Especialistas tiram dúvidas sobre direitos trabalhistas das grávidas

Decisão do TST dá estabilidade a quem engravida durante aviso prévio. Saiba o que diz a lei sobre visitas ao médico, licença-maternidade e aborto.

Uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) publicada há uma semana dá às mulheres que engravidarem durante o aviso prévio o direito à estabilidade até o quinto mês após o parto. A estabilidade já é um direito para gestantes em contrato regular de trabalho e, com a decisão, vale também para quem cumpre aviso prévio, ou seja, quem já foi demitido ou pediu demissão. Ainda cabe recurso.

O caso analisado foi o de uma enfermeira de São Paulo que pediu reintegração ao trabalho após rescisão durante gravidez. No caso, o tribunal não reintegrou a mulher ao trabalho, mas concedeu à gestante o direito ao pagamento dos salários e da indenização referentes ao período entre a data em que ela foi despedida e os cinco meses posteriores ao nascimento da criança (veja no vídeo acima).

A decisão é uma resposta a uma antiga dúvida das mulheres a respeito da legislação trabalhista sobre gravidez. O G1 listou abaixo outras dúvidas comuns às trabalhadoras gestantes e colheu as respostas de dois especialistas em direito trabalhista, a advogada Maria Lúcia Benhame, sócia do escritório Benhame Sociedade de Advogados, e o advogado Carlos Eduardo Dantas, do escritório Peixoto e Cury Advogados.

Segundo eles, a empresa não pode, por exemplo, alegar que a funcionária engravidou “de propósito” no período de aviso prévio, que pode ser de até 90 dias, para garantir o direito à licença-maternidade. “A empresa corre o risco de responder por dano moral, pois é fato de difícil comprovação. É uma situação que, ainda que possa ocorrer, não muda nada em termos de estabilidade”, afirma Dantas. Veja abaixo o tira-dúvidas.
Grávida (Foto: TV Globo/Reprodução)

Quais são os direitos assegurados por lei à trabalhadora gestante?
De acordo com os advogados, a gestante tem direito à estabilidade no emprego da concepção até cinco meses após o parto e licença-maternidade de 120 dias remunerada. Ainda segundo Dantas, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nos artigos 389, 392 e 396,  assegura à mulher a transferência de função, quando as condições da gestante assim o exigirem; a realização de exames; pausas para amamentação; e o direito à creche.

Em uma entrevista de emprego a candidata deve falar que está grávida?
Para a advogada Maria Lúcia Benhame, a candidata deve relatar sua gravidez durante a entrevista. “Mas isso pode custar à vaga, pois a empresa estaria contratando uma pessoa que logo se afastará das suas funções”, alerta. Carlos Eduardo Dantas reforça a tese. “O fato de a candidata estar, ou não, grávida, não poderá ser considerado como critério para a contratação. Assim, não deveria haver prejuízos em compartilhar tal informação, quando da entrevista. Entretanto, na prática, sabe-se que, caso ela fale, corre o risco de não ser contratada, sob um argumento qualquer, não relativo à gravidez.” Ainda segundo eles, uma candidata gestante pode concorrer a uma vaga em qualquer período da gestação e poderá trabalhar até o início do afastamento obrigatório.

Durante a entrevista, o empregador pode perguntar se a candidata está grávida ou se pretende engravidar?
Para Maria Lúcia, qualquer pergunta em relação à gravidez é vedada na entrevista de emprego. Já Dantas diz que o entrevistador pode perguntar isso à candidata. “O que a empresa não pode é deixar de contratar por isso”. Segundo ele, a Lei 9.029/95 (que proíbe a exigência de atestados de gravidez e esterilização e outras práticas discriminatórias, para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho, e dá outras providências) taxativamente proíbe, inclusive com pena de detenção de até dois anos e multa, que o empregador realize quaisquer tipos de testes, com o intuito de verificar o estado de gravidez. Os advogados salientam, ainda, que se a candidata conseguir provar que não foi contratada por estar grávida, ela pode entrar na Justiça contra a empresa contratante pleiteando indenização por dano moral.

A funcionária é obrigada a contar que está grávida para o chefe? Como deve ser a formalização disso com a empresa?
Para o advogado Dantas, a garantia prevista na legislação não depende do conhecimento, pelo empregador, do estado de gravidez da funcionária. Mas ele diz que é recomendável que ela comunique a empresa que está grávida. A empresa poderia, em um eventual processo, alegar o desconhecimento do estado da empregada. Dantas diz ainda que “a CLT determina que a empregada notifique o empregador, mediante atestado médico, sobre a data do início do afastamento do empregado, que poderá ocorrer entre o 28º dia antes do parto e a data do parto”. Já segundo a advogada Maria Lúcia, a mulher deve comunicar oficialmente a empresa apresentado comprovação de exame de sangue ou ultrassom.

