AÇAILÂNDIA REALIZA O "II FORUM COMUN9TÁRIO DO SELO UNICEF"‏

(Da Ata de Realização do “2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009/2012- Amazônia”, no dia 28 de junho de 2012, no Zeppelin Eventos, localizado na Rua Fortaleza – Centro.)

O “2º Fórum” teve início às 09:15 com o grupo do Professor João Bosco Gurgel cantando músicas de forró “Pé de Serra”. Logo após, a oradora-cerimonialista Leidinalva Silva, da assessoria de comunicação da Prefeitura, inicia o evento apresentando cerimonialistas
adolescentes, Warley Pereira Amaral, estudante da Escola Municipal Tânia Leite e Ellys Cardinny Pereira do Nascimento e Henrique Silva Gonçalves, ambos da Escola Municipal Aulídia Gonçalves dos Santos.

O cerimonial compos a mesa de honra, com: Orlando Pereira Monteiro (Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Açailândia – COMUCAA); Lucinete Freitas de Aguiar (Articuladora Municipal do Selo Unicef Município Aprovado 2009/2012 Edição2009-2012); João Bosco Gurgel (Secretário Municipal de Educação); Josimei Martins (Controlador Geral do Município, representando o Prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos); Maria de Fátima Camelo (Vereadora); Ismael Martins de Sousa (representante do
Conselho Tutelar); Igor Araújo de Arruda (Defensor Público Estadual);
Jaqueline da Silva Brito (Comissão Juvenil do Fórum DCA); Deilson Louseiro Botão (Mediador do Selo Unicef); Domingas Valéria (representando Secretaria Municipal de Saúde); Ângela Márcia Lima , coordenadora do CREAS, representante da Secretaria Municipal de
Assistência Social.

Em seguida tivemos o Hino Nacional, pela cantora Arlene Sales seguido do Hino Municipal, pelo Grupo de Fantoche composto pelas crianças Ana Cristina Pereira da Silva, Carlos Eduardo de Jesus Silva e Letícia Sousa Leão, do Projeto “Saber Viver” da Associação dos Moradores de Açailândia – AMA.

Após as apresentações, tivemos o pronunciamento de Orlando Pereira Monteiro, abrindo oficialmente o "II Fórum Comunitário", que falou da importância do evento, lembrou algumas das ações desenvolvidas e o resultado das mesmas. Jaqueline da Silva Brito também falou das atividades que foram desenvolvidas, algumas dificuldades e do objetivo que foi alcançado, destacando a participação adolescente.

Maria de Fátima Camelo comentou sobre a contribuição que estas atividades tem para o incentivo da pratica de diversas atividades importantes como a prática do esporte e cidadania e falou ainda que a Câmara Municipal sempre estebe e está a disposição para colaborar, como agora no debate para a criação de lei de incentivo à cultura, e criação de conselhos.

Josimei Martins colocou que a prefeitura municipal também foi um dos grandes apoiadores do evento citando a importância das atividades desenvolvidas, e da importância que o Prefeito tem dado e pedido a todo secretariado para efetivar os Direitos de Crianças e Adolescentes. Disse ainda da violência que atinge as crianças, como duas tristes noticias matutinas nacionais, uma de um menino morto a facada em escola de Paragominas-PA. E que por isso, é preciso se
empenhar para garantir o futuro das crianças.

Em seguida a mesa foi desfeita e a articuladora Lucinete Freitas de Aguiar iniciou uma apresentação sobre o Selo Unicef, seu conceito e os ODM- Bbjetivos de Desenvolvimento do Milênio. Logo após, Lucinete apresentou o Comitê Municipal Pró-Selo: Márcia Maria Gomes de Sousa e Romélia Martins Marques (ambas da Secretaria Municipal de Educação), Vilma da Silva Barbosa (Secretaria Municipal de Saúde), Ismael Martins de Sousa (Conselho Tutelar), Leidenalva e Eduardo Hirata (comunicação/imprensa) e o adolescente Jose Rair da Conceição
(Comissão Juvenil), bem como a apresentação da Comissão Organizadora, composta pelos membros do Comitê mais o apoio de conselheiros e conselheiras do COMUCAA e da Presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Açailândia – COMDIPE, Ana Hélia Soares.

Após este momento, foi mostrado um vídeo que retrata as atividades desenvolvidas no município ao longo dos últimos anos, no atendimento dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Dando sequencia a Coordenadora do CREAS, Sra. Ângela Márcia Lima, falou sobre algumas das ações desenvolvidas ou apoiadas, pela Secretaria de Assistência Social, como Prevenção e Combate ao Trabalho Infantil; Grupo de Convivência, acesso ao esporte, dança temas
transversais, vídeos educativos, oficinas de músicas e pinturas, coral, artesanato, Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Semana do Bebê. Foi colocado também por Ângela algumas atividades
desenvolvidas pelos CRAS, como cursos de capacitação. Em seguida foi dado dez minutos para o intervalo, com um lanche.

