Justiça decidirá até amanhã sobre pedido de cancelamento das provas do Enem

Brasília – Representantes do Ministério da Educação (MEC) reuniram-se, no início da tarde de hoje (31), com o juiz Luiz Praxedes, da 1ª Vara Federal do Ceará, que irá decidir sobre o pedido cancelamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Malvina Tuttmann, foi uma das participantes do encontro em que foram apresentadas as alegações para que o exame não seja anulado.
De acordo com o MEC, o juiz divulgará até amanhã (1º) a decisão.
O pedido para que as provas do Enem, aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês, fossem canceladas foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.

A solução defendida pelo MEC é que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. Mas o procurador da República Oscar Costa Filho pediu à Justiça que o Enem seja anulado – ou pelo menos as questões que estavam na apostila do Christus. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola.

Fonte: Agencia Brasil

Unknown segunda-feira, 31 de outubro de 2011
(ABSURDO): Justiça autoriza mais de 33 mil crianças a trabalhar em lixões, fábricas de fertilizantes e obras

Brasília – Juízes e promotores de Justiça de todo país concederam, entre 2005 e 2010, 33.173 mil autorizações de trabalho para crianças e adolescentes menores de 16 anos, contrariando o que prevê a Constituição Federal. O número, fornecido à Agência Brasil pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), equivale a mais de 15 autorizações judiciais diárias para que crianças e adolescentes trabalhem nos mais diversos setores, de lixões a atividades artísticas. O texto constitucional proíbe que menores de 16 anos sejam contratados para qualquer trabalho, exceto como aprendiz, a partir de 14 anos.

Os dados do ministério foram colhidos na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Eles indicam que, apesar dos bons resultados da economia nacional nas últimas décadas, os despachos judiciais autorizando o trabalho infantil aumentaram vertiginosamente em todos os 26 estados e no Distrito Federal. Na soma do período, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina foram as unidades da Federação com maior número de autorizações. A Justiça paulista concedeu 11.295 mil autorizações e a Minas, 3.345 mil.
Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do MTE, Luiz Henrique Ramos Lopes, embora a maioria dos despachos judiciais permita a adolescentes de 14 e 15 anos trabalhar, a quantidade de autorizações envolvendo crianças mais novas também é “assustadora”. Foram 131 para crianças de 10 anos; 350 para as de 11 anos, 563 para as de 12 e 676 para as de 13 anos. Para Lopes, as autorizações configuram uma “situação ilegal, regularizada pela interpretação pessoal dos magistrados”. Chancelada, em alguns casos, por tribunais de Justiça que recusaram representações do Ministério Público do Trabalho.
“Essas crianças têm carteira assinada, recebem os salários e todos seus benefícios, de forma que o contrato de trabalho é todo regular. Só que, para o Ministério do Trabalho, o fato de uma criança menor de 16 anos estar trabalhando é algo que contraria toda a nossa legislação”, disse Lopes à Agência Brasil. “Estamos fazendo o possível, mas não há previsão para acabarmos com esses números por agora.”