Se a mulher fica grávida durante o período de experiência na empresa, quais são seus direitos?
Os advogados Dantas e Maria Lúcia destacam que o novo entendimento do TST na súmula 244, alterada em setembro de 2012, indica que mesmo durante o período de experiência, a gravidez garante à funcionária o direito à estabilidade no emprego. Maria Lúcia destaca ainda que “esse é um entendimento jurisprudencial, não é lei, e, portanto, em caso de demissão sem justa causa, ela poderá pleitear a reintegração na Justiça do Trabalho. A empregada não tem direito a indenização, mas sim a reintegração no emprego”.
Grávida em visita médica (Foto: Reprodução/EPTV)
Quais são os direitos a visita ao médico e exames durante o horário de trabalho?
No entendimento da advogada Maria Lúcia, “como qualquer ida a médico, a gestante se comparecer a médico no horário de trabalho deverá apresentar atestado médico para abono de falta”. Já o advogado Dantas diz que “a gestante poderá se ausentar pelo tempo necessário para realização de, no mínimo, seis consultas médicas e demais exames complementares.

Se durante a gravidez a gestante sofrer um aborto espontâneo e perder o filho, quais são os seus direitos?
De acordo com os advogados, o artigo 395 da CLT diz que em caso de aborto não criminoso, comprovado por atestado médico oficial, a mulher terá direito a repouso remunerado de duas semanas.

No caso de uma gravidez de alto risco, o que acontece se o médico recomendar repouso absoluto?
Neste caso, a situação se configura auxílio-doença, e não benefício da gravidez. Assim, a empresa arca com os primeiros 15 dias do afastamento e o INSS assume em seguida. De acordo com os advogados, após o parto, o auxílio-doença será transformado em salário maternidade, e a empresa passará a arcar com os pagamentos.

Como funciona a licença-maternidade?
Os advogados explicam que a licença maternidade é um benefício previdenciário pago durante 120 dias e poderá ter início até 28 dias antes do parto. As empresas podem ainda aderir ao programa de conceder o benefício de seis meses de afastamento nos termos da Lei 11.770/2008, mas isto não é obrigatório. Durante a licença maternidade, o benefício para uma funcionária comum é pago diretamente pelo empregador, que depois se ressarce perante o INSS. No caso de uma empregada doméstica, ela terá direito à estabilidade e à garantia contra dispensa arbitrária, mas o salário será pago pelo INSS.

Amamentação (Foto: Reprodução / TV Tem)

Quais são os direitos na volta ao trabalho ao período de amamentação?
A CLT, no artigo 396, assegura, até que o filho complete seis meses de idade, dois intervalos diários de meia hora cada um, para amamentação, explicam os advogados.
E no caso de uma funcionária que esteja em processo de adoção de uma criança. Se ela ganhar a adoção durante o aviso prévio, como ficam seus direitos de licença maternidade?
Maria Lúcia destaca que não há definição sobre essa situação na súmula 244 do TST. Dantas interpreta que para a funcionária que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção, é devido o salário-maternidade, nos seguintes períodos:
• 120 dias, se a criança tiver até 1 ano completo de idade;
• 60 dias, se a criança tiver de 1 até 4 anos completos de idade;
• 30 dias, se a criança tiver de 4 até completar 8 anos de idade.

Paulo GuilhermeDo G1, em São Paulo

Unknown terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia

FÓRUM DCA AÇAILÂNDIA





Fórum DCA 022. Açailandia-MA., 25 de

fevereiro de 2013.







Convocação





Pela presente, ficam CONVOCADAS as entidades congregadas ao Fórum DCA Açailândia, bem como as entidades Observadoras, e Conselheiros(as) da sociedade civil organizada, para uma assembleia extraordinária, dia 02 de março de 2013, sábado, das 0830 às 1030 horas, no salão do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, Rua Bom Jesus, n.º 576, Centro, com a pauta:



1) Situação da Coordenação Gestora;

2) Situação da Secretaria Executiva;

3) Situação dos registros das entidades (artigos 90 do ECA e 7º- XIII e XIV da Lei Municipal n.º 132/97) junto ao COMUCAA;

4) Plano de Ação DCA 2013/2014 (Plano Decenal DH der Crianças e Adolescentes) e a situação de implementação dos Planos Municipais e funcionamento dos GTs;

5) Informes sobre o processo de escolha do CONTUA 2013-2016;

6) Informes sobre projetos e Plano de Aplicação FIA 2013;

7) outros assuntos que forem colocados e admitidos pela plenária.





Eduardo Hirata, Secretário Executivo





Secretaria Executiva: Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran

Rua Bom Jesus, n.º 576, Centro.

CEP 65 930 000.

Telefone: 3538-2383. E-mail:

cdvdhcb@cdvdhacai.org.br

Unknown
FINALMENTE FIA/COMUCAA DEVE LIBERAR RECURSOS AOS PROJETOS 2013

Demorou, atrasou quase um mês (já está com vinte e cinco-25- dias de atraso, em relação ao cronograma do Edital FIA nº 02/2012), mas agora “sai”, e esta semana, possivelmente quinta-feira, o primeiro “repasse” dos recursos para os seis (06) projetos aprovados para 2013, de
acordo com a Conselheira Tesoureira Ivanete da Silva Sousa, representante da sociedade civil organizada, pelo CDVDH-CB/ Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, no COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de
Açailândia-MA, órgão ao qual é vinculado o FIA/Fundo Municipal para a Infância e Adolescência.