Continuando as atividades, apreciamos a apresentação do Grupo de Dança do IFMA. Em seguida tivemos a apresentação do “Plano de Ação da Secretaria de Educação” apresentado por Carla Janes Nascimento onde mostrou o desdobramento das ações na área da Educação bem como dados quantitativos sobres alunos matriculados e outras informações.

Seguindo tivemos a apresentação das ações da Secretaria Municipal de Saúde, apresentada por Keurin Pinho, mostrando alguns dos projetos desenvolvidos pela Secretaria para melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes, como o “Cuidando do Futuro”, a queda nos
índices de mortalidade infantil e os cuidados com as crianças, destacando que no último ano, salvaram-se 52(cinqüenta e duas) crianças, de 62 (sessenta e duas), com sérios riscos de morrerem.

l
Em seguida, Lucinete solicita que os participantes, exceto autoridades, conselheiros, membros do Comitê e da Organização, preenchessem os questionários de avaliação e a Ficha de Inscrição que estão na pasta.

Logo após a mobilizadora Francidalva Oliveira dos Reis fala sobre o “Tema: Cultura e Identificação Racial” apresentado também pelo adolescente Kelly Jany Pereira seguindo com apresentação de poema e dança afro do “Grupo Afrojás”, da Escola Municipal Jurgleide Alves
Sampaio. A mobilizadora Deliane Santos Reis continua falando sobre o mesmo tema, encerrando com apresentação do Grupo “Tizombeira”, da Escola Aulidia Gonçalves dos Santos.

Em seguida tivemos a apresentação do “Tema: Esporte e Cidadania” apresentado pela mobilizadora Jeane Tavares Costa e a adolescente Erica Martins da Silva, com histórico referente as atividades tanto na zona urbana quanto na região do campo.

Durante as falas se apreciou as apresentações culturais de crianças e adolescentes, do Grupo de Dança da Escola Municipal Jesus de Nazaré, da Escola Municipal Antonio de Assis, do Assentamento Califórnia; um rap sobre o Selo Unicef, e o grupos de Dança e de Capoeira, todas da Escola Municipal Tânia Leite.

Logo após Maria Márcia Gomes, da Secretaria Municipal de Educação, falou sobre o valor, a importância das atividades desenvolvidas e agradeceu a todos os participantes envolvidos direta e indiretamente nas atividades apresentadas, sobretudo crianças e adolescentes.

Lucinete também fez seus agradecimentos em especial ao mediador do Selo Unicef, onde o mesmo agradeceu ao município por ter participado e se mantido até o final e parabenizou pelo esforço e atividades desenvolvidas.

Sendo o evento finalizado pelo Presidente do COMUCAA com suas considerações finais, por volta das 12 horas e 50 min.

(Comitê Municipal Pró-Selo)

Unknown sábado, 30 de junho de 2012
Polícia suspeita que advogado ‘vazou’ depoimento sobre caso Décio

Depoimento do empresário Gláucio Alencar foi divulgado na internet. Polícia vai analisar situação para evitar novas publicações do inquérito.

Pela terceira vez, informações sobre o inquérito que apura o assassinato do jornalista Décio Sá são divulgadas na internet. Na tarde desta sexta-feira (29), mesmo com as apurações sob sigilo, o depoimento do empresário Gláucio Alencar, suspeito de ser um dos mandantes do crime, foi publicado na rede mundial. A polícia acredita que um dos advogados que atuam na defesa do empresário tenha ‘vazado’ cópias do depoimento e que vai analisar as medidas que serão tomadas para evitar novos casos como esse.

No documento publicado, o empresário conta sobre sua relação com Fábio Brasil, assassinado em março, em Teresina, e das postagens publicadas pelo jornalista sobre o assunto. No entanto, as partes do texto divulgadas não relaciona diretamente o empresário à morte de Sá. O conteúdo cita ainda os nomes de outros empresários, um juiz e um deputado estadual.
Nos ‘vazamentos’ anteriores, foram publicados depoimentos de testemunhas do assassinato, em maio; e do assassino confesso, Jonathan Silva, no último dia 18.

Por contato telefônico, o delegado Marcos Afonso Júnior disse ao G1, que coordena a comissão responsável pela elucidação da morte do jornalista Décio Sá, reafirmou o sigilo nas investigações e que não estaria nem mesmo autorizado a falar sobre o assunto. Mas ele acredita que o novo ‘vazamento’ tenha sido feito por um dos advogados do empresário Glaúcio Alencar, que teve acesso ao depoimento. O delegado disse ainda que a polícia vai analisar a situação para saber que providências vão tomar em relação às novas publicações na internet.

