Feliz 2012

Estamos chegando ao final de mais um ano, é hora refletir sobre o ano que passou, sobre o que fizemos ou deixamos de fazer, refletir sobre o que queremos para nós e para o nosso próximo. Este blogueiro que vos escreve, vem agradecer a cada um de vocês que durante este ano acessou nossa página, colaborou conosco direta e indiretamente.

Quero agradecer pelos quase 100 mil acessos que dentro de quase 2 anos conseguimos alcançar, isso mostra o carinho e respeito que vocês tem para conosco, muito obrigado.

Que em 2012 esta mesma confiança e parceria possa continuar, que este ano que se inicia seja repleto de felicidade, paz, amor, saúde, dinheiro, prosperidade e muitas realizações para todos nós.

Que possamos lembrar do amor de Deus a todo instante, que possamos todos ter mais amor e respeito por nossas famílias.

Um forte abraço e Feliz 2012.

É o que deseja Carlos Cristiano, Escola FACILITY e família......

Que o senhor esteja convosco.

Unknown sexta-feira, 30 de dezembro de 2011
Enquete encerrada

Atenção: As enquetes sobre os melhores do ano da imprensa local, encerrará hoje, mais o resultado só será divulgado na segunda feira dia 02 de janeiro de 2012. De já muito obrigado a você que votou nas nossas enquetes e de já desejamos um Feliz 2012.

Carlos Cristiano blogueiro

Unknown
Entrevista Exclusiva com Raimundo Nonato Silva Júnior "Chocolate"

Em primeiro lugar quem é o Chocolate?

Um jovem sonhador que quer ajudar a construir um mundo melhor.Um idealista, mas com os pés no chão!

Em que momento da vida começa a militância Política?

Quando entrei na Universidade Federal do Maranhão-UFMA.Ainda como calouro do Curso de Ciências Sociais,em 1996 .Depois foi um processo de aproximaçao e filiaçao ao PT (Partido dos Trabalhadores) muitas eleições fora e dentro da universidade e no partido também.

Soubemos por informações confidenciais que o Chocolate foi peça fundamental para a parceria PT e Governo Roseana, até que ponto isso é verdade?

Sim, mesmo sendo de um campo mais a esquerda,portanto, naquele momento contrario a a aliança com o grupo Sarney e favoravel a coligação de Flávio Dino.Mudei de posição quando fui abandonado pelo meu grupo e fui convencido de que era possivel fazer mais pelo Maranhão sem comprometer a aliança nacional(PT/PMDB) que dava sustenação a eleição da presidenta Dilma.Fui convidado pelo então candidato a vice-governador Washington Luis e pela propria Governadora Roseana Sarney, pesso almente.
O site Codó Noticias foi o primeiro a divulgar em Codó a possibilidade que houve de você ser o Secretario Estadua

l de Igualdade Racial, o que aconteceu?

Diputa da Politica.A Secretaria a qual iria substituir esperneou e alguns companheiros do PT conspiraram contra mim...mas tive um apoio forte de muitas lidernças do movimento Negro e algumas entidades.

Muitos afirmam que sua boa votação em Codó deve ao trabalho feito pelo seu irmão Ferdinando Rocha e que por esse motivo você seria o grande responsável pela Pré-Candidatura dele ao cargo de vereador no município é verdade?

Claro que é verdade.Mas também não esqueçamos que além de ser filho de Codó, na campanha trabalhava na cidade no IFMA(ex-Agrotécnica), então vários alunos e professores se envolveram na campanha.Ferdinando hoje não é apenas uma promessa,mas uma jovem liderança politica da nossa cidade.Por isso caminha com as proprias pernas.E ajudou muito na campanha.

Fale um pouco dessa relação entre você e seu irmão é verdade que você é conselheiro político de Ferdinando Rocha?

Conversamos muito e trocamos muitas ideias sobre politica.Mas ele responde pelos atos dele,afinal é maior de idade e sabe o que quer.

Sabemos que você tem uma boa relação com o Empresário Francisco Carlos de Oliveira e também com Prefeito Zito,como ficaria Ferdinando no meio disso tudo?

Sou amigo pessoal dos dois.Não tenho nada a haver com o distanciamento dos dois...Ferdinando também é,mas é Secretario Adjunto,portanto faz parte do governo Zito.

Você acha que o PT de Codó pode apoiar Zito?

Poder pode ,mas o PT tem de ter autonomia pra decidir o quer em 2012.O Dr. Zé Francisco ao meu ver pode ser candidato a Prefeito ou vir a ser vice do Zito.Isso é uma discussão que precisa ser bem trabalhada.

Sabemo de sua amizade com o empresário Francisco Oliveira e o Prefeito Zito quem você irá apoiar em 2012?

Torço pelo bem de Codó.Chiquinho é um grande empresario bem sucedido e Zito faz uma boa Gestão.

Qual verdadeiramente o cargo que você ocupa no Estado e que os Codoenses podem esperar de você ?

Assessor Especial de Monitoramento e Avaliação de Politicas Públicas da Casa Civil (simbologia ISOLADO)

uma especie de Sub-secretario ou Secretario Adjunto. Minhas funçoes dizem respeito as Questões Raciais junto aos orgãos Nacionais (como FUNDAÇÃO PALMARES E SEPPIR) até Internacionais. Podem esperar muito suor, muita dedicação pelas comunidades quilombolas e população negra de um modo em geral...

O Codó Noticias soube que você tem feito vários contatos a nível de Estado e em Codó em busca de apoio a Pré –Candidatura de Ferdinando, podemos dizer que seu irmão pode ser um forte candidato e pode ser um dos cavaleiros do Prefeito Zito nessa briga por uma vaga no Legislativo?

Com certeza, Ferdinando tem sido fiel e tem trabalhado muito por nossa cidade.Seu trabalho tem destaque na região dos Cocais e a nivel estadual.

Qual a mensagem que você deixaria ao Site Codó Noticias e a população de Codó:

Desejo mais sucesso ao site,que tem sido um importante canal de divulgação cultural e politica da cidade.E ao irmãos conterraneos desejo um ano de conquistas e que nossa populaçao saiba escolher bem nos representantes pra o bem de Codó.Um beijo e abraço no coração de todos e todas.

Nonato Chocolate.

  







Unknown
A um ano, Açailândia perdia Carmen Marchezini

(Mas a um ano um nosso anjo está nos céus...)

Foi um final de 2010, e um começo de 2011, muito triste para milhares de açailandenses. Maria do Carmo Cripriano Marchezini, a “Carmen”, a Carmen da Saúde, a Carmen do Prosad, a Carmen do Conselho,foi levada para junto de Nossa Senhora de Fátima, que tanto amava.

Vítima de acidente de trânsito, da irresponsabilidade de um motorista, desses muitos que não estão nem aí para a Vida, para os Direitos, para a dignidade humana.

E esse ano que passou demonstrou como ela nos faz falta...

Reproduzimos a seguir, com algumas correções, postagem que fizemos na época do terrível desenlace de nossa “Carmen Marchesini”:

“Um motorista com suspeita de estar embriagado teria invadido a contramão na avenida Francisco Loup e colidido de frente com um carro que vinha no sentido contrário. Duas pessoas ficaram feridas e uma faleceu.

O acidente foi por volta das 9h40, na altura do Km 156 da rodovia Rio-Santos (SP-55). Segundo testemunhas, o motorista de um veículo Corsa Sedan, A.S.S., 28 anos, trafegava a mais de 100 quilômetros por hora quando atingiu o carro Polo, onde estava a condutora Maria do Carmo Cipriano Marchezine, 51 anos e sua filha Kayra Cipriano Marchezine, 17 anos, ambas moradoras no Maranhão.

Com o impacto, o Pólo foi arremessado sobre a calçada, atingido uma residência. Já o Corsa ficou atravessado na pista. As vítimas foram socorridas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), base de Maresias, da ambulância do Pronto-Atendimento (PA) de Boiçucanga e da Unidade de Resgate e Salvamento Aquático (Ursa), do Salvamar Paulista.

Todas as vítimas foram levadas para o PA de Boiçucanga, sendo que a condutora morreu pouco depois de dar entrada. A.S.S., morador na Costa Sul de São Sebastião, teve fratura bilateral do fêmur. A Polícia Civil de Boiçucanga vai investigar as causas do acidente após receber o laudo da perícia no local.

Fonte: Jornal Imprensa Livre e Maria Cirino, 31/12/2010)“

Meu comentário:

Carmen Marchezini ocupava a representação titular da Secretaria Municipal de Saúde de Açailândia-MA., junto ao COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, no qual já contava com sete anos, não consecutivos, como titular.