As cinco entidades executoras dos projetos aprovados (desde 25 de janeiro) reclamavam da demora no primeiro repasse dos recursos, pois de acordo com o “alegado rigor legal do Edital FIA 02/2012, pelo Conselho”, determinava o dia 04 de fevereiro para inicio das atividades.

E desde a aprovação dos projetos, dia 25 de janeiro, as entidades selecionavam e contratavam pessoal, definiam as parcerias, inclusive com órgãos públicos municipais (como o Programa Mais Educação), “cadastravam” famílias e matriculavam Crianças e Adolescentes, enfim,
se enccontravam em plenos preparativos para início das atividades.

Segundo a Conselheira Tesoureira do COMUCAA, Ivanete da Silva Sousa, a Diretoria deverá convocar assembleia extraordinária, provavelmente para a manhã desta quinta-feira, 28/02, em nome da transparência e da publicidade a que se refere o artigo 37 da Constituição da República, para formalizar o primeiro repasse dos recursos do FIA 2013 às entidades (o total é de pouco mais de quatrocentos mil reais), bem como outros pagamentos da alçada do FIA.

A Conselheira Tesoureira comunicou ainda que a Diretoria, cumprindo decisão da plenária de 20/02, encaminhou ofício à Prefeitura, requerendo a regularização do repasse do FPM/Fundo de Participação dos Municípios, ao FIA, conforme exige a Lei Municipal n.º 136/97, artigo 4º,I.

(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailandia)

Unknown
Justiça determina o afastamento da prefeita de Axixá, Roberta Barreto

Decisão do juiz Artur Azevedo acata pedido do Ministério Público. Vice-prefeito, Zé Jaime, deve assumir o município por um prazo de 120 dias.

A Justiça determinou o afastamento pelo prazo de 120 dias da prefeita Roberta Maria Gonçalves Barreto (PMDB), do município de Axixá. A decisão do juiz Artur Gustavo Azevedo do Nascimento, atualmente respondendo pela comarca de Icatu, acata o pedido do Ministério Público e estabelece a posse imediata do vice-prefeito, Zé do Jaime (PPS).

Sobre a atual prefeita de Axixá pesa uma série de acusações de irregularidades administrativas, a exemplo de dispensa e afastamento de servidores públicos do quadro efetivo de forma verbal, edição de decreto para recadastramento do funcionalismo, com determinação de juntada dos extratos bancários dos meses de setembro a novembro de 2012, sustação de pagamento dos referidos servidores, relotação sem o devido processo administrativo e determinação para manipulação do ponto de freqüência.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, os servidores “afastados” deveriam se deslocar aos seus postos de trabalho somente para assinatura da folha de frequência, o que incide em ato de improbidade administrativa, como previsto no artigo 11 da Lei nº 8.429/1992.

Ao vice-prefeito caberá fazer um levantamento da situação de todos os servidores afastados, com a respectiva folha de pagamento e lotação. Os documentos com essas informações deverão ser entregues em um prazo de 10 dias ao Ministério Público, a contar da data de sua posse.

A Justiça determinou ainda a expedição de ofício à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Axixá, para providenciar a posse do substituto da prefeita, além de haver encaminhado ofício à rede bancária onde o município possui contas, para que a partir da decisão, não mais reconheçam a titularidade da prefeita eleita e agora afastada.

De acordo com a Assessoria de Comunicação do município, a prefeita Roberta Barreto está reunida nesse momento com sua equipe técnica e jurídica para dar se posicionar sobre o assunto.

Do G1 MA

Unknown
Recém-nascida é levada de hospital em Alto Alegre do Maranhão

Criança foi levada no início da tarde desta segunda-feira (25). Ela ainda estaria com a pulseira de identificação.

Uma criança com poucas horas de vida foi levada, no início da tarde desta segunda-feira (25), do Hospital Geral de Alto Alegre do Maranhão, cidade localizada a 205 quilômetros da capital, na região leste do Estado. Segundo informações da coordenação da emergência a unidade de saúde, uma mulher, aparentando 30 anos, se passou por acompanhante para levar a criança.

 “Ele ficou aqui boa parte da manhã, dizendo que era acompanhante. Na hora do almoço ela foi para a fila do refeitório, mas disse que precisaria voltar para pegar uns documentos. Ela chegou ao quarto e disse à mãe que precisaria levar o bebê ao centro cirúrgico. Então ela saiu com o bebê, passou na portaria dizendo que a mãe viria logo depois e pegou um mototaxi”, afirmou Regilene de Almeida Rodrigues, da coordenação da emergência.
A criança teria nascido às 23h40 do último domingo (25) e levada ainda com a pulseira de identificação.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a diretora do hospital já acionou as polícias Civil e Militar. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também está ajudando no caso, mas até o momento a pessoa que levou a criança não foi identificada.

O serviço social do hospital disponibilizou o número (99) 3638-1380 para que receber informações ou denúncias sobre a localização da criança.

