Convite

Estimados/as voluntários/as
A equipe do CDVDH/CB temos retornado com nossas atividades e, para começar este novo ano queremos convidar todos/as vocês à exposição de produtos da CODIGMA que estará acontecendo nos dias 01 e 02 de março na Praça da Bíblia a partir das 16.00h.

Assim, também convidamos todos/as a participar do II Encontro das Mulheres de Açailândia e Região para comemorar conosco o Dia Internacional das Mulheres no dia o9 de março na Sede Central do CDVDH/CB a partir das 14.00h.

Contamos com a participação do todos/as vocês.
Saudações Fraternas.
Equipe do CDVDH/CB
O voluntariado é o exercício prático da Solidariedade

Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos
"Carmen Bascarán" de Açailândia

Rua: Bom Jesus, 576 -
Centro  CEP: 65.930-000 –Açailândia –MA
Telefax: (99)3538-2383

www.cdvdhacai.org.br/
 
associadxscdvdh@yahoo.com.br


Unknown quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012
LUTO: PAI DO COMUNICADO NILTON CESAR MORRE

Foto: Pedro Pereira da Silva 66 anos, Nilton Cesar  e seus em seu
aniversário.

Infelizmente uma triste noticias para os leitores deste blog,  morreu na madrugada desta quarta-feira o pai do comunicador e apresentador NILTON CESAR... o mesmo esta a caminho de sua cidade natal para o velório e sepultamento do seu  papai.


Seu Pedro era um homem simples e ja tinha problema s de saúde a muitos anos,  ele faleceu nessa madrugada devido problemas na próstata,
Fica aqui a homenagem a seu PEDRO PEREIRA DA SILVA 66 ANOS,  que tive o prazer de conhece-lo  pessoalmente.



Fonte: Marcone Soares

Unknown
Safrinha de milho pode ajudar a indústria

Pela primeira vez em 12 anos, os produtores rurais do sul do Maranhão colherão safrinha de milho e a indústria local pode se beneficiar desta produção extra do grão

São Luís – Os agricultores do sul do Maranhão estão trabalhando para fazer, até maio, a primeira colheita de milho safrinha do estado. A informação é da superintendente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), Gisela Introvini.

Ela disse que a forma de manejo do solo é uma das medidas implementadas pelos agricultores para remover os principais obstáculos para o adensamento da cadeia produtiva dos grãos. “Um estudo lançado pela Fiema em 2009, já havia apontado a baixa produção de milho e o manejo do solo como entraves para o adensamento da cadeia produtiva do agronegócio no estado. Com a entrada da safrinha não só teremos aumento da produção como melhora-se o manejo das áreas agricultáveis e com isso passamos a buscar melhorias para os pontos apontados pelo estudo da Fiema”, observou a superintendente da Fapcen.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção total de milho no estado deve crescer cerca de 11% em relação ao ano passado e superar a marca das 721 mil toneladas, porém este número ainda não leva em consideração o plantio da safrinha de milho.
“Já temos notícias de que novos projetos industriais que estão em instalação no interior do estado podem usar a produção de milho como insumo. Por este motivo, a notícia de que foi feito o primeiro plantio da safrinha no sul do estado é uma boa notícia para indústria também”, comentou o superintendente da Fiema Marco Antônio Moura.

O plantio de milho safrinha, que é feito logo após a colheita da soja como uma forma de preparar melhor as fazendas para uma nova lavoura de soja, começou em janeiro na região das Gerais de Balsas e a colheita deve estar concluída até o final de maio quando termina o período chuvoso na região.
Ainda não há uma projeção sobre o volume de milho safrinha a ser produzido em todo o estado , no entanto, o IBGE já começou a levantar dados para fazer a previsão da quantidade de milho colhido neste regime de plantio.

Ernesto Batista
Jornalista
  

Unknown
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE AÇAILÂNDIA-MA: ESCOLHIDA A REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL PARA 2012-2014

O Conselho Municipal de Assistência Social de Açailândia-/CMAS., e a Secretaria Municipal de Assistência Social/SEMAS, realizaram na manhã desta terça-feira, 28/02, na Casa dos Conselhos, Rua São Raimundo, Centro, uma assembléia com entidades da sociedade civil organizada, da área da assistência social, com a finalidade de escolha da representação civil ao CMAS., gestão 2012-2014. 