Do G1 MA

Unknown
PSB: decisão sobre apoio será deliberada pela executiva nacional, que deverá optar por Edivaldo Jr.

Depois de muito tumulto e confusão, terminou no final da tarde de hoje (29) a convenção do PSB de São Luís. Por falta de quorum mínimo, não houve uma decisão oficial do partido sobre as duas teses postas, isto é, em apoiar a candidatura de Edivaldo Holanda Jr. (PTC) ou do prefeito João Castelo (PSDB).

Apenas cerca de 270 filiados comparecerem a convenção, dos 500 que eram necessários para que fosse colocada em votação as duas propostas, segundo preconiza o regimento do partido. Por conta disso, a executiva municipal enviará à direção nacional do PSB as duas propostas no intuito de referendar uma delas – Edivaldo Jr., tendo como vice Roberto Rocha e João Castelo, com o ex-deputado José Antônio como companheiro de chapa.
Na avaliação de analistas políticos, caso a decisão fosse realizada por votação, o partido teria deliberado, com folga, pelo apoio à reeleição do prefeito João Castelo, haja vista que o grupo do ex-governador José Reinaldo e de José Antônio tinha a maioria dos filiados presentes.
De acordo com eles, a tendência é que o presidente nacional do PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos opte pelo nome de Edivaldo Jr., dado a relação de maior proximidade de Campos com Flávio Dino e Roberto Rocha bem como o fato de os três terem projetos políticos afinados em 2014.
Blog do John Cutrim

Unknown
Unknown sexta-feira, 29 de junho de 2012
Eike Batista despenca 13 posições em ranking de bilionários em 2 dias

Brasileiro caiu da 14ª posição no ranking da 'Bloomberg' para o 27º lugar. Fortuna de Eike caiu de US$ 34,5 bilhões, em março, para US$ 19,6 bi.

O empresários Eike Batista despencou no ranking de bilionários da agência "Bloomberg". Em dois dias, o brasileiro caiu da 14ª posição para o 27º lugar.

O brasileiro, que chegou a ocupar a oitava posição no mês de março, tem sua fortuna avaliada atualmente em US$ 19,6 bilhões, uma "perda" de US$ 14,9 bilhões em relação ao valor estimado pela Bloomberg no fim de março (US$ 34,5 bilhões).

Na quarta-feira (27), o patrimônio de Eike era estimado em US$ 23,4 bilhões, o que colocava o brasileiro na 14ª posição da lista. Na quinta-feira (28), ele já aparecia como o 21º mais rico do mundo, com uma fortuna de US$ 21,1 bilhões.

O empresário também despencou na lista dos maiores bilionários da "Forbes". Na quinta-feira (28), o site da revista publicou reportagem na qual afirma que Eike Batista já perdeu neste ano cerca de 50% da sua fortuna. A revista que apontava, em março, o empresário como o sétimo mais rico do mundo, agora calcula que o brasileiro caiu para a 46º posição. A Forbes já chama o brasileiro de "o maior perdedor do ano" e afirma que a fortuna dele caiu de US$ 30 bilhões para US$ 14,5 bilhões.

Valor de mercado das empresas 'X' encolhem
As companhias de Eike Batista perderam R$ 13,8 bilhões em valor de mercado em dois dias, segundo levantamento feito pela consultoria Economatica a pedido do G1.  As empresas 'X'  encolheram R$ 8,37 bilhões no pregão de quarta-feira (27) e nesta quinta-feira (28) perderam mais R$ 5,44 bilhões.

O OGX Petróleo liderou as perdas: a empresa ficou R$ 10,74 bilhões “menor” em valor de mercado nestes dois dias. Na quarta-feira, os papéis da empresa de petróleo e gás caíram mais de 25% e nesta quinta-feira recuaram quase 20%. Com isso, a empresa terminou o dia com valor de mercado de R$ 16,34 bilhões.

Desde o início do mês, as sete companhias com ações negociadas em bolsa (OGX, MMX, LLX, CCX, OSXMPX e PortX) já “encolheram” R$ 20,27 bilhões, segundo a Economatica. No ano, a perda de valor de mercado já chega a R$ 31,07 bilhões.

Desconfiança dos investidores
Na noite de terça-feira, a OGX divulgou que a vazão de óleo nos primeiros poços perfurados pela empresa em um campo na bacia de Campos é de 5 mil barris de óleo equivalente (boe) por dia, apenas um terço do que o mercado esperava. A notícia contaminou o desempenho das demais ações do grupo de Batista, que também tiveram perdas acentuadas.