Coordenava o PROSAD- Programa de Saúde do Adolescente, e iniciava a ação “Caderneta de Saúde do Adolescente- Menino/Menina”.

Foi professora, desde final dos anos oitenta, no antigo CENEC-Cenecista, tornou-se uma lenda no “Maria Izabel Cafeteira”, ensino médio estadual, ministrava cursos pelo SENAC e pelo SEBRAE, contribuiu para a organização classista do professorado e dos/as servidores municipais (APA, ASSEMA, SINTRASEMA).

Católica Apostólica Romana, devota de Nossa Senhora de Fátima, procurava não faltar ás celebrações de todo dia 13, ao meio-dia, na Igreja São Francisco de Assis.

Simpática, comunicativa, sociável, de fácil e agradável trato. Tinha uma facilidade imensa de interagir com adolescentes, seu xodó, que adoravam suas palestras e suas tiradas, sempre bem humoradas, com uma pitadinha apimentada...

Tive a felicidade e a honra de partilhar seu convívio por praticamente duas décadas e meia,militando na educação, na saúde, no associativismo e sindicalismo, nos Direitos de Crianças e Adolescentes.

De uma solidariedade genuína, de vez em quando aparecia com produtos, sempre bons e novos em folha, material escolar, roupas, para doar: “... toma, magrelo (era assim que carinhosamente me tratava...), veja uma família ou criança para dar...”.

Lógico que como todo ser humano, tinha lá seus senões, comportamentais e ideológicos que eram motivos de “encrencas” entre nós, mas muito mais por minha culpa, radical e intransigente.

Marcou em definitivo não só minha vida, mas a de centenas e centenas de estudantes, colegas de trabalho, gente que às centenas acorreram ao Salão Paroquial da Igreja Matriz São Francisco de Assis, para o cerimonial de despedida, desde a noite da quinta-feira,30/12/2010.

Uma derradeira lembrança que me fica dessa Carmen admirável: não ficou para o jantar de confraternização de final de ano do Conselho, do “amigo secreto” e da troca de presentes, mas deixou seus convites e presentes para meus filhos, com uma amiga, determinand0-lhe: “... diz pro magrelo que ele ta intimado a levar os seus meninos pro jantar...”. Meus filhos, Denzel Sol e Eduardo Kaway, foram, sim, Carmen, e com que alegria receberam as camisas com que os presenteou...

Comentário de Eduardo Hirata

Unknown
Pesquisa mostra Flávio Dino com 65% na disputa pelo governo estadual em 2014

Levantamento realizado em Imperatriz pelo Instituto Amostragem, nos dias 17,18 e 19 deste mês, mostram uma folgada liderança do presidente da Embratur, Flávio Dino, na disputa pelo Governo do Estado. Foram testados dois cenários eleitorais num universo de 600 eleitores da segunda maior cidade do Maranhão.

Num confronto com o ministro Edison Lobão, 59,83% dos eleitores votariam em Flávio Dino contra 24% no ex-governador. Numa hipotética disputa com Roseana Sarney, que não poderá participar da eleição para o governo em 2014, Flávio Dino teria uma vitória ainda maior: de 65% a 23%. O secretário da Casa Civil, Luís Fernando, ventilado como possível candidato, teria 3% no cenário da disputa com Flávio Dino e Edison Lobão.

Os números do Instituto Amostragem revelam uma forte migração dos votos dados a Jackson Lago nas últimas eleições para o Governo do Estado. Segundo um analista, “existe uma leitura ainda difusa, mas crescente, de que Flávio Dino representa a proposta política de Jackson Lago para Imperatriz”.

Se a eleição para o governo fosse agora, os candidatos do grupo Sarney perderiam com larga diferença. Mas eles também atrapalham os aliados locais na disputa de 2012 pelo governo municipal. Segundo a pesquisa, 58% dos eleitores de Imperatriz dizem que não votam de “jeito nenhum” num candidato a prefeito apoiado pela governadora Roseana Sarney.

Os dados da pesquisa confirmam que Imperatriz continua mantendo uma postura oposicionista ao grupo Sarney. Nas eleições para o governo, ano passado, Roseana Sarney obteve 14,18% dos votos contra 11,5% dados a Flávio Dino e consagradores 73% a Jackson Lago. (JP Online)

São Luís

A pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem no mês de dezembro sobre cenários envolvendo a eleição municipal de São Luis e divulgada, recentemente, pelo portal Vermelho também mostrou que a rejeição da governadora Roseana Sarney atinge patamares altíssimos na capital. Segundo a pesquisa, o governo Roseana tem 28% de ótimo e bom contra 39% de ruim e péssimo, 36% de aprovação contra 58% de não aprovação.

Outro indicativo de que a avaliação da governadora perante a população de São Luís vai de mal a pior é que ao serem perguntados se votariam num candidato apoiado por Roseana Sarney, 10% dos eleitores afirmam que “votam com certeza” nesse candidato, contra 68% que afirmam “não votar de jeito nenhum”.

Fonte: John Cutrim

Unknown
Comissão do Senado Federal aprova concessão de benefícios trabalhistas para Conselheiros/as Tutelares

Os Conselhos Tutelares, criados pela Lei Federal n.º 8.069/90- ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, que determina a existência de pelo menos um Conselho Tutelar em cada município brasileiro, constituído por cinco (05) conselheiros/as titulares, eleitos pelo voto universal e facultativo do eleitorado local, formam, com os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e os FIA/Fundos Municipais para a Infância e a Adolescência, o tripé principal da Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Em Açailândia do Maranhão, o Conselho Tutelar/CONTUA, foi criado em 1991, pela Lei Municipal n.º 42/91, com nova redação dada pela Lei n.º 132/97, e instalado em 1995, estando atualmente em sua sexta gestão, formado por Edna Maria Alves dos Santos, Elisangela Silva Conceição, Veronice Pereira de Carvalho, Ismael Martins de Sousa e Jose Alves Bezerra, sendo este o único novato entre titulares.

A Lei Municipal prevê remuneração mensal correspondente a três (03) salários mínimos mensais, além de benefícios como o 13º salário, férias, licenças saúde/maternidade/paternidade.

A seguir, noticia do “Portal Pró-Menino”, sobre aprovação nacional de benefícios a Conselheiros/as Tutelares, citando como fonte a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Agência Senado:

Assim como os demais trabalhadores, os membros dos conselhos tutelares passarão a ter direito a salário, férias, 13º salário, licenças paternidade e à gestante, além de cobertura previdenciária. A concessão desses benefícios foi estabelecida em projeto de lei (PLS 278/09) da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), aprovado na última quarta-feira (21), pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado.

O funcionamento dos conselhos tutelares é regulado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Após ajustes no texto feitos pelo relator, senador Gim Argello (PTB-DF), o PLS 278/09 vinculou esse organismo à administração pública local e ampliou o mandato dos conselheiros de três para quatro anos, com direito a reeleição.

O relator também introduziu inovações na proposta. Em primeiro lugar, admitiu a instalação de mais de um conselho tutelar no Distrito Federal e em municípios divididos em microrregiões ou regiões administrativas. Depois, eliminou a garantia de prisão especial em caso de crime comum para o conselheiro tutelar, avaliada pelo relator como medida "discriminatória e inconstitucional".

Ainda de acordo com o projeto, a escolha dos membros do conselho tutelar ocorrerá - em todo o território nacional - sempre no primeiro domingo após o dia 18 de novembro do ano seguinte ao das eleições majoritárias. A posse dos eleitos deverá se dar no dia 10 de janeiro do ano posterior ao processo de escolha.

Tramitação – A matéria, que tramita em caráter conclusivo, ainda passará pela apreciação da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Casa.

Enviado Por: Eduardo Hirata

Unknown quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Ex-governador desmonta farsas de Roseana

O gabinete da governadora Roseana Sarney virou uma verdadeira plataforma de lançamento. Só que nesse caso, é para lançamento de factóides. Todos os dias um é lançado dali. E o mais interessante é que após a festa de lançamento, a governadora esquece do programa e , pior, considera o problema resolvido.

O mais recente foi protagonizado por ela e pelo Ministro de Assuntos Estratégicos, Moreira Franco. O ministro, embora seja um político experiente, parece não gozar da confiança da presidente, já que é fruto de uma imposição feita pelo PMDB. Assim, neste primeiro ano da gestão Dilma, só teve um despacho com a chefe do governo. E para piorar, não tem orçamento nenhum que lhe permita fazer ou estimular qualquer coisa.

