Workshop Empresarial movimenta comércio varejista em Açailândia

Evento chegou a sua 6ª edição. População pôde aproveitar a visitação em estandes e concorrer a prêmios 
Teve início em Açailândia, na última quarta-feira (16), a sexta edição do Workshop Empresarial, promovido pelo Centro Empresarial em parceria com o Sebrae, que contou com a presença de autoridades, expositores e população que prestigiam o evento, que será encerrado neste sábado (19). 
Na cerimônia de abertura, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Cláudio Azevedo, declarou que o workshop nasceu de uma iniciativa da instituição para o comércio varejista de Açailândia. De acordo com ele, o que move a economia da cidade é a iniciativa privada e eventos como esse são importantes para a movimentação da economia local.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Açailândia, Vanderlei Trombela, lembrou que o tema do evento é de extrema importância para o mundo moderno. “A sustentabilidade é a palavra do futuro. A empresa que não se adequar a esse novo conceito, infelizmente perderá espaço”, concluiu.
Durante a visitação, o público pode conferir as novidades expostas nos estandes das empresas e instituições presentes, que aproveitaram o momento para demonstração de produtos e tecnologias avançadas. A entrada foi livre e o público teve a oportunidade de participar de sorteios e ganhar prêmios e brindes, além de conferir desfiles de moda realizados durante todas as noites de workshop.
Como parte da programação, o evento está oferecendo palestras shows, que prendem a atenção dos presentes: estudantes, empresários e funcionários puderam obter mais conhecimentos para garantir ainda mais sucesso nos negócios e na vida pessoal. “Participar das palestras foi uma ótima experiência, mesmo sendo apenas um estudante, pude abrir minha visão e adquirir bons conhecimentos dos assuntos ministrados. Informações que serão muito importantes na minha vida pessoal e profissional”, afirmou o estudante Wesley Rodrigo que participou de todas as palestras.
O 6º Workshop Empresarial de Açailândia será encerrado na noite deste sábado, com a palestra show “Mídias sociais como estratégia de negócios”, que será proferida pelo especialista João Kepler, empreendedor serial, blogueiro, e colunista de vários portais, revistas e jornais no Brasil e na Europa. A programação acontece no Centro Empresarial.
Mariana de Sousa

Unknown segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Inova Beauty movimenta mercado da beleza em Açailândia

Cerca de 100 cabeleireiras e manicures puderam conhecer novidades da área
O Inova Beauty – evento que reuniu profissionais do mercado da beleza para o 3º Workshop de Serviços de Beleza de Açailândia e para o 1º Seminário de Manicures de Açailândia – foi realizado nos dias 14 e 15 de outubro e contou com a presença de cerca de 100 profissionais que puderam conhecer as novidades sobre produtos e técnicas inovadoras para suas atividades, através de parceria com marcas Clairol/Wella, Lapoée e Néctar. 
Durante os dois dias as participantes do Workshop puderam entrar em contato com a consultora do Sebrae, Nábia Ribeiro, que falou sobre como vender os serviços de beleza. De acordo com ela, não adianta ser uma profissional bem qualificada, mas que não saiba faturar com esses conhecimentos. 
As cabeleireiras também puderam aprender com as técnicas repassadas pela profissional representante da Clairol, Tânia Queiroz. Ela, que já é cabeleireira a mais de doze anos e também foi proprietária de uma de salão de beleza, hoje é representante da marca no Maranhão e visita sempre os municípios do interior repassando conhecimentos referentes à colorimetria. No workshop, Tânia explanou sobre as técnicas e mostrou, na prática, como é feito o processo. 
Ela acredita que a profissional deve estar sempre antenada com a evolução das técnicas que mudam constantemente e é preciso que a cabeleireira atenda sempre o gosto da cliente, orientando-a para que ela fique mais bonita utilizando técnicas atualizadas. 
No seminário de manicures, a fisioterapeuta Cinara Saraiva deu dicas de exercícios para que as profissionais evitem problemas na coluna devido a posição para arrumar as unhas das clientes. Durante o seminário, o dermatologista Paulo Erivan falou sobre os cuidados que as manicures e pedicures devem ter para não adquirirem alguma doença e não transmitir também doenças para outras clientes através dos utensílios usados no trabalho diário, tais como alicate, palito e até mesmo esmaltes. No segundo dia do evento, as manicures receberam um kit contendo alguns utensílios que foram usados para que elas praticassem as teorias e novas técnicas aprendidas. 
Selmilene dos Santos já é manicure á mais de 15 anos e sempre participa de eventos como esse. Ela acredita que a partir de agora, com as novas técnicas aprendidas, seu desempenho na função vai melhorar. “É sempre bom buscar conhecimentos na área em que já se atua por muito tempo pra não correr o risco de ficar na mesmice. Com esse seminário vou desempenhar bem melhor meu trabalho como manicure”, declarou. 
Para a gestora do Sebrae e organizadora do evento, Flávia Nadler, eventos como este só tem a acrescentar na vida dos profissionais presentes. “Quem não se profissionaliza, infelizmente perde espaço no mercado. O evento deu oportunidade, às participantes, de obter conhecimentos que melhorem ainda mais o trabalho das cabeleireiras e manicures de Açailândia e região“, informou.
Mariana de Sousa

