PSB cria núcleo de base na Vila Ildemar

Açailândia – O PSB de Açailândia cria núcleo de base na Vila Ildemar, uma reunião com os filiados daquele bairro na noite desta segunda 14, foi criado o primeiro núcleo de base da sigla no município, a reunião aconteceu na casa de um dos filiados Salatiel do Vale, local onde funcionará a sede do núcleo por enquanto.

A reunião contou com a presença de diversas lideranças do partido do município, o Canela vereador, Representante do Diretório Estadual do PSB na Região Tocantina e presidente do diretório do partido em Açailândia, Arlane Lima, vice-presidente e diretor do Sindicato dos Urbanitários do Estado do Maranhão, João Evangelista, secretário da Negritude Socialista em Açailândia e Policial Civil, Nilo Lima, 1º Secretário do PSB de Açailândia e fiscal de Tributos, Pedro de França, Secretário Geral do PSB de Açailândia, Silvestre, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Industrias de Papel Celulose do Estado do Maranhão, Francisco Bento, presidente da Associação do Polo Moveleiro de Açailândia, Carlos Cristiano, Secretário de Comunicação do Diretório Municipal de Açailândia, Ricelma Coelho, Secretária do Núcleo de Mulher, Salatiel do Vale, Secretário de Finanças do Diretório Municipal, Frasão, Presidente da Cooperativa da Segurança Padronizada e Secretario do Núcleo Sindical.

A criação de núcleos faz parte do projeto de expansão do partido no município e de fortalecimento da base para as eleições municipais de 2012 e é uma das normas do Estatuto nacional do Partido. Depois da criação do núcleo da Vila Ildemar, o próximo será no Distrito do Pequiá ou no Bairro do Jacú e Vila Maranhão.

O PSB de Açailândia tem crescido muito e nesses últimos anos e como parte desse crescimento foi a criação dos segmentos sociais dentro do partido, o Movimento Negritude Socialista, Secretária de Mulher, Movimento Sindical, Movimento Popular Socialista, Juventude Socialista Brasileiro e tem representantes na executiva estadual do partido. O núcleo será liderado pelo Salatiel do Vale e Ricelma Coelho.

Curso de Formação Politica   

Estará iniciando no dia 14 de janeiro de 2012 o curso de Formação Politica, que será realizado pela Fundação João Mangabeira, o curso terá 60 horas/aulas e serão oferecidos 70 vagas para os municípios da regional Pré-Amazonica. Curso será oferecido para os filiados do PSB dos municípios que compõem a regional, Açailândia, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, São Francisco do Brejão e Itinga do Maranhão.

O curso acontecerá aos finais de semanas, local a ser definido pela executiva municipal do partido.   

Carlos Cristiano

Unknown sábado, 19 de novembro de 2011
Dilma sanciona lei que cria Comissão da Verdade e a que dá acesso a informações públicas

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff sancionou hoje (18) a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, período que inclui a ditadura militar. Dilma sancionou também a Lei de Acesso a Informações Públicas, que acaba com o sigilo eterno de documentos.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a informação não deve ser de poder de quem governa, mas de toda a sociedade. “A questão dos direitos humanos é chave e, portanto, a lei [de Acesso a Informações Públicas] foi clara. Nesse segmento não há restrições de informação.”

A Comissão da Verdade será formada por sete pessoas, escolhidas pela presidenta da República a partir de critérios como conduta ética e atuação em defesa dos direitos humanos. Ao todo, 14 servidores darão suporte administrativo aos trabalhos.

O grupo terá dois anos para ouvir depoimentos em todo o país, requisitar e analisar documentos que ajudem a esclarecer as violações de direitos. De acordo com o texto sancionado, a comissão tem o objetivo de esclarecer fatos e não terá caráter punitivo.

O grupo vai aproveitar as informações produzidas há quase 16 anos pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e há dez anos pela Comissão de Anistia.

A Lei de Acesso a Informações Públicas permite que o cidadão consulte documentos produzidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de forma a dar mais publicidade e transparência aos atos da administração pública.

A norma acaba com o sigilo eterno de documentos. Os documentos hoje classificados como ultrassecretos, que são aqueles com informações imprescindíveis à segurança do Estado, estarão protegidos por um prazo máximo de 50 anos. Atualmente, o documento ultrassecreto fica guardado por 30 anos, mas esse prazo pode ser prorrogado sucessivamente.

A lei abrange também estados e municípios e assim, o cidadão poderá, por exemplo, pedir dados sobre como foi empregada a verba do hospital e da merenda escolar de sua cidade. As informações solicitadas pela população devem ser respondidas em, no máximo, 20 dias.

Em seis meses, cada órgão vai ter que publicar em sua página na internet informações sobre sua atuação, como contratos, licitações, gastos com obras, repasses ou transferências de recursos. As entidades que recebem recursos públicos também terão que dar transparência a seus dados.