Mesmo assim, propaganda do governo fala maravilhas do encontro da governadora com o ministro, mas o release jornalístico do encontro distribuído pela Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos diz o seguinte: ‘foi assinado acordo de cooperação técnica com o governo do Maranhão para realização de estudos e formulação de políticas que assegurem o aperfeiçoamento e desenvolvimento inclusivo do estado’.

Ou seja, uma cooperação para que sejam feitos apenas ‘estudos’, como se isso ainda fosse necessário para se saber o que fazer no Maranhão. Será que esqueceram a vinda dos técnicos do IPEA aqui no começo deste ano para divulgar o programa prioritário da presidente Dilma que envolve a erradicação da pobreza absoluta? Naquela ocasião, eles anunciaram que no período 2002 a 2007, o Maranhão foi o estado que mais conseguiu êxito na erradicação da pobreza, conseguindo resultados excelentes ao tirar da pobreza quase um milhão de pessoas, resultado bem melhor do que foi conseguido por qualquer estado e bem melhor do que foi conseguido pelo Brasil e pelo Nordeste. Ora, trocando isso em miúdos, aduz-se facilmente que o Maranhão já conseguiu especialização nesse assunto e que isto poderia facilmente ser aplicado em qualquer tempo, independentemente de governos ou políticas.

Todavia, como isso aconteceu no meu governo, Roseana então virou o rosto e não enviou representantes, esvaziando a reunião. Além disso, tampouco atendeu convite da presidente da República para se fazer presente em Fortaleza em reunião de governadores do Nordeste com o presidente do Banco Mundial, que anunciava 5 bilhões de dólares para emprestar para os estados nordestinos empreenderem programas de combate a pobreza extrema na região. Roseana Sarney foi a única governadora que, além de não comparecer, nem mesmo enviou representantes a reunião. Preferiu ficar fora do programa.

Sabem por quê? Porque ela e a família lutam tenazmente contra a idéia de que o Maranhão tenha o maior número de pessoas na faixa da extrema pobreza no Brasil, pois isso seria confessar para o Brasil o desastre que foi para o estado o domínio político exercido pela família oligarca durante mais de 50 anos e que só trouxe miséria e atraso à população do estado. Ao negarem a pobreza no estado, desprezam as soluções.

Em vez disso, a governadora aproveita-se de pequenas deixas e, por meio de notícias e publicidade, monta reuniões com dezenas de Secretários de Estado e técnicos, todos supostamente especialistas no combate a pobreza, tentando mostrar como se interessa pelo assunto, e pontifica que cada um vai mostrar o que está fazendo no combate a pobreza. Pelo resultado terrível das estatísticas do IBGE, que mostram um Maranhão cada vez mais pobre, o melhor a fazer, se é que ela quer mesmo fazer alguma coisa contra a pobreza, é jogar tudo isso fora e reimplementar o que fizemos durante o período em que governei o estado, pois comprovadamente deu certo…

Os outros 200 mil empregos

Roseana, durante essa reunião com Moreira Franco, disse que o Maranhão está atravessando uma grande fase e esta criando 200 mil empregos. Mas, me digam, não eram 400 mil? E os outros 200 mil, onde foram parar? Incrível como tentam brincar com os números na tentativa de enganar a população! E tudo isso acontece ao mesmo tempo em que a empresa contratada para fazer a terraplanagem do terreno da badaladíssima refinaria Premium da Petrobras demite de uma só vez mil trabalhadores que ela havia contratado para o serviço. E como se não bastasse, no anúncio da Petrobras sobre seu planejamento de gastar R$ 8,2 bilhões de reais em refinarias em 2012, não há referencias às novas, a não ser a Abreu e Lima em Pernambuco. O dinheiro na verdade será aplicado para melhorar a qualidade do diesel e da gasolina, por força dos novos padrões exigidos pela legislação ambiental brasileira, que a Petrobras vinha adiando até não poder mais fazer isso.

Creio que Roseana nem se preocupa, mas o IBGE anunciou o PIB médio por estado e o Maranhão teve a segunda pior taxa de crescimento do país, que foi de 2,6%. Entre 2002 e 2007, o estado teve a melhor taxa de crescimento do Brasil, e esta agora ficou com o Piauí (12,6%), enquanto o Maranhão foi o segundo pior. Com isso, nosso estado agora é o segundo menor PIB médio e o Piauí é o último, mas graças ao ‘formidável’ trabalho feito por Roseana no governo, essa ordem será invertida, com o Piauí ultrapassando o Maranhão, que ocupará o último lugar já em 2012.

E os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho mostram que, enquanto o Ceará em novembro criou 4.368 empregos líquidos, o Maranhão criou apenas 334 postos, ficando em 20o. lugar entre os 27 estados brasileiros. Onde estão os empregos que o maravilhoso melhor governo da vida de Roseana Sarney diz estar criando, me revelem mais uma vez? Aquilo que a propaganda do governo do Maranhão apregoa, as estatísticas federais mostram exatamente o contrário. O quadro é desolador.

E para comprovar toda essa inapetência, continuam mostrando que realmente não estão interessados em mudar esse quadro. Vejam que no orçamento para 2012, de quase R$ 11 bilhões, são destinados R$ 49 milhões para a Agricultura, R$ 19 milhões para a pesca e R$ 59 milhões para Comunicação e mais de R$ 100 milhões para a Casa Civil.

A Segurança, a despeito do crescimento das taxas de crimes, tanto que São Luís saiu de 27º lugar para se tornar a quinta capital mais violenta do país, vai penar com a falta de recursos, pois as prioridades de Roseana são outras, e a maior delas é a propaganda.

Rezemos a Deus para dar ao povo maranhense saúde, paz e prosperidade em 2012, embora conscientes de que esperança de mudança e de melhora de padrão de vida só mesmo em 2014. Abraços a todos os leitores e amigos.

Por José Reinaldo Tavares

Unknown
Brasil : dois negros assassinados para cada branco, revela Mapa da Violência

As taxas de homicídio no Brasil no ano de 2010 foram em média duas vezes maiores para vítimas de cor negra em comparação aos homicídios contra brancos. O número consta do Mapa da Violência 2012 divulgado no dia 14 de dezembro em São Paulo pelo Instituto Sangari, que considerou estatísticas dos ministérios da Saúde e da Justiça e se valeu, por exemplo, de documentos como certidões de óbito e boletins de ocorrência.

Além da diferença estatística de assassinatos, a pesquisa mostra ainda que as taxas vêm reduzindo em relação a brancos, nos últimos dez anos, enquanto que, para negros, elas têm crescido.

Na média nacional, em 2002, o mapa aponta uma taxa de 20,6 assassinatos de brancos, a cada 100 mil habitantes, e de 30 para negros. Em 2010, esse índice cai para 15 homicídios de vítimas brancas, mas sobe para 35,9 entre as pessoas negras.

O mapa, que teve divulgada sua 12ª edição desde 1998, fez um levantamento dos homicídios dos últimos 30 anos (1980 a 2010), com detalhamento das taxas de assassinato na década passada.

Conforme a pesquisa, Paraná, Rondônia e Mato Grosso encabeçam a lista de homicídios brancos, respectivamente com as taxas de 39, 25,6 e 20,9 assassinatos por 100 mil habitantes. Já o Nordeste se destaca nas taxas de homicídio contra negros: Alagoas e Paraíba apresentam uma escalada desde 2002 para, em 2010, apresenta-las proporcionalmente 20 vezes maior ao das vítimas brancas. Em AL, a taxa é de 84,9; na PB, 58,8.

Para o coordenador da pesquisa e diretor de pesquisas do instituto Sangari, o sociólogo Julio Waiselfisz, os números revelam também aspectos econômicos.

“Morte de brancos é menos visível na mídia, mas seu menor número pode ser atrelado à privatização do sistema de segurança --quem pode pagar, acaba usufruindo”, disse.

Estados como Pernambuco, Distrito Federal e Sergipe também são mostrados como aqueles em que os homicídios contra negros são mais altos. Para os pesquisadores, o dado é “preocupante”, ainda mais considerada tendência de alta.

Confira a publicação na íntegra na Biblioteca do Portal ANDI.

Mais de um milhão de assassinatos

O Mapa da Violência recevou que cerca de 1,1 milhão de brasileiros foram assassinados nos últimos 30 anos (de 1980 a 2010) no país, em um processo de disseminação da violência no qual cidades do interior já ditam o ritmo de crescimento dessas taxas. Com o aumento da população nesse período, a taxa de homicídios, que na década de 80 era de 11,7 em cada grupo de 100 mil habitantes, passou para 26,2 em 2010 --um aumento de 124%.