ATIVIDADES INSALUBRES

Apesar de a maioria das decisões autorizarem as crianças a trabalhar no comércio ou na prestação de serviços, há casos de empregados em atividades agropecuárias, fabricação de fertilizantes (onde elas têm contato com agrotóxicos), construção civil, oficinas mecânicas e pavimentação de ruas, entre outras. “Há atividades que são proibidas até mesmo para os adolescentes de 16 anos a 18 anos, já que são perigosas ou insalubres e constam na lista de piores formas de trabalho infantil.”
No início do mês, o MPT pediu à Justiça da Paraíba que cancelasse todas as autorizações dadas por um promotor de Justiça da Comarca de Patos. Entre as decisões contestadas, pelo menos duas permitem que adolescentes trabalhem no lixão municipal. Também no começo do mês, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou as autorizações concedidas por um juiz da Vara da Infância e Juventude de Fernandópolis, no interior paulista.
De acordo com o coordenador nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) Rafael Dias Marques, a maior parte das autorizações é concedida com a justificativa de que os jovens, na maioria das vezes de famílias carentes, precisam trabalhar para ajudar os pais a se manter.
“Essas autorizações representam uma grave lesão do Estado brasileiro aos direitos da criança e do adolescente. Ao conceder as autorizações, o Estado está incentivando [os jovens a trabalhar]. Isso representa não só uma violação à Constituição, mas também às convenções internacionais das quais o país é signatário”, disse o procurador à Agência Brasil.
Marques garante que as autorizações, que ele considera inconstitucionais, prejudicam o trabalho dos fiscais e procuradores do Trabalho. “Os fiscais ficam de mãos atadas, porque, nesses casos, ao se deparar com uma criança ou com um adolescente menor de 16 anos trabalhando, ele é impedido de multar a empresa devido à autorização judicial.”
Procurado pela Agência Brasil, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) não se manifestou sobre o assunto até a publicação da matéria.
Fonte: Agência Brasil 
Obs.: O “ABSURDO” no título é meu!  Em Açailândia-MA, o trabalho infantil “está liberado”, não precisa sequer “recorrer” à autorização judicial. O MPT já realizou varias inspeções, em todas flagrando a exploração de Crianças e Adolescentes em situações de trabalho, boa parte delas degradantes, insalubres, perigosas...Já foram registradas ocorrências também no  trabalho escravo, no qual nosso Maranhão é um campeão nacional... Embora não documentada, sabe-se de alta ocorrência de trabalho infantil doméstico... Uma criança morreu atropelada a algum tempo, próxima ao lixão, que era seu local de “trabalho”... Um adolescente, em plena tarde de um dia de Natal, perdeu o braço limpando uma máquina de padaria... E por aí vai...
Temos em Açailândia um TAC, de 2007, firmado entre o MPT e a Prefeitura, mas pouquíssimas de suas clausulas foram, ou estão sendo, cumpridas...
E a justiça, como se lê acima, ainda acha que trabalho infantil é bom... É a treva!...
(Eduardo Hirata, Assessoria do COMUCAA)

Unknown
Dilma empossa novo ministro do Esporte e diz que agora Orlando Silva está livre para buscar a verdade

Brasília – Ao dar posse ao novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, hoje (31), no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff reforçou a confiança na inocência do antecessor dele na pasta, o ex-ministro Orlando Silva. Dilma chamou Silva de companheiro de governo e disse que, com sua saída, ele ganhava liberdade para defender-se das acusações que o levaram a sair do cargo. "Ele [Orlando] ganha plena liberdade para lutar para restituir a verdade", disse a presidenta.
Orlando Silva entregou o cargo na semana passada depois de tentar resistir por duas semanas, após a publicação, pela revista Veja, de acusações de recebimento de dinheiro proveniente de desvio do Programa Segundo Tempo. O esquema, de acordo com a reportagem, envolvia também o partido de Orlando, o PCdoB, acusado de fazer caixa de campanha com recursos desviados do programa.
Dilma também elogiou o PCdoB, partido que, apesar das suspeitas sobre o envolvimento no esquema de desvio de recursos, ela decidiu preservar na pasta. "Perco um colaborador, mas preservo o apoio a um partido que, em meu governo, considero fundamental."
Aldo Rebelo também fez elogios ao PCdoB, ao programa Segundo Tempo e ao ex-ministro Orlando Silva. Ele lembrou o tempo da ditadura militar em que o "sangue do partido foi derramado em nome da democracia". "O bem que os homens fazem é enterrado com seus ossos e o mal é levado para sempre", disse, defendendo seu antecessor. "Talvez mais que inocente, o senhor seja vítima".
Rebelo lembrou que o Segundo Tempo foi concebido sem ter uma estrutura física para que funcionasse e citou como feito do programa a criação de áreas para a prática de esportes em escolas e praças. O novo ministro dirigiu-se à Dilma para dizer que o convite para integrar a equipe ministerial foi aceito com a ciência de que há desafios do Ministério do Esporte que estão além de sua competência. "Eu assumi essa responsabilidade com a humildade de saber que o desafio talvez esteja em um nível mais elevado que minha capacidade. Os desafios são mais leves e menores pelo que já foi feito", considerou.
O ex-ministro Orlando Silva repetiu, na cerimônia de posse do sucessor, que vai lutar para provar que é inocente das acusações de envolvimento no esquema de desvio de recursos públicos que acabaram motivando sua saída do governo. Em um discurso longo e emocionado, Silva enfatizou que "a verdade" aparecerá em breve.
"Estou feliz por poder olhar nos olhos de cada um de vocês e dizer que sou inocente. Os dias vão passar e a verdade vai aparecer", disse o ex-ministro que foi aplaudido pelas pessoas presentes à posse de Rebelo. Entre elas, estavam o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, além de dirigentes dos principais clubes de futebol e de vários políticos.
Agência Brasil

