fazer suas inscrições pelo fone 99 9155-2606 até sexta-feira. Quem fizer qualquer um dos cursos pagarão o valor em 3 vezes receberão um cupom a cada pagamento para concorrerem a um notebook no dia 30 de dezembro deste ano.  Os dois cursos terão nos 3 horários, manhã, tarde e noite.

Não perca tempo ligue agora mesmo e garanta a sua vaga, vagas limitadas.

   

Unknown
Câmara aprova Projeto de Emenda que altera a Lei Orgânica Municipal

Açailândia – O plenário da Câmara Municipal de Açailândia aprovou por unanimidade, em primeira votação, na sessão de quinta-feira, 18, Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), regulamentando a quantidade de vagas para a Casa Legislativo para a eleição de 2012.

O PE nº 001/2011, altera a redação do artigo 9º e revoga o seu parágrafo único e altera a redação do artigo 10º e revoga os seus incisos I, II, III e IV da Lei Orgânica Municipal. No artigo 9º, a Lei Orgânica trata da idade legal para votação, que ainda constava como o mínimo de 18 anos. Já as modificações realizadas no artigo 10, regulamentam a quantidade de vagas para a composição do pleno da Câmara Municipal.

A votação faz parte do trabalho de reforma da Lei Orgânica Municipal que vem sendo realizada pelo Legislativo. Os vereadores visam, com a reforma, adequar a LOM à legislação vigente em diversos pontos.

De acordo com o projeto, a quantidade de vagas para a Casa passa a ser de 17, já válida para as próximas eleições. A idade convenciona com 16 anos. Há ainda novas alterações a serem aplicadas. Após o encerramento da reforma da LOM, o presidente da Câmara, vereador Aluísio Silva Sousa (PSDB), deverá publicar a lei em livreto a ser distribuído para entidades, instituições, poderes e outros setores da sociedade organizada.

De acordo com a assessoria jurídica da Casa, o projeto cumprirá interstício regimental de 10 dias e deverá retorna à pauta para segunda votação dia primeiro de setembro.

Legenda – Os vereadores estão reformando a Lei Orgânica Municipal
Foto: Arquivo
Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Unknown
Acidente na BR-222 mata duas pessoas e deixa vário feridos

O acidente com um ônibus aconteceu na noite de quarta, a 45 quilômetros de Açailândia.

AÇAILÂNDIA - Duas pessoas morreram e outras ficaram gravemente feridas em um acidente com um ônibus, ontem (24) à noite, na BR-222, a 45 quilômetros de Açailândia. Assista à reportagem de Célia Fontinele, da TV Mirante.
Os dois motoristas do ônibus sobreviveram ao acidente, mas fugiram do local. Ninguém da empresa Medianeira foi encontrado para falar do assunto.