"É como se uma cidade inteira tivesse sido atingida por uma bomba atômica", disse o coordenador da pesquisa.

Conforme o mapa, o forte processo de interiorização dos homicídios foi observado a partir do momento em que as taxas passaram a sofrer redução em capitais e regiões metropolitanas, na década passada, mas aumento de ritmo em cidades de interior.

Em 1995, por exemplo, enquanto nas capitais a taxa era de 40,1 homicídios em 100 mil habitantes e, no interior, de 11,7, em 2010 a taxa quase duplica no interior (22,1) e cai nas capitais (33,6).

"Em menos de uma década, se esse ritmo seguir, o interior deverá ultrapassar os grandes centros urbanos", disse Waiselfisz. Em coletiva na USP (Universidade de São Paulo), ele afirmou que os trabalhos foram feitos a partir de informações fornecidas ou disponibilizadas na internet pelos ministérios da Saúde e da Justiça, como certidões de óbito e boletins de ocorrência. O Estado em que os índices de homicídios são mais altos, de acordo com o mapa, é Alagoas, seguido por Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Amapá.

O estudo aponta ainda que os 17 Estados que apresentavam as menores taxas de homicídio na virada do século tiveram aumentos significativos nesses índices, enquanto em sete outros Estados as taxas caíram. No ano 2000, os sete maiores tinham uma taxa conjunta de 45,6 homicídios em 100 mil habitantes, e os 17 menores, 15,4.

Homicídios no Brasil superam conflitos armados

O número de quase 1,1 milhão de brasileiros assassinados ao longo de três décadas é muito superior, por exemplo, aos 45 mil mortos em 36 anos de guerra civil na Colômbia e praticamente o dobro dos 550 mil assassinatos da guerra civil em Angola.

Os dados foram compilados no mapa, para efeito de comparação, e listam ainda conflitos armados como a luta pela independência do Timor Leste --na qual, em 26 anos, 100 mil foram mortos --e a disputa territorial-religiosa entre Israel e Palestina, na qual, em 53 anos (1947-2000), 125 mil foram assassinados.

"Considerando que não temos conflitos étnicos, políticos ou religiosos no Brasil, podemos dizer que se mata muito mais gente aqui do que em outros conflitos armados no mundo", reforçou o coordenador do mapa.

Capitais mais violentas

Pelo ranking das capitais, metade das que apresentaram as taxas de homicídios mais altas de 2000 a 2010 estão no Nordeste. A lista é puxada por Maceió (AL), com 109,9 homicídios por 100 mil habitantes, e que era a oitava em 2000. João Pessoa (PB), com 80,3, pulou da 13ª colocação para a segunda colocação (80,3).

Ainda entre as dez capitais, Recife (PE), com 57,9, é a quarta com mais assassinatos era o primeiro lugar na lista de 2000. São Luís (MA) é a quinta colocada, com 56,1, Salvador (BA) a sétima, com 55,5 (era a 25ª há 10 anos) e Belém (PA), com 54,5, é a oitava --era a 21ª em 2000.

Completam o grupo Curitiba (PR), sexta colocada, com 55,9, Vitória (ES), a terceira, com 67,1, Porto Velho (RO), em nono com 49,7, e Macapá (AP), décima colocada 49 homicídios a cada 100 mil habitantes.

Estados

No ranking por Estados, Alagoas aparece como o mais violento, com taxa de 66,8 homicídios por 100 mil habitantes. Na sequência vêm Espírito Santo (50,1), Pará (45,9), Pernambuco (38,8), Amapá (38,7), Paraíba (38,6), Bahia (37,7), Rondônia (34,6), Paraná (34,4) e Distrito Federal (34,2).

As unidades com as menores taxas, de acordo com o mapa, são Santa Catarina (12,9), Piauí (13,7) e São Paulo, que, com 13,9 homicídios por 100 mil habitantes, tiveram queda de 67% no índice em comparação a 2000.

(Fonte: UOL Notícias, em São Paulo).

(Meu comentário: a violência não diminui no país, pelo contrário. Se vê que nosso Brasil é uma das nações mais violentas do mundo, e a ironia é que somos tido como um povo pacífico, alegre, feliz e ordeiro...Que este final de 2011, e começo de 2012, contrariem o que vem acontecendo nos últimos anos: muita discórdia, muita violência, que de forma alguma condiz com o espírito natalino e de festividade e confraternização da época...O Menino Jesus e Deus que nos ajude a todos e todas a termos dias de paz...)

Unknown
'A volta é em fevereiro, da tribuna', diz Jader

A Mesa Diretora do Senado Federal marcou uma reunião extraordinária para hoje, em pleno recesso parlamentar, para dar posse ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA), que fora barrado pela Lei da Ficha Limpa.
A antecipação da cerimônia permitirá a Jader receber duas ajudas de custo de R$ 26,7 mil, o salário de janeiro, quando o Congresso estará em recesso, e um valor proporcional a quatro dias de dezembro.

Ontem, a senadora Marinor Brito (PSOL), que assumiu o mandato no lugar de Jader, entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para se manter no cargo e impedir a reunião extraordinária, alegando que a medida não poderia ser tomada durante o recesso. O tribunal, porém, negou a liminar na noite de ontem.

O desejo do peemedebista é uma posse discreta. Ele não pretende fazer discursos nem chamou aliados regionais para o evento.

'Eu não gostaria que os companheiros do PMDB que reservaram este final de ano para estarem com suas famílias viessem para Brasília apenas para participar de uma formalidade', disse Jader ao Estado. 'Não vai ter discurso, não vai ter nada. Minha rentrée no Senado será em fevereiro, da tribuna.'

Apesar disso, o presidente do PMDB, Valdir Raupp (RO), o líder Renan Calheiros (AL) e outros caciques são esperados. Antes da posse, a Mesa ainda terá de decidir oficialmente que vai acatar a decisão do Supremo a favor de Jader.

Segundo mais votado no Pará na eleição para o Senado em 2010, Jader foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa e seus votos foram considerados nulos. Em 2001, ele renunciou ao mandato para não ser cassado como um dos suspeitos de desviar recursos do Banco do Pará (Banpará), na época em que era governador do Estado.

Neste ano, porém, o STF decidiu que a nova lei não poderia ter sido aplicada em 2010. Com isso, candidatos ficha-suja que tivessem recebido os votos necessários deveriam tomar posse. Jader já tinha sido julgado pelo STF e saiu derrotado. O PMDB pressionou o tribunal e o presidente Cezar Peluso, no dia 14, votou duas vezes para desempatar a favor de Jader a análise de um recurso. Com isso, o peemedebista foi liberado para assumir.

O ESTADÃO

Unknown
Ainda dá tempo de você votar nos melhores do ano da imprensa de Açailândia

Você só tem até sábado 31, para votar na enquete dos melhores do ano, vote e faça a diferença.

De já agradeço pela sua visita e seu voto.

Carlos Cristiano blogueiro

Unknown segunda-feira, 26 de dezembro de 2011
Escola FACILITY encerra turma 2 de secretariado 2011

Açailândia – Encerrou-se na noite desta quarta-feira 21, mais uma turma de secretariado da escola FACILITY, o curso aconteceu na sede de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, nos dias de quarta e sextas-feiras das 19 às 21 horas.

O curso foi o terceiro oferecido em parceria com A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, só este ano foram 2 cursos.

A turma contou com 16 alunos. A instrutora Luzia Batista, fala da alegria de trabalhar com a turma, e diz que sente muito feliz e realizada pela realização de tal trabalho.





Unknown
Canela faz prestação de contas para sociedade do Pequiá

Açailândia – Vereado Canela PSB, abre as portas de sua residência para receber sociedade do Pequiá em jantar de confraternização. A confraternização aconteceu na noite da ultima sexta 23, e contou com cerca de 300 pessoas ligadas ao parlamentar de vários bairros.


Antes do jantar, ouve uma reunião que contou com a presença do Secretario de Articulação Politica do governo municipal Elson Santos, na reunião foi feito uma espécie de prestação de contas dos 7 anos de mandato do vereador Canela que fez um breve levantamento das obras levadas para o Distrito do Pequiá e para outros bairros, através de requerimentos e indicações apresentados por ele na Câmara municipal durante os 7 anos de mandato.
Elson, falou da importância da parceria entre Canela e o executivo municipal na realização de grandes obras naquele Distrito. Elson, falou ainda que além das obras já executadas e as que estão em andamentos no distrito, muitas outras ainda estão previstas para serem realizadas no Distrito do Pequiá até o final de 2012, e que cada realização da prefeitura dentro do Pequiá é trabalho da parceria prefeitura e vereador Canela e que esta pareceria tem que continuar, finaliza.

