Safrinha de milho pode ajudar a indústria

Pela primeira vez em 12 anos, os produtores rurais do sul do Maranhão colherão safrinha de milho e a indústria local pode se beneficiar desta produção extra do grão

São Luís – Os agricultores do sul do Maranhão estão trabalhando para fazer, até maio, a primeira colheita de milho safrinha do estado. A informação é da superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini.

Ela disse que a forma de manejo do solo é uma das medidas implementadas pelos agricultores para remover os principais obstáculos para o adensamento da cadeia produtiva dos grãos. “Um estudo lançado pela Fiema em 2009, já havia apontado a baixa produção de milho e o manejo do solo como entraves para o adensamento da cadeia produtiva do agronegócio no estado. Com a entrada da safrinha não só teremos aumento da produção como melhora-se o manejo das áreas agricultáveis e com isso passamos a buscar melhorias para os pontos apontados pelo estudo da Fiema”, observou a superintendente da Fapcen.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção total de milho no estado deve crescer cerca de 11% em relação ao ano passado e superar a marca das 721 mil toneladas, porém este número ainda não leva em consideração o plantio da safrinha de milho.
“Já temos notícias de que novos projetos industriais que estão em instalação no interior do estado podem usar a produção de milho como insumo. Por este motivo, a notícia de que foi feito o primeiro plantio da safrinha no sul do estado é uma boa notícia para indústria também”, comentou o superintendente da Fiema Marco Antônio Moura.

O plantio de milho safrinha, que é feito logo após a colheita da soja como uma forma de preparar melhor as fazendas para uma nova lavoura de soja, começou em janeiro na região das Gerais de Balsas e a colheita deve estar concluída até o final de maio quando termina o período chuvoso na região.
Ainda não há uma projeção sobre o volume de milho safrinha a ser produzido em todo o estado , no entanto, o IBGE já começou a levantar dados para fazer a previsão da quantidade de milho colhido neste regime de plantio.

Ernesto Batista
Jornalista
  

Nenhum comentário

‹‹ Postagem mais recente Postagem mais antiga ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.