Em teleconferência na quarta-feira, Eike tentou acalmar os investidores. O empresário afirmou que o grupo está trabalhando para elevar a produtividade dos poços na Bacia de Campos e descartou qualquer chance de falência da empresa. Segundo ele, a OGX é uma empresa sólida, com caixa e "muito viável".

Os esforços do bilionário, no entanto, para acalmar investidores surtiram pouco efeito e o mercado continua questionando as bases do programa de crescimento das empresas 'X'.

Do G1, em São Paulo

Unknown
“II FÓRUM COMUNITÁRIO SELO UNICEF” nesta quinta-feira 28 de junho


Nesta quinta-feira, 28/06, Açailândia, através da Articulação local, Comitê Municipal Pró-Selo e COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente, com o apoio da Prefeitura Municipal de Açailândia, realiza o “II Fórum Comunitário”, última atividade do programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazonia”, ao qual aderimos, através do Prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos e do então Presidente do COMUCAA, Siley Elcen Santos, em dezembro de 2009.
O “II Fórum Comunitário” acontece no Zepellin Eventos, Rua Fortaleza eqüina Rua Bom Jesus, Centro, entre 0800 e 1200 horas, e contará com a presença do representante e mediador do “Selo UNICEF Maranhão”, Deilson Botão, que ainda se reunirá, a tarde a partir das 1400 horas, com Conselheiros e Conselheiras do COMUCAA, na sede do órgão, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro.
Ao longo de quase três anos, foram dezenas de atividades, que contaram com a mobilização de dezenas de instituições, governamentais e não-governamentais, gestões escolares, Crianças e Adolescentes estudantes e protagonistas infanto-juvenis. 
 O “II Fórum Comunitário”, conforme convite da Articuladora Lucinete Freitas de Aguiar e do Presidente do COMUCAA, Orlando Pereira Monteiro, tem o objetivo de socializar e avaliar as ações do programa Selo UNICEF. 
Entre as últimas ações realizadas, destacam-se as dos “Temas de Participação Social”, desenvolvidas por sete (07) escolas municipais, trabalhando com “Cultura e Etnia ,  Esporte e Cidadania”. 
Destacamos também a participação Adolescente ao longo desses quase três anos, com atividades nas áreas de comunicação, meio ambiente e protagonismo infanto-juvenil. 
 O programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia”, iniciativa do “UNICEF- Fundo das Nações Unidas para a Infância” tem como meta melhorar a qualidade de vida de Crianças e Adolescentes da Amazônia Legal Brasileira, da qual nosso Maranhão e nossa Açailândia fazem parte, mobilizando governos e comunidades para assegurar os Direitos Infanto-Juvenis, expressos no ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente e na Convenção dos Direitos da Criança da ONU/Organização das Nações Unidas. 
 Até o final deste 2012, o UNICEF define os resultados finais do programa, e a expectativa da Articuladora local, do Comitê Municipal e do COMUCAA é a de que Açailândia seja certificada, como município que assegura Direitos de SUS Crianças e Adolescentes.
Por Eduardo Hirata

Unknown
Câmara reúne-se com conselhos para discutir Orçamento


Açailândia – Ontem, 26, na Sala da presidência da Câmara Municipal de Açailândia, os vereadores reuniram-se com representantes dos conselhos municipais, visando discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias, base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual para o exercício financeiro de 2013.

Estiveram presentes os representantes dos conselhos dos Direitos do Idoso, das Pessoas Portadoras de Deficiência, de Segurança Alimentar, do Fundeb, da Saúde, Tutelar e dos Diretos das Crianças e Adolescentes. Entre os vereadores estiveram o presidente da Casa, vereador Aluísio (PSDB), Júnior Meu Garoto (PSL), Paulo Canarana (PSDB), Arlete Cutrim (PSD), Marco Aurélio (PCdoB), Fábio Pereira (PSDC), Márcio Aníbal (DEM) e o assessor jurídico da Câmara, José Carlos Gomes Patriota. Os demais vereadores encontravam-se em outras reuniões.

A pauta principal da reunião foi a participação dos conselhos na elaboração da Lei Orçamentária Anual, visando destinação de recursos compatíveis com suas atividades, além de uma maior estruturação dos referidos conselhos.

Após a discussão da demanda por parte dos conselhos e as explanações dos vereadores, ficou definido que cada órgão apresentará um documento com suas reivindicações, visando o trabalho da Casa junto ao Executivo para a elaboração da LOA.

