“O PSB estará no campo das oposições em 2014”, garante Luciano Leitoa

Nesta sexta-feira, o PSB do Maranhão receberá o governador de Pernambuco e presidente nacional socialista, Eduardo Campos. O governador falará sobre as suas experiências na administração do estado pernambucano e vem reafirmar o projeto político do PSB de ter candidato a Presidência da República.
O encontro acontecerá a partir das 14h no auditório da Assembleia Legislativa. No primeiro momento, os militantes do PSB e convidados de outros partidos de todo o Maranhão serão recebidos pelo presidente estadual da legenda, Luciano Leitoa (prefeito de Timon). Às 16h, o presidente nacional dará uma entrevista coletiva a imprensa e somente após é que as atividades com discussões e debates acontecerão.
Estão confirmados no evento o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), o deputado estadual e presidente no Maranhão do PSDB, Carlos Brandão, a deputada estadual Eliziane Gama (PPS), os deputados Waldir Maranhão (PP), Weverton Rocha (PDT), o vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha, o ex-governador José Reinaldo, além de prefeitos, vereadores, deputados de partidos ligados a oposição.
Em entrevista ao blog, o presidente estadual, Luciano Leitoa (prefeito de Timon) disse que a vinda de Eduardo Campos a São Luís serve de fortalecimento do PSB no Maranhão. Leitoa afirma ainda que o PSB estará no campo das posições na eleição de 2014. “O caminho mais indicado hoje é caminhar com o Flávio Dino na sua candidatura a governador. Quem vai bater o martelo na última decisão vai ser a direção nacional”, pondera Luciano.
Acompanhe, a seguir, a íntegra da entrevista de Luciano Leitoa ao blog:
1 – Qual o objetivo do encontro?
O PSB no Maranhão passou mais de um ano sob intervenção e aí veio essa nova executiva em acordo com todas as correntes políticas do próprio partido. Então a vinda do Eduardo Campos aqui é para reforçar o fortalecimento do PSB no estado do Maranhão ao mesmo tempo em que traz a mensagem da possibilidade real do PSB poder de certa forma galgar espaços maiores na eleição de 2014. O próprio governador Eduardo Campos fala que 2014 será discutido em 2014. E o PSB nas últimas eleições foi o partido que mais cresceu com um grande número de prefeitos eleitos. Nesse contexto o Eduardo traz a experiência dele enquanto governador mais bem avaliado hoje no Brasil. A vinda dele é mais um fortalecimento do partido dessa nova executiva que foi composta agora e visualizando as eleições do ano que vem.
2 – Como está sendo para você essa nova tarefa de conduzir o PSB no Maranhão?
Estamos vencendo barreiras que em todo partido existe. O PSB é um partido que tem prefeitos em cidades importantes do Maranhão, como Timon, Caxias, Santa Inês, Balsas, São Mateus, Colinas, em cidades que estão espalhadas no estado todo. É um partido que tem organicidade dentro da sua tradição política no estado do Maranhão. Quando se tem um partido que já tem todo o seu tamanho, se torna fácil quando tem muitas pessoas que ajudam a organizar, apesar das dificuldades. Eu não conseguiria e nem vou conseguir organizar o partido sozinho. Queremos deixar o partido preparado para esse projeto nacional que está pra se chegar e também o projeto estadual, onde integra o campo das oposições no estado do Maranhão.