Conduzida pela Presidente do CMAS., Waldelice Gonçalves Costa, e a Secretária Executiva do Conselho, Ruth Silveiria, tendo como representante da SEMAS, Siley Elcen Santos, a assembléia de escolha contou com a participação de dez (10) entidades: Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar/ASCOSVI (Marialdina Sousa Pereira), Clube de Mães de Açailândia (Maria de Jesus Reis Silva), União de Moradores do Bairro Laranjeira/UMBL (Francisca Lopes Sousa), Centro de Recuperação Casa de Rute (Raimunda Flor de Liz Collares da Silva), Programa de Assistência ao Idoso (Maria Olga da Silva), Associação dos Estudantes Especiais  de Açailândia/AEEA (Rosilda Oliveira Pereira), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE (Marialma Pereira da Silva e Deijanira Sousa Silva), sendo que as outras três  entidades: Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran ( Vitória Régia Nolasco Neves, Maria do Socorro Vieira e Fabricia Carvalho da Silva), COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e UNITI/Universidade da Terceira Idade (Maria Alzirene da Silva) foram observadoras.  
Ao final, a representação da sociedade civil organizada ao CMAS 2012-2014 ficou assim definida: ASCOSVI, pelo segmento da Infância e Juventude; APAE, pelas pessoas com deficiência; Programa de Assistência ao Idoso, pelas pessoas; UMBL, pelas entidades comunitárias de assistência social, e Clube de Mães, pelo segmento de usuários/as da assistência social. 
O Conselho Municipal de Assistência Social/CMAS conta ainda com outros/as cinco (05) conselheiros/as, da parte governamental, perfazendo um colegiado de dez(10) membros. 
Entre muitas e importantes atribuições, o CMAS acompanha,  fiscaliza e avalia as ações e políticas da SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social e a implementação do SUAS/Sistema Único de Assistência, e a aplicação dos recursos do Fundo de Assistência Social.
Para este ano de 2012, a lei municipal n.º 373/2011 ( lei orçamentária anual) preve recursos da ordem de R$ 5.155.890,00, para as funções governamentais de Assistência Social.
Por Eduardo Hirata

Unknown
O MORMON: Mitt Romney vence primárias republicanas em Arizona e Michigan

Rick Santorum ficou em segundo em ambas as prévias, mostra apuração. Republicanos decidem quem vai enfrentar democrata Obama nas eleições.
O republicano e ex-governador de Massachusetts, Mitt Romney, venceu na noite desta terça-feira (28) as primárias nos estados de Arizona e Michigan.

Em Michigan, seu estado natal, Romney tinha 41% dos votos, contra 38% de Santorum, quase no fim da apuração.

No Arizona, a vitória foi mais folgada, com 47% dos votos contra 27% de Santorum.
Os demais rivais, Ron Paul e Newt Gingrich, que não fizeram campanha nos estados, ficaram bem atrás.

Com as vitórias, Romney conta agora com os votos de 145 delegados na convenção do Partido Republicano, em agosto, contra 82 votos de Santorum, segundo contagem realizada pelo jornal "New York Times". A Covenção é o evento em que ocorre oficialmente a definição da eleição interna indireta, quando os delegados conquistados em cada estado votam e formalizam a candidatura do rival de Obama. São necessários 1.144 voos de delegado para conquistar a candidatura.

"Há uma semana, os especialistas não nos davam qualquer chance, mas encontrei mães, pais, estudantes e avós (...) que somaram esforços para nos dar esta grande vitória em nossa campanha nestes dois Estados", declarou Romney a seus partidários após a vitória.

Vencer em Michigan foi fundamental para Romney, já que o candidato nasceu no estado, que seu pai governou.

Santorum, um católico conservador, aparece como o último obstáculo à indicação republicana de Romney para enfrentar o democrata Barack Obama, candidato à reeleição nas eleições presidenciais de novembro próximo.

Nesta semana, os dois republicanos escolheram Detroit (Michigan), berço da indústria automobilística, para debater a economia.

Santorum insistiu que ter um candidato conservador com fortes valores é a única maneira de vencer Obama em novembro, em um ataque a Romney, que busca convencer os eleitores republicanos sobre suas credenciais conservadoras.

'Truques sujos'
Antes dos resultados, Romney havia criticado os "truques sujos" de Santorum nas primárias, ao afirmar que os eleitores escolheriam suas propostas econômicas ao invés de preferir os "incendiários" temas de divisão social, o centro do discurso de campanha de seu rival.

Eleitores democratas votaram deliberadamente no conservador Santorum, com o intuito de favorecer o presidente Obama, por considerar que este teria mais chances de vitória contra o ex-senador.

De acordo com pesquisas, 10% dos votantes nas primárias republicanas abertas de Michigan se definiram como democratas, e apenas 60% como republicanos.

Com os resultados em Michigan e no Arizona, Romney acumula vitórias em seis estados, contra quatro para Santorum, que aparece como seu principal obstáculo à indicação.

O ex-senador da Pensilvânia divulgou no domingo seu programa econômico, baseado principalmente em redução de impostos para as empresas.

A disputa republicana segue agora para a "super terça", em 6 de março, um dia crucial que terá primárias em dez estados e que pode terminar com a indicação de um dos candidatos.

