Alunos do curso técnico em Guia de Turismo da Uema/UemaNet participam de treinamento na Setur

64 alunos do curso técnico em Guia de Turismo, modalidade a distância, do Polo São Luís e São José de Ribamar, da Universidade Estadual do Maranhão, intermediados pelo Núcleo de Tecnologias para Educação - UemaNet, participaram, nos dias 27 e 28 de maio de treinamento. A formação foi realizada pela Secretaria de Estado do Turismo e tem carga horária total de oito horas.
Durante esses dias, os alunos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre macro programa de turismo do Maranhão, o Plano Maior, os Polos Turísticos, a Campanha do Turismo Sustentável de Infância (TSI), Cadastur e rotinas dos postos de atendimento.
"Esse momento tem como objetivo articular os conhecimentos adquiridos aqui para que esses alunos já possam atuar também como sujeitos nesse processo. Essa é  a preocupação da Universidade. E claro que esses alunos podem atuar, futuramente, nos projetos da própria secretaria de Turismo", disse a coordenadora pedagógica do e-Tec/cursos técnicos, Sandra Regina.
Para o aluno Aluno Edson Lemos a capacitação é de suma importância. "Estamos conhecendo coisas novas, como o Plano Maior, que ainda não conhecia e muitos outros projetos. É muito bom aprender e poder passar esse conhecimento para outras pessoas, fazendo-as se apaixonarem também pelo Maranhão", destaca.
Opinião compartilhada pela turismóloga e tutora presencial, Luciana Castro: "A secretaria, como parceira das instituições de ensino, está dando esse suporte de conhecimento relacionado ao planejamento do Estado, ao desenvolvimento do turismo. Então, os alunos só têm a ganhar e, com certeza, eles contribuirão como agentes transformadores dessa realidade para o desenvolvimento do turismo. Esse treinamento é um complemento dos que eles aprendem dentro do curso, qualificando-os para uma melhor atuação na sua área".
A superintendente de Relações Institucionais da Setur, Sandra Rodrigues, aproveitou a oportunidade é destacar falta dessa mão de obra no mercado maranhense. "É muito bom ver a quantidade de alunos que serão formados pela Uema. É bom saber que as demandas do mercado, que sofre com a falta desse profissional, serão atendidas. O Guia de Turismo é uma figura muito importante para a nossa cadeia turística", ressaltou.
O treinamento continua nos dias 02 e 03 de junho. Após a oferta aqui em São Luís, a intenção é levar essa formação, também, para os outros polos, nos quais a Uema também oferta o curso técnico em Guia de Turismo: Barra do Corda, Arari e Açailândia.
Por Paula Lima

Unknown sexta-feira, 31 de maio de 2013
12 DE JUNHO: DIA NACIONAL E MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL - FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO/FNPETI LANÇA CAMPANHA