Unknown
SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA: AÇAILÂNDIA EM BUSCA DA SEGUNDA CERTIFICAÇÃO

Lançado na tarde da quarta-feira, 16/10, na Associação Comercial do Maranhão, em São Luís, o programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”. 
O “Selo...” é uma iniciativa do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância em favor dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Amazônia brasileira com o objetivo de fortalecer a gestão local  na implementação das políticas públicas,  desenvolver capacidades  de diferentes atores sociais do município,  promover a mobilização  social,  incentivando-os  a conhecer, avaliar e  monitorar  os indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-los.  
 Além disso, tem o objetivo de  apoiar o município para desenvolver  estratégias específicas  de inclusão de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e todas as crianças e adolescentes que compõem a imensa diversidade cultural da região.  
E  quando os direitos da criança e do adolescente são garantidos, a comunidade desenvolve-se e todo o município sai ganhando. 
Açailândia,  “Município Aprovado” na Edição do Selo UNICEF 2009-2012, foi representado na solenidade de lançamento no Maranhão, pela Conselheira Secretária do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Cristina da Conceição Silva, e por representante da Prefeita Gleide Lima Santos.
O próximo passo é a assinatura pela Prefeitura e o COMUCAA,  do Termo de Adesão ao “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, que deverá ser efetivado até o dia 08 de novembro próximo, com a apresentação do(a) Articulador, junto ao Escritório do UNICEF, de Belém do Pará, e a constituição de um Comitê Municipal multiinstitucional.
 (Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

Unknown
Começou a sexta edição do Workshop Empresarial de Açailândia

A sexta edição do workshop empresarial começa com oficinas  Esse ano, esta sob a coordenação do Centro Empresarial, que é um parceiro desde a primeira edição. Toda a estrutura do workshop foi montada no espaço do centro empresarial, na rua Maranhão no bairro Getat. 

Até o próximo dia 19, o público vai poder conferir novidades de empresas de Açailândia e região, além de palestras com profissionais de renome internacional. Esse ano o tema no workshop é atitudes para uma sustentabilidade empresarial.

Fonte/Célia Fontenele

Unknown quarta-feira, 16 de outubro de 2013
Vereador Márcio Aníbal apoia festa em homenagem as crianças em diversas escolas e instituições do Município


Cumprindo seu papel social, o vereador Márcio Aníbal mais uma vez prestou apoio total há varias festas em comemoração ao dia da criança, todos os anos o vereador realiza uma grande festa para homenagear as crianças, e neste ano ele resolveu ceder à estrutura e levar os brinquedos há vários lugares diferentes.