Em Ohio, um dos estados da "super terça" e um importante campo de batalha para novembro, Santorum mantém uma vantagem de sete pontos sobre Romney, segundo uma pesquisa da Universidade de Quinnipiac.

Do G1, com agências internacionais

Unknown
Programa de Certificação de Empresas será realizado em Açailândia

Primeiro evento de sensibilização acontece na quarta-feira (29) no município

Empresários de Açailândia participam amanhã (29), às 19 horas, do primeiro evento de sensibilização para implantação do Programa de Certificação de Empresas (Procem) no município. O evento acontecerá na Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA).
O Procem tem como proposta desenvolver e qualificar empresas locais, para que se tornem competitivas e capazes de fornecer para as grandes indústrias instaladas no estado. “Novos empreendimentos estão chegando naquela região, o que tem demandado uma atuação mais competitiva e qualificada das empresas locais.” disse o superintendente da Fiema e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antônio Moura.
“O Procem somará, de forma integrada, às demais ações já realizadas pelo Sistema Fiema no município, através do Sesi e do Senai”, completou Moura.
Desenvolvido há dez anos em São Luís, e mais recentemente em Imperatriz, a interiorização do Procem - que é executado pelo Sistema Fiema, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) - é uma das metas para os próximos anos. Dessa forma, as ações de qualificação acompanharão o movimento feito pelas indústrias, gerando oportunidades em outras regiões do Maranhão.
Em Açailândia, a previsão é que 25 empresas participem do Procem nas áreas de construção civil, metalurgia, comércio e serviços. “A primeira turma deve iniciar ainda no primeiro semestre”, afirmou José Alberto Aboud, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial do IEL, responsáveis pelas turmas do programa.
As empresas que aderirem ao Procem serão capacitadas nas áreas de qualidade, produtividade, saúde e segurança no trabalho, meio ambiente, gestão contábil, tributária e trabalhista, e responsabilidade Social, etapa que dura um ano.
No entanto, o processo de preparação destas empresas não se encerra na certificação: para manter o certificado, as empresas passarão por recertificações a cada dois anos e serão auditadas em um dos módulos citados acima de seis em seis meses.
Certificação - “O Procem é referência quando da busca de fornecedores pelas indústrias que vem se instalar aqui. Quem possui o certificado abre oportunidades reais de firmar negócios no Maranhão e também em outros estados do país”, destacou Marco Moura, quanto ao peso e credibilidade do certificado para o mercado competitivo atual.
O Procem é uma das ações do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), cuja gestão é feita de forma compartilhada pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e mantido pelas indústrias Alumar, Cemar, Ceste, MPX, Vale e Renosa.
Hoje, Açailândia é um dos municípios que mais cresce no Maranhão. Com o terceiro maior PIB do estado (IBGE), abrigará empreendimentos de destaque, como a primeira aciaria do Maranhão, a Gusa Nordeste, e parte da Estrada de Ferro Carajás, em expansão pela Vale.
A indústria de papel e celulose do Grupo Suzano, cuja planta industrial está em construção em Imperatriz, também busca fornecedores locais qualificados em Açailândia para atender as suas demandas de bens e serviços.
No total, 41 indústrias contribuintes formam o parque industrial do município.
Oportunidades – Assim como a demanda por fornecedores, a busca por profissionais qualificados só cresce em Açailândia. Só para quantificar, hoje, mais de 400 alunos estão em aulas no Senai do município, entre turmas de cursos técnicos e turmas de qualificação profissional. E novas turmas estão previstas para começar em abril.
Só para a Gusa Nordeste, duas turmas do Curso Técnico em Eletromecânica estão em funcionando atualmente. Isso sem contar as turmas do Pronatec e do Capacitar, cujos cursos de qualificação são totalmente sem custos para a comunidade.
As oportunidades são nas áreas de pedreiro de alvenaria, armador de ferragens, carpinteiro de forno, soldador de estruturas metálicas, eletricista montador e muitas outras.
Além dos cursos de qualificação e do curso técnico, a unidade do Senai em Açailândia também oferece cursos aperfeiçoamento em diversas áreas e ainda, pelo Sesi, desenvolve o curso para elevação da escolaridade, conhecido como EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Nina Soares Mochel
Jornalista
Assessoria Corporativa de Comunicação
Sistema FIEMA

Unknown
PROJETO DISSEMINANDO A CULTURA DE REDES SOCIAIS REUNE PARA DEFINIR DELEGAÇÃO PARA SEMINÁRIO EM SÃO LUIS DIAS 15 E 16/03