Unknown
Açailândia ganhará um Shopping Center em breve

(Ampliar) Açailândia ganhará um Shopping Center em breve

O grupo de empresários de São Paulo implantará nos próximos anos o empreendimento na cidade

Fonte: Portal MA

Foi lançado em primeira mão na tarde de ontem (24) a instalação de um Shopping Center em Açailândia. Um coquetel foi realizado para a imprensa para a divulgação do projeto. O grupo Urbia, será responsável pela comercialização e construção de um moderno Shopping Center na cidade.

Diretores do grupo já vem realizando pesquisas de mercado na cidade e já concretizaram o projeto para a instalação do empreendimento. Os detalhes da obra ainda não foram divulgados, mas há a certeza de que será um grande sucesso para a cidade.

Unknown sábado, 29 de outubro de 2011
Empenho de Ribamar Alves transforma CATIS em realidade

Com o surgimento do computador, o mundo nunca mais foi o mesmo. Esta máquina passou de uma idéia tecnológica para item de necessidade.

Com o objetivo de oferecer recursos para que cada vez mais pessoas façam parte deste universo. Que o deputado federal Ribamar Alves disponibilizou uma emenda no valor de seis milhões de reais para implantação de cento e quarenta CATIS em São Luís.

Cada CATIS são beneficiados com onze computadores, tela retrátil, quadro branco, televisores, data shows, ar condicionados, mesa de reunião, mesas para computadores, cadeiras dentre outros equipamentos, os alunos também receberão um kit com o material didático (camisa e bolsa contendo uma apostila e uma caneta). Desta forma, pessoas que, até então, eram completamente alheias a essa tecnologia terão noções básicas de informática, e ainda receberão capacitações de empreendedorismo com o curso “QUE NEGÓCIO É ESSE?”, tornando-os assim, empreendedores individuais. 

“Acredita que o CATIS traga mais oportunidades aos moradores do bairro na busca por conhecimento e até por empregos. “o deputado Ribamar Alves, tem se empenhado em trazer o máximo possível de melhorias para o seu povo, e essa ação dos CATIS é uma prova do seu compromisso com a população do nosso estado.” Declarou a presidente da União Beneficente do Diamante e Adjacência Áurea Barros.

O aluno Clearison Ramos mostrou-se emocionado pela inauguração da unidade do CATIS da União de Moradores do Bairro da Aurora Anil . “Deus conserve a saúde e dê muitos anos de vida a esse homem que é o deputado Ribamar Alves, por que sem a ajuda dele o nosso bairro jamais teria um centro como este que nos permite qualificação e oportunidade para o mercado de trabalho”. Frisou o aluno.

Para o presidente da União de Moradores do Bairro da Aurora Anil José Francisco dos Santos (Chicão), Este centro esta oferecendo um futuro melhor às nossas crianças e aos nossos jovens através da inclusão digital, da possibilidade de estudos, cursos e capacitação. O que nos orgulha a parabenizar o parlamentar Ribamar Alves que teve esse carinho com os menos favorecidos”, enfatiza o presidente.