Fonte: TV Mirnate

Unknown
Marcelo: Roseana usou helicóptero pago pelo governo do Amapá

Cunha Santos / Agência Assembléia

O deputado Marcelo Tavares (PSB) denunciou, nesta quarta-feira (24), que a governadora Roseana Sarney (PMDB) fez campanha política no Estado do Maranhão com um helicóptero pago pelo governo do Amapá.
No início do discurso, Marcelo Tavares cumprimentou o deputado Magno Bacelar (PV) pela fama instantânea alcançada em todo o Brasil com a justificativa e defesa do presidente do Senado, José Sarney, afirmando que ele não poderia ir de jumento para a Ilha de Curupu. “O Brasil inteiro ficou discutindo essa questão e até escolhendo quem poderia representar a figura do jumento”, ironizou.
Quanto à comparação feita por Bacelar entre o vôo de Sarney e o vôo do ministro Wagner Rossi, que culminou na demissão do ministro, Marcelo entende que o fato daqui é muito mais grave, “pois no caso de Wagner Rossi, o helicóptero era do empresário e o vôo de Sarney foi feito no helicóptero da Polícia Militar do Maranhão”.
Marcelo Tavares acha que, neste caso, a Assembléia Legislativa do Maranhão só deve se manifestar a respeito através de convocação do secretário de Segurança Pública, Aloísio Mendes. O deputado já formalizava um requerimento nesse sentido, mas disse que pretende retificá-lo diante da denúncia da imprensa nacional de que Roseana Sarney fez campanha política em helicóptero pago pelo governo do Estado do Amapá.
O parlamentar levantou, também, a possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a utilização dos helicópteros alugados pelo Estado do Maranhão.
Marcelo Tavares citou relatório da ANAC, destacando que “a notícia que já era um pouco do seu conhecimento”. O relatório garante que o helicóptero PTHN – 1, pelo qual a Secretaria de Saúde pagou R$ 4 milhões, nunca foi usado para transportar doentes. Do mesmo documento, página 62, consta a movimentação integral de agosto de 2010 da aeronave PT – YJS, retirada do Sistema Saci, de propriedade da PMR Táxi Aéreo e operada pela Secretaria de Segurança Pública.
A aeronave, segundo Marcelo, realizou vôos quase que exclusivamente no Maranhão e, diante do que foi divulgado pela imprensa, a ANAC sugere que o fato seja investigado pelo Tribunal de Contas da União e pelo Ministério Público do Maranhão. “O PT – YJS que Roseana utilizou na campanha eleitoral era pago pelo governo do Amapá”, afirmou. “Há um vídeo do Youtube, na internet da cidade de Matões, onde a governadora aparece na campanha eleitoral voando nesse helicóptero e essa sim, é uma verdadeira obscenidade”, disparou.
Marcelo também leu da tribuna publicação do Portal da Transparência do Governo do Amapá, com nota de empenho de 20 de julho de 2010, da aquisição de combustível para o PT – YJS, a aeronave usada na campanha da governadora, tudo pago pelo Estado do Amapá. O último pagamento, conforme o deputado, foi de R$ 10 mil e 89 centavos, em pleno período da campanha eleitoral. O deputado prometeu que ainda vai tratar desse assunto e das provas apresentadas.

Unknown
Deputado Domingos Dutra está entre os sete melhores parlamentares do Congresso Nacional

Jornalistas especializados na cobertura política elegeram o Deputado Domingos Dutra (PT/MA) como um dos melhores parlamentares do País. Dos 513, Dutra está na sétima colocação. O Prêmio Congresso em Foco, realizado pelo site que leva o nome do prêmio, foi criado com o objetivo de valorizar o trabalho dos deputados federais e senadores que se destacam positivamente no cumprimento de suas obrigações durante o mandato.

Na primeira etapa da seleção, os jornalistas escolheram livremente 25 deputados e 10 senadores que, na sua opinião, tiveram melhor desempenho este ano. Os nomes mais lembrados pelos jornalistas ingressaram a uma lista para a livre escolha dos leitores que acessarem o site. Fazem parte da lista de finalistas os 25 deputados e os 10 senadores mais votados.

A votação é monitorada pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e acompanhada e fiscalizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF). O prêmio tem também o patrocínio da Petrobras.

Atuação Parlamentar – Domingos Dutra preside a Frente Parlamentar Mista pela Erradicação do Trabalho Escravo, é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minoria; titular na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; relator da Comissão Especial sobre o (PL) 7495/06, o qual define piso de dois salários mínimos aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, dentre outras.

O prêmio será entregue no dia 7 de setembro em Brasília.


Por Salis Chagas

Unknown quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Luciano Huck grava quadro do Caldeirão em Caxias-MA

Não era para ninguém ficar sabendo, mas a reportagem do 180graus apurou e confirmou: o apresentador Luciano Huck, da TV Globo, desembarcou em Teresina para gravar, na vizinha cidade de Caxias-MA, quadro para o seu programa ‘Caldeirão do 
Huck’, que vai ao ar aos sábados.

Ele veio a Teresina no seu jatinho particular e se hospedou no Metropolitan Hotel, Centro de Teresina, na noite de segunda-feira, dia 22. Discreto, ele pouco conversou com funcionários e motoristas contratados para levá-lo. Na manhã desta terça ele saiu no caminho de Caxias, interior do Maranhão, a cerca de 50km da capital piauiense.
A reportagem do 180graus ‘descobriu’ através de fontes e seguiu o apresentador global desde as 8h. O Maior Portal do Piauí passou a manhã acompanhando as gravações e teve contato com Luciano Huck e sua produção. Uma verdadeira multidão seguiu e vai aparecer nas imagens que vão ao ar. Simpático, ele acenou, posou para fotos e até distribuiu autógrafos.