O presidente da Casa, vereador Aluísio, pôs a Câmara à disposição dos conselhos para futuras reuniões, visando discutir ponto a ponto suas reivindicações, bem como acompanhar a questão junto ao Executivo. “A Câmara vai entrar em recesso parlamentar, mas os trabalhos continuam. Apenas as sessões entram em recesso, então estamos à inteira disposição dos conselhos, não apenas para discutir suas demandas, como para auxiliar com a estrutura da Casa. Além disso, com as reivindicações elaboradas e apresentadas à Câmara, vamos trabalhar junto ao Executivo a elaboração da LOA de forma que atenda a todas as necessidades da sociedade”, garantiu o gestor do legislativo.

O Poder Executivo tem até o dia 30 de setembro para protocolar na Câmara o projeto de lei que estima as receitas e fixa as despesas da administração municipal para o exercício financeiro de 2013. Até o mês de dezembro a Câmara deve votar e Lei Orçamentária, como de praxe.  “Havendo este entendimento e a participação da sociedade, através dos conselhos na elaboração da LOA, a Casa poderá votar a lei até sem emendas, já que a participação da sociedade garantirá a contemplação adequada”, observou o presidente.

Da assessoria

Unknown
PF faz ação para desarticular grupo que divulga pornografia na web

Operação é realizada nesta quinta (28) em 11 estados e no DF. Até as 9h, quatro pessoas foram presas no Rio Grande do Sul.

 

Desencadeada na manhã desta quinta-feira (28), a operação DirtyNet da Polícia Federal tem o objetivo de desarticular uma quadrilha que que compartilhava material de pornografia infantil na internet. São cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Até as 9h, quatro pessoas haviam sido presas no Rio Grande do Sul. Segundo a assessoria de imprensa da PF, uma prisão foi efetuada em Esteio, uma em Santa Maria e duas em Porto Alegre.
Conforme informações da PF, há seis meses as redes privadas de compartilhamento de arquivos são monitoradas. Os suspeitos, integrantes de um mesmo grupo, atuam no anonimato. Os arquivos divulgados contêm cenas de adolescentes, crianças e até bebês em contexto de abuso sexual. Além da troca de imagens, a PF também identificou na investigação relatos de outros crimes contra crianças, inclusive com menção a estupro cometido contra os próprios filhos, sequestros, assassinatos e atos de canibalismo.

Os alvos brasileiros compartilhavam material de pornografia infantil ainda com outros usuários da internet em mais 34 países: Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bósnia, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Emirados Árabes Unidos, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Finlândia, França, Grécia, Indonésia, Iran, Holanda, Macedônia, México, Noruega, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Rússia, Sérvia, Suécia, Tailândia e Venezuela.
A Polícia Federal já comunicou através da Interpol os países envolvidos para que os seja dado prosseguimento às investigações.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas cidades de Porto Alegre, Esteio e Santa Maria(RS), Belo Horizonte, Montes  Claros, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Divinópolis (MG),Curitiba, Foz do Iguaçu, Maringá e Guaíra (PR); Fortaleza (CE); Natal (RN); Rio de Janeiro,Niterói e Nova Iguaçu (RJ); São Paulo, Santos, São José dos Campos e Piracicaba (SP);Recife (PE); Salvador (BA); São Luís do Maranhão (MA); Vitória (ES) e Brasília (DF).

Às 10h30 desta quinta uma entrevista coletiva será concedida na Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul sobre o balanço da operação.
 
Do G1 RS

Unknown
Ônibus de turismo pega fogo na BR-010, próximo a Imperatriz

Veículo levava, em excursão, grupo de Belém (PA) à cidade de Buritis (MG). Incêndio queimou grande parte da estrutura do veículo, mas ninguém se feriu.

Passageiros de um ônibus de turismo, que ia do estado do Pará a Minas Gerais, levaram um grande susto na madrugada desta quinta-feira (28). Na BR-010, próximo a Imperatriz, o ônibus pegou fogo e explodiu. Apesar de muitas perdas materiais, ninguém ficou ferido.

O ônibus que levava 16 passageiros saiu de Belém, capital do Pará, nesta quarta-feira (27), às 18h, com destino à cidade de Buritis, em Minas Gerais. O objetivo da caravana era buscar tratamento em uma clínica de cirurgia espiritual, mas, por volta das 3h desta madrugada, próximo ao povoado de Lagoa Verde, o ônibus começou a pegar fogo. "Começou pelo pneu. Escutamos o barulho da explosão do pneu e, mais ou menos um minuto depois, o ônibus começou a pegar fogo exatamente na parte onde ficava o pneu. Daí todo mundo saiu e ficamos vendo o ônibus incendiar, já que não podíamos fazer nada", relatou Telma Abreu, responsável pela excursão.

Pessoas que moram próximo à região do acidente se assustaram com os ruídos e se levantaram para ver a situação. "Por volta das 3h30 da manhã ouvimos um barulho como se fosse de tiros, até pensei que era assalto. Quando nos levantamos, umas 5h, viemos até a rodovia e olhamos o ônibus queimado", contou a dona de casa, Maria Paixão.