3 – Falando sobre sucessão estadual, nesta sexta-feira várias lideranças políticas do estado estarão presentes na Assembleia Legislativa, entre as quais o presidente da Embratur, Flávio Dino. Nesse encontro já haverá uma decisão ou pelo menos uma sinalização convicta de que o PSB estará apoiando o nome do Flávio, candidato ao governo das forças de oposição?
O campo do PSB é das oposições. Nessa questão de definição o PSB está vinculado a esse projeto nacional do partido. O caminho mais indicado hoje é caminhar com o Flávio Dino, desde que o PSB possa colocar seu projeto nacional à frente. Eu espero no final de tudo e tenho certeza que isso irá acontecer. A oposição hoje tem responsabilidade e maturidade de que realmente no final de tudo esteja todo mundo unido em prol de um único projeto, que é justamente poder ser uma alternativa para o Maranhão.
4 – O senhor tem convicção de que o Eduardo Campos será candidato a presidente?
Na política tudo pode acontecer. O que eu acredito é que o Eduardo Campos no momento de hoje reúne as condições para poder de certa forma pleitear, sim, uma provável candidatura a presidente da República. Volto a repetir: 2014 vai ser discutido em 2014. O que ele reúne na minha avaliação e de todo mundo que faz parte do PSB: a questão administrativa, a experiência política, por ser nordestino, por conhecer a dificuldade de perto e por ter mudado muito a realidade do estado do Pernambuco mostrando que é possível se fazer muita coisa. Esse é um sentimento dos filiados, daqueles que fazem a política do partido. O PSB ao longo dos anos ajudou a construir os avanços do Brasil que está aí hoje, sempre teve do lado das esquerdas. O PSB quer ter a possibilidade de mostrar que pode fazer muito pelo Brasil.
5 – E a candidatura a senador do partido?
Com muita maturidade o PSB vai está trabalhando a sua composição na chapa majoritária, no caso do próprio Flávio Dino, esse que é a intenção do partido desde que haja o entendimento sintonizado com a nacional do partido. Quem vai bater o martelo na última decisão vai ser a direção nacional. Nós vamos ter aqui a presença da nacional nas decisões. A nossa intenção é que possa realmente compor na chapa majoritária com a candidatura de senador sendo do PSB. Muita gente fica especulando que o Roberto Rocha vai ser o candidato, ah vai ser o José Reinaldo, o certo é que no PSB só vai ter um candidato. E com certeza tanto o Roberto Rocha quando o José Reinaldo tem a maturidade e a experiência muito maior do que a minha para saber conduzir bem esse processo e não deixarem ser vítimas da tentativa constante de criar uma cisão. O sentimento que nos une é uma única causa de poder realmente juntar esse agrupamento das oposições e vencer as eleições.