12 DE JUNHO: DIA NACIONAL E MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
- FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO/FNPETI LANÇA CAMPANHA 
Juliana Sada, no “Portal Promenino”, com “Cidade Escola Aprendiz”, 28/05/13. 
Você já presenciou alguma criança ou adolescente exercendo atividade doméstica? Cuidando de crianças, fazendo faxina ou varrendo a calçada? O trabalho infantil doméstico é recorrente no Brasil e, muitas vezes, aceito pela sociedade. Se juntarmos todas as crianças que realizam essa atividade no País daria para encher mais de três estádios do Maracanã. 
De olho nos altos índices brasileiros, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) vai lançar, no dia 12 de junho, uma campanha de combate ao trabalho infantil doméstico. Sob o lema “Tem criança que nunca pode ser criança”, a ação do FNPETI busca sensibilizar e mobilizar a sociedade brasileira para o tema, e marca o dia mundial de combate ao trabalho infantil. 
Dificuldades no combate
“O trabalho infantil doméstico é muitas vezes invisível e, o que é mais preocupante, é que as crianças, os adolescentes, os próprios empregadores, e a sociedade como um todo, não enxergam nessas atividades uma situação de trabalho. Vêem como uma ajuda, como uma coisa boa...” explica a secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), Isa Maria de Oliveira. 
A campanha do FNPETI vai trabalharem prol dessa conscientização: "A ação tem o foco de sensibilizar os próprias adolescentes, suas famílias, suas escolas e os conselheiros tutelares – que muitas vezes não tem essa compreensão [do trabalho]", reforça Isa.   
Além da questão cultural, que não vê malefícios na atividade, há também a dificuldade da fiscalização, uma vez que os agentes não podem entrar em residências sem um mandato judicial, diferentemente do que ocorre com as empresas. Por ocorrer dentro das casas e ser de difícil detecção, a atividade é chamada de “invisível”. 
Dados do Censo de 2010 revelam que há 258 mil crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos trabalhando em atividades domésticas no Brasil. No mundo todo, há 15,5 milhões de jovens com menos de 18 anos que exercem a atividade, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). 
O trabalho doméstico é classificado pela OIT como uma das piores atividades que podem ser exercidas por uma criança já que há intenso esforço físico, exposição ao fogo, longas jornadas, isolamento e possibilidade de abuso físico, psicológico e sexual. O Brasil, que adotou a classificação da OIT, se comprometeu a erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2015. 
Dia mundial de combate ao trabalho infantil
O dia 12 de junho é marcado por mobilizações em todo o mundo pela erradicação do trabalho infantil. A campanha do FNPETI terá alcance nacional e desdobramentos nos estados e municípios. De acordo com Isa de Oliveira, o objetivo da campanha é conscientizar os atores envolvidos no trabalho infantil e também educadores e conselheiros tutelares, para que saibam como identificar e agir nessas situações. "A campanha tem que mostrar que é proibido para todas meninas e meninos que não completaram 18 anos e o poder público tem que buscar alternativas", afirma Isa. 
E aqui em Açailândia, pelo terceiro ano consecutivo, não se lembrará (oficialmente) o “Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”. Dia 12 de Junho lembrará (naturalmente...) o “dia dos(as) namorados(as)”. 
E por aqui, a exploração do “trabalho”  infantil segue adiante, cada vez mais firme e mais forte...Ninguém, das autoridades responsáveis, pelo monitoramento/fiscalização, tai pro azar... 
Incorporam a “cultura popular” que prega que “as crianças (pobres, pardas, negras...) tem mesmo que trabalhar, prá não ficar por aí bolando fazendo coisa ruim...” 
Criança de classes média e rica tem que estudar, fazer curso, ir pra igreja, divertir-se, viajar; criança pobre, de classe pobre, “...tem que trabalhar para ajudar o sustento de casa, só o bolsa-família não dá...” (isso me disse, prá meu espanto, um professor da rede pública...). 
E as condicionalidades do bolsa-família, as cláusulas do TAC/Termo de Ajuste de Conduta firmado pelo Município com o Ministério Público do Trabalho, o Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, a Constituição da  República ( Emenda 20) e o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, artigo 60, a CLT/Consolidação das Leis do Trabalho, a “Lei da Aprendizagem”... 
Ora bolas às leis, aos planos, criança (pobre, parda,negra...) tem é que trabalhar pra não ficar na rua maldando, trabalhar  prá ajudar no sustento da família... 
(Eduardo Hirata)

Unknown
Vereador Sarney Moreira é escolhido como Líder do Governo Gleide Santos na Câmara de Açailândia.

Vereador Sarney Moreira líder do governo municipal na câmara de Açailândia.

Açailândia - A prefeita Gleide Santos indicou através do ofício 074/2013 encaminhado a presidente Lenilda Costa, nessa terça-feira (28), o vereador José Sarney Moreira (PRP) para exercer a função de líder de governo na Câmara Municipal de Açailândia. A indicação veio ao completar quase 05 meses da administração da nova prefeita de Açailândia e tem como objetivo dar sustentação às propostas da Prefeitura dentro do Legislativo, além de intermediar as relações entre os dois poderes.

Vereador Sarney, PRP lider do governo
A escolha do vereador Sarney Moreira para ser o líder do governo na Câmara Municipal é mais uma ação que os poderes Executivo e Legislativo de Açailândia realizam para consolidar uma caminhada positiva e democrática, em defesa dos interesses da população. A experiência no parlamento e a forma como o vereador se posicionou durante este período junto ao executivo municipal, pode ter sido o fator preponderante para conquistar a confiança da prefeita Gleide Santos, culminando com a sua escolha para líderar os assuntos do executivo municipal junto ao parlamento mirim.