Do G1 MA

Unknown segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Escola Facility abre matriculas para o primeiro semestre 2013/Pequiá-Plano da Serra

AÇAILÂNDIA – A escola Profissionalizante Facility, abre matriculas para 2013, são 8 cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas profissionais. As aulas aconteceram nos bairros Pequiá, Plano da Serra, os mesmos aconteceram somente aos sábados com turmas pela manhã, tarde e noite.

Cada curso terá carga horária de 85 horas/aulas. O valor da matricula é de 10 reais mais 4 ou 5 parcelas de 22 reais. Todos os cursos oferecidos são Profissionalizantes (Cursos Livres) sem valor técnico, os alunos receberam certificados válidos nacionalmente.
Os cursos oferecidos são os seguintes:

Pequiá/Plano da Serra
Relações Humanas – Administração de Empresas – Secretariado – Oratória – Operador de Caixa – Rotinas Administrativas – Técnicas de Vendas – Auxiliar Contábil

Inicio dia 09 de março.  

Para maiores informações e matriculas nos fones:
(99)9155-2606/9185-6532/8124-2918

Unknown
Belém/PA - Representantes da Igreja solicitam e a OAB Pará aprova a criação da Comissão de Direito e Defesa da Liberdade Religiosa

Representantes de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foram recebidos no dia 19 deste mês, na Sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA), pelo presidente da Secção Pará, Dr. Jarbas Vasconcelos do Carmo. O objetivo da visita foi oficializar o pedido de criar uma Comissão de Direito e Defesa da Liberdade Religiosa, tendo como base as Décima Primeira e Décima Segunda Regra de Fé, além principalmente, da Constituição Federal de 1988, que assegura a liberdade de consciência, de crença e o livre acesso à religião.

Durante a reunião, o presidente da OAB-Pará, não apenas acolheu a solicitação, como demonstrou grande interesse em sua imediata implantação. "Nós somos totalmente favoráveis à criação da comissão, que terá o mesmo valor das demais, assim como a sua autonomia e liberdade de ação", destacou Dr. Jarbas. O ofício com pedido é assinado por João Batista Farias Saldanha, que é membro da presidência da Igreja, por Constantino Pedro de Alcântara Neto, diretor de Assuntos Públicos e Paulo Teixeira da Rocha, também membro do Conselho de Assuntos Públicos. Os membros da Igreja local foram convidados a prestigiar e apoiar a reunião para dar mais força à aprovação do projeto.

A solicitação do processo segue agora para um relator. Depois, a proposta será votada pelo Conselho Seccional e após isso, então deve ser nomeada a comissão. Veja no link abaixo a matéria publicada no Portal da OAB-PA:


Unknown
Paraíso do Tocantins - A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias Dedica Nova Capela


O site surgiu.com.br publicou que no último domingo, 24, foi inaugurado em Paraíso do Tocantins, uma Capela d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O edifício fica localizado na Avenida Bernardo Sayão, n° 1765, centro da cidade. A dedicação da capela ocorreu às 9 horas.

A Capela foi aberta para visitação pública das 14 às 21 horas nos dias 21 e 22 de fevereiro. 

De acordo com o líder local - Ala Paraíso - a Igreja já está presente no município a 10 anos e hoje conta com 80 membros ativos.



Unknown
Centro de Defesa abre inscrições para Atividades Culturai

Iniciaram nesta segunda-feira, 18/02, e vão até dia 02 de março as inscrições para as atividades culturais do Centro de Defesa Carmem Bascarán para 2013. 

Capoeira, Danças e Práticas de Leitura serão as principais atividades oferecidas pelas oficinas este ano.
O inicio das aulas serão em 04 de março. As inscrições devem ser feitas na Sede do Centro de Defesa na Rua Bom Jesus, 576, Centro ou nos centros comunitários da Vila Bom Jardim, Capeloza e Vila Ildemar.

Para se inscrever é necessário ter entre 7 e 18 anos e apresentar copias dos documento: Registro de Nascimento, Carteira de Identidade e CPF para os que já possuem, e declaração escolar. Ainda é necessário  copias da Identidade e CPF do responsável.

Do Site C.D.V.D.H/CB

Unknown sábado, 23 de fevereiro de 2013
Gil Rugai é condenado pelo assassinato do pai e da madrasta

Luis Rugai e Alessandra Troitino foram assassinados em março de 2004. Jurados consideraram que jovem matou por medo de ser denunciado à polícia. 

O júri condenou o estudante Gil Rugai pelo assassinato de seu pai, Luis Rugai, e de sua madrasta, Alessandra Troitino, ocorrido em março de 2004. A assessoria do Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou a condenação no Twitter. O veredicto será lido na tarde desta sexta-feira (22) no Fórum da Barra Funda.

A decisão havia sido adiantada minutos antes pelo promotor do caso, Rogério Leão Zagallo. "Foi condenado por tudo", disse. "Fui atacado, me chamaram de ridículo, ouvi que não tinha estudado, agora é missão cumprida", afirmou Zagallo.

O julgamento durou cinco dias. Neste período, foram ouvidas 15 testemunhas (sendo cinco de acusação, sete de defesa e três do juízo), além do réu, que foi interrogado pelo juiz, por seus advogados e pelo promotor. Gil Rugai negou o crime. "Não fui eu [quem matou]. Agora quem foi eu não sei", disse o jovem de 29 anos.