O QUADRO

Luciano Huck veio para gravar o quadro ‘Mandando Bem’, do seu programa Caldeirão. O nome do sortudo é José Wilson, que é de Caxias-MA. Ele é um rapaz humilde, que mora sozinho e sonhava em construir a própria casa e montar seu próprio negocio, na intenção de ajudar os pais na cidade maranhense. Luciano Huck atendeu seu pedido através de uma carta enviada. Os vizinhos que acompanham a história e trajetória de luta de rapaz ficaram comovidos. Ao chegar, sem avisar, Luciano Huck estava vestido de mototaxi. Foi reconhecido por populares e rapidamente a rua encheu de pessoas querendo ver de perto. As gravações duraram a manhã toda. Por volta do meio dia Luciano voltou em uma van para Teresina (mais duas vans ficaram em Caxias para gravações), onde almoça e depois vai embora para o Rio de Janeiro (RJ) acompanhado de José Wilson, que terá de cumprir uma prova para conseguir o beneficio (a casa construída e seu próprio negócio). A casa deverá se construída em até três semanas e o quadro só deve ir ao ar daqui a um mês. José Wilson é produtor musical e faz apresentações pela cidade, Luciano irá beneficiá-lo com a construção de um estúdio.

Fonte: 180 Graus

Unknown
Quase metade dos médicos duvida da eficácia dos genéricos

"Consumidor confia mais nos genéricos que médicos"
SÃO PAULO - Pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) revela que 46% dos médicos ainda têm dúvidas sobre a eficácia e a segurança dos genéricos. Entre os consumidores, porém, o cenário é bem mais favorável: 83% disseram confiar nesse tipo de droga.
Tiago Queiroz/AE

Unknown
Indiano em greve de fome contra corrupção se diz disposto a morrer

Jejum de Hazare, que pede leis mais duras, entrou no 9º dia em Nova Délhi. Governo convocou partidos do Parlamento para discutir suas demandas.

O ativista anticorrupção indiano Anna Hazare descansa nesta quarta-feira (24), no nono dia de sua greve de fome, em Nova Délhi. O governo da Índia convocou todos os partidos do Parlamento para discutir as demandas do ativista e debater a legislação contra a corrupção, em uma tentativa de encerrar o jejum. 'Até que o governo concorde com as minhas condições, não vou recuar', disse ele, de 74 anos. 'Nem que eu tenha de morrer.'

Do G1, com agências internacionais       

Unknown
"Se a China balançar, vai balançar muita gente", afirma Guido Mantega

SÃO PAULO - Apesar de enfatizar que a crise econômica atual está localizada em países desenvolvidos, Guido Mantega se diz preocupado com seus efeitos. “Temos de estar preparados. A crise financeira de 2008 não terminou para esses países. Ela mudou de fase, começou como uma crise financeira e se transformou numa crise da dívida soberana”.
A declaração foi feita nesta terça-feira (23) durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), sobre situação do Brasil diante da crise econômica mundial.
Mantega também demonstrou preocupação com o baixo nível de crescimento da economia americana, considerado por ele um dos principais motores da economia mundial, e ainda com a situação de países europeus.
“Temos um baixo crescimento dos países. A situação econômica nos Estados Unidos é melhor porque os bancos estão estabilizados, mas falta política fiscal e há um conflito político entre democratas e republicanos. O [lado] político está atrapalhando”.
Na audiência, Mantega também lembrou dos riscos da crise mundial para a economia chinesa, outro importante pilar na economia global devido ao seu ritmo de crescimento. "Se a China balançar, vai balançar muita gente, pois o preço das commodities pode cair e precisamos ver se o nível da atividade chinesa cai sem nos prejudicar".

Unknown
MARIA MARTA, NOSSO AMOR!