Adolescentes, representantes dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA  e Tutelar de Açailândia-MA., profissionais da assistência social, educação e saúde, lideranças comunitárias, que participaram em 2011 e neste começo de 2012, das quatro (04) etapas de formação do “Projeto Disseminando a Cultura de Redes Sociais”, reúnem-se na tarde desta terça-feira, 28/02, às 1700 horas, na sede do COMUCAA, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro.
O objetivo da reunião é definir a delegação de Açailândia, prevista em seis (06) membros, sendo três (03) Adolescentes e três (03) adultos/as, que participarão de seminário em São Luís, nos próximos dias 15 e 16 de março, e que finalizará o “Projeto Disseminando a Cultura de Redes Sociais 2011”. 
O “Projeto” foi desenvolvido aqui em Açailândia, de julho de 2011 a fevereiro deste 2012, com atividades de comunicação (fotografia, vídeo, audiovisual, cinema, internet/blog) para Adolescentes, e fortalecimento do SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, para adultos/as. 
Participam do “Projeto Disseminando a Cultura de Redes Sociais”, parceria do COMUCAA com a Rede Amiga da Criança de São Luís-MA, CEDCAMA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, GACC/grupo de Apoio a Comunidades Carentes do Maranhão,  representantes dos municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, São Francisco do Brejão, Açailândia e São Luís.  
O “Projeto” ainda desenvolveu, em dezembro, o “Festival Carajás de Vídeo de Bolso”, apresentando os trabalhos dos/as Adolescentes, ao longo das três etapas iniciais, nos municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia e São Francisco do Brejão.
Por Eduardo Hirata

Unknown
Vereador mata mulher com um tiro, na cidade de Paulo Ramos

A vítima era companheira do pai do acusado. Ele não aceitava o relacionamento entre o casal.
SÃO LUÍS - Uma mulher identificada como Rosilene Feitosa Rodrigues, de 35 anos, foi assassinada na manhã desta segunda-feira (26), dentro da própria casa, na Travessa do Milagre, S/N, no bairro Francisco Rolim, no município de Paulo Ramos. O crime foi praticado pelo vereador Welson Lopes de Andrade (foto), de 37 anos.
De acordo com a polícia, a vítima era companheira do pai do acusado. Ele estava separado da mãe de Uelson há anos. O vereador não aceitava o relacionamento do pai com Rosilene com quem ele já tinha três filhos.
Inconformado com a situação, Welson premeditou o crime se dirigindo até a casa de Rolisene. Chegando lá, pediu para que o filho dela, um adolescente de apenas 12 anos, [irmão de Uelson por parte de pai] para que a chamasse.
O vereador agiu covardemente sacando do revólver calibre 38 e disparando um tiro na testa de Rosilene, que morreu no local.
O delegado Fernando Rezende, da delegacia de Paulo Ramos, disse que o caso já está sendo investigado. Ele tentou ouvir o filho da vítima que presenciou o assassinato, mas não foi possível devido o adolescente está em estado de choque.
Welson fugiu em uma Montana Preto e abandonou o carro em uma fazenda dele, nas proximidades de um povoado do município de Paulo Ramos. O delegado Rezende acredita que o acusado tenha fugido em uma moto contando com o auxílio de uma outra pessoa. O acusado está sendo procurado pela Polícia.
Imirante.com, com informações da Mirante AM