“Recebi a indicação com naturalidade, pois tenho uma grande afinidade com o programa de governo da prefeita Gleide Santos, e sei que os dois poderes Legislativo e Executivo trabalhando de forma harmônica poderemos transformar a cidade de Açailândia em uma cidade muito melhor para criarmos nossos filhos”, disse o vereador Sarney Moreira.

Sarney Moreira foi eleito vereador em Açailândia pelo PRP, obtendo 1.024 votos

Fonte: Wiltom Lima

Unknown
Em Açailândia Drogaria Big Ben é assaltada O Gerente e baleado com assalto provoca fechamento de farmácias no centro da cidade

A drogaria Big Ben do município de Açailândia foi assaltada no inicio da noite desta quinta feira (30). por volta das 7:40h da noite

Elementos aproveitando o pouco movimento de pessoas por ser feriado resolveram assaltar o local. De acordo com informações o gerente foi baleado. 

O assalto a Big Ben, que funciona 24 horas provocou o fechamento da empresa e levou outras farmácias próximas ao local a fechar. Segundo relato de uma funcionária que se encontrava na empresa no momento do ocorrido o clima foi de terror. "Foi apavorante, entraram aparentemente fingindo que ia comprar algo mas o que queria era roubar a empresa" afirmou a Policia Militar saiu a procura dos assaltantes mais ate agora sem nenhuma informação dos mesmo.
Portal Veras

Unknown
Vem ai a 6ª Edição da ExpoAçailândia festa Agropecuária de Açailândia no Parque de Exposição Egídio Quintal Filho!

Vem ai a  Edição da ExpoAçailândia festa Agropecuária de Açailândia.

Este ano promete ser um dos melhores, um evento que traz convidados de vários municípios vizinhos, para prestigiar o comercio agropecuário, o rodeio e principalmente nossos shows em breve estaremos divulgando as Bandas.

Este ano a agenda de show esta contagiante, a cada ano uma banda abrilhanta no palco do parque de Exposição Egídio Quintal!

Esse evento, tão importante para o município já que Açailândia abriga o maior rebanho bovino do estado. A belíssima festa acontecerá no dia 03 a 11 de Agosto 2013, Aguardem atenciosamente SINPRA.

Portal Veras

Unknown
Contagem regressiva para a XI vaquejada de São Francisco do Brejão

14, 15 e 16 de junho no Parque Raimundo Alves de Oliveira
São Francisco do Brejão – Realização simultânea de serviços, dezenas de homens trabalhando, dia e noite, nos últimos dias, e o Parque Municipal de Vaquejada Raimundo Alves de Oliveira está se transformando numa das mais invejáveis estruturas do gênero no sul do estado.
Neste sábado, 01 de junho, acontece o desfile para a escolha da Rainha, Princesa e Miss Simpatia da XI Vaquejada do Brejão. E, nos dias 14, 15 e 16 de junho o município se transformará no principal destino das cidades e estados vizinhos.
Dia 14, André e Felipe farão show evangélico, e em seguida a Banda Garota Bandida dará o pontapé inicial das atrações musicais da maior festa do município. No sábado, 15, às 9 horas da manhã, acontecerá a grande Cavalgada, e à noite Max Sertanejo, Anderson Fayon e a Banda Muleke Doido levarão, sem dúvidas, uma multidão a cantar, dançar e curtir a principal noite da festa. No domingo, 16, Amado Edilson (o garoto propaganda das vaquejadas) e a Banda Ravelly encerarão o evento.
A capital do leite se prepara para a realização de mais essa grande festa, mais uma edição de um dos maiores eventos da região. Idas e vindas de centenas de carros e motos, barulho. Cavalos e gados pelas ruas. Turistas, visitantes, vindos dos mais diversos lugares. Vendas e compras dos mais diversos produtos e serviços, economia aquecida. Alegria. É festa. É Vaquejada, é a XI Vaquejada municipal do Brejão. Você é o convidado, especial!!!
O Parque está ficando uma coisa bonita de se vê. Além do básico, que já existia, o prefeito Magnaldo determinou que fosse construída novamente a Casa do forró. As novidades ficam por conta da casa de apoio para os vaqueiros e um Bar, construído bem ao lado da Casa do forro. Inclusive, o prefeito antecipou, hoje, que as barracas, a luminária e toda a estrutura do parque, diferindo do antes, continuarão intactos; sendo que o Bar do parque de vaquejada ficará em definitivo, cedido para alguém que venha cuidar do parque de vaquejada. Será mais um ponto para que as pessoas, mesmo depois da vaquejada, possam ir ao dia ou noite, curtir o clima rural e aconchegante que o local oferece.
[Comunicação]

Unknown
10 mulheres mais poderosas do mundo

A FORBES lança anualmente a lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo, que já está na décima edição. As participantes são avaliadas por dinheiro, presença na mídia e impacto que representam.