Unknown
Comissão organiza encontro Estadual do PSB

Uma comissão formada pela nova executiva, composta do secretário Geral do PSB Neto JS, a coordenação de mobilização formada por Domingos Paz, Antonio Carlos, Rosamelia, Sabino Rocha, Alexandre Luz, Renno Ferreira, Igor Rafael e Danilo Assunção, estão organizando o Encontro Estadual do PSB que será realizado no Plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão, na próxima sexta-feira,13, a partir das 14h.

O evento contará com a participação de todos os deputados, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores eleitos em 2012, presidentes dos diretórios municipais e do governador de Pernambuco e presidente Nacional do PSB, Eduardo Campos.
Caravanas de todo estado estarão presente ao evento, além de toda classe política de oposição.
O encontro está sendo aguardado por várias personalidades políticas do estado. Acredita-se que no evento devam sair propostas de como deverá se posicionar o PSB nas eleições do próximo ano no estado. Considerado um dos principais partidos no xadrez político do Maranhão, os socialistas são desejados pelas principais pré-candidaturas ao governo. (Do blog do Elias Lacerda)        

Unknown
Resposta para a seguinte reportagem: “Uema é a 7ª pior universidade do país segundo ranking da Folha de SP e a 2ª pior do Nordeste”

 Muito cuidado com as análises acerca da qualidade de uma instituição simplesmente pelo que se noticia ou pelos discursos eufóricos de quem não conhece a verdadeira realidade dos fatos.
Os estatísticos sabem que nem todos os parâmetros são úteis para aplicação indistinta entre as instituições e que há uma série de variáveis valorosas muitas vezes desconsideradas nesses processos.
Não por outra razão, evidenciamos algumas contradições e levantamos suspeições sobre os métodos utilizados, tanto para as análises realizadas, quanto para a interpretação depreciativa da Uema diante desses resultados. Senão vejamos, se o Enade é determinante para assegurar um bom posicionamento no ranking aqui considerado, como explicar a posição da USP em primeiro lugar, se ela nunca participou do referido exame?
Um outro olhar sobre os resultados divulgados nos leva a dizer que abaixo do pelotão de elite das universidades brasileiras (SP, RJ, MG e RS), a maior parte das instituições restantes, especialmente as do Nordeste e Norte, estão todas marginalizadas! Nada mais do que o reflexo de anos de exclusão de políticas e fomentos para o ensino, pesquisa e pós-graduação em nível superior nessas regiões. Lêdo engano pensar que há alguma diferença significativa na qualidade institucional entre uma instituição ou outra no Maranhão ou mesmo no Nordeste, se fosse válida essa comparação.
Afinal, como comparar uma estrutura multicampi de uma Universidade Estadual do Maranhão (Uema) com uma  estrutura unitária de uma Universidade Estadual de São Paulo (USP, UNESP ou UNICAMP)? Pura ingenuidade!
De qualquer forma, bem vindo ao debate se ele vem para ajudar a Uema a ficar cada vez melhor!
Por Doutor Antonio Roberto Serra
Professor da Universidade Estadual do Maranhão

  

Unknown
No MA, placas de veículos passarão a ter código de barras e rastreadas

Medida já foi adotada em nove Estados. Confecção e distribuição das placas será de responsabilidade da Apac.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac-São Luís) lançaram, nesta quarta-feira (11), o novo sistema integrado de fornecimento de placas, tarjetas automotivas e blanks (placas semi-elaboradas) e seu devido rastreamento.

A medida atende a exigências do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e já foi adotada em nove Estados. Os usuários que adquirirem veículos e solicitarem, os serviços de primeiro emplacamento, ou mudanças de UF, de município e de categoria (aluguel, particular, oficial) e substituição da placa/tarjeta terão que seguir os novos procedimentos.

Com o novo sistema, será possível acompanhar a placa/tarjeta desde sua fabricação até a instalação no veículo, permitindo assim o acompanhamento (ou rastreabilidade) das rotinas de distribuição, produção e auditoria das estampadoras credenciadas pelo Detran-MA.

Segundo o diretor do Detran, André Campos, “o novo modelo, o mercado de comercialização de placas e tarjetas será normatizado, pondo fim à figura do intermediário, que causava a informalidade (produto sem procedência), a má qualidade e a evasão fiscal no setor”.

Todo o trabalho de confecção e distribuição das placas é de responsabilidade da Apac-São Luís que já conta com a utilização de mão de obra prisional, que será remunerada e viabilizará outros projetos de ressocialização dos apenados. O convênio, assinado no início do ano, vai contribuir para ações de ressocialização de detentos. Denominado “Emplacando Vidas”, o projeto – consiste na operacionalização do novo sistema integrado de alta segurança na fabricação de placas de identificação veicular – vai viabilizar recursos para promover oficinas profissionalizantes e outras ações que contribuam para maior inserção dos apenados na sociedade.

Do G1 MA

Unknown
Bancários decidem entrar em greve a partir do dia 19

Decisão foi tomada pela categoria em assembleia realizada nesta quinta-feira.

Em assembleia realizada nesta quinta-feira (12/09), os bancários maranhenses decidiram entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 19 de setembro (quinta-feira).

A exemplo do Maranhão, sindicatos de todo o país, como o do Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Bauru, Santos, São Paulo, dentre outros, já preparam o movimento paredista.

A deflagração da greve é uma resposta à intransigência dos banqueiros e do Governo Federal (patrão dos bancos públicos), que ignoraram todas as reivindicações dos bancários e ofereceram apenas 6,1% de aumento na última rodada de negociação ocorrida no dia 05 de setembro.

O índice é considerado rebaixado e insatisfatório diante dos lucros dos bancos e dos baixos salários pagos à categoria.