(Uma referência a “Aracelli, Meu Amor”, de José Louzeiro)
MARIA MARTA Silva Bezerra. Açailandense, nasceu no antigo Hospital Geral, em 26 de agosto de 1986.  Se viva estivesse, completaria 25-vinte e cinco- anos de idade, neste triste dia 26 de agosto, sexta-feira.
Nosso Deus, no entanto, em Seus insondáveis desígnios,  decidiu  levá-la, às vésperas de seus dezoitos anos, adolescente, menina ainda, mal começando a viver.
MARIA MARTA, saiu desta vida, deixou este mundo, no final da manhã de um 11 de agosto, ano de 2004, da Praça da Biblia. Um motoqueiro,  numa bizz verde, de acordo com as investigações, a aliciou e a carregou para a morte. Muitos, muitas, viram, mas quem imaginaria  um passeio, ou simples carona, acabaria do jeito que acabou?...
Seu corpo, ou o que lastimavelmente dele restou, e por cima,  queimado, foi encontrado, uma semana depois, por um tio, à beira de uma estrada vicinal, margens da Belém-Brasília, rumo ao Itinga. Ele, em suas buscas incenssantes, de longe viu urubus no alto, voando em círculos, suspeitou, foi conferir. “ Ele perdeu a fala, ficou quase meia hora, quedado, derrotado...”, diz “seo” Manoel, pai de MARIA MARTA.
Próximo do local sinistro , seis meses antes ,  outro corpo, o  da jovem Girlene Soares, também barbaramente assassinada, fora localizado...
MARIA MARTA, filha da senhora Maria Madalena Silva Bezerra, hoje com 55 anos de idade, e do senhor Manoel Nunes Bezerra, de 62 anos. Ela, sempre dona de casa, ele na época, vigia no Hospital Municipal, mas de origem agricultora. Outros quatro filhos, um adotivo. MARIA MARTA, a caçula, e como toda caçula,  “xodó” da família. Família que sempre morou, e ainda mora, no mesmo endereço, nos altos da Vila Bom Jardim.
Adolescente comum, estudante mediana, sem maiores reclamações contra si, mas  com dificuldades em matemática, como boa parte das meninas, cursava o segundo ano do ensino médio no Centro Estadual de Ensino Lourenço Antonio Galletti, no Bairro do Jacu. Ali estudou desde a 5ª série do ensino fundamental, oriunda da Escola Municipal Simone Macieira, do Bairro da Laranjeira. A pré-escola, fez na Creche São Lourenço.
Católica, pertencia à Comunidade da Igreja São Pedro, onde fez catequese e a primeira comunhão, aos onze anos de idade.