“O deputado Ribamar Alves, já ajudou muito a população maranhense em outras oportunidades e desta vez não mediu esforços para direcionar a implantação de dezenas de CATIS em São Luís. Quem dera que um terço do parlamento tivesse o compromisso do deputado e amigo do povo Ribamar Alves” afirma o presidente do Instituto Educacional Rosa de Saron do Bairro da Vila Embratel, beneficiada com o CATIS.

A presidente da Associação Comunidade Liberdade Ativa Aldenora Sousa declarou estar muito contente em ter sido beneficiada com o CATIS na sua comunidade. “O trabalho do deputado Ribamar Alves é um exemplo de democracia, pois ele direcionou cento e quarenta CATIS para São Luís, sem levar em consideração a condição partidária da nossa administração”, ressalta a presidente

“O computador é um recurso indispensável hoje em dia. O acesso a internet garante a oportunidade de melhores pesquisas, informações, oportunidades e serviços. Além de tudo, aumenta as chances para o mercado de trabalho, por tudo isso, esta é mais uma vitória da população, que se beneficia do trabalho sério do deputado Ribamar Alves com o seu estado ao receberam este pólo tecnológico”. Finaliza o instrutor do CATIS da Instituição Áurea Farias no Bairro da Divineia, Alexandre Diniz

Para a artesã e aluna do CATIS, Maria Santos de 67 anos, que encontrou o Centro de Acesso à Tecnologia e Inclusão Social na Associação das Donas de Casa do Bairro da COHAB, o CATIS significa tranqüilidade. Desde então, ela freqüenta as aulas de empreendedorismo duas a vez por semana. “Meus filhos tem computador, Mas não me ensinam. E aqui estou aprendendo o que me possibilitará de colocar as bonecas que confecciono na internet possibilitando maiores vendas. E por isso agradeço o deputado federal Ribamar Alves que cumpriu a promessa feita na campanha eleitoral. Esse deputado é nosso meu povo é do Maranhão ”. Ressalta a artesã.

A implantação de CATIS é uma ação que compõe o Programa de Inclusão Digital do Ministério de Ciência e Tecnologia. O Programa constitui-se em um instrumento de promoção da inclusão social, cuja responsabilidade é da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (SECIS) e tem como objetivo proporcionar à população menos favorecida o acesso às tecnologias de informação, capacitando-a na prática das técnicas computacionais, voltadas tanto para o aperfeiçoamento da qualidade profissional quanto para a melhoria do ensino. Em São Luís os CATIS estão sendo implantados em parceria com a prefeitura de São Luís através da SEMCAS - Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social e do deputado federal Ribamar Alves.
Ledilce Fonseca

Unknown
Mudanças no Governo Municipal de São Francisco do Brejão

São Francisco do Brejão (MA) - O prefeito municipal Alex Santos realizou na manhã de ontem, sexta feira (28), uma mini reforma administrativa.

Elimar Santana foi nomeado Diretor de Esportes, no lugar de Geraldo Marinho; Sônia Santos volta a assumir a Secretaria de Assistência Social, e Pascoal reassume a Chefia do Gabinete.

A cerimônia aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação de diversos diretores de departamentos, secretários municipais e do vereador, vice-presidente, Antonio da PJ.

(Comunicação)

Unknown
Lula é diagnosticado com tumor na laringe

Ex-presidente passará por quimioterapia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

BRASÍLIA - O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.
Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram a doença. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"BOLETIM MÉDICO
29/10/2011
11h00
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"