Unknown
Corrupção no fornecimento de merenda escolar atinge empresas e políticos

MP REVELA GULA DO CARTEL DA MERENDA
Esquema criminoso começou na gestão de Marta Suplicy (PT) na Prefeitura de São Paulo e se estendeu a estados como Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná
Um prato com arroz, feijão, pedaços de carne ou frango e um legume, combinado com uma fruta e um suco. É a rotina de milhões de estudantes de escolas públicas. Para as crianças, a merenda é uma refeição importante do dia. Após quatro anos de investigação, o Ministério Público do Estado de São Paulo afirma que esse pequeno prato tem um valor igualmente imenso – mas de outra natureza – para uma organização criminosa que funcionou nos últimos 10 anos em 57 cidades do estado de São Paulo. Seis fornecedoras de merenda são acusadas de superfaturar contratos – e políticos e funcionários públicos, de receber propinas.
Essas empresas são acusadas de, para obter lucro, cobrar caro e, em muitas ocasiões, servir aos alunos comida de pior qualidade. De acordo com as acusações, ofereciam alimentos mais baratos, como cubos de carne de frango, em vez de coxa e antecoxa. Os legumes, que deveriam ser cortados frescos, já chegavam picados. Em São Paulo, o contrato com a prefeitura especificava o fornecimento de maçã 'tipo A'. Mas a maçã fornecida era do 'tipo C', de pior qualidade. As merendeiras eram orientadas a servir porções menores. Enquanto o contrato mandava servir uma maçã de sobremesa, as escolas paulistanas serviam meia.
As empresas acusadas são: SP Alimentação, Nutriplus, Geraldo J. Coan, De Nadai/Convida, Sistal e Terra Azul. Elas serão denunciadas pelo Ministério Público do Estado de São Paulo por formação de cartel – prática em que há um acerto para combinar preços e estratégias –, fraude a licitações, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. De acordo com a investigação dos promotores Sílvio Antonio Marques e Arthur Pinto de Lemos Júnior, as empresas renunciaram à concorrência, combinaram o jogo e passaram a ganhar contratos superfaturados, pagando propina a prefeitos e a secretários municipais.
Segundo a ação, as empresas podem ter distribuído até R$ 400 milhões em propina. Isso equivale a 10% do que faturaram – o negócio de merendas movimentou cerca de R$ 4 bilhões. 'Trata-se de um cartel que ajudou prefeitos e secretários no desvio de uma enorme quantidade de dinheiro público', afirma o promotor Sílvio Marques. 'Esse cartel não só provocou um enorme prejuízo aos cofres públicos, como também prejudicou milhões de crianças, que receberam durante vários anos refeições de péssima qualidade.' O promotor Arthur Lemos preferiu não se manifestar.
A investigação ganhou corpo ao encontrar uma testemunha-chave: Genivaldo Marques dos Santos, ex-sócio da Verdurama, uma das empresas do grupo SP Alimentação, um dos maiores no país no ramo de merenda. Entre 2002 e 2008, Genivaldo participou do esquema de fraude de concorrências e ajudou a subornar políticos e funcionários públicos. Em 2010, ele assinou um acordo de delação premiada com o Ministério Público (MP). Desde então, deu mais de 30 depoimentos, em que contou como eram feitos os acordos, revelou o nome dos envolvidos e deu detalhes dos negócios ilícitos.
Com cerca de dois milhões de refeições servidas por dia, a prefeitura de São Paulo é o maior cliente do país de merenda escolar. Segundo Genivaldo, as empresas do cartel, entre 2001 e 2011, pagaram sistematicamente propinas a funcionários da prefeitura de São Paulo durante as administrações de Marta Suplicy (2001-2005), José Serra (2005-2006) e Gilberto Kassab (a partir de 2006). As empresas começaram a fornecer merenda à prefeitura durante a gestão Marta. Até ali, era a prefeitura que comprava alimentos – e as merendeiras preparavam a comida. A gestão Marta passou a comprar das empresas 30% da merenda servida nas escolas. Por economizar gastos, a terceirização é considerada uma boa medida. O problema em São Paulo é que ela veio acompanhada da corrupção.
Segundo a investigação do MP, o grupo formado pelas empresas SP Alimentação, Geraldo J. Coan, De Nadai e Nutriplus pagava propina de 7% dos valores dos contratos a integrantes da gestão Marta. Os promotores obtiveram amostras disso a partir de uma operação de busca e apreensão realizada, em julho de 2010, na casa de Sílvio Marques (homônimo de um dos promotores que investigam o caso). Funcionário da SP Alimentação, Marques era encarregado da parte financeira do esquema de corrupção. Para sorte da Justiça – e azar dos envolvidos –, ele mantinha os registros dos negócios sujos em pen drives. Confrontado com os testemunhos de Genivaldo, o acervo eletrônico de Marques deu feições mais nítidas ao esquema. Entre os dados está uma planilha com a contribuição de cada empresa do cartel para o pagamento de propina à Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo, entre agosto de 2003 e fevereiro de 2004. Segundo o documento, a SP Alimentação pagou R$ 321 mil; a Geraldo J. Coan, R$ 348 mil; a De Nadai, R$ 292 mil; e a Nutriplus, R$ 241 mil.