Como toda adolescente, sonhava mil sonhos, entre eles, a de estilista. A mãe, dona Maria Madalena, guarda com muito carinho um álbum, com desenhos de MARIA MARTA, roupas bonitas, alegres, típicas de adolescentes. “Ela levava jeito, vivia rabiscando papel...” , diz dona Maria Madalena, com saudade e com orgulho. As lágrimas vêm, enchem os olhos, ao recordar que “uma das maiores alegrias da vida da MARIA MARTA foi quando a levei ao Armazém Paraíba, veio um estilista famoso, deu um curso”. E com um sorriso, diz que a ensinou a costurar, e ela gostava muito.
 “Poucos dias antes de sua morte, MARIA MARTA começara a trabalhar, cuidando de uma criança e uma senhora, na Rua Bahia, Bairro Laranjeira. Eram da família de um rapaz que então namorava, ele estava trabalhando no Pará”, lembra dona Maria Madalena.
No fatídico dia que MARIA MARTA foi levada à morte,  dona MARIA MADALENA teve um mau pressentimento, mas só dois dias depois, avisada por um filho, soube que MARIA MARTA desaparecera. Entrou em desespero, não conseguia mais comer, dormir, se cuidar, viver. Uma semana depois, quando lhe disseram que enfim  a filha fora encontrada, por um tio, desmaiou. O corpo despedaçado de MARIA MARTA, no Hospital Municipal, não lhe deixaram ver. Não lhe permitiram o contato, de um adeus de mãe para filha... “Seo” Manoel diz que não permitiria mesmo que ela a visse naquele estado: “eu reconheci de imediato, sou pai, mas até hoje não durmo em paz, não tenho paz, não vivo em paz, a lembrança de vê-la naquela condição...”.
Durante uma semana, a família toda esqueceu e largou de tudo, para buscar por todo o lugar em Açailândia, atrás de cada notícia, de cada informação, de cada boato. Dia, tarde, noite, madrugada. Rua por rua, bairro por bairro, matagal por matagal...
 “Seo” Manoel recorda, com amargura: “...teve muito trote, como pode ter gente que passa trote numa situação de desespero, de dor...”. Dezenas de pessoas amigas, conhecidas, e até desconhecidas, se juntaram as buscas, uma solidariedade silenciosa mas presencial, dia todo, noite toda. “Nêgo Sá me disponibilizou uma moto o tempo todo,  vinha toda hora, meu irmão não parou mais, até  foi ele que encontrou MARIA MARTA...Eu estava no Itinga, com o delegado de lá, fui atrás de uma informação, foi ele que me deu a noticia que encontrama MARIA MARTA, eu me abalei de lá...”.  Lá  no SESP, na laje do necrotério eu não sabia o que fazia, o que dizia, o que fazer, o que sobrou do corpo da minha filha... Eu estou assim até hoje, isso vai ser até eu partir, Deus me chamar...”.
Acusaram o soldado A.Costa de ser o matador de MARIA MARTA, eu nunca acreditei, as nossas famílias eram muito amigas, lá da baixada, o pai dele, o meu pai. Ele foi solidário conosco, ninguém aqui acreditou ou acredita que ele teve alguma coisa na maldade com a MARIA MARTA, mas acredito que tenha sido o João Gonçalves, ele conheceu ela na escola, foram conhecidos, se ele convidou ela confiou...”.
“Depois, polícia, justiça, advogados, armaram um circo, queriam só ibope, e até agora nada de punição, tem gente presa mas certeza de justiça não... A covardia e a brutalidade que fizeram com MARIA MARTA fica por isso mesmo? Eu, minha família, só queremos  justiça, nunca mais a família vai ser a mesma, quando tinha a MARIA MARTA,  o sofrimento nunca deixou a gente, não dá para viver direito, não dá para esquecer, se conformar, foi cruel demais..”, desabafa “seo” Manoel.
A irmã, Janete, também viu seu mundo desmoronar, trabalhava na CAEMA, não dava e nem deu  prá voltar a vida normal” depois de tudo. Dona Maria Madalena resume tudo : “a dor maior de uma mãe é não poder nem enterrar uma filha, é não ter visto sua filha, é imaginar o sofrimento que passou, chamando por mim. É uma dor sem tamanho, o tempo todo, aperta o coração...”.
MARIA MARTA Silva Bezerra. Completaria  25-vinte e cinco- anos neste 26 de agosto, mês de desgosto... Açailândia teria,quiça,   uma estilista, uma modista talentosa.  Açailândia teria uma jovem, cheia de vida como fora a adolescente cheia de vida, de sonhos mil. Açailândia teria uma mãe, com uma criança (ou crianças?...) como ela  tanto gostava...
Estaria ainda na família, na comunidade, que hoje choram todas os dias sua ausência, o jeito como se foi, vítima da perversidade humana...A lembrança de como foi sua passagem da vida para a morte ainda traumatiza corações e mentes...
MARIA MARTA é símbolo, vivo, das vítimas da violência sexual e da violência de todos os tipos que afligem nossa cidade. O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, tornou-a emblema da “Semana Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, realizada anualmente em torno dos dias 18, 19 e 20 de maio, e dos eventos na área que digam respeito ao tema.
A vereadora Maria de Fátima Camelo Sousa, em nome do Poder Legislativo, presta também homenagem a MARIA MARTA, nesta sua data natalícia, tornando-a personalidade municipal.
Neste dia 26 de agosto de 2011, sexta-feira, teremos eventos para lembrar MARIA MARTA: uma cerimônia religiosa, Missa em Ação de Graças, pela Comunidade São Pedro, às 1800 horas, na Praça da Bíblia. Depois, às 1930 horas, na Câmara Municipal, na homenagem organizada pela vereadora Fátima Camelo.
As Escolas Lourenço Galletti e Simone Macieira também não esquecerão MARIA MARTA.
Num quadro de violência, de todos os tipos, contra as Crianças e Adolescentes de Açailândia, o martírio de MARIA MARTA não pode ficar em vão. MARIA MARTA nos deve servir de estímulo, de inspiração,  pelo inconformismo e pela indignação contra a impunidade (nada de punição contra seu/s algoz/es; nada de reparação à sua família), a continuar e intensificar a luta (a luta, não, a guerra...) pelos Direitos Humanos, pela Vida, e Vida em sua plenitude.
A lembrança de MARIA MARTA nos permite lembrar sempre que não podemos esquecer, sob pena de tolerarmos que essa violência continue, até sua banalização! E isso a memória de MARIA MARTA não pode merecer! MARIA MARTA permanece viva em nossos corações.
Fonte: Eduardo Hirata