Canela fala do grande avanço do Distrito do Pequiá de sete anos para car. A prestação de contas, como chamou Canela a reunião, foi visto um vídeo onde mostra as obras realizadas pela prefeitura em parceria com o vereador Canela no distrito do Pequiá. Algumas das obras foram: a instalação da agencia dos Correios, calçamento de mais de 60% das ruas do Pequiá, implantação da Caixa d´água, apoio a cultura popular, entre outras obras que Pequiá ganhou com o seu mandato, finaliza Canela.

O grande destaque da reunião foi o asfaltamento da Avenida João Castelo que começou a menos de um mês e estar acontecendo a todo vapor para alegria dos comerciantes e moradores daquele local.

A sociedade pode ver de perto o trabalho no Pequiá através do vereador Canela que não mede esforços para levar benefícios para aquele distrito.

Carlos Cristiano

Unknown
Pesquisa aponta Eduardo Campos como o melhor governador do País.

Pesquisa Ibope/Band divulgada nesta quinta-feira (22) revelou o índice de aprovação dos governadores de nove estados, além do Distrito Federal. Em primeiro lugar aparece o pernambucano e presidente do PSB Nacional, Eduardo Campos, com 89% de aprovação.

Em segundo lugar aparece Beto Richa (PSDB), do Paraná, com 74% e Sérgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, é o terceiro, com 71% de aprovação. A pesquisa ouviu 10.878 pessoas, entre homens e mulheres, em todo o país, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

A pior colocação ficou com o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz Filho (PT), com apenas 23% da aprovação popular.

Classificação geral:

Os entrevistados ouvidos pelo Ibope também avaliaram se os governos atuais de cada estado são ótimos, bons, regulares, ruins ou péssimos. Neste quesito, o governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) também aparece em primeiro lugar – 34% acreditam que a administração atual é ótima e 45% a avaliam como boa.

Um pouco atrás aparece o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes (PSB) – 13% acredita que sua administração é ótima; seguido por Jaques Wagner (12%). O último na classificação geral continua sendo o governador do Distrito Federal. Apenas 1% acredita que sua administração é ótima, enquanto 44% dos entrevistados a avaliam como péssima.

Veja a classificação geral no link: http://www.band.com.br/jornaldaband/conteudo.asp?ID=100000476002


Fonte: PSB Nacional

Unknown
Carreta carregada de botijões de gás de cozinha pega fogo e por pouco não acontece uma grande tragédia

Açailandia – Mais um incêndio foi registrado na BR-010. O fato aconteceu as 16h30min. deste domingo 25/12 na saída da cidade de Açailandia para itinga.

A carreta de propriedade do Sr. Cícero Sousa Aquino (36) transporta gás de Açailandia para Belém, transportava mil e noventa e quatro botijões de gás vazio, o que segundo o motorista da carreta faz com que a situação se torne mais arriscado ainda, ele nos acrescentou que os botijões vazios fica vazando gás constantemente, ao contrario do botijão cheio e lacrado.

O Cavalinho da carreta como é conhecido que felizmente é assegurado, ficou totalmente destruído pelo o fogo, já a carreta e a carga foi salva por pouco, graças a ajuda de amigos e ao esforço do proprietário e motorista da mesma.

As chamas só foram contidas com a chegada do corpo de bombeiros da VALE. As causas do incêndio ainda é desconhecida, segundo o motorista tudo teve inicio a partir de uma explosão.

Por Antonio Marcos

Com informações de Rui Ribeiro

Unknown
Concursos com inscrições abertas oferecem 45,9 mil vagas

Cargos são de todos os níveis de escolaridade. Salários chegam a R$ 23.826,57 no Senado.

SÃO PAULO - Concursos públicos em todo o país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (26) e reúnem 45.940 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 23.826,57 no Senado Federal.

Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva, ou seja, os aprovados são chamados conforme a abertura de vagas durante a validade do concurso.

Veja a lista completa de oportunidades em todo o país

Só a Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, oferece 14.987 vagas. Já a Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu 1.992 vagas. No caso do INSS são 1.875 vagas.

Os órgãos que abrem as inscrições na segunda-feira para 2.508 são os seguintes: Senado Federal, Conselho Regional de Odontologia de Alagoas, Prefeitura de Aracaju (SE) , Prefeitura de Belém (PA), Prefeitura de Goianá (MG), Prefeitura de Junco do Seridó (PB), Prefeitura de Morro Agudo (SP), Prefeitura de Nazareno (MG), Prefeitura de Nova Brasilândia d’Oeste (RO), Prefeitura de Pejuçara (RS), Prefeitura de Piracaia (SP) e Prefeitura de São José de Ramos (PB).

G1

Unknown
Brasil supera Grã-Bretanha e deve se tornar a sexta maior economia mundial

Brasília - O Brasil deve superar a Grã-Bretanha e se tornar a sexta maior economia do mundo ao fim de 2011, segundo projeções do Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (cuja sigla em inglês é CEBR) publicadas na imprensa britânica hoje (26).

De acordo com a consultoria britânica, especializada em análises econômicas, a queda da Grã-Bretanha no ranking das maiores economias continuará nos próximos anos com Rússia e Índia empurrando o país para a oitava posição.

O jornal The Guardian atribui a perda de posição à crise financeira de 2008 e à crise econômica que persiste em contraste com o boom vivido no Brasil na rabeira das exportações para a China.

O Daily Mail, outro jornal que destaca o assunto hoje (26), informa que a Grã-Bretanha foi "deposta" pelo Brasil de seu lugar de sexta maior economia do mundo, atrás dos Estados Unidos, da China, do Japão, da Alemanha e da França.

Segundo o tabloide britânico, o Brasil, cuja imagem está mais frequentemente associada ao "futebol e às favelas sujas e pobres, está se tornando rapidamente uma das locomotivas da economia global" com seus vastos estoques de recursos naturais e classe média em ascensão.

Um artigo que acompanha a reportagem do Daily Mail, ilustrado com a foto de uma mulher fantasiada sambando no carnaval, lembra que o Império Britânico esteve por trás da construção de boa parte da infraestrutura da América Latina e que, em vez de ver o declínio em relação ao Brasil como um baque ao prestígio britânico, a mudança deve ser vista como uma oportunidade de restabelecer laços históricos.

"O Brasil não deve ser considerado um competidor por hegemonia global, mas um vasto mercado para ser explorado", conclui o artigo intitulado "Esqueça a União Europeia... aqui é onde o futuro realmente está".

A perda da posição para o Brasil é relativizada pelo The Guardian, que menciona uma outra mudança no sobe-e-desce do ranking que pode servir de consolo aos britânicos. "A única compensação é que a França vai cair em velocidade maior".

De acordo com o The Guardian, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, se orgulha da quinta posição da economia francesa, mas, até 2020, ela deve cair para a nona posição, atrás da tradicional rival Grã-Bretanha. O enfoque na rivalidade com a França, por exemplo, foi a escolha da reportagem do site This is Money (Isso é Dinheiro) intitulada: "Economia britânica deve superar francesa em cinco anos".

Da BBC Brasil

Unknown
Salário mínimo de R$ 622 está publicado no Diário Oficial da União

Brasília – O decreto que define o valor de R$ 622 para o salário mínimo a partir de 1º de janeiro de 2012 está publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da União. O novo valor representa um aumento de 14,13% em relação ao atual, de R$ 545. Com o reajuste, o valor diário do salário mínimo corresponderá a R$ 20,73 e o valor pago pela hora de trabalho será de R$ 2,83.

O método de reajuste do salário mínimo foi definido por meio de uma medida provisória aprovada pelo Congresso. A lei que fixa a política de reajuste do salário mínimo estabelece que o valor será reajustado, até 2015, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes.

O novo salário mínimo de R$ 622 terá impacto de R$ 23,9 bilhões nos gastos públicos em 2012. A maior parte desse montante corresponde aos benefícios da Previdência Social no valor de um salário mínimo, que serão responsáveis pelo aumento de R$ 15,3 bilhões nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Agência Brasil

Unknown
Deputado quer transferir capital de São Luís para Grajaú


O projeto será apresentado em 2012 e promete gerar muita discussão no Maranhão.