De acordo com a investigação, um dos que recebiam os valores era Valdemir Garreta, petista que atuou como secretário de Comunicação e de Abastecimento da gestão Marta Suplicy. Garreta teve atuação de destaque nas campanhas eleitorais de Marta. Consultor de comunicação, ele atuou na campanha do presidente do Peru, Ollanta Humala, ao lado de Luis Favre, ex-marido de Marta. Garreta é sócio de três empresas de comunicação e de uma de negócios imobiliários. Num dos documentos, consta a propina que Genivaldo diz ter sido paga a Garreta. Segundo a planilha, entre 1º e 15 de março de 2005, Garreta recebeu R$ 61.700 da SP Alimentação, R$ 69.800 da Coan, R$ 56.200 da De Nadai/Convida e R$ 54.400 da Nutriplus. Total: R$ 242 mil. Em outro documento, consta que, entre fevereiro e junho de 2005, a SP Alimentação pagou R$ 524 mil a Garreta. 'As duas vezes em que meu nome foi citado foram pessoas que 'ouviram falar', diz Garreta. Em dezembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Valdemir Garreta.
Segundo Genivaldo disse aos promotores, o responsável por entregar a propina a Garreta era Eloizo Durães, o presidente da SP Alimentação. Mas havia traições no grupo. Segundo a investigação, a propina que chegava às mãos dos destinatários equivalia, na verdade, a 5% do valor do contrato – não a 7%. Eloizo é acusado de embolsar a diferença de dois pontos percentuais. A investigação sustenta que os companheiros de Durães descobriram o desvio, e, em 2005, o dinheiro passou a ser entregue por um diretor da De Nadai/Convida. Não é a primeira vez que Durães é acusado de pagar propina. Em 2010, ele foi preso sob a acusação de subornar dois vereadores de Limeira. Eles receberam R$ 175 mil para frear uma investigação sobre o contrato de R$ 56 milhões entre a SP Alimentação e a prefeitura.
Em 2006, a prefeitura de São Paulo fez nova concorrência para escolher os fornecedores de merenda escolar. A cidade foi dividida em seis lotes. Cada lote foi vencido por uma das seis empresas acusadas de formar o cartel. Em depoimento, a procuradora do município de São Paulo, Ana Lúcia Marino Rosso, afirmou que a divisão da cidade em seis áreas foi feita sem 'nenhum fundamento técnico'. Segundo ela, o formato foi decidido pela coordenadora de licitações da prefeitura, Erika Oliver. Meses após o leilão, Erika e seu subordinado Sérgio Ramos foram contratados pela SP Alimentação, uma das vencedoras da concorrência. Segundo Genivaldo, os preços, a divisão dos lotes e a estratégia para os leilões foram acertados pelas empresas em hotéis.
Na gestão de José Serra, segundo disse Genivaldo, o sistema de pagamento de propina mudou. Em vez de uma quantia proporcional aos valores dos contratos, foi fixado um valor mensal de R$ 600 mil. Todos os meses, no dia 10, cada uma das seis empresas fornecia R$ 100 mil, entregues a um representante da prefeitura no escritório da Nutriplus, em São Paulo. No dia 3 de abril de 2010, Genivaldo encontrou-se com Marques numa padaria na Zona Oeste de São Paulo. A conversa foi gravada em áudio e vídeo. Nela, Marques diz a Genivaldo que a propina era paga ao secretário municipal de Abastecimento, Januário Montone. Segundo Genivaldo, Montone recebeu R$ 50 mil no dia 3 de agosto de 2007 e outros R$ 50 mil 20 dias depois. Um dos pagamentos foi anotado num papel timbrado da SP Alimentação. Em dezembro, o Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Montone. Ele nega ter recebido pagamentos. 'Confio na decisão da Justiça, não podendo, contudo, me manifestar sobre fatos que ainda estão sob apreciação', afirmou Montone, por meio de uma nota.
Genivaldo e o meticuloso Marques anotavam, em folhas de 'memorando interno', com o timbre da SP Alimentação, a data, o destinatário e a quantia a ser paga em propina. Em vários deles está escrito 'Semab', abreviatura para Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo. Os promotores concluíram que todos os códigos 'S' nas planilhas de caixa dois da SP Alimentação se referem a propina. A sigla 'S2' se refere à propina paga à Semab. Há, ainda, tabelas de controle de propina a diversas prefeituras.
A primeira parte do esquema de corrupção do cartel consistia em convencer prefeitos de outras cidades a adotar a terceirização. Isso era feito mediante contribuições a campanhas eleitorais ou com a ajuda de lobistas. Em Jandira, cidade de cerca de 100 mil habitantes na Grande São Paulo, o grupo SP Alimentação deu dinheiro à campanha a prefeito do candidato Paulo Bururu (PT), em 2000. Quarenta e três dias depois de eleito, Bururu contratou as empresas do cartel. Genivaldo contou que, em 2005, procurou Bururu a pedido de Durães e ofereceu R$ 150 mil em dinheiro para que ele adotasse a terceirização da merenda. Para justificar a medida, Bururu encomendou a um prestador de serviços do grupo SP Alimentação – Olavo Ozzetti – uma avaliação da merenda da prefeitura. Ozzetti concluiu que a comida era de má qualidade, preparada sem higiene e cara. 'É certo que as conclusões do indigitado 'relatório' refletiriam uma realidade distorcida, aquela pretendida pela empresa', afirmam os promotores.
O acerto no cartel era que a empresa que convencesse o prefeito venceria a licitação – as outras só fingiriam concorrer, para dar a impressão de que o processo fora legal. A prefeitura de Jandira adotou a terceirização e fez uma concorrência. A SP Alimentação ficou em 5º lugar. Foi escolhida porque as quatro primeiras classificadas desistiram. De acordo com Genivaldo, Bururu recebeu da SP Alimentação três parcelas de R$ 50 mil por isso, entregues em seu carro, num posto de gasolina. O MP apreendeu na casa de Marques um memorando de 2007 que detalha esses pagamentos a Bururu. Bururu nega as acusações. Numa ação por improbidade administrativa, o MP afirma que Bururu 'adquiriu ou manteve bens incompatíveis com seus rendimentos'. O MP localizou 17 imóveis dele. Em dezembro de 2011, a Justiça decretou o bloqueio de seus bens.