Agência Brasil


Unknown
ADOLESCENTES E SUA FUTURA REPRESENTAÇÃO NO COMUCAA

O segmento populacional Adolescente conseguiu importante conquista, através da Lei Municipal n.º 387, de 05 de outubro de 2011: terá Conselheiros/as representantes, no COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., a partir de 16 de dezembro, quando inicia novo mandato, por dois anos, do Conselho.
Essa conquista atende recomendações do CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e das 8ª Conferências Nacional e Estadual, e 5ª Conferência Municipal, dos Direitos da Criança e do Adolescente, que priorizam o “Protagonismo e a Participação de Crianças e Adolescentes nos Espaços de Construção da Cidadania”.
Também é um dos eixos da “Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.
Aqui em Açailândia-MA., o COMUCAA., em parceria com o Fórum DCA (Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, articulação não-governamental), e Conselho Tutelar/CONTUA, mobilizou junto à Câmara e a Prefeitura Municipal, e tivemos a Lei Municipal n.º 387/2011, que aumentou a composição do COMUCAA de dez (10) para doze(12) membros titulares (e igual número suplente), e abriu vaga para a representação Adolescente, que será definida na Assembléia Especifica de Escolha da Representação da Sociedade Civil ao COMUCAA dezembro 2011 a dezembro 2013, dia 02/12, a partir das 1600 horas, no Salão da Igreja São João Batista, Bairro do Jacu. 
Adolescentes, que participaram da Conferência Livre , em setembro, e 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, em outubro, e que atendem outros requisitos exigidos pelo COMUCAA, como por exemplo atuação na Comissão Juvenil do Fórum DCA,  vem se reunindo, para conhecer e discutir o processo de escolha, preparando-se para a Assembléia Especifica de Escolha, no dia 02/12.
Nesta semana, já aconteceu um encontro, no final da tarde do feriado de 15 de novembro (Proclamação da República) e outro encontro está marcado para a tarde deste domingo, 20/11, a partir das 1530 horas, na sede do COMUCAA, Rua Marly Sarney, n.º 1112, centro.  
Fonte: Eduardo Hirata

Unknown
PROJETO “DISSEMINANDO A CULTURA DE REDES SOCIAIS”:

3º MÓDULO SERÁ REALIZADO NA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL
O 3º Módulo do Projeto “Disseminando a Cultura de Redes Sociais”, parceria do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., Rede Amiga da Criança de São Luís-MA, GACC/Grupo de Apoio a Comunidades Carentes, também de São Luís,  e CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, acontecerá nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, na Associação Comercial e Industrial de Açailândia/ACIA (Centro Empresarial de Açailândia-CEA), Rua Maranhão, Bairro GETAT.
Os temas do 3º Módulo são “Política sobre Álcool e outras Drogas para Crianças e Adolescentes”, destinado a  conselheiros/as municipais e tutelares; profissionais da assistência social, educação e saúde; agentes e lideranças comunitárias e religiosas, e “Oficina de Áudio-visual: Vídeo e Fotografia”, para Adolescentes.
Participam do “Projeto Disseminando a Cultura de Redes Sociais” representantes dos municípios de Açailândia. Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia e São Francisco do Brejão.
Por Eduardo Hirata

Unknown
A Apae deAçailãndia realizará 1ª Olimpiadas Especiais


O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Açailandia – MA/COMDIPE, vem por meio deste, divulgar a realização da 1ª Olimpíadas Especiais da APAE de Açailandia – MA que se realizará de 29/11 à 04/12/11 em Açailandia - MA com as seguintes modalidades:
·         Dama;
·         Tênis de Mesa;
·         Natação;
·         Atletismo;
·         Futsal;
·         Handebol.

Categorias:
·         Deficiente Auditivo;
·         Deficiente Intelectual;
·         Síndrome de Down;O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Açailandia – MA/COMDIPE, vem por meio deste, divulgar a realização da 1ª Olimpíadas Especiais da APAE de Açailandia – MA que se realizará de 29/11 à 04/12/11 em Açailandia - MA com as seguintes modalidades:
·         Dama;
·         Tênis de Mesa;
·         Natação;
·         Atletismo;
·         Futsal;
·         Handebol.
 
Categorias:
·         Deficiente Auditivo;
·         Deficiente Intelectual;
·         Síndrome de Down;
·         Paralisia Cerebral;
·         Cadeirantes;
·         Amputados.

Participação: estão previsto cerca de 300 atletas especiais de 15 municípios, sendo:
·         Bom Jesus das Selvas;
·         Buriticupu;
·         Itinga do Maranhão;
·         Cidelandia;
·         Vila Nova dos Martírios;
·         São Pedro da Água Branca;
·         Imperatriz;
·         João Lisboa;
·         Porto Franco;
·         Estreito;
·         Grajaú;
·         Barra do Corda;
·         Balsas;
·         Caxias;
·         Amarante;
·         Açailândia.

A prática do esporte é importante para qualquer ser humano, mas para a pessoa com deficiência o esporte representa muito mais, pois proporciona a inclusão social e mais independência no seu dia a dia. Por isso, precisamos de seu apoio. PARTICIPE!!!

Apoio:
·         COMDIPE
·         Gusa Nordeste S/A;
·         SENAI;
·         Dantas Tavares
·         Prefeitura Municipal

Ana Hélia Soares
COMDIPE

Cell.: (99) 91711347
·         Paralisia Cerebral;
·         Cadeirantes;
·         Amputados.

Participação: estão previsto cerca de 300 atletas especiais de 15 municípios, sendo:
·         Bom Jesus das Selvas;
·         Buriticupu;
·         Itinga do Maranhão;
·         Cidelandia;
·         Vila Nova dos Martírios;
·         São Pedro da Água Branca;
·         Imperatriz;
·         João Lisboa;
·         Porto Franco;
·         Estreito;
·         Grajaú;
·         Barra do Corda;
·         Balsas;
·         Caxias;
·         Amarante;
·         Açailândia.

A prática do esporte é importante para qualquer ser humano, mas para a pessoa com deficiência o esporte representa muito mais, pois proporciona a inclusão social e mais independência no seu dia a dia. Por isso, precisamos de seu apoio. PARTICIPE!!!

Apoio:
·         COMDIPE
·         Gusa Nordeste S/A;
·         SENAI;
·         Dantas Tavares
·         Prefeitura Municipal

Ana Hélia Soares
COMDIPE

Cell.: (99) 91711347

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.