SÃO LUÍS - Natural de Nova Xavantina (MT) e eleito pela região de Imperatriz onde mora há 22 anos, o deputado Doutor Pádua (PSD) promete apresentar em 2012 um projeto que vai gerar muita discussão no Maranhão.

Ele quer transferir a capital de São Luís para Grajaú, região Central do Estado. O parlamentar diz que se inspirou no ex-presidente Juscelino Kubistchek, que mudou a capital do país do Rio de Janeiro para Brasília.

“Não sou muito a favor desses projetos que desintegram o Maranhão. Acho que temos de melhorar nosso interior. Como São Luís vai crescer independente de ser capital ou não, estou pensando que nem Juscelino Kubistchek. Nossa perspectiva é que essa mudança dinamize a economia do estado”, pregou Doutor Pádua.

O deputado admite que sua ideia surgiu após a derrota do plebiscito que queria criar mais dois estados a partir do Pará: Tapajós e Carajás. Políticos do sul do Maranhão sonham em transformar aquela região em uma nova unidade federativa do país.

Doutor Pádua disse ainda não saber quanto uma mudança desse porte custaria aos cofres públicos. No entanto, diz que seria muito menor que a criação de um novo estado.

“Não vai deixar de ter custos, mas gastaria muito menos que um novo estado. Não teríamos em Grajaú uma nova Assembleia, por exemplo, mas apenas os setores administrativos”, explicou.

Ele disse que a mudança se faz necessária porque, apesar do esforço dos governadores, “o interior está abandonado e até os gestores não conhecem direito os secretários”.

O parlamentar contou ter convivido com a experiência da divisão de sua terra natal. “Com a criação do Mato Grosso do Sul, o Mato Grosso hoje é outro. É um estado sui generis porque até o governador (Sinval Barbosa, do PMDB) é natural de Borrazópolis (PR)”, concluiu

Décio Sá / O Estado





Unknown
Câmara de Açailândia encerra segundo período legislativo de 2011

Açailândia – A Câmara Municipal de Açailândia encerrou na noite da última sexta-feira, 16, o segundo período legislativo de 2011, com a pauta de votação completa, dentro do cronograma estabelecido pelo presidente da Casa, vereador Aluísio Sousa (PSDB).

Passaram pelo plenário do Legislativo este ano, 149 requerimentos e 60 indicações direcionadas ao Executivo e seus órgãos, com solicitações de obras e melhoria no atendimento à população, principalmente relativos à saúde e educação, uma média de 21 documentos/mês. Foram aprovados ainda duas moções e um projeto de lei.

De autoria do Poder Executivo, os parlamentares apreciaram 18 projetos de lei, que foram desde financiamentos, passando pela alteração de dispositivos do Conselho Municipal de Alimentação Escolar, até o Orçamento para 2012, projeto cuja votação fecha os trabalhos legislativos em plenário.

Conforme o presidente da Casa, o índice de documentos trabalhados em plenário demonstra a articulação dos vereadores junto ao Executivo e às comunidades. “Os vereadores tiveram um índice elevado de requerimentos e indicações. Isso revela que foram mantidos contatos com a sociedade, levantando suas necessidades e revertendo estas, em solicitações encaminhadas ao Executivo”, disse ele.

Aluísio também destacou que houve um atendimento de proposições significativo pelo Executivo, reforçando a parceria entre os poderes. “O prefeito Ildemar teve a sensibilidade de atender boa parte dos requerimentos e indicações da Câmara, dentro das possibilidades. Não houve engavetamento de documentos, como em gestões passadas e aqueles que não foram atendidos, foram justificados pelo Executivo à Câmara, e isso consideramos importante”, avaliou o gestor.

“A Câmara votou projetos importantes, como o reajuste salarial para os servidores municipais do magistério, criação de conselhos, criação do sistema municipal de cultura, gratificação para servidores e criação de cargos efetivos, principalmente para a área da saúde e educação, o que promoverá concurso para os quadros do Executivo. Foram contribuições importantes para a administração do município e encerramos o período com a sensação do dever cumprido”, considerou Aluísio.

O parlamentar lembrou que, embora o recesso parlamentar tenha iniciado neste dia 20, conforme o Regimento Interno da Câmara, o trabalho dos vereadores continua. “O vereador não trabalha apenas nas sessões. Ele está sempre em contato com a população, buscando solução para os problemas e realizando um trabalho social. Não há período nem lugar para essa atividade, então os vereadores continuarão suas cobranças e sua luta por uma Açailândia cada vez mais desenvolvida e dentro do que todos esperamos”, encerrou.


Wener Moraes

Assessor de Imprensa

Unknown quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
É o fim da picada. Tribunal de Justiça nega reabertura da radio Clube de Açailândia

É o fim da picada... picada de caminho, estrada, e não de cobra venenosa, como muitos possam imaginar, o Tribunal de Justiça do estado do maranhão, negou na manhã de hoje o pedido de liminar para reabri a radio Clube de Açailândia, radio fechada por ordem do juiz de primeira entrância de Açailândia que teve sua decisão ridicularizada e questionada publicamente pela turma do vereador Juscelino, a por fim questionado no TJ, que negou o pedido de liminar mantendo o fechamento da Radio ate que se julgue o mérito.

A Desembargadora NELMA SARNEY ainda mandou intimar o procuradoria federal e a ANATEL por causa da gravidade os ilícitos tipificados nos autos do processo, o que pode levar a perca da concessão de radio difusão pelos sócios da radio Clube.

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2011

Não Concedida a Medida Liminar Parte:ALZIRA GONÇALVES LIMA; Decisão:Decisao - GAB. DESA. NELMA CELESTE SOUZA SILVA SARNEY COSTA

Ante o exposto, indefiro a liminar requerida, mantendo incólume a decisão do magistrado de base. A Agravada e aos litisconsortes para contrarrazões recursais. Oficiem-se a União (Procuradoria Federal), a ANATEL e a Procuradoria Geral da República, para que se manifestem sobre eventual interesse no feito. Após tais providências, remetam-se os autos à Procuradoria Geral de Justiça. Cópia da presente decisão servirá como ofício. Publique-se. Intime-se. Cumpra-se.

São Luís, 19 de dezembro de 2011.

Desa. NELMA CELESTE SOUZA SILVA SARNEY COSTA RELATORA



Unknown
PT pode ir com PCdoB em 2012

Lideranças nacionais do PT têm aconselhado o partido no Maranhão a restabelecer aliança com o PCdoB, que é um dos partidos mais ligados ao petismo nacional. A orientação conta com muitos adeptos da sigla em São Luís.

Na conta dos petistas graúdos o apoio da legenda ao PCdoB em São Luís poderia ser compensado com o apoio dos comunistas (quem tem como pré-candidato Netinho de Paula) à candidatura do ministro Fernando Haddad a prefeito em São Paulo.

Mas esse apoio, dizem fontes petistas, seria só com a candidatura do presidente da Embratur, Flávio Dino, a prefeito da capital. Se Flávio Dino não for, como tudo indica, a cartada seria apresentar o nome do deputado Bira do Pindaré com um vice do PCdoB.

O movimento dos cardeais petistas, segundo a fonte, segue um roteiro de lento mas firme distanciamento do sarneysismo. Vale aguardar.

Fonte: Blog do John Cutrim

Unknown
Vereadores são condenados por improbidade administrativa em Estreito

O juiz Gilmar de Jesus Everton Vale, titular da 1ª vara de Estreito, proferiu sentença na sexta-feira (16) condenando 9 vereadores por improbidade administrativa. Todos são acusados de enriquecimento ilícito e apropriação indevida de dinheiro público. São eles: Edevandrio Gomes Pereira (presidente da Câmara); Reginalva Alves Pereira (tesoureira); Elton Pasa; Inocêncio Costa Filho; Manoel Barbosa de Sousa; Eriberto Carneiro Santos; José Rômulo Rodrigues dos Santos; Bento Cunha de Araujo; e Benedito Torres Salazar.

De acordo com a ação movida pelo Ministério Público, os vereadores são acusados de dividir, entre eles, a quantia de 198 mil reais, sendo entregue 22 mil para cada vereador. Esse valor teria sido repassado pela Prefeitura para manutenção da própria Câmara Municipal. O caso do rateio de dinheiro público em Estreito aconteceu em janeiro de 2009.