O deputado federal Abelardo Camarinha (PSB-SP) foi três vezes prefeito de Marília, cidade de 200 mil habitantes do interior de São Paulo. Na investigação, ele é citado como beneficiário de metade da propina de 10% paga pela SP Alimentação. O valor era dividido entre Camarinha e o prefeito Mário Bulgareli (PDT), segundo Genivaldo. A propina atribuída a Camarinha era de R$ 50 mil mensais. O promotor Isauro Pigozzi Filho cruzou os dados das planilhas de Marques com os pagamentos feitos pela prefeitura. 'Os dados bateram', diz. 'O rapaz que fez a delação premiada falou de 2005, quando eu não era mais prefeito', afirma Camarinha. Ele responde a quatro processos e oito inquéritos no Supremo Tribunal Federal. No fim do ano passado, a Justiça bloqueou os bens de Camarinha e Bulgareli.
Outros estados – Os promotores também encontraram rastros de corrupção no Paraná, no Rio Grande do Sul, no Maranhão e em Minas Gerais. Na casa do diretor financeiro da SP Alimentação, Antônio Marques Franco, os promotores apreenderam comprovantes de depósitos bancários. Entre os papéis estava um depósito de R$ 15 mil na conta de Adalberto Baka e outro, de R$ 30 mil, na conta de Alda Baka. São dois irmãos de José Baka Filho, prefeito de Paranaguá, no Paraná. Alda trabalhou na prefeitura de Jaguariúna, em São Paulo. As duas cidades mantinham contratos com a SP Alimentação. Alda e Adalberto disseram ao MP que o dinheiro veio de uma herança. Mas não souberam explicar o que a SP Alimentação tinha a ver com isso.
A SP Alimentação e Eloizo Durães não quiseram falar sobre a investigação. A SP Alimentação disse que 'não participou de qualquer processo fraudulento para licitação ou manutenção de contratos'. A Nutriplus afirmou que 'qualquer um de seus representantes jamais esteve em reuniões com as demais empresas do setor com a finalidade de fraudar qualquer licitação'. O advogado Antonio Carlos Dueñas disse que a Terra Azul 'não participou de reuniões para combinar nada'. Representantes da Geraldo J. Coan e da Sistal não foram localizados para comentar o assunto. A De Nadai não respondeu ao pedido de entrevista. No ano passado, numa festa, Sérgio De Nadai, sócio da De Nadai/Convida, deu entrevista a um programa de celebridades. Disse que desistira de negócios com governos, por ter levado calotes.
Na década de 1970, na persona de seu eterno personagem Didi Mocó, o humorista Renato Aragão gostava, nos episódios de Os trapalhões, de fazer pilhéria com o colega Mussum. 'Mussum só ia à escola para comer merenda', dizia Didi. Há mais de 40 anos, milhões de crianças brasileiras são alimentadas pela merenda escolar. A corrupção é inaceitável em qualquer lugar. Mas ganha contornos mais cruéis quando, além de roubar dinheiro público, empresas e políticos proporcionam comida ruim ou em quantidade insuficiente para crianças.
'Relatório de propinas' comprova que máfia atuou no Maranhão
POR OSWALDO VIVIANI
As primeiras revelações sobre a 'máfia da merenda escolar' foram feitas pelo jornal O Estado de S. Paulo, em matérias publicadas em setembro de 2010, abril de 2011 e julho de 2011.
Em suas reportagens, o Estadão publicou que o Ministério Público paulista descobrira que, além de São Paulo, o esquema de propinas pagas a servidores e políticos em troca de facilitações em licitações de fornecimento de comida às escolas atuava em outras três capitais – todas no Nordeste: São Luís (MA), Maceió (AL) e Recife (PE).
A existência dos pagamentos foi confirmada pelo empresário Genivaldo Marques dos Santos, que trabalhou para a Verdurama, uma das coligadas da SP Alimentação. Em março de 2006, Genivaldo aceitou a proposta do MP de 'delação premiada' e desde então já deu mais de 30 depoimentos aos promotores Silvio Antonio Marques e Arthur Pinto Lemos Junior, que investigam o caso, contando detalhes do esquema criminoso, em troca da redução da pena.
Segundo Genivaldo, as propinas variavam de 1,6% a 15% do total dos contratos, além de quantias mensais ou quinzenais.
Por meio de Genivaldo, o MP teve acesso a um 'relatório de propinas' referente aos pagamentos de 'comissões' efetuados pelo grupo SP Alimentação em diversas cidades no ano de 2006.
Em São Luís, a planilha aponta pagamentos de 6%, 2% e 1,6% nos contratos e um fixo de R$ 10 mil, pago no dia 5 de cada mês.
No Recife, a propina era de 7% mais R$ 20 mil todo dia 20 e R$ 3 mil todo dia 30. Em Maceió, os corruptos receberiam 15% do valor do contrato e R$ 35 mil todo dia 20.
O Estadão publicou, ainda, que, de acordo com as investigações do MP, quando se tratava de atuar fora de São Paulo, o grupo SP Alimentação usava preferencialmente a empresa Gourmaitre para fazer seus contratos.
Segundo o jornal, entre papéis apreendidos em julho de 2010 na casa do diretor financeiro da Gourmaitre, Silvio Marques, há memorandos em que são citados supostos pagamentos de propina sob a referência genérica 'Estado do Maranhão'. Ao todo, são R$ 350 mil em quatro pagamentos. Os papéis não especificam quem são as autoridades maranhenses que teriam recebido os pagamentos e se foram em troca de contratos ou financiamento de campanhas políticas.
Da revista Época