São mulheres das áreas mais variadas, como tecnologia, política, negócios, entretenimento, mídia e ONGs.

Veja a seguir as 10 mulheres mais poderosas do mundo em 2013 e as outras duas brasileiras que compõe o Top 100, além da presidente Dilma Rousseff.

1ª) Angela Merkel
País: Alemanha
Cargo: Chanceler

2ª) Dilma Rousseff
País: Brasil
Cargo: Presidente da República
No ano passado, Dilma Rousseff ficou atrás de Angela Merkel e Hillary Clinton. Em 2013, a presidente do Brasil subiu uma posição.

3ª) Melinda Gates
País: Estados Unidos
Cargo: Copresidente da Fundação Bill & Melinda Gates

4ª) Michelle Obama
País: Estados Unidos
Cargo: Primeira-dama

5ª) Hillary Clinton
País: Estados Unidos
Ocupação: Política

6ª) Sheryl Sandberg
País: Estados Unidos
Cargo: COO do Facebook

7ª) Christine Lagarde
País: França
Cargo: Diretora do FMI

8ª) Janet Napolitano
País: Estados Unidos
Cargo: Secretária de Segurança Interna

9ª) Sonia Gandhi
País: Índia
Cargo: Presidente

10ª) Indra Nooyi
País: Estados Unidos/Índia
Cargo: CEO da PepsiCo

Fonte: Brasil Forbes

Unknown quarta-feira, 22 de maio de 2013
Dia da Beleza Solidária supera expectativas em Açailândia

Ação lembrou comemoração do Dia das Mães e agregou parceiros do Sebrae.

Oitenta mães de baixa renda, residentes em Açailândia, foram atendidas pelo Dia da Beleza Solidária, ação promovida pela Unidade Regional do Sebrae Maranhão em Açailândia em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Industrial, Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista e Associação das Profissionais de Beleza de Açailândia (APBA). Esta foi à segunda edição do evento, que aconteceu no último dia 8 (quarta-feira), em homenagem ao Dia das Mães.


Realizado no Centro Empresarial de Açailândia, o Dia da Beleza Solidária de Açailândia contou com o apoio de empresárias de beleza que participam do Projeto Serviços desenvolvido pela UR Sebrae-Açailândia, trabalhando voluntariamente na ação que buscou proporcionar um verdadeiro “dia de princesa” às mães carentes da cidade.

A ação ofereceu hidratação, escova, chapinha e cortes nos cabelos das beneficiadas, buscando fazer com que o Dia das Mães, comemorado domingo (12), também fosse motivo de festa nas residências das mães contempladas com o trabalho.

As mães que receberam os serviços destacaram a iniciativa do Sebrae. “Estou muito feliz em estar aqui, participando. Vou comemorar em alto astral, com a minha família, o Dia das Mães”, comentou Francisca dos Santos Araújo, residente na Vila Ildemar.

O trabalho que está sendo desenvolvido em Açailândia pelo Sebrae também foi destacado pelas empresárias da beleza voluntárias, que se esforçaram para atender às expectativas das mães presentes. Elas lembraram o papel decisivo do Sebrae para o desenvolvimento do setor de beleza no município.

“O Sebrae tem sido fundamental no fortalecimento do setor em que atuamos, qualificando, orientando e nos conectando com as novidades da área”, observou Sirlene de Araújo, que participou pela segunda vez do Dia da Beleza Solidária de Açailândia.

A gestora do Projeto de Serviços da UR de Açailândia, Flávia Nadler, reafirmou que o evento conseguiu superar as expectativas esperadas. “Com muito empenho, realizamos pela segunda vez a ação social Dia da Beleza Solidária, onde procuramos despertar a responsabilidade social das empresárias que são atendidas pelo Sebrae”, argumentou.

A executiva do Centro Empresarial de Açailândia, Carmem Pereira, lembrou que, a parceria do Sebrae, a APBA  e as empresárias de beleza que trabalharam voluntariamente, culminou com um momento de confraternização e solidariedade.