G1

Unknown
COMUCAA e Novas Alianças: Formação Continuada...‏

A segunda etapa da “Formação Continuada do SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças de Açailândia 2011” encerrou no início da tarde desta sexta-feira, 28/10, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, centro da cidade.
A “Formação Continuada 2011” é uma realização do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  de Açailândia, em parceria com o “Programa Novas Alianças”, executado pela ong “Oficina de Imagens” com apoio da Vale.
As atividades  constaram de  memória dos trabalhos do primeiro dia, 27/10, quando se tratou de “Diagnóstico”, apresentação de algumas experiências em Açailândia na produção de levantamentos, pesquisas, diagnósticos das condições de vida de Crianças e Adolescentes, entre elas as realizadas para a elaboração dos Planos Municipais aprovados pelo COMUCAA ( Enfrentamento da Violência Sexual, Erradicação do Trabalho Infantil, Convivência Familiar e Comunitária); para um relatório a uma comissão da ONU/Organização das Nações Unidas, em Belém-PA, no final de 2003 sobre abuso e exploração sexual de Crianças e Adolescentes, com base nos atendimentos do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia entre 1995 e 2003; o “Diagóstico Rápido Participativo do PAIR/Programa de Ações Integradas  Referenciais de Enfrentamento da Violência Sexual”, e os encaminhados às CPIs/Comissões Parlamentares de Inquérito, estaduais em 2003 e 2009, e do Senado Federal, também em 2009.
Essas experiências açailandenses foram relatadas pela pedagoga, ex-conselheira tutelar Andreya Carvalho de Oliveira, e pela agente de saúde Geane Soares Pereira.
A atividade final foi a de grupos, que trataram da realização de um mapeamento, verdadeira lente de aumento para enxergarmos com maior clareza a situação das políticas públicas voltadas às Crianças e Adolescentes de Açailândia. Esse mapeamento/levantamento buscará dados e informações junto a instituições, programas, serviços públicos; entidades não-governamentais e religiosas, gente do povo.
Afinal, saber como vive, como é atendida em seus Direitos  a nossa população infanto-juvenil, é o primeiro passo para toda que intencione garantir os Direitos de Crianças e Adolescentes, como diz o “Caderno de Mapeamento”, manual e roteiro de perguntas e questões sobre as condições de vida de Crianças e Adolescentes.
O mapeamento, será realizado nessas próximas semanas, para apresentação na terceira etapa da “Formação Continuada do SGD 2011”, prevista para dias 23 e 24 de novembro próximos, por cinco grupos, conforme as áreas de levantamento: Conselho Tutelar, saúde, educação/cultura,esporte,lazer; prevenção e atendimento da violência e do abuso e exploração sexual; trabalho infantil/profissionalização; medidas socioeducativas e conviência familiar e comunitária.
Participaram das atividades, ministradas pela equipe do “Programa Novas Alianças”, formada  por  Adriana Mitre, Luciano Nascimento e Reginaldo Alves, cerca de quarenta pessoas, representantes de Conselhos Municipais ( COMUCAA, CONTUA, COMDIPE /Direitos da Pessoa com Deficiência, FUNDEB, Saúde), professores/as- gestores/as do ensino público municipal, agentes de saúde, profissionais da assistência social, estudantes de serviço social, lideranças comunitárias e religiosas.
Por Eduardo Hirata 

Unknown
Municípios se preparam para expor ações de sucesso no Cidade Criativa

Evento agendado para os dias 23, 24 e 25 de novembro promete mostrar experiências exitosas de gestores públicos e do setor privado com foco maior no desenvolvimento do Estado

“Esse será um espaço aonde nós, gestores públicos, que convivemos com os principais problemas do país em nossos municípios, iremos mostrar as boas práticas realizadas, trocar experiências e multiplicar os melhores resultados. As prefeituras precisam aproveitar essa oportunidade de integração que ajudará a gerar mais renda, emprego e dignidade à nossa gente, por meio de um desenvolvimento econômico integral do Estado”.

As palavras do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Júnior Marreca, prefeito de Itapecuru, resumiu o pensamento e aspirações de inúmeros gestores municipais presentes ao lançamento do 1º Salão Estadual Cidade Criativa, realizado na noite da última quinta-feira, 27, no Espaço Renascença, sob a coordenação do Instituto Cidade Criativa. A solenidade foi prestigiada, ainda, por secretários e deputados estaduais, vereadores, presidentes e representantes de órgãos e entidades públicas, representantes do setor privado, reitores de Instituições de Ensino Superior, parceiros institucionais, imprensa e demais convidados.