As principais provas apresentadas contra o réu foram a pegada de Gil Rugai em uma porta arrombada no local do crime e a localização da arma que matou o casal. Ela pertencia ao jovem.

A forma como o resultado foi anunciado recebeu críticas der pessoas ligadas ao réu. A antropóloga Ana Lúcia Pastore Scheitzmeyer, testemunha de defesa, estava entre as que criticaram a confusão causada pelo anúncio de Zagallo. “Foi vergonhosa a maneira como ele entrou no plenário. Ele anunciou a sentença no lugar do juiz e as alunas dele aplaudiram como se fosse um circo, como se tivesse vencido uma partida de futebol”, disse a antropóloga.

Tese da acusação
Os jurados acreditaram na tese do promotor do caso de que Gil matou o casal porque teve medo de que seu pai levasse adiante a ameaça de denunciá-lo à polícia por causa de um desvio de dinheiro ocorrido na produtora da vítima, a Referência Filmes.

O promotor também apontou o que chamou de outras contradições no interrogatório de Gil. Uma delas é sobre o local onde ocorreu uma discussão entre pai e filho dias antes do assassinato. Gil disse que não esteve na produtora do pai. Já em interrogatório prestado anteriormente, afirmou que após jantar com Luis em um restaurante, concluiu a conversa na sede da Referência Filmes.
No mesmo processo pelo homicídio, Gil responde ainda à acusação de ter dado um desfalque de mais de R$ 25 mil, em valores da época, à empresa do pai, razão pela qual havia sido expulso do imóvel cinco dias antes do crime. Ele cuidava da contabilidade da ‘Referência Filmes’.

Tese da defesa
O advogado Thiago Anastácio disse que a acusação tentou criar a imagem de Gil como um psicopata. “Construíram um psicopata. O caso Richthofen não é o caso do Gil”. A afirmação foi feita durante a argumentação da defesa na fase de debates do julgamento.

Durante o debate, os advogados de Gil Rugai apresentaram a linha do tempo que colocaria o réu fora da cena do crime e desqualificaram os depoimentos das testemunhas. “Um analfabeto fala que viu Gil Rugai sair de capa caramelo”, disse Anastácio tentando descredenciar o depoimento do vigia que afirmou ter visto Gil na casa onde ocorreram os crimes.

Durante uma hora e meia, os defensores tentaram plantar dúvidas no júri.  “Temos telefonemas que confirmam que Gil não estava na cena do crime. Às 21h54, um vizinho ligou para o motorista no dia do crime para relatar ter ouvido disparos. Às 22h12, Gil no telefone fixo da produtora dele, ligando para ele. Estava a 4 km de distância. Pergunto: Gil estava na cena do crime?”, afirmou o outro advogado de Gil Rugai, Marcelo Feller.

“E às 22h13, o vizinho liga novamente para o vigia perguntando sobre o barulho. E às 22h14, uma mulher chama a PM. Por que os vizinhos só chamaram a PM 44 minutos depois?”, contou tentando provar que seu cliente não estava presente na casa onde Luis Carlos Rugai e Alessandra Troitino.

Acusação
Durante sua fala, o promotor Rogério Leão Zagallo afirmou que o réu “tem dupla personalidade”. “Tangencia entre a normalidade e psicopatia”, disse o representante do Ministério Público (MP). A Promotoria afirmou ainda que Gil Rugai mentiu no júri ao dizer que não sabia que o pai havia trocado as chaves da produtora Referência Filmes. “A Polícia Civil, Gil havia dito no passado que soube dessa troca. Outras testemunhas, funcionários da empresa confirmaram isso”, disse Zagallo.
A tese do promotor é que a troca ocorreu porque o pai de Gil descobriu que o filho fraudou a empresa e não queria ele mais trabalhando nela e morando na mesma casa. Para o MP, Gil matou o casal porque teve medo de seu pai levar adiante a ameaça de denunciá-lo à polícia pelo desvio de dinheiro.

O promotor também questionou os álibis de Gil. O réu afirma que não estaria na cena do crime. “Se assim fosse, a amiga que o viu no Shopping Frei Caneca e a outra pessoa que falou que consertaria o telefone celular dele teriam sido arroladas como testemunhas, mas não foram”.

Outro depoimento apresentado foi o de um funcionário da Referência Filmes, que disse que Gil lhe teria afirmado que gostaria de o pai morto. “Uma funcionária ouviu Gil dizer: ‘eu seria mais feliz se meu pai morresse’”, relatou Zagallo. “Ele também se referiu ao pai como ‘fedido’”.

O objetivo do promotor foi o de tentar traçar o perfil psicológico de Gil. Após isso, começou a comentar as provas do crime, como a arma.

Paulo Toledo Piza, Márcio Pinho e Kléber TomazDo G1 São Paulo

Unknown sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Segundo Ministério da Saúde, Açailândia pode ter surto de dengue

Levantamento afirma que houve aumento no número de casos da doença. Até o momento, foram realizadas três notificações de suspeita de dengue.