Além de reajuste decente, os trabalhadores querem avanços nas demais pautas, como: PLR de 25% do lucro líquido distribuídos de forma linear, piso do Dieese (R$ 2.860,21), reposição das perdas salariais, isonomia, contratação de mais bancários, saúde, segurança, respeito à Lei das Filas, dentre outras reivindicações.

Os bancários maranhenses se reúnem, na próxima quarta-feira (18/09) às 18h, na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), na Rua do Sol, Centro de São Luís, para definir os últimos detalhes da greve que atingirá bancos públicos e privados. Bancários, compareçam!

O SEEB-MA convoca toda a categoria para participar da greve, fortalecendo os piquetes nas agências. Só uma grande mobilização será capaz de pressionar a classe patronal a atender as reivindicações dos bancários que visam, não só, um ganho econômico para a categoria, mas condições dignas de trabalho para os bancários e de atendimento aos clientes e usuários dos bancos!

Imirante.com, com informações da Assessoria


Unknown
Câmara de Timon aprova título de cidadão honorário a Flávio Dino

Flávio Dino, presidente da Embratur e ex-deputado federal, vai receber o título de cidadão de Timon. A resolução foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal da cidade. O trabalho de Flávio Dino como parlamentar em defesa da região dos Cocais no Maranhão foi um dos motivos que levaram a Câmara a conceder a homenagem.

O projeto de concessão de título foi aprovado na manhã desta segunda (09) pelos vereadores da Câmara Municipal de Timon, uma das maiores cidades do Maranhão. A data para a entrega do título deve ser definida em breve pelos vereadores.
A proposta de concessão do título foi feita pelo vereador Celso Tacoani em 28 de agosto e acolhida na sessão de hoje por todos os parlamentares presentes. Para o vereador, os relevantes serviços prestados por Flávio Dino nas três esferas de poder é ponto fundamental para que a homenagem tenha sido aprovada.
A destacada atuação no Poder Judiciário, no Legislativo e no Executivo Federal foi tema da justificativa apresentada pelo vereador e apresentada à Câmara. No Poder Judiciário, Flávio Dino foi juiz federal, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil e secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça.
Como deputado federal do PCdoB, Flávio Dino teve atuação importante em setores da Educação, da Saúde Pública, do Combate à Corrupção, da promoção do Esporte, entre outros temas. O reconhecimento aconteceu através de diversos prêmios parlamentares, incluindo o destaque em quatro anos consecutivos na imprensa via prêmio Congresso em Foco.
Na presidência da Embratur, cargo que exerce hoje no Governo Federal, Flávio Dino tem atuado na promoção do turismo internacional em todo o país. No Maranhão, ações em todas as regiões do estado estão sendo desenvolvidas em parceria com a Embratur.

Unknown terça-feira, 10 de setembro de 2013
Justiça condena ex-prefeito de Timon a devolver R$ 187 mil e pagar multa

Chico Leitoa foi condenado por prática de improbidade administrativa.
Ele também terá os direitos políticos suspensos.

A Justiça condenou o ex-prefeito do município de Timon, Francisco Rodrigues de Sousa,o Chico Leitoa, a devolver R$ 187.175,00 ao erário, além de pagar multa civil no mesmo valor, em decorrência da pratica de ato de improbidade administrativa, conforme condenação da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA).
                         
Ele também terá os direitos políticos suspensos e estará proibido de contratar ou receber incentivos fiscais do Poder Público pelo prazo de cinco anos.

Em razão da reprovação das contas municipais de 2001 pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), referentes ao ano de 2001, Chico Leitoa foi acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) de improbidade administrativa, quando exercia o cargo de prefeito. As irregularidades são referentes à falta de licitação para contratação de serviços de remoção e transporte de lixo.

“Houve não só fracionamento da despesa como também caracterizou dispensa ilegal do procedimento licitatório, violando o art. 37, XXI da Constituição Federal”, avaliou a relatora do recurso, desembargadora Maria das Graças Duarte.

Do G1 MA

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.