Unknown
PT terá candidato próprio para prefeito de São Luís, diz Bira

Deputado Estadual Bira do Pindaré
(Foto: Arquivo/Reprodução)
O deputado Bira do Pindaré (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (23), para destacar a importância da visita do presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, ao Maranhão.
Quando questionado sobre a possibilidade de alianças políticas, o presidente foi, mais uma vez, categórico. “Ele foi muito claro em responder que respeita as alianças, considera importante as alianças, maas que o PT não está subordinado a elas, e que as eleições municipais de 2012, não interferem e não vão interferir na governabilidade do Brasil. Portanto, é uma eleição diferenciada, não é a mesma eleição de 2010, em que o parido colocou todas as suas fichas em prol da candidatura da presidente Dilma Rousseff. Agora, o PT está preocupado consigo mesmo, com seu fortalecimento”, explicou o parlamentar.
O parlamentar encerrou seu pronunciamento destacando a realização, no dia 22 de setembro, do ciclo de debates sobre a realidade social de São Luís, aproveitou para lembrar da convergência interna do partido em oposição ao atual prefeito de São Luís.
“Todos somos oposição ao prefeito João Castelo, portanto já é um grande ponto de partida para que a gente una as forças, defina um programa e discuta uma alternativa. São muitos nomes colocados, nós respeitamos todos e acho que todos devem ter a devida consideração. Se houver acordo, melhor, se não houver, o PT tem prévias, e nós certamente vamos escolher nas prévias a melhor opção para representar o partido’, declarou.
Com informações são da Agência Assembléia
Central de Notícias

Unknown
Sorriso tem poder na vida pessoal e profissional, afirmam especialistas

Reajuste aprovado pela Aneel passa a valer no domingo (28). Para indústrias, reajuste é de 6%.

SÃO LUÍS - Os consumidores de energia elétrica no Maranhão, a partir do próximo domingo (28), pagarão, em média, valores 7,25% maiores. É que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (23), o reajuste tarifário da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
De acordo com a Cemar, 1,7 milhão de unidades consumidoras nos 217 municípios do Estado sofrerão o reajuste. De acordo com a classe de consumo, os consumidores da baixa tensão (menor que 2,3 kV) terão reajuste de 7,53%; e os de alta tensão (de 2,3 kV a 230 kV) terão 6,05% de reajuste.
Segundo a Cemar, a Aneel calcula os índices de reajuste de acordo com a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência, como distribuição, energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais. Os índices aprovados são o máximo que as empresas podem praticar.
Mais informações podem ser encontradas no site da Aneel.

Imirante.com

Unknown
Entrevista com a mãe que degolou filho de 5 anos

Ela conta com frieza polar os motivos que a levaram a cometer a barbárie e detalhes macabros de como degolou o próprio filho, de cinco anos de idade enquanto o mesmo dormia. veja :
Fonte: Rei dos Bastidores

Unknown terça-feira, 23 de agosto de 2011
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.