A programação da semana em comemoração ao Dia das Mães em Açailândia foi encerrada com a realização de sorteios, distribuição de cestas básicas e um café da manhã para as mães atendidas. 

Raimundo Primeiro

Unknown
Casa lotérica é assaltada na tarde desta terça em Bom Jesus das Selvas

Uma casa lotérica da Caixa Econômica Federal localizada na Av. Jk centro, em Bom Jesus das Selvas, foi assaltada na tarde desta terça-feira (21). Testemunhas relatam à polícia que três homens armados com uma pistola invadiram a Mega Sorte, por volta de 15h30, e renderam os funcionários.  

Os criminosos roubaram joias,dinheiro e celulares das vitimas e fugiram com uma quantia ainda não divulgada. De acordo com as vitimas, eles estavam em uma moto Broz  e em uma moto pop 100 tomada no assalto na porta da lotérica. Policiais realizam buscas na região. A moto pop 100 foi abandonada em uma estrada vicinal  aproximadamente  seis quilômetros da cidade.  



Unknown
Senador Magno Malta é convidado para Simpósio de Liberdade Religiosa da BYU

Na manhã de ontem, 15 de maio, representantes do Departamento de Assuntos Públicos da Área, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, reuniram-se com o Senador Magno Malta, em seu gabinete em Brasília. Na oportunidade, entregaram oficialmente ao senador o convite para que o ele possa participar do 19ª Simpósio Anual de Leis e Liberdade Religiosa – promovido pelo Centro Internacional de Estudo de Leis & Religiões da Universidade Brigham Young. O evento será realizado de 6 a 8 de outubro, em Provo. 

Malta aceitou de prontidão participar e já designou sua assessoria para cuidar dos procedimentos. “É uma honra ser convidado a participar de um evento mundial desse porte. Farei de tudo, inclusive para representar oficialmente essa Casa de Leis, o Senado Federal”, comentou o senador.

O Senador Magno Malta tem sua trajetória política marcada por ações em Defesa da Liberdade Religiosa e do Fortalecimento da Família, ele é um cristão e defende os valores do cristianismo no senado. “Hoje aqui, é uma luta diária em defesa de nossas crenças e em defesa dos ensinamentos de Cristo.” Este ano, o Simpósio tem como tema: Religião e Direitos Humanos. São diversos convidados de dezenas de países.

Durante a visita, o Senador recebeu mais informações sobre as ações comunitárias e humanitárias que a Igreja de Jesus Cristo desenvolve no Brasil e no Mundo. Também recebeu um quadro da “A Família – Proclamação ao Mundo”. Nesse momento, levantou-se de sua mesa e fixou o quadro na parede de seu gabinete. “Defender a família é defender a sociedade”, disse.

Durante o encontro, o senador fez questão de apresentar o Deputado Federal, Paulo Freire – Presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Ele mostrou-se muito receptivo e aberto para relacionamento inter-religioso.

Unknown terça-feira, 21 de maio de 2013
REASSENTAMENTO DO PIQUIÁ DE BAIXO: AUDIÊNCIA PÚBLICA APRESENTOU E TRATOU DE UM PLANO CONCRETO – PROJETO ELABORADO PELA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES/USINA CTAH‏