O fogo destruiu rapidamente o ônibus e as bagagens, mas ninguém ficou ferido. Seis horas depois do acidente, ainda havia fumaça nas ferragens e o trânsito do local ficou lento e perigoso, pois o ônibus bloqueou uma das pistas, obrigando os motoristas a trafegar na contra-mão.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Unknown
Matrícula dos aprovados no Sisu começa hoje

Brasília - Os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer a matrícula nas instituições de ensino para onde foram selecionados a partir de hoje (29). O prazo vai até 9 de julho. Para o segundo semestre de 2012 foram oferecidas 30 mil vagas, que foram disputadas pelos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. A lista está disponível no site do programa.

Os candidatos devem se informar na própria instituição para onde foram selecionados quais são os documentos que precisam ser apresentados no ato da matrícula. Nesta edição, mais de 642 mil estudantes se candidataram para disputar as vagas disponíveis em 21 universidades federais, 27 institutos federais de educação profissional e oito instituições de ensino estaduais.

Será divulgada ainda uma segunda chamada no dia 13 de julho, com período de matrículas entre 17 e 18 do mesmo mês. Quem não for selecionado em nenhuma das duas chamadas poderá participar de uma lista de espera que será utilizada pelas instituições para preencher vagas remanescentes. O candidato interessado em participar da lista de espera deverá fazer essa opção no próprio site do Sisu entre os dias 13 e 19 de julho.
Agência Brasil

Unknown
Buscas por menino sequestrado em Imperatriz são intensificadas

Investigações da polícia receberam reforço do Grupo Tático Aéreo (GTA). Família do garoto contratou aeronave para sobrevoar região de Sítio Novo.

As investigações da polícia em busca do menino de cinco anos, ganharam o reforço do helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA). A família do garoto contratou uma aeronave para sobrevoar a área em busca de qualquer pista dele.

Seis equipes das polícias civil e militar doMaranhão continuam no município de Sítio Novo, no Tocantins, onde a caminhonete usada na fuga dos bandidos foi abandonada, a 25 quilômetros de Imperatriz. As fazendas dos povoados Olho D'Água, Mangueira, Lagoa da União, Piquizão e outras, em um raio de 50 quilômetros, também estão sendo vistoriadas com o apoio da polícia militar do Tocantins.

Alguns moradores informaram que os sequestradores e a criança teriam sido vistos na região, ontem (28) bem cedo. Durante a noite e madrugada desta sexta-feira (29), parte dos policiais militares e investigadores permaneceu na área onde os sequestradores e a criança teriam sido vistos. O problema é que, além da dificuldade de acesso, pela mata fechada, a visibilidade dificultou o trabalho da polícia.

Denuncie
Pedro Paulo Lemes foi levado de casa na manhã de quarta-feira (27) por dois homens armados. A família está oferecendo uma recompensa de R$ 10 mil para quem souber informações precisas do paradeiro da criança. As denúncias devem ser feitas pelo 190, no telefone (99) 3525-1545, da Delegacia Regional de Imperatriz ou pelo Disque-Denúncia, no telefone 0300-313-5800.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Unknown
Eduardo Campos recebe Oscar da gestão oferecido pela ONU

Eduardo Campos recebe premiação em Nova Iorque, pela ONU

Em cerimônia na sede da ONU, em Nova Iorque, o governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos, recebeu o Prêmio das Nações Unidas de Serviço Público (UNPSA) nesta segunda-feira (25). Pernambuco foi o único estado do Brasil a ser premiado e também o primeiro a vencer em duas categorias em dez edições do concurso.

Os jurados do Prêmio atribuíram reconhecimento máximo à iniciativa do Governo de Pernambuco de promover, através dos seminários Todos por Pernambuco, ampla consulta à população para definir as prioridades do governo. Premiaram também o programa Chapéu de Palha Mulher, que dá assistência às mulheres trabalhadoras rurais em período de entressafra.

O UNPSA é considerado o "Oscar" da gestão pública mundial. Esta foi a primeira vez em que uma administração estadual foi premiada por sua política de gestão. Até então, apenas municípios haviam sido contemplados.

“É um reconhecimento e, ao mesmo tempo, um apoio, que reforça o nosso compromisso com a inovação no serviço público", disse o governador. "Estou muito feliz e quero compartilhar esse prêmio com todo o povo pernambucano, com todos os servidores públicos do Estado. Isso não é obra de uma pessoa, é obra de um conjunto, da capacidade de união que temos demonstrado”, disse Eduardo.