O 1º Salão Estadual Cidade Criativa traz uma proposta diferente, onde as ações e projetos de sucesso dos municípios estarão reunidos em único lugar. “Será uma grande vitrine do que se faz de bom e melhor nos municípios maranhenses, onde tanto os entes públicos, como privados e a própria sociedade passarão a ter conhecimento e compartilharão experiências exitosas a favor do desenvolvimento do Estado”, declarou um dos coordenadores do Instituto Cidade Criativa, Juarez Lima, prefeito de Icatu e secretário geral da Famem.

Para o secretário de Estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, não há desenvolvimento no Estado sem que os municípios se desenvolvam na base. “Por isso o governo do Estado apóia a realização do Cidade Criativa, esperando que o evento socialize os grande feitos das gestões municipais, estimulando os prefeitos e suas equipes a melhorar cada vez mais suas ações”, apontou.

O reitor da Uema, José Augusto Oliveira, por sua vez, destacou a participação das instituições de educação no evento. “Acredito que a participação das instituições públicas e privadas será benéfica para compreendermos as necessidades municipais e suas potencialidades. As instituições educacionais, onde está concentrado o saber, também podem contribuir nesse processo e, assim, melhorar a qualidade de vida do maranhense”.   

O projeto – Idealizado pelo Instituto Cidade Criativa e coordenado pelo prefeito Juarez Lima e pelo professor-doutor Abisai Garreto, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o projeto do I Salão Estadual Cidade Criativa estima a participação inicial de 150 expositores, dentre prefeituras, empresas e parceiros institucionais. Nos três dias do evento, a previsão é de que passem pelo espaço armado na Praia Grande (Reviver) mais de 300 mil pessoas.

Além dos estandes, a mostra vai abrigar eventos paralelos como o 1º Congresso das Cidades Maranhenses, workshops, mesas redondas e painéis. O objetivo é discutir assuntos concernentes ao desenvolvimento municipal, com temáticas focadas em inovação, turismo, educação, produção, cultura e organização comunitária.

A sustentabilidade, o respeito ao meio ambiente, as ações de responsabilidade social também estarão presentes no evento que acontece em novembro. O projeto tem como inspiração os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) “como forma de lutar e conquistar uma sociedade com homens e mulheres socialmente iguais, humanamente distintos e totalmente livres”, reforçou o professor-doutor Abisai Garretbo.

“O que é bom pode ser copiado, sim, desde que se respeite a realidade de cada município. E se o que é bom trouxer benefícios e qualidade de vida para as pessoas, temos o dever de replicar quantas vezes for necessário e em quantos lugares for preciso”, acredita a prefeita de Axixá, Sônia Campos, que também preside a Agência Intermunicipal de Consórcios das Microrregiões do Munim, Lençóis e Baixo Parnaíba Litoral – AGE Consórcios. Soninha, como é conhecida no meio político, esteve presente ao lançamento do 1º Salão Estadual Cidade Criativa, e já confirmou a participação de Axixá no evento.   

Fonte: Leocândida Rocha 

Unknown sexta-feira, 28 de outubro de 2011
“COMUCAA E NOVAS ALIANÇAS”: FORMAÇÃO CONTINUADA DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS COM O TEMA “MAPEAMENTO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES”

Iniciou na tarde da quinta-feira, 27/10, a segunda etapa da “Formação Continuada do Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes/SGD 2011”, promovida pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, e executada pelo “Programa Novas Alianças”, parceria entre a ONG  Oficina de Imagens e a Vale.
Cerca de oitenta pessoas, entre conselheiros/as municipais (do COMUCAA, Conselho Tutelar/CONTUA, FUNDEB, Direitos da Pessoa com Deficiência/COMDIPE, Saúde), adolescentes,  lideranças comunitárias e religiosas, professores/as e gestores/as do ensino público municipal e estadual, profissionais da assistência social e da saúde, estudantes de serviço social da Unisa e da Unisulma, participam desta etapa da “Formação Continuada 2011”, estudando e debatendo o tema “Mapeamento das Condições de Vida das Crianças e Adolescentes”, ministrado pelos representantes do “Programa Novas Alianças”, Adriana (Drica), Luciano e Reginaldo.
Na etapa anterior da “Formação Continuada 2011” estudou-se “Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e  Tutelar, suas relações com o SGD.
A “Formação Continuada 2011”, que acontece na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, centro da cidade, e  prossegue na manhã desta sexta-feira, 28/10.
Fonte: Eduardo Hirata