Audiência pública na manhã desta terça-feira, 21/05/2013, entre 0950 e 1300 horas, na Câmara Municipal de Açailândia,  apresentou e tratou do projeto elaborado pela Associação de Moradores de Piquiá de Baixo, com a assessoria técnica do  Centro de Trabalhos para o Ambiente Habitado (Usina CTAH). 
Apresentou o projeto,   Wagner Germano, da Usina CTAH. Ele tratou dos aspectos urbanísticos/arquitetônicos, das moradias,  da infra-estrutura, dos equipamentos sociais da   área reassentada, de como será o novo bairro
A audiência pública foi promovida e conduzida pelo Ministério Público do Maranhão, através do Promotor de Justiça da 1ª Vara da Comarca de Açailândia, Leonardo Tupinambá, que ressaltou o caráter histórico da audiência, consubstanciação de um sonho, que demonstra a força da participação popular e da sociedade civil organizada, e que inverteu “a lógica do vir de cima para cima”, após quase seis anos de luta,  apresenta à sociedade e ao poder público, um projeto, um plano concreto para o reassentamento do Piquiá de Baixo, mais de trezentas famílias, mais de mil e cem pessoas que vivem em condições de indignidade, vítimas de toda a sorte de violações de direitos. 
Disse o Promotor de Justiça Leonardo Tupinambá quando a sociedade civil se organiza tem o poder que a Constituição Federal expressa. E relatou sobre o papel e atuação do Ministério Público Estadual, em mais de quatro intensos e produtivos anos, no “caso Piquiá de Baixo”. E pediu a compreensão de que cada passo que foi dado,  muito bem feito, dada a complexidade do assunto, e daí uma certa demora, mas agora se vislumbra concretamente uma solução. 
Para ilustrar suas falas, Leonardo Tupinambá se referiu ao trecho bíblico, Ezequiel, 37, e a vinda da família imperial portuguesa ao Brasil, em 1808, tecendo comparações com a situação do povo do Piquiá de Baixo. 
A fala do advogado da Associação de Moradores, Danilo Chammas enfatizou cinco pontos:
1)      O povo do Piquiá tem um plano; 2) o plano é realista, sua execução é o próximo passo para avançar na solução; 3) o povo do Piquiá de Baixo é misericordioso, todos os dias perdoa seus violadores, que diariamente a praticamente trinta anos lhes corrompem e usurpam a vida, a saúde, a dignidade; 4) o povo do Piquiá de Baixo tem pressa, e plena consciência de seus direitos; 5) o Piquiá de Baixo não pode ser tratado como um caso comum, qualquer. (Não se trata, disse Danilo Chammas, da situação de um povo sem casa, sem teto. Se trata da situação de um povo que mora no lugar a trinta, quarenta anos, que lá fez raízes, construiu toda uma vida, e que está sendo obrigada a sair, pela poluição e pelas condições ambientais, geradas pela indústria guseira, totalmente nocivas e negativas á existência humana digna. E que vai piorar, que está aí chegando a aciaria...). 
Danilo Chammas foi enfático: “o povo do Piquiá de Baixo não aceita mais promessas, elaborou o plano e quer que ele se cumpra”. E dirigindo-se à Prefeita Gleide Santos, disse-lhe de sua tremenda responsabilidade nos encaminhamentos e solução para o reassentamento do povo de Piquiá de Baixo. 
Antonio Filho (Prêmio Nacional de Direitos de 2011 e candidato ao Prêmio Innovare), advogado e secretário executivo do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, destacou             que na verdade, a luta organizada do povo de Piquiá de Baixo começou em março 1999, com a tragédia da morte do menino Gicivaldo, sete anos de idade, queimado numa “muinha” próximo ao britador. 
Filho relatou indignado  uma fala de representante das siderúrgicas, de que o problema do Piquiá eram as crianças... E também que um país capaz de (re)construir doze megaestádios para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, certamente terá capacidade de resolver a situação de reassentamento de trezentas famílias do Piquiá de Baixo. 
E fez memória de como o senhor Edvar Fonseca, o bravo Presidente da Associação de Moradores, buscou a parceria com o Centro de Defesa, dando início a um grande movimento que chega a momento histórico, o dessa audiência de apresentação de um projeto. 