Um dos lugares em que o vereador esteve foi na festa realizada por uma escola do município na área da Sunil, centenas de crianças puderam passar uma manhã de lazer, além das brincadeiras, teve lanche e brinquedos de presente, além dos locais nos arredores do centro, Márcio também levou seu apoio ao Plano da Serra e outros Bairros.

Para o vereador é sempre uma nova oportunidade de ver um sorriso no rosto de uma criança quando se pode ajudar uma delas, “Fico feliz quando posso ajudar a colocar um sorriso no rosto de uma criança, apoiar essas festas é mais prazeroso pra mim do que pra elas, todos os anos eu ajudo em diversas datas comemorativas, e uma das que mais me traz felicidade é o dia das crianças, cada sorriso é uma alegria pra mim, já presto esse apoio há vários anos e sempre tenho uma nova lição a cada nova festa”, Disse Márcio.

Márcio fez questão de ir em cada festa para ver de perto a alegria no rosto das crianças, o parlamentar enfatizou que é cansativo, mas, vale a pena estar com cada uma delas nesse momento especial.
Jasiel Alves

Unknown
Escola Facility se consagrando a cada dia em Açailândia



A Escola Facility trilha novos caminhos em 2013, prova disto foram as turmas que já encerramos com grande sucesso este ano. Foram ao todo 8 turmas:

* 2 Turmas de Operador de Caixa - Pequiá/Plano da Serra
*2 Turmas de Administração de Empresas -  Pequiá
*3 Turmas de Secretariado - Pequiá/Plano da Serra
*1 Turma de Solda Eletrodo -  Pequiá

A última turma que encerramos foi no último dia 05 a primeira turma do curso de Solda Eletrodo Revertido no Pequiá com 18 alunos, a turma foi em Parceria com a Empresa Molifer Montagens, dos 18 alunos, 10 irão trabalhar na Molifer. 

Iniciamos mais uma turma no Pequiá de Solda Eletrodo Revertido com mais de 30 alunos, a aula inaugural aconteceu no último sábado 12.  
        
Sede
Prestando serviço no Distrito Industrial de Pequiá desde Março deste ano, temos conquistado muito, tudo devido os serviços prestados com qualidade, credibilidade, respeito e compromisso com a população. Com isso estaremos inaugurando nossa sede no Pequiá até o final do mês de outubro deste ano. Onde estaremos realizando todos os nossos trabalhos e claro aumentando nossa grade de cursos oferecidos.

Matriculas abertas 

Pequiá
Atualmente estamos com matriculas abertas para os cursos de Solda, Informática Básica e Avançada, Eletricista Predial, Balconista de Farmácia e Cabeleireiro Unissex. Todos estes cursos acontecerão na nossa sede no Pequiá, exceto uma turma de Cabeleireiro Unissex que será realizada no Plano da Serra.  

Vila Ildemar
Estamos com matriculas abertas para os curso de Construção Civil, Eletricista Predial, Balconista de Farmácia, Cabeleireiro Unissex e Operador de Caixa para a Vila Ildemar, as turmas iniciaram nos mês de novembro deste ano.

Maiores informações nos fones (99) 9155-2606 / 9185-6532 / 8124-2918



Unknown segunda-feira, 14 de outubro de 2013
A Parábola do Burro

Um dia, um burro caiu num poço e não podia sair dali. 

O animal chorou fortemente durante horas, enquanto o seu dono pensava no que fazer. 

O camponês desceu numa escada, para avaliar a situação, tentou puxar o burrinho com uma corda, mas percebeu que não conseguiria, pediu auxilio aos vizinhos, mas nada resolveu.
Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel: concluiu que já que o burro estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria de ser tapado de alguma forma. 

E, então, pediu aos seus vizinhos para o ajudar a enterrar vivo o burro. 

Cada um deles pegou uma pá e começou a atirar terra para dentro do poço. 

O burro entendeu o que estavam fazendo e chorou desesperadamente. 