O UNPSA é o prêmio de maior prestígio do mundo em relação à prestação de serviços públicos. Anualmente, ele contempla instituições que contribuíram para o desenvolvimento da administração pública nos cinco continentes com o objetivo estimular a difusão desses avanços. A cerimônia de premiação reuniu mais de 400 participantes na Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o Todos por Pernambuco concorreu com outras 471 práticas de gestão pública apresentadas em 73 países. O programa venceu na categoria “promoção da participação na construção de políticas públicas através de mecanismos inovadores“ sendo considerado o melhor e mais moderno sistema de participação popular, com demandas incorporadas à formulação de políticas públicas.

Um dos principais responsáveis pela concepção do Todos por Pernambuco, o ex-secretário de Planejamento e Gestão e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio, subiu ao palco para receber o troféu ao lado do governador Eduardo Campos e do atual secretário de Planejamento, Alexandre Rebêlo.

“O reconhecimento do Todos por Pernambuco pela ONU dá destaque global a um dos principais fundamentos do modelo de gestão pública desenvolvido no Estado, que mescla a adoção de práticas de governança trazidas das empresas privadas com a disposição de dar oportunidade para que o cidadão sugira políticas e avalie as ações realizadas", disse Geraldo Júlio.

Cerca de 13.500 pessoas e 3.500 entidades participaram dos seminários realizados nas 12 microrregiões do Estado. A ausculta popular gerou um amplo documento com 26 mil propostas que foram analisadas e cruzadas. O resultado desse estudo foi consolidado em documentos como o Plano Plurianual (PPA) e na própria Lei Orçamentária estadual.

Já o Chapéu de Palha Mulher foi premiado na categoria “Promoção da Inclusão de Gênero nos Serviços Públicos”. Criado em 2007, ele interiorizou as ações de gênero em Pernambuco, atendendo as trabalhadoras rurais da zona canavieira e da região da fruticultura irrigada no período da entressafra. Além de conceder um auxílio-financeiro e cursos profissionalizantes, o programa fortalece a cidadania das mulheres com oficinas de políticas públicas, gênero, raça e etnia, como explica a secretária Cristina Buarque.

"Esse prêmio tem uma importância muito grande, ele coloca uma política emergente na agenda do Estado. A partir de 2007, o governador inaugurou uma política voltada para a promoção da igualdade entre homens e mulheres, e aí nós ganhamos esse prêmio que confirma todo esforço", frisou Buarque, que recebeu a estatueta de vidro acompanhada do governador e da secretária-executiva de Políticas para Mulheres, Bárbara Kreuzig.

A edição 2012 do UNPSA vai até a quarta-feira com a realização de seminários e mesas-redondas sobre as iniciativas vencedoras. Amanhã, Eduardo concede uma entrevista coletiva na sede da ONU e à noite retorna para o Recife, onde chega no dia seguinte.

Assessoria de Comunicação Social do Governo de Pernambuco

Unknown
Contas sujas poderão participar das eleições deste ano, decide TSE

Brasília – Os políticos que tiveram contas de campanha rejeitadas pela Justiça poderão participar das eleições deste ano, segundo decidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite de hoje. Por maioria de 4 votos a 3, o tribunal desfez decisão da própria corte que impedia a candidatura dos chamados contas sujas.
O julgamento foi retomado com o voto vista do ministro Antonio Dias Toffoli, que desempatou o placar de 3 votos a 3. Para Toffoli, a apresentação das contas de campanha – independentemente de elas serem aprovadas ou não – é suficiente para deixar o candidato quite com a Justiça Eleitoral.
O ministro ressaltou, no entanto, que caso as contas sejam apresentadas sem documentos, “de forma fajuta”, a Justiça irá desconsiderá-las e o político será barrado. Durante a proclamação do resultado, o ministro Henrique Neves fez questão de ressaltar que a decisão diz respeito apenas a contas de campanha, e que os gestores públicos com a contabilidade reprovada por tribunal de contas continuam inelegíveis, conforme determina a Lei da Ficha Limpa.
Os ministros analisaram um pedido do PT e de mais 17 partidos para que o TSE reavaliasse a decisão de março deste ano que, por 4 votos a 3, passou a exigir a aprovação das contas de campanha para liberar candidaturas. A decisão tornou mais rigorosa a regra vigente até então – retomada esta noite – que pedia apenas a apresentação da contabilidade dos candidatos.
A inversão do placar foi possível porque, de março para cá, a composição do TSE mudou, com a entrada dos ministros Antonio Dias Toffoli no lugar de Ricardo Lewandowski e do ministro Henrique Neves substituindo Marcelo Ribeiro.
Toffoli seguiu a posição dos ministros Gilson Dipp, Henrique Neves e Arnaldo Versiani. Eles defenderam que o TSE havia extrapolado o que a lei exige ao cobrar a aprovação das contas. Na outra vertente, estavam os ministros Nancy Andrighi Cármen Lúcia e Marco Aurélio, para quem a intenção da lei é moralizar a atuação política, mesmo que isso não estivesse escrito expressamente no texto.