Segundo o Ministério da Saúde,Açailândia é um dos municípios com risco de surto de dengue. Um levantamento, feito por uma equipe da Secretaria de Saúde do Governo Federal, constatou que teve aumento no número de casos de dengue no município.

Todos os dias, 51 agentes de endemias visitam vários bairros. Eles analisam os locais que são propícios para a proliferação dos mosquitos. Além das residências, o alvo são os terrenos baldios onde garrafas e pneus são encontrados.

Com a chegada do período chuvoso, a preocupação com o aumento no número de casos de dengue.  O município foi classificado como área de alto risco após um levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Até o momento, foram realizadas três notificações de suspeita de dengue no município. O número é baixo, mas é preciso que a população faça sua parte.

Do G1 MA com informações da TV Mirante

Unknown
Lula diz que candidata em 2014 é Dilma e defende gestão 'pró-povo'

Ao falar após antecessor, presidente relaciona opositores a 'timbres do atraso' e promete que o País voltará a crescer com estabilidade; partido lança slogan 'do povo, para o povo, pelo povo'

Em evento de comemoração dos dez anos de governo petista no País, Luiz Inácio Lula da Silva lançou na quarta-feira, 20, a candidatura de Dilma Rousseff à reeleição. O ex-presidente exaltou a sucessora e afilhada política, fez desafios ao PSDB e se referiu diretamente o pré-candidato do partido adversário ao Palácio do Planalto, Aécio Neves, que horas antes havia discursado no plenário do Senado.

Lula também criticou seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, por ter reclamado das recorrentes comparações petistas com o governo tucano – a mais recente feita numa cartilha distribuída à militância.

"A resposta que o PT deve dar a eles é dizer que eles podem se preparar, podem juntar quem eles quiserem, porque, se eles têm dúvida, nós vamos dar como resposta a reeleição da Dilma em 2014", disse Lula, ao lado da presidente, às cerca de mil pessoas que participaram do evento realizado à noite num hotel da zona norte paulistana. Foi a primeira vez que o presidente citou abertamente a reeleição de Dilma após os rumores de que ele poderia voltar a disputar o Planalto no ano que vem.

"Gente, descobri que só o fato de passar oito anos dizendo 'nunca antes na história', 'pela primeira vez', comparando com eles, perturbou-os. Nós queremos comparar", afirmou Lula.

O ex-presidente, que optou por uma gravata verde e amarela em vez da vermelha, cor do PT, afirmou que os tucanos estão "sem valores, sem discurso e sem proposta". "Todas as coisas que eles pensaram em fazer, nós fizemos mais e melhor. Por isso queremos fazer esse debate com eles, com a opinião publica, com a imprensa", disse ele, que há meses evita os repórteres. Assim como os demais oradores, Lula não fez menção ao mensalão – condenados no caso compareceram ao ato. Contudo, afirmou não temer debater a corrupção. "Não temos medo de comparação. Inclusive em debate sobre corrupção."
Dilma, que falou depois de Lula, não mencionou a questão eleitoral. Mas embarcou nas críticas à oposição. Falou em "timbres do atraso", no uso de "jogo estatístico" para atacar os números de seu governo e no "jogo do desprezo" de quem defende a "estatística da miséria". Ela enalteceu a gestão Lula: "Ele fechou a porta do atraso para escancarar a porta da oportunidade para milhares de brasileiros". Também elogiou sua política econômica, ao falar que o País voltará a crescer com estabilidade monetária. Atacou ainda "previsões tendenciosas", entre as quais a de uma crise energética, rechaçada por ela.

'Do povo'. Orientados pelo marqueteiro do PT, João Santana, que criou o lema oficial "do povo, pelo povo e para o povo" usado na celebração, Lula, Dilma e o presidente do PT, Rui Falcão, priorizaram as questões sociais em seus discursos na festa.

Dilma também defendeu o PT ao dizer que o partido é o "mais perseguido por aqueles que nunca tiveram compromisso com o povo". "A gente jamais abandonou os pobres", disse a presidente.
Santana criou toda a iconografia do ato e apresentou o jingle que marca as comemorações dos dez anos, cujo refrão repete várias meses a expressão "meu PT, meu PT, meu PT" e encerra com "uma história de amor pelo Brasil".

Com a voz ainda falha, em razão da recuperação do tratamento de combate a um câncer na laringe, Lula enalteceu sua ação política em questões como a economia e a reforma agrária e afirmou que foram elas, junto com a ampliação do arco de alianças do PT, que proporcionaram aos petistas chegarem ao poder e se manterem nele pelos dez anos.

"Passei dez dias sem querer aceitar a Carta ao Povo Brasileiro. Porque eu tinha que mudar parte da história", disse Lula, lembrando da carta na qual se comprometeu a manter os fundamentos econômicos do País e não romper contratos. "Foi a teoria do Lulinha 'paz e amor' que fez com que a gente criasse a base aliada com partidos que pensam diferentes de nós.

Sabemos o quanto e importante manter uma base aliada com gente que a gente até não gosta. Ora, não é pra casar! Eu casei foi com a Marisa", afirmou.