Ao investigar o caso, o Ministério Público encontrou outros indícios de fraudes por meio da quebra do sigilo bancário do Legislativo de Estreito. Foram encontrados diversos cheques pagos conjuntamente a Edevandrio Gomes Pereira e Reginalva Alves Pereira, que somam quase 97 mil reais, além de outros, sacados pelo então chefe do Legislativo Municipal (mais de 50 mil reais) e, ainda, cheques nominais a Domingos Rodrigues dos Santos, marido da atual presidente da Câmara Municipal, cujo valor somado é superior a 10 mil reais.
Além de perderem seus cargos, os vereadores, exceto Reginalva e Edevandrio, tiveram os direitos políticos suspensos pelo prazo de 5 anos. Ficam proibidos, também pelo período de 5 anos, de contratar com o Poder Público ou dele receber incentivos fiscais ou creditícios.
Reginalva e Edevandrio, que também perderam seus cargos, tiveram os direitos políticos suspensos pelo prazo de 10 anos, e ficam proibidos de contratar com o Poder Público, ou dele receber incentivos fiscais ou creditícios, pelo mesmo prazo. Edevandrio foi condenado, ainda, a pagar multa de 73.353 reais. Já Reginalva terá que pagar multa civil no valor de 59.143 reais.

(Ascom/CGJ)



Unknown
5 presos por corrupção no novo Detran

As medidas administrativas anunciadas em março para livrar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da corrupção ainda não acabaram com os esquemas de fraude dentro do órgão. Cinco funcionários do departamento foram presos anteontem pela Polícia Civil em uma operação contra vários tipos de golpe. Outros oito servidores - e cinco despachantes - também são investigados.

Em um dos esquemas, segundo a Polícia Civil, funcionários do Centro de Processamento de Dados (CPD) permitiam a transferência de carros da capital para outras cidades sem que eles tivessem feito a inspeção veicular ambiental.

Em outro, agentes do setor de Registro Nacional de Veículos (Renavan) permitiam que carros com perda total, enviados a leilão, tivessem a documentação transferida para outros Estados - o que 'esquentava' a papelada de veículos que não poderiam mais circular. Os carros, então, eram revendidos para compradores que não sabiam nada sobre o golpe.

Além de servidores dos dois setores, agentes da área de protocolo do Detran também foram detidos - mas acabaram liberados após interrogatório, por falta de provas. Nenhum servidor teve o nome divulgado pelo governo do Estado. Os presos serão acusados de formação de quadrilha e de corrupção passiva.

Dinheiro. O delegado Anderson Giampaoli, um dos coordenadores da operação, diz que despachantes que enviavam processos ao setor de protocolo já colocavam, no envelope, o valor da propina - que variava da R$ 30 a R$ 70. Os agentes do protocolo, segundo ele, repartiam o dinheiro recolhido com os setores que recebiam os processos.

A polícia encontrou R$ 12 mil no CPD. O dinheiro seria referente a propina recolhida apenas anteontem. Os cinco presos eram desse departamento. Além deles, outros três funcionários de lá são investigados. É metade do setor, que tem 15 pessoas.

A investigação começou em setembro, com três denúncias de corrupção apuradas pela Corregedoria-Geral da Administração do Estado. Como o órgão suspeitou que, além de delitos administrativos, havia a ocorrência de crimes, a Polícia Civil foi acionada e fez as prisões.

A operação foi deflagrada no final da tarde de anteontem, mas o caso só foi divulgado ontem, em uma entrevista coletiva ocorrida na própria sede do Detran, onde ocorreram as prisões, na Rua Boa Vista, no centro.

O presidente da Corregedoria-Geral, Gustavo Ungaro, disse que os investigados serão demitidos. A Corregedoria vai criar, nos próximos dias, um setor específico para investigar o Detran. Nem Ungaro nem Giampaoli, porém, deram garantias de que o Detran está livre de outros esquemas.

O Estadão

Unknown
Canela acompanha as obras da avenida João Castelo no Pequiá


Açailândia – As maquinas da prefeitura trabalham a todo vapor na Avenida João Castelo no Distrito do Pequiá, o sonho dos moradores daquela área agora estar se tornando realidade através dos vários requerimentos de autoria do vereador Canela PSB, que foram repetidos varias vezes na câmara para que pudesse ser atendido pelo executivo municipal.

Os trabalhos que iniciaram o inicio dom mês devem ficar prontos nos próximos meses. Canela acompanha os trabalhos das maquinas ao realizarem a obra fruto de seu trabalho no parlamento municipal.

Para os moradores e comerciante da Avenida João Castelo no Distrito Industrial do Pequiá, esta obra é a realização de um sonho e que só agora estar sendo desenvolvido pela prefeitura de Açailândia através da secretaria municipal de Infraestrutura.

Com o asfaltamento da avenida, os comerciantes esperam aumento nas vendas e já pretendem até faze novos investimentos em seus estabelecimentos.

Carlos Cristiano

Unknown
PMA lança edital para preenchimento de vagas nas secretarias de Educação e Ação Social

A Prefeitura Municipal de Açailândia (PMA) através das Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Assistência Social e Promoção Social (Semaps) com base no disposto das Leis Municipais nº. 307 e nº 334, torna público o edital n° 001/2011, que dispõe sobre o Processo Seletivo para a contratação de profissionais para as referidas secretarias.

O processo seletivo será destinado a contratação de duzentas e duas pessoas para os cargos de Fonoaudiólogo, Nutricionista, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Professor da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino

Fundamental, Educação Especial/Libras -Modalidade de Educação Escolar-, Instrutor de Música, Instrutor de Braile, Instrutor de Libras e Secretário de Unidade Escolar). Cargos para a Secretaria de Educação.

Já para a Secretaria de Ação e Promoção Social serão disponibilizadas vagas para os cargos de Assistente Social e Psicólogo. O processo seletivo será realizado sob a coordenação da L. J. Assessoria Consultoria e Planejamento Administrativo LTDA-ME.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 19 a 23 de dezembro de 2011, das 8 às 17 horas, na Escola municipal Roseana Sarney, localizada à Rua Marly Sarney, S/N, Centro.

Todas as informações estão presentes no edital, disponível no espaço “Concursos e Seletivos”, do site oficial da prefeitura:

Fonte: Rei dos Bastidores

Unknown
Foi inaugurada a casa de Papai Noel

Já esta funcionando a todo vapor a casa de papai Noel, parceria entre A Prefeitura Municipal e a Associação Comercial E Industrial de Açailândia, que tradicionalmente nos últimos anos vem trazendo alegria para as crianças da cidade e região, com um espaço lúdico de diversão e manutenção do sonho de natal.

A inauguração contou com a presença do vice-prefeito Antonio Erismar e do presidente da associação comercial Gilmar, alem dos secretários de educação Sergiomar e cultura Bosco, o descerramento da fita inaugural foi prestigiado por uma multidão de crianças e seus pais, que já n o primeiro dia estavam na praça da bíblia prestigiando e fazendo o pedido para o bom velhinho que claro não podia faltar.

Fonte: Rei dos Bastidores

Unknown
Filipinas: passa de mil número de mortos e desaparecidos em tempestade

Brasília - A tempestade tropical Washi, que atingiu o Sul das Filipinas no fim de semana, devastando as regiões mais pobres do arquipélago, causou mais de mil pessoas mortas ou desaparecidas, de acordo com o último balanço divulgado hoje (20) pelos serviços de socorros.

A tempestade tropical, registada na Ilha de Mindanao desde a noite de sexta-feira (16), provocou 957 mortos e 49 desaparecidos, de acordo com o balanço do Organismo Nacional de Prevenção de Catástrofes.

Ontem (19), a agência Lusa tinha dado conta de 662 mortos e 82 desaparecidos, enquanto a Cruz Vermelha filipina avançou 713 vítimas e 563 desaparecidos.

As cidades portuárias de Cagayan de Oro e de Iligan foram as mais fustigadas, com 579 e 279 vítimas, respetivamente.

A maioria das vítimas morava nos bairros de lata situados na costa, tendo sido surpreendida pela tempestade e arrastada pelas cheias.

Aldeias inteiras foram arrasadas, estradas e pontes ficaram destruídas, havendo registo de cerca de 47 mil pessoas desalojadas.

As Filipinas são afetadas por cerca de 20 tempestades tropicais ou tufões todos os anos.

Todavia, a maior parte incide sobre o Norte do país, o que explica o fato de os habitantes de Mindanao estarem despreparados para a tempestade, segundo as autoridades.

Agência Lusa





Unknown
Brasil já tem mais de 236 milhões de linhas de telefonia celular

Brasília - No final de novembro, havia no país 236,08 milhões de linhas de telefones celulares habilitadas, segundo balanço da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O serviço registrou 38,54 milhões de novas habilitações nos últimos 12 meses, crescimento de 19,51%.