No final de sua fala, Filho conclamou: “ à vitória”, congratulando-se com o povo do Piquiá de Baixo e a comunidade presente, que lotou completamente o auditório da Câmara Municipal. 
Os advogados Antonio Filho e Danilo Chammas, e o Promotor de Justiça Leonardo Tupinambá, contando também com a fala do Defensor Público Estadual Igor Arruda, refizeram a história do movimento, e que agora a responsabilidade maior caberia ao executivo, à administração pública. É ele ( e ela) que terão o compromisso e a obrigação de executar o plano, o projeto ora apresentado pela Usina CTAH e pela Associação de Moradores e instituições apoiadoras. 
E há recursos, e muitos, em vários âmbitos, inclusive orçamentários municipais, para assegurar, em prazo razoável (mas não nos oito anos postos pela Prefeita Gleide santos, para que a Prefeitura implante e funcione serviços e programas públicos: creche, escola, centro de saúde, cras,  quadra de esportes, mercado, etc – como registram vários outros oradores). 
Não dá para o povo do Piquiá esperar por mais oito anos, ele que já vem lutando, a seis anos, por saúde, moradia, saneamento... pelo resgate da vida e da dignidade humana, como enfatizou o advogado Danilo Chammas. 
Há pendência na justiça, como também foi reconhecida pelo Secretário Executivo do Sindicato da Indústria de Ferro Gusa do Maranhão (SIFEMA), Marcos Souza (que falou da participação do SIFEMA, dispondo os recursos financeiros para a daspropiação da área e da elaboração do projeto do reassentamento)  em relação a área desapropriada, mas ela precisa ser rapidamente resolvida, sendo que a Prefeita Gleide Santos disse já ter uma proposta a ser negociada com o proprietário dessa área, o  pecuarista  Hélio Rodrigues Braz. 
Tivemos ainda a fala da Presidenta da Câmara Municipal, Vereadora Lenilda Lendro Costa, que comprometeu o Poder Legislativo para uma boa solução do Piquiá de Baixo. 
E o senhor Edvar Fonseca, Presidente da Associação de Moradores do Piquiá de Baixo, a quase seis empenhado nesta verdadeira “guerra” contra poderosos interesses empresariais, que priorizaram o lucro à custa da vida, da saúde, do sofrimento, despejando toneladas e toneladas de resíduos, fumaça, pó, poluentes, nocivos, venenosos, fez a entrega simbólica do projeto urbanístico do reassentamento, ao Promotor de Justiça Leonardo Tupinambá. 
Nas intervenções do plenário, tivemos duas moradoras do Pequiá de Baixo, Edilene e Joana, que destacaram a mobilização, fé e esperança do povo; o reconhecimento das entidades e de órgãos que se empenham para resolver o problema; os vereadores Francisco“Canela” de Sousa, historiando a luta e o sacrifício do povo e o descaso não só da Vale mas das siderúrgicas,  e Professor  Pedro, que salientou o fato de que teve familiares, moradores do Piquiá, falecidos com problemas pulmonares-respiratórios, provavelmente diretamente relacionados à poluição ; o Major Comandante PM Eurico, que fez referência a uma omissão no projeto, relativa à arquitetura de segurança; o Procurador do Munícipio, Idelmar Mendes de Sousa, que defendeu a atuação da atual administração municipal em relação ao reassentamento; o representante do Sindicato dos Metalúrgicos, Samuel, que falou das dificuldades em tratar com a Vale. 
As 1300 horas, o Promotor de Justiça Leonardo Tupinambá encerrou a audiência pública, anunciando que na sala de reuniões da própria Câmara Municipal, imediatamente reuniriam os membros da mesa, representantes com poder de deliberação (Associação de Moradores, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Maranhão, Prefeitura e Câmara Municipal)  para encaminhamentos sobre o reassentamento. 
Para irmão Antonio Soffienti, Comboniano da Paróquia Santa Luzia, do Piquiá, esta foi não só uma das mais longas, mas melhores audiências públicas realizadas em Açailândia. 
E para uma moradora, idosa, do Piquiá de Baixo, “seu Eduardo, pode ser que Deus me leve antes do nosso novo bairro, lá no Novo Horizonte, mas meus filhos e meus netos e bisnetos vão morar num lugar mais decente e humano que hoje, vão ter uma vida  melhor que eu e meu velho tivemos até agora, vão ter futuro...”
(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