O ESTADÃO

Unknown quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
Poderia um Profeta Mórmon Renunciar?

Profetas mórmons, papas católicos e dalai lamas tibetanos chegam ao controle de suas religiões por caminhos diferentes. Os primeiros são chamados por Deus e sobrevivem mais tempo que seus colegas, outros são votados, outros são reconhecidos desde a infância. 

Mas todos eles são "desobrigados" ou deixam estes chamados da mesma forma: Eles param de respirar. 

Assim era até a impressionante renúncia do Papa Bento XVI na semana passada, que levantou a questão sobre outros líderes religiosos que servem chamados por toda vida: Se eles devem permanecer até que morram, ou podem renunciar pelo caminho. 

É um dilema particularmente moderno, atrelado a um tempo em que as exigências sobre esses homens têm se expandido de forma exponencial desde que suas religiões começaram. Eles vivem cada vez mais tempo e estão mais presentes na mídia e expostos ao público. Espera-se que viagem muito, preguem e ensinam milhões, e estão sob o olhar de escrutínio da mídia. Os seguidores anseiam figuras carismáticas que falam com autoridade moral e que transfiram as vicissitudes do envelhecimento mortal. 

Para Bento XVI de 85 anos de idade, a resposta foi clara: isto não poderia acontecer. 

A alguns séculos atrás, quando um papa católico ficava muito doente ou enlouquecia, apesar das pouquíssimas renúncias, era colocado nos bastidores e a igreja continuava até sua morte. Há notícias de golpes e envenenamentos, mas são poucos os relatos. Só que a igreja católica hoje tornou-e em uma aldeia global. É um desafio muito mais complicado. E não apenas para o mundo de mais de um bilhão de católicos, mas também para outras religiões que possuem seu líder presidente idoso. 

Muitos atualmente estão questionando e argumentando sobre a questão. Mas há algo que sempre paira na mente das pessoas: Que a idéia de um chamado por toda a vida está cheio da mística acompanhada daquilo que é sagrado. Um sacrifício em prol daquilo que se acredita. 

Tradicionalmente um papa não renuncia devido seu papel de ser o "pai" da Igreja Católica. Ninguém pode renunciar à paternidade. Um pai está lá até que morra. Mas muitas pessoas esquecem que o título de Papa também carrega o título de chefe de estado do Vaticano. E isso acarreta também inúmeras outras atividades, inclusive políticas, além de ser chefe de uma enorme burocracia.

O último papa antes de Ratzinger, João Paulo II, logo que foi chamado fez inúmeras boas ações, entretanto, num grande período do final de sua vida o vimos fraco de saúde, enfermo e mal podia falar. Para o próprio Bento XVI, a renúncia era inevitável no caso de João Paulo II, mas ele permaneceu. Sua sucessão foi um ato político, além de religioso. 

Agora com a saída de Bento, surgem inúmeras perguntas: O que se faz com um ex-papa? Como chamá-lo? Se ele escrever qualquer coisa, será que a mídia ira analisá-lo sob o olhar do novo papa. E, no futuro, as pessoas poderão pressionar um papa a renunciar não porque ele está doente, mas porque simplesmente não gosta dele? 

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mais conhecidos como os mórmons) também possui um líder eclesiástico que os membros reverenciam como Profeta, Vidente e Revelador. A ideia de que existe um profeta vivo hoje, e especialmente entre esses desolados e turbulentos tempos em que vivemos, não deveria ser um conceito novo para ninguém. As escrituras nos ensinam claramente que Deus, nosso Pai Celestial, e perfeito é não muda. Ele e o mesmo ontem, hoje e para sempre.

Deus sempre teve profetas nesta terra. Através da historia, Ele escolheu, profetas como Noé, Abraão, Moisés, e outros, para ensinar e pregar o evangelho, e para guiar a Sua Igreja. Na Bíblia Sagrada, no Velho Testamento, mais precisamente no livro de Amós, que também foi um profeta de Deus, estão registradas as seguintes palavras: “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma sem antes revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amos 3:7). Se Deus chamou profetas nos tempos antigos, não faria sentido que Ele chamasse um homem de Deus para ser o Seu profeta – Sua boca na terra – em nossa época?

No caso d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias há um manto profético sobre o presidente da Igreja. A Igreja foi restaurada em 1830 por Joseph Smith, um jovem de Nova York que proclamou que Deus o comissionou para restaurar o cristianismo como era originalmente. Ele também traduziu pelo dom e poder de Deus uma história antiga, escrita em placas de ouro, que foram enterradas no solo, e se tornou uma das escrituras sagradas da religião, o Livro de Mórmon. 

Experiências e visões de Joseph Smith, suas revelações e liderança carismática iniciou um movimento que, como muitos outros, enfrentou conflitos graves de sucessão quando ele morreu (assassinado por uma turba em 1844, em Illinois). Em última análise, para a maioria dos Santos dos Últimos Dias na época, o bastão foi passado para Brigham Young, o membro sênior do Quórum dos Doze Apóstolos. 