Agência Brasil

Unknown
GLEIDE SANTOS FOI O NOME ESCOLHIDO DO GRUPÃO

Acabei de receber a Informação Exclusiva que o nome escolhido pela maioria  do "GRUPÃO"  foi o da Ex-Prefeita Gleide Santos (PMDB),agora em definitivo"ELA É A CANDIDATA ESCOLHIDA PELO GRUPÃO.

PS:. a informação foi repassada por ela mesma agora a pouco em conversa por telefone com este blogueiro.


Unknown quarta-feira, 27 de junho de 2012
Em Balsas, PSB confirma Rochinha como candidato a prefeito

O bacharel em Direito Luiz Rocha Filho, o Rochinha, 45 anos, é o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB) a prefeito de Balsas. A convenção, que homologou o nome dele para disputar as eleições de 7 de outubro terminou às 16 horas deste domingo, na Câmara Municipal de Balsas, contando com a presença do ex-deputado e presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B), do ex-deputado federal Roberto Rocha, do deputado estadual Rubens Pereira Júnior, vereadores de Balsas, prefeitos da região e centenas de correligionários que lotaram o Palácio “Heliodoro Souza” para prestigiar o animado evento.
Rochinha está ultimando conversas com os demais partidos de sua base aliada para escolha de outro nome. A nota triste foi a desistência de Dr. Eric, que seria candidato a vice-prefeito na chapa de Rochinha, o que só foi comunicado por volta das 20 horas de sábado ao PSB. Eric é filiado ao PRB, que, no estado, é dirigido pelo deputado federal Cleber Verde. Sua foto já constava nos painéis da convenção na Câmara Municipal e sua assinatura está posta num convite para que os balsenses participassem da convenção.
A partir dessa desistência, uma onda de boatos tomou conta de Balsas, especulando sobre os motivos que teriam levado o jovem médico, filho de um ex-prefeito aliado aos Rocha, a desfazer o compromisso selado há uma semana das convenções, quando o médico é que teria procurado o ex-deputado Roberto Rocha para propor um acordo político.
Como Rochinha é candidato de oposição ao atual prefeito Chico Coêlho e à governadora Roseana Sarney, passou-se a especular que Eric teria cedido a uma série de pressões para que não embarcasse na robusta candidatura do PSB. Ele teria sido levado pelo prefeito de Balsas para uma conversa com Roseana e Cleber Verde, em São Luís. Depois disso, Eric ligou, por volta das 20 horas de sábado, para Rochinha anunciando que não seria mais candidato a vice na chapa do socialista.
Erich já foi secretário de Saúde do prefeito Chico Coêlho, também aliado do ex-deputado e pré-candidato a prefeito, médico Francisco Martins. A intenção de Coêlho seria fazer Martins desistir da candidatura para apoiar Eric, com o aval do governo municipal e governo estadual, já que o candidato de oposição é mesmo Rochinha.
Para Rochinha, esse fato não tira o ânimo nem dele nem da militância do PSB, tampouco da população de Balsas, que já o consagra com a liderança nas pesquisas de opinião. “Ao contrário, quem perde é quem pulou do nosso barco vitorioso, talvez embriagado pelo canto da sereia”.
A convenção do PSB homologou uma composição com os partidos de oposição, em Balsas: PC do B, PDT, PTC e PPS para disputar com muitas chances de vitória a prefeitura de Balsas.
Fonte: John Cutrim

Unknown segunda-feira, 25 de junho de 2012
Eleições 2012: Cinco cidades do Maranhão têm mais eleitores do que população

Ao ler o título desta publicação você deve está se perguntando como isso pode, e várias interrogações lhe cercando, certo? Pois é, aqui no Maranhão isso é mais do que uma realidade, é corriqueiro em épocas de eleições.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) descobriu que no estado existem pelo menos cinco municípios em que o número de habitantes é inferior aos de eleitores, ou seja, provável que não exista crianças e nem adolescentes de 12 a 15 anos (parece piada).

Isso tudo é nada mais, nada menos do que uma clara evidência de transferência de domicílios cometida sempre no período próximo das eleições. Confira quais são os municípios:

Bacurituba:
População – 6.238
Eleitores – 6.265
Brejo de Areia
População – 5.265
Eleitores – 6.744
Junco do Maranhão
População – 4.020
Eleitores - 4.501
Porto Rico
População – 6.030
Eleitores – 6.350
Tufilândia
População – 5.553
Eleitores - 5.901

Blog do Fernando Teixeira

Unknown domingo, 24 de junho de 2012
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.