Até que, passado um momento, o burro pareceu ficar mais calmo. 

O camponês olhou para o fundo do poço e ficou surpreendido. 

A cada pá de terra que caía sobre ele o burro sacudia-a, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. 

Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até ao topo do poço, passar por cima da borda e sair dali. 

A vida vai atirar muita terra para cima de ti. Principalmente se já estiveres dentro de um poço. Cada um dos nossos problemas pode ser um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos buracos mais profundos se não nos dermos por vencidos. Usa a terra que te atiram para seguir em frente!

Unknown terça-feira, 8 de outubro de 2013
PSB consolidado para eleições de 2014 no Brasil e no Maranhão

O PSB vem se consolidando para as eleições de 2014. No plano nacional a aliança entre o presidente nacional da legenda, Eduardo Campos, e a ex-senadora Mariana Silva, que agora faz parte do PSB demonstra como o partido vem avançando. No Maranhão, a declaração do ex-governador José Reinaldo Tavares de apoio a pré-candidatura de Roberto Rocha ao Senado fortalece a unidade interna partidária.
A entrada de Mariana Silva nos quadros do PSB contribui para a continuação da caminhada da legenda rumo às eleições de 2014. O pré-candidato a Presidência da República, Eduardo Campos, garantiu que aliança com a ex-senadora é programática.

"Nós fizemos uma aliança programática, e nós reconhecemos as diferenças que temos. Tanto é que somos dois partidos. Um com 60 anos e um com um ano, recém-criado. Vamos aprender um com o outro. Para o PSB, é muito importante essa convivência com a Rede", afirmou.

Maranhão – A declaração de apoio do ex-governador José Reinaldo Tavares ao vice-prefeito de São Luís e pré-candidato ao Senado, Roberto Rocha, consolidou a unidade interna do PSB que vinha sendo construída desde a formação da executiva estadual.

Tavares disse que concorrerá a Câmara Federal e que Roberto Rocha tem total apoio dele para disputar a vaga de senador do Maranhão.

Roberto Rocha disse que as arestas estão sanadas no partido e que, o momento agora é trabalhar pela unidade dos partidos do campo da oposição.

“Estamos ajustando as velas para navegarmos por distâncias maiores, em busca da união para fazermos um Maranhão mais justo,” afirmou.

Unknown
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Por si só ela não representa solução para os casos de crimes cometidos por menores de 18 anos.
A polêmica em torno da redução da maioridade penal ganha fôlego cada vez que é noticiado um assassinato bárbaro cometido por menores, matando pacíficos cidadãos, estudantes ou crianças desamparadas. O assombro é maior quando estes fatos ocorrem em locais que no dia a dia não representam perigo em potencial, escolas, shoppings ou residências.

Amainado o trauma dos primeiros dias e alterada as manchetes na imprensa, a discussão se recolhe aos ambientes jurídicos ou legislativos, onde  a questão é há muito debatida. Projetos propondo a maioridade penal aos 16 anos, se aprovados hoje no Congresso Nacional correriam, no entanto, o risco de não serem sancionados pela presidenta Dilma.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, faz parte da linha de juristas que enxerga a questão da maioridade como cláusula pétrea – e portanto, inalterável – e disse recentemente em entrevista à imprensa que mesmo que existisse a possibilidade de redução da idade penal, o Estado estaria prestando um grande serviço ao crime organizado.

Dito assim de forma nua e crua e partindo da boca do ministro da Justiça do país é surpreendente para qualquer cidadão ouvir a constatação dele de que “para sobreviver no cárcere -verdadeiras escolas de criminalidade - é preciso entrar no crime organizado”.

Sua opinião, que certamente é a oficial do governo, é a de que boa parte da violência no Brasil, tem a ver com essas organizações que comandam o crime de dentro dos presídios e que criar condições para que um jovem vá para esses locais, independentemente do delito cometido, é favorecer o crescimento dessas organizações e, portanto, a criminalidade.