Este padrão, estabelecido pelo Senhor (como acreditamos), traduziu-se em sempre que os presidente da igreja morresse, o apóstolo o mais antigo sempre assumiria o mais alto cargo da igreja. Ele escolhe dois homens para servir como seus conselheiros na Presidência. 

Joseph Smith era jovem quando morreu e Brigham Young também era bem jovem quando assumiu a Igreja vivendo até os 76 anos. 

Desde então, as melhorias de saúde e estilos de vida saudáveis ​​têm permitido aos líderes mórmons viverem por muito tempo, até mesmo aos seus 80 a 90 anos. Como João Paulo II e Bento XVI, alguns presidentes Mórmons - especialmente no final do século 20 - tiveram de lidar com as aflições do envelhecimento. David O. McKay, Spencer W. Kimball, Joseph Fielding Smith, Ezra T. Benson e Howard W. Hunter se afastaram da presença do público em seus anos finais, deixando a administração e condução de uma igreja em crescimento global para seus conselheiros saudáveis ​​da Primeira Presidência. 

Para lidar com o envelhecimento da liderança em níveis mais baixos, alguns dos membros mais velhos do quórum dos Setenta foram aposentados ou dado o status de "emérito" em 1978. Eventualmente, tornou-se uma norma para os Setentas se aposentarem aos 70 anos. 

O historiador Richard Bushman disse: "[os mórmons] não aposentam seus apóstolos, porque pensamos que Deus está trabalhando através das tábuas das mortalidade. Seria ir contra Deus." 

Além disso, diz ele, "um presidente incapacitado é um problema bem menor em nossa igreja por causa do trabalho dos conselheiros. Se o presidente não pode fazer o trabalho, todo mundo sabe quem é o próximo no comando. Ele pode assumir e todos respeitam a sua autoridade. " 

O atual presidente d'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Thomas S. Monson, é alguns meses mais novo do que o papa Bento XVI. Ele continuou a viajar, embora não tão freqüentemente quanto ele fez nos primeiros meses de sua presidência, que começou em fevereiro de 2008. Ele ainda discursa em conferências gerais da Igreja e está presente em muitos eventos da Igreja. 

O jornal Church News, publicou uma mensagem online do Presidente Thomas S. Monson em 1 de fevereiro de 2013, onde ele fala sobre seus cinco anos como Profeta e Presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em sua mensagem ele também enfatiza a necessidade dos membros irem “resgatar” o próximo. A seguir podemos ler um trecho da sua mensagem:

Este ano eu completo 50 anos desde que fui chamado para servir no Quorum dos Doze Apóstolos. Eu tinha 36 anos de idade quando recebi aquele chamado. No mês de agosto eu celebrei meu 85° aniversário. Alguns dos membros mais antigos do Quorum dos Doze são mais velhos do que eu. Entretanto, juntamos nossos vozes, com as do Rei Benjamim, que disse, como registrado no segundo capitulo do livro de Mosias: “Mas sou como vós mesmos, sujeito a toda sorte de enfermidades do corpo e da mente; contudo fui escolhido por este povo e consagrado por meu pai; e a mão do Senhor permitiu que eu fosse governante e rei deste povo; e fui guardado e preservado por seu incomparável poder para servir-vos com todo o poder, mente e força que o Senhor me concedeu”. A despeito dos problemas de saúde que podemos enfrentar, a despeito de qualquer enfraquecimento do corpo ou da mente, servimos dando o máximo de nos mesmos. Eu lhes asseguro que a Igreja esta nas mãos do Senhor. O sistema estabelecido pelo Conselho da Primeira Presidência e do Quorum dos Doze Apóstolos assegura que ela sempre estará nas mãos de Deus, e por isso, não há nada a temer ou se preocupar. Nosso Salvador, Jesus Cristo, a quem seguimos, a quem adoramos, e a quem servimos, estará sempre no comando.

Se a saúde do presidente Monson piorar, certamente seus conselheiros completariam todo o trabalho necessário, juntamente com os outros 12 apóstolos - como tem sido a prática no passado. Além disso, não há disputas políticas para avanços nos cargos, pois a sucessão é bem definida e não está condicionada a votos de quóruns superiores, mas ao apoio incondicional de toda a Igreja. 

A grande verdade que traz conforto a todos os mórmons é que a Igreja está protegida contra partidarismos, politicagens e outros. Os mórmons estão seguros disso. O sistema de sucessão oferece segurança e previsibilidade. A Igreja não entra em crise e não há escândalos. Apesar de os conselheiros não poderem substituir o presidente, eles podem conduzir todas as coisas em sua ausência e refletir a autoridade carismática do profeta.

Uma informação curiosa é que uma outra Igreja que surgiu alguns anos depois, após a sucessão mórmon quando Joseph Smith foi assassinado, a "Comunidade de Cristo", mais conhecida como Igreja Reorganizada (possui aproximadamente 250.000 membros) já teve três profetas presidentes que renunciaram a seus chamados. Inclusive um deles renunciou declarando que havia feito algumas escolhas erradas e que não conseguia conduzir eficazmente essa igreja. N'A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias nunca houve casos de renúncia de presidentes da Igreja, sendo que os mesmos serviram até o fim de suas vidas.

Unknown terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.