Unknown
Combate as Drogas

Na pauta, estudo/debate/proposição sobre Políticas Públicas sobre Drogas, a pedido da Comissão Mista de Combate às Drogas, para a inclusão da proposta orçamentária do Município para 2012, previsão para “Criação e Implantação do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas”, e que trate de uma Política e Plano sobre Drogas , e ainda o Fundo  Municipal respectivo.
O pedido da Comissão Mista de Combate às Drogas, representada na reunião por Autragezito do Vale , o “Duvale”, da metodologia “Amor Exigente”;  Ivana Pereira Freitas, a “Pepita”, da Pastoral Carcerária; Zeneide Alves, da Associação Bom Samaritano; e também pelo policial civil Evangelista e por representante da UNISA, sendo  fortalecido pelas discussões, propostas e encaminhamentos da “Audiência Pública: Políticas Públicas sobre Drogas” realizada na manhã da última segunda-feira, 24/10, na mesma Câmara Municipal.
As vereadoras da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, Mulher e Idoso consideraram legítima a reivindicação da Comissão Mista de Combate às Drogas, e vão buscar sua concretude junto aos demais Vereadores e ao Prefeito Municipal.
Foi decidido também por uma nova reunião, para elaborar, por sugestão do representante do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia,  um anteprojeto sobre Política Pública Municipal sobre Drogas, que contemple a criação, manutenção e funcionamento do CONSELHO e rspectivo PLANO. A reunião foi marcada para o dia 09 de novembro, 0900 horas, na sala de reuniões da Câmara de Vereadores. 
Participou do estudo e debate sobre Drogas, o Defensor Público Estadual Bruno Joviano de Santana, que destacou a importância de um Conselho, de uma Política Pública sobre Drogas, com recursos orçamentários para garantir execução de ações, e das questões legais relacionadas à criação e funcionamento de Conselho Municipal.
Também participou do encontro sobre Drogas, a Conselheira Tutelar Edna Maria Alves dos Santos.  
 Fonte: Eduardo Hirata


Unknown
Fátima Camelo solicita construção de Centro Comunitário

Açailândia – A vereadora Fátima Camelo (PSDB), apresentou requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Açailândia, na sessão de quinta-feira, 20, solicitando ao Executivo a doação de área visando a construção de um centro comunitário.

De acordo com a vereadora, o requerimento é fruto de solicitação dos representantes da União de Moradores do Bairro Laranjeiras, do Programa de Assistência ao Idoso e do Clube de Mães de Açailândia. “Através da doação do terreno, as entidades poderão construir um Centro Comunitário, com espaço físico onde deverão ser desenvolvidos diversos projetos sociais que, com certeza, beneficiarão os moradores de baixa renda do bairro Laranjeiras e circunvizinhança”, justificou a vereadora em seu requerimento.

Informatização – Outro requerimento apresentado na sessão, este de autoria do vereador Fábio Pereira, solicita ao executivo a tomada de providências para a informatização dos postos de saúde da zona urbana e zona rural de Açailândia. “Com a informatização dos postos de saúde, os funcionários terão uma maior agilidade no atendimento, proporcionando assim um melhor atendimento aos usuários dos SUS”, disse Fábio.

KM 30 – Foi apresentado ainda o requerimento nº 003/2011, de autoria do vereador Antonio do Treva (PSL). No documento o parlamentar solicita a recuperação da estrada vicinal que faz a ligação entre a rodovia BR 010 e o povoado do KM 30. “A estrada está em péssima situação de tráfego ocasionando sérios contratempos às pessoas que por ali transitam, então a recuperação é mais que necessária”, argumentou o vereador.