O aumento do número de linhas em relação a outubro foi 1,92%, com 4,45 milhões de habilitações novas. Do total de acessos em operação no país, 192,7 milhões (81,65%) são pré-pagos e 43,32 milhões (18,35%), pós-pagos.

Em novembro, havia 120,81 acessos de telefonia móvel para cada 100 habitantes. O crescimento da teledensidade foi 18,48% nos últimos 12 meses. Os estados de Alagoas e do Pará registraram, pela primeira vez, mais de uma linha móvel por habitante no mês passado.

A operadora Vivo lidera o mercado brasileiro, com 29,64% de participação, seguida da TIM (26,03%), Claro (25,09%), Oi (18,92%), CTBC (0,28%) e Sercomtel (0,03%).

Agência Brasil

Unknown
Número de casos de dengue está relacionado à falta de saneamento adequado

Brasília – A falta de abastecimento de água e de coleta de lixo está relacionada ao alto número de casos de dengue nas cidades. Dos 48 municípios com risco de surto da doença no verão, 62,5% têm menos da metade das casas com acesso a saneamento adequado. É o que mostra um levantamento feito pela Agência Brasil a partir da lista do Ministério da Saúde de cidades com risco de surto da doença e de dados sobre saneamento básico do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Uma casa tem saneamento adequado, segundo critérios do IBGE, quando dispõe de rede de água, esgoto ou fossa séptica e coleta de lixo direta ou indireta feita por uma empresa. De acordo com o levantamento, em somente 18 cidades com risco de surto, a maioria das casas encontra-se nessa situação. O restante dos municípios enquadra-se em saneamento semiadequado, quando dispõe de pelo menos um dos serviços, ou inadequado, quando não há nenhum dos serviços em pleno funcionamento.

Os municípios com os menores percentuais de saneamento adequado estão no Norte e Nordeste, as duas regiões com o maior grupo de cidades com chances de surto de dengue. Nas duas regiões, são 39 cidades. Em Buritis (RO), Espigão do Oeste (RO), Mucajaí (RR), Porto Acre (AC), São Raimundo Nonato (PI) e Água Branca (PI), menos de 5% das casas têm saneamento em condição adequada.

O Mapa da Dengue, do Ministério da Saúde, também mostra que a ausência de saneamento facilita o surgimento de criadouros do mosquito. No Norte, 44,4% dos focos de transmissão estão no lixo, no Nordeste, 72,1% são relacionados ao abastecimento de água.

Para o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, o pior problema para o combate à dengue é o abastecimento irregular de água porque leva a população a usar caixas d'água, potes e barris. Mal tampados, esses pequenos reservatórios são ideais para o mosquito Aedes aegypti procriar devido à água parada, limpa e em pouca quantidade.

“Mesmo em muitas cidades com acesso [à rede de água], o fornecimento é intermitente”, disse o secretário. No lixo, o problema são as garrafas plásticas, tampinhas, pneus e outros recipientes onde a água da chuva se acumula com rapidez.

Apesar de admitir que o fornecimento irregular de água e a falta de recolhimento de lixo atrapalham as ações para enfrentamento da dengue, Barbosa defende que nos locais onde há ausência desses serviços é possível prevenir a doença com hábitos simples. As pessoas devem ser orientadas, por exemplo, a tampar as caixas d`água, tirar água dos pratinhos das plantas, limpar os ralos, recolher folhas das calhas e a manter o lixo fechado.

“Não podemos esperar que todos os problemas sejam resolvidos para combater a dengue. Há problemas que podem ser resolvidos mais facilmente”, justificou o secretário.



Nos municípios com risco de surto de dengue, as equipes de saúde encontraram larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis visitados, índice considerado preocupante pelo ministério.

Lista dos municípios com risco de surto de dengue:

Água Branca (PI)

Afogados da Ingazeira (PE)

Araripina (PE)

Arapiraca (AL)

Arcoverde (PE)

Bonfim (RR)

Brasileia (AC)

Buritis (RO)

Cajazeiras (PB)

Catolé do Rocha (PB)

Camaragibe (PE)

Currais Novos (RN)

Catanduva (SP)

Cuiabá (MT)

Dom Eliseu (PA)

Espigão do Oeste (RO)

Epitaciolândia (AC)

Floresta (PE)

Garanhuns (PE)

Governador Valadares (MG)

Guairá (PR)

Ilhéus (BA)

Itabuna (BA)

Itaboraí (RJ)

Jequié (BA)

Laranjeiras (SE)

Loanda (PR)

Maruim (SE)

Marabá (PA)

Mucajaí (RR)

Monteiro (PB)

Mossoró (RN)

Nova Londrina (PR)

Ouro Preto do Oeste (RO)

Piancó (PB)

Palmeira dos Índios (AL)

Parauapebas (PA)

Pacaraíma (RR)

Porto Acre (AC)

Porto Velho (RO)

Rio Branco (AC)

São Raimundo Nonato (PI)

Santa Cruz do Capibaribe (PE)

Simões Filho (BA)

Senador Guiomard (AC)

São Fidélis (RJ)

Sarandi (PR)

Tucuruí (PA)

Fonte: Ministério da Saúde

Unknown
Gols de Solidariedade em Santa Inês

No último sábado no estádio do Binezão em Santa Inês foi realizado o jogo das estrelas contra o time dos convidados. Voltado para a solidariedade, a vitória ficou com APAE e com centenas de famílias do município, que serão beneficiadas com as cinco toneladas de alimentos arrecadado durante o evento.


Os deputados federais Romário, Ribamar Alves, Alberto Filho e jogadores da região que atuam em times do exterior de um lado e do outro, médicos e jogadores da região que atuam em times do futebol brasileiro.

O jogo teve duração de quarenta e seis minutos e nos cinco minutos inicias o deputado Romário abriu o placar fazendo um a zero para o time das estrelas. Foi o suficiente para iniciar a gritaria da torcida que gritava “valeu Romário”. Em seguida, o baixinho fez mais um. O deputado Ribamar Alves fez mais um de pênalti, no final do jogo o time das estrelas venceu de oito a dois do time dos convidados.

“O povo de Santa Inês está de parabéns pelo parlamentar que os representa no Congresso Nacional. Ribamar se preocupa com o outro como se fosse da sua família e esse é um dos motivos da nossa amizade e admiração que tenho por esse companheiro que está levantando sempre a bandeira dos menos favorecidos. Por isso, vim a Santa Inês e estarei sempre à disposição para lutarmos pelo próximo”. ressalta o Deputado Romário.

Para o jogador Kênio Cristiano Amorim, que é filho de Santa Inês, nascido no bairro de São Benedito, atualmente jogador no São Mateus do Espírito Santo, atual Campeão Capixaba, esse jogo é apenas o inicio de um grande trabalho que será desenvolvido no município.

“Estou feliz com o empenho do deputado Ribamar Alves em realizar esse jogo que não somente arrecada alimentos para a população, mais principalmente pela preocupação que o deputado tem demonstrado com os jovens do nosso município, que atualmente é o município do maranhão com o maior número de jovens usuários de drogas. É necessário que as autoridades e atleta se unam e abracem essa causa. O que vivemos hoje aqui é o inicio de uma mudança breve”. Acredita o atleta.

A presidente da APAE de Santa Inês Luciete Leite Sairava, é só alegria: “Eu estou radiante, nunca imaginei que a APAE de Santa Inês recebesse a visita de uma pessoa tão ilustre como o deputado Romário que é defensor da nossa causa no País. O deputado Ribamar Alves, que há muito tempo é nosso parceiro, mais uma vez nos surpreendeu e por isso, em nome da APAE, agradeço esse amigo que além de nos alegrar está ajudando não somente a nossa entidade, mas centenas de família do nosso município que serão beneficiada com a doação de alimentos, arrecadados com a realização do jogo e em breve vamos fazer um outro evento para leiloar o equipamento usada no jogo pelo deputado Romário”, afirma a presidente.


“O grande vencedor foi o povo de Santa Inês, que teve a honra de recepcionar um tetracampeão mundial, que além de nos alegrar com sua presença, nos ajudou a cumprir com o nosso papel de cidadão de ajudar o próximo, o que me enche de orgulho. Agradeço a imprensa, que se empenhou na divulgação do evento e a cada um dos cidadãos que compareceram ao estádio do Binezão e cumpriram com seu papel de cidadania”. finaliza Ribamar Alves

Antes do jogo Romário visitou a APAE, o Clube dos torcedores do Vasco e do Flamengo.

Assessoria do Deputado Ribamar Alves

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.