A redução da maioridade penal não é tendência do movimento internacional, ao contrário do que é veiculado pela grande mídia. A pesquisa Crime Trends (Tendências do Crime), da Organização das Nações Unidas, revela que são minoria os países que definem o menor de 18 anos como adulto passível de ser penalizado criminalmente. 

Segundo a Unicef , de 53 países, 42 deles, o equivalente a 79% adotam a maioridade penal aos 18 anos ou mais, acompanhando  recomendações internacionais que sugerem a existência de um sistema de justiça especializado para julgar, processar e responsabilizar autores de delitos abaixo dos 18 anos. 

Mas não podemos fechar os olhos diante do grande número de mortes violentas cometidas por menores e do escárnio de suas declarações para a polícia e para a imprensa afirmando entre outros absurdos que o Caje pra eles é hotel 5 estrelas;  que saem de lá na hora que bem entenderem; ou que vão tirar umas férias de 3 anos sem ter que trabalhar para comer. 

Diante disso, o que fazer? Não quero tratar aqui da defesa da tese simplória da redução da maioridade penal como solução dos problemas. Claro que não. É necessário investir na prevenção antes que o menor se transforme num delinqüente com frieza suficiente para matar outro ser humano durante um assalto para roubar um tênis, uma bicicleta, um carro, mesmo após já ter conseguido seu objetivo.
Faz-se urgente um debate mais plural considerando os pontos de vista econômico, social e jurídico para se chegar a uma nova postura em relação ao tratamento do menor assassino. Se com 16 ou 17 anos ele mata friamente, não pode ser deixado livre, e ao mesmo tempo não deve ser privado da liberdade num mesmo estabelecimento com crianças de 14 anos que cometeram apenas pequenas infrações nem nas mesmas alas de presídios com bandidos pós graduados em criminalidade.
Ai se criariam as condições para que se repita no Caje o que o ministro da Justiça afirmou acontecer nos presídios, bandidos de alto escalão explorando presidiários que, para sobreviver, se aperfeiçoam no crime como forma de defesa pessoal. 

Muitos menores são instrumentos de bandidos adultos, esses, sim, infelizmente, irrecuperáveis. Está na hora de focarmos também em penas mais severas para aqueles que usam os menores para cometer crimes hediondos. Para reduzir a sensação de impunidade, o aperfeiçoamento da legislação deveria dobrar ou triplicar a pena do adulto que joga no jovem menor a responsabilidade por um delito que ele provocou. 
A legislação deve prever também a responsabilização dos gestores da máquina pública quando não se esforçarem para a criação, manutenção e ampliação de locais para abrigar estes menores, já que muitos retornam as ruas por falta de vagas, ou pela facilidade de escapar.

Uma conclusão é pacífica: nenhum crime deve ser tratado com atenuação, independente se o infrator é menor ou qualquer que seja o apelo. O menor de idade apesar de não ter a mentalidade completamente formada consegue entender o que é um roubo com violência, um assassinato, um crime hediondo.

Cabe então ao Estado repreender, educar, dar acompanhamento psicológico, punir com mais severidade até sua recuperação total. Uma vez privado da liberdade, deve possuir um local especializado para detenção de menores, onde receberá educação formal e capacitação profissional de nível médio, até completarem sua pena, que não deve terminar ao atingir a maioridade, mas sim ser a pena comum para todos aqueles que praticaram o mesmo tipo de crime.

Crime  é um atentado ao bom desenvolvimento e à harmonia da sociedade de uma forma geral.  Dependendo dele, apenas um único é capaz de desestabilizar o bem estar de uma Nação, gerando uma gama de sentimentos negativos, extremamente danosos à coesão social. Não podemos nos preocupar com eles apenas quando as manchetes nos entristecem. Essa discussão sobre o fim da impunidade do menor é pra já. 

CHICO VIGILANTE 

Unknown terça-feira, 1 de outubro de 2013
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.