Unknown segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Jovens levam interatividade a comunidade da Vila Ildemar

Açailândia – Em visita aos meus amigos encontrei um pouco de humor, alegria, música, interatividade, dicas de saúde e noticias, esse é o cardápio do programa mais interativo e que envolve as mais diversas classes sociais e que é ouvido por todas as idades. Um dose de tudo que há de bom é o que definem os apresentadores do programa ao falarem sobre o projeto que vem dando certo há mais de 3 anos.

O programa via ar aos sábados na Arca FM 87,9 na Vila Ildemar das 10 as 12ve é apresentado pelos apresentadores Deiwison Hairison e André Mix, Assessorados pelo Operador de Audio Ed Boy Mix, o programa Espaço Livre.

Há mais de 3 anos no ar o programa de rádio que vai ao ar na Associação Rádio Comunitária Açailândia (Arca FM 87,9).

Os dois jovens levam alegria e muita adrenalina através das ondas sonoras da rádio comunitária Açailândia. Os jovens dedicam todo o seu tempo disponível para prepara r um programa repleto de novidades a cada edição.

Aos dois jovens parabéns pela iniciativa e pela criatividade. 

Unknown
PSB volta a se reunir para discutir e traça metas para as eleições 2012

Açailândia – A cúpula municipal Socialista voltou a se reunir com os seus pré-candidatos no distrito do Pequiá, os pré-candidatos puderam expor suas opiniões e puderam traçar metas rumo às eleições municipais deste ano. 

O foco Socialista nas eleições 2012, discursões fizeram parte da mesa redonda do PSB no último domingo, a reunião aconteceu na residência do Presidente do Diretório Municipal do PSB de Açailândia no Distrito do Pequiá. A manhã do domingo teve como principal pauta na reunião eleições 2012.

O objetivo da reunião foi traçar metas, planejamento e elaboração de planos estratégicos rumo às eleições municipais deste ano. Diversos pré-candidatos estiveram na reunião e contribuíram com suas opiniões e falaram de seus planos e metas para a campanha deste ano.





  

Unknown
BOLSA-FAMILIA: GOVERNO FEDERAL CONFERE CONTRAPARTIDA DAS FAMÍLIAS BENEFICIADAS

Conforme o “Portal da ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da Infância”, neste sábado, 25/02/2012, citando o jormal “O Povo”, do Ceará, o governo federal, através do MDS/Ministério ddo Dsenvolvimento Social e Combate a Fome, está iniciando,com prazo até 29 de junho, a conferência da contrapartida das famílias beneficiadas pelo “Programa Bolsa-Família”, carro-chefe da política social do Estado brasileiro. 
De acordo com o MDS., 260 – duzentos e sessenta- mil profissionais realizarão o registro das informações referentes a 10,6 – dez milhões e seiscentas mil famílias. 
Serão observadas se as famílias estão cumprindo com o acompanhamento do cartão de vacinação e o crescimento e desenvolvimento das suas Crianças com menos de sete anos de idade. 
Na educação, a exigência do “Programa Bolsa-Família” é que Crianças e Adolescentes, entre os seis e quinze anos de idade, estejam devidamente matriculados/as e freqüentes (freqüência mensal mínima de 85% da carga horária).
O “Portal da Transparência do Governo Federal” divulga que o “Programa Bolsa-Familia” transferiu  às famílias beneficiadas aqui em Açailândia, R$ 14.771.562,00 (quatorze milhões, setecentos e setenta e um mil, e quinhentos e sessenta e dois reais), em 2011.
Por Eduardo Hirata

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.