Unknown
Aula prática: um “city tour” pelo Centro Histórico

O cenário não poderia ser mais propício: um belíssimo dia de sol e um conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico da Humanidade. Assim, os alunos do curso técnico a distância em Guia de Turismo da Uema, intermediado pelo Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet, realizaram a aula prática, intitulada “Vivência Roteiro Turístico”.

Esta foi a primeira atividade prática e a ideia é inicializar os alunos dos polos de São Luís e São José de Ribamar nas características e comportamento do profissional para que o mesmo possa desenvolver o trabalho com excelência e tornar o passeio dos turistas uma experiência satisfatória.
Na prática, os alunos se comportaram como um grande grupo de turistas para que o guia, Marcelo Rodrigues, pudesse identificar situações favoráveis, ou não, e sinalizar quais devem ser as atitudes esperadas.
A coordenadora do curso técnico a distância em Guia de Turismo, Wasti Cunha, fala sobre a proposta da atividade in loco. “É uma forma de trazê-los para observar de perto tudo aquilo que foi apresentado nas atividades e fóruns, além de ser uma forma de aprendizagem espontânea sobre a história e a cultura de São Luís. É prazeroso enxergar a satisfação do nosso aluno quando ele questiona e quer saber mais. Então, nós estamos muito felizes em proporcionar essa atividade prática”, disse ela.
O grupo saiu da Rua Portugal, passou pela Galeria da Arte, seguiu pela Rua do Trapiche para chegar ao Mercado das Tulhas (Praia Grande). De lá seguiram para a Praça Pedro II, fizeram uma pausa para conhecer a Catedral da Sé, depois desceram a Rua do Giz para caminhar até o Convento Mercês. De lá, o grupo seguiu de ônibus até a Praça Maria Aragão, onde pararam para conhecer o único projeto do arquiteto, Oscar Niemeyer, na capital. E para finalizar o “city tour”, o grupo visitou a orla percorrendo as praias na extensão da Avenida Litorânea e praia da Ponta d’Areia, retornando à Praia Grande.
Os estudantes do curso em Guia de Turismo têm um mercado favorável e que precisa de profissionais, como afirma Marcelo Rodrigues: “Com seu conjunto arquitetônico, São Luís é um verdadeiro museu a céu aberto. E o mercado local precisa bastante desse profissional. Percebemos essa demanda durante a alta estação. Quanto maior o fluxo de visitantes, percebemos que nós, que estamos no mercado, nos desdobramos pegando até dois ou três passeios por dia para suprir essa necessidade”.
A aluna, Telma Jansen, aprovou a aula prática e demonstrou satisfação em ter aprendido mais conteúdo sobre a cultura maranhense para agregar ao conteúdo das outras aulas, além de ressalta de ter ressaltado que o “city tour” foi uma boa oportunidade para interação entre os alunos, professores e a coordenação do curso.
Por Paula Lima

Unknown
"Os partidos não representam a população, querem apenas poder", afirma Joaquim Barbosa

Em sua palestra no Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), na qual é professor, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, afirmou, em sua crítica ao Congresso Nacional, que os partidos no Brasil são de "mentirinha", responsabilizando as legendas pela "ineficiência e capacidade de deliberar" do Poder Legislativo.

"Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E nem pouco seus partidos e os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder", disse o presidente da Corte.

Um dos maiores problemas no Brasil, segundo Barbosa, é que o Legislativo "é inteiramente dominado pelo Poder Executivo. Há um domínio institucional do Executivo sobre o Congresso Nacional. O Congresso não foi criado para a única e exclusivamente deliberar sobre o poder executivo. Cabe a ele a iniciativa da lei. Temos um órgão de representação que não exerce em sua plenitude o poder que a Constituição lhe atribui, que é o poder de legislar".

Solução

Há uma ausência da sensação de representação, e é devido ao sistema eleitoral, afirmou o ministro. Ainda acrescentou uma solução: "Passados dois anos da eleição ninguém sabe mais em quem votou. Isso vem do sistema proporcional. A solução  seria a adoção do voto distrital para a Câmara dos deputados [sistema em que cada membro do parlamento é eleito individualmente nos limites geográficos de um distrito pela maioria dos votos]. Teríamos que dividir o país em 513 distritos".

"Hoje temos um Congresso dividido em interesses setorizados. Há uma bancada evangélica, uma do setor agrário, outra dos bancos. Mas as pessoas não sabem isso, porque essa representatividade não é clara", terminou.

Rebatendo a solução do ministro, o senador Rodrigo Rollember (PSB-DF), que também participou da palestra, argumentou que o atual sistema de votos proporcionais faz a população do país ser mais bem representada, e que nos moldes do voto distrital as minorias seriam subrepresentadas.

O senador argumentou mais: "O nosso Congresso Nacional é reflexo da sociedade brasileira, representa o Brasil com suas qualidades e seus defeitos. É o poder mais cobrado de todos."

Entretanto, as críticas ao Congresso continuaram. O presidente do Supremo afirmou, exemplificando, que o projeto de emenda limitando os Poderes do STF "significaria o fim da Constituição de 1988", mas não se referiu diretamente à PEC 33.

Em que medida podem os cidadãos atuar no intuito de construir uma verdadeira democracia? Até que ponto a fragilidade do sistema se deve apenas à estruturação de votos? Qual a influência da alienação da sociedade brasileira para o cenário atual? A problemática é complexa.

Lígia Ferreira é jornalista e estudiosa de mecanismos sociais e midiáticos.


Com informações do Correio Braziliense e da Folha de São Paulo

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.