Wener Moraes
Assessor de Imprensa

Unknown sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Família Sarney dá nome a 161 colégios no Maranhão

Em alguns estados brasileiros, o batismo de escolas parece ser estratégia de autopromoção de políticos. No Maranhão, por exemplo, o sobrenome Sarney está em 161 escolas (179 em todo o país). O ex-presidente José Sarney dá nome a 92. Sozinho, supera a soma de seus sucessores – Collor, Itamar, FHC e Lula –, presentes em 15 escolas do país.
Na Bahia, entre os nomes mais comuns estão Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), em 119 escolas, e Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), em 101. Somados, os dois superam o número de homenagens em todo o país para a Princesa Isabel, o Papa João Paulo 2º ou o escritor Machado de Assis.
A prática é utilizada também em municípios. É o caso da cidade fluminense de Magé, com 223 mil habitantes. Das 87 escolas municipais, 21 têm o nome Cozzolino, o mesmo da ex-prefeita afastada por denúncia de corrupção em 2009, Núbia Cozzolino. Como o MEC não divulga estatísticas sobre nomes mais comuns em escolas, foi preciso fazer uma pesquisa nome por nome, para descobrir quantas vezes ele se repetia.
Embora não seja um levantamento completo, a reportagem procurou incluir nomes de figuras históricas ou políticos locais para identificar os que possivelmente usam o batismo de escolas como estratégia de autopromoção.
A prática é comum, apesar de uma lei federal de 1977 que proíbe atribuir nomes de pessoas vivas a bens públicos da União e a estabelecimentos que recebam verbas federais, caso de escolas.
Para o professor da Faculdade de Educação da UFRJ, Luiz Antônio Cunha, os alunos acabam sendo influenciados pois é comum escolas ensinarem quem são as personalidades que dão nome a elas.
"É a utilização da fachada da escola como outdoor. Uma expressão clara do patrimonialismo político, do uso privado do espaço público e dos alunos como destinatários cativos da celebração de algumas figuras políticas."
Nomes religiosos – O Estado brasileiro é laico, mas os nomes mais comuns de escolas públicas no Brasil são, de longe, religiosos. Um levantamento feito pelaFolha no cadastro do MEC de mais de 160 mil estabelecimentos revela que Nossa Senhora, Jesus Cristo, São Francisco e Santo Antônio são, entre os nomes pesquisados, os mais frequentes.
Em alguns casos, os nomes parecem lemas de igreja. É o caso da Escola Municipal Só Jesus Salva, em Monte Santo (BA), ou Jesus é o Caminho, em Igarapé-Miri (PA).
Há ainda colégios com títulos idênticos ao de denominações religiosas do país. Assembleia de Deus, por exemplo, dá nome a 15 estabelecimentos públicos.
Depois das referências religiosas, aparecem figuras históricas como Ruy Barbosa, Tancredo Neves, Tiradentes, Castello Branco, Monteiro Lobato e Getúlio Vargas. (Folha de S. Paulo)

Unknown
Corpo de Kadhafi deve ser enterrado em 24 horas, diz comandante militar

Cadáver é mantido em câmara frigorífica na cidade de Misrata.
Ex-ditador foi morto em ataque a comboio na quinta-feira em Sirte.
O corpo do ex-ditador líbio Muammar Kadhafi, morto na véspera em um ataque militar próximo à cidade de Sirte, vai ser enterrado de acordo com os rituais muçulmanos dentro de 24 horas, disse nesta sexta-feira (21) o comandante militar Abdul-Salam Eleiwa.

"Ele terá seus direitos como todo muçulmano, seu corpo será lavado e tratado com dignidade", disse Eleiwa, na cidade de Misrata. "Espero que ele seja enterrado em um cemitério muçulmano dentro de 24 horas.

O corpo de Kadhafi está sendo mantido em uma câmara frigorífica em uma área de um antigo mercado.

Um jornalista da Reuters viu o cadáver e disse que ele tem um buraco de bala do lado da cabeça, além de ferimentos e arranhões.
Eleiwa afirmou que ainda não sabe onde o enterro será feito.

Do G1, com agências internacionais

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.