Empresário de Açailândia realiza visita técnica no Canadá

Visita ao país fez parte da Missão técnica Leite Nordeste do Sebrae

O empresário Luís Costa Coelho esteve, no último mês de novembro, no Canadá, para conhecer a cadeia produtiva do leite canadense que é considerada uma das mais organizadas do mundo. A visita técnica foi realizada junto a comitiva de gestores do Sebrae e outros produtores do nordeste.

Coelho conta que foi gratificante participar da missão. Para “Uma oportunidade como essa, oferecida pelo Sebrae, garante inovação e muito conhecimento para, a partir de agora, ser colocado em prática em minha indústria. Mas reconheço que esse processo é lento, já que é preciso primeiro trabalhar outros fatores para implantar tais mudanças”, refletiu.

A escolha de representantes da região para participar do projeto no Canadá deveu-se ao fato de que, a cadeia produtiva da região nordestina se destaca pela capacidade de gerar ocupação e renda durante todo o ano e por ter registrado expressivo crescimento nos últimos anos.

Representando o Sebrae Maranhão, viajaram nesta missão a gestora técnica de agronegócio da unidade regional de Imperatriz, Márcia Maria Martins, que foi acompanhada do proprietário do Laticínio Vovó Lenita de Açailândia, Luiz Coelho Costa e do produtor rural de Imperatriz, Renato José Nogueira.

Luís Coelho que também é presidente do Sicoob Credima, durante a viagem teve a oportunidade de conhecer institutos renomados de pesquisa agropecuária, universidades e fazendas, onde pôde conhecer técnicas que garantem a melhoria na produção do leite.

“Temos que sempre estar buscando conhecimento e inovação, pois a cada dia que a gente aprende um pouco mais é possível transformar a realidade e procurar mudar algo que estamos fazendo para melhor”, destacou.

A Missão
A comitiva foi composta por cerca de 30 pessoas, entre gestores do Sebrae da Região Nordeste, lideranças institucionais dos estados da região e empreendedores do segmento leiteiro. Os participantes puderam visitar renomados institutos de pesquisa agropecuária como a Universidade de Guelph, a União de Produtores Agrícolas, a Universidade de McGill, a Agência Valacta, o Insituto de Tecnologia Agroalimentar do Quebéc, a Empresa Biena e o Instituto Tecnológico Saint – Hyacinthe Technopole, assim como algumas fazendas da região.

Mariana de Sousa

Unknown quinta-feira, 26 de dezembro de 2013
Cespe/UnB fará concurso da Caixa para técnico bancário Expectativa é que o edital seja lançado no início de 2014. Banco vai ampliar em 9,8 mil o número de funcionários até 2015.

Veja o extrato de dispensa de licitação no DOU. Caixa vai ampliar em 9,8 mil o nº de funcionários até 2015
Validade de concurso da Caixa para técnico bancário é prorrogada. 
Caixa prorroga validade de concurso para médico do trabalho. 

Veja a portaria nº 14 no DOU
A Caixa Econômica Federal escolheu o Cespe/UnB para organizar seu concurso público para o cargo de técnico bancário.  O extrato de dispensa de licitação foi divulgado no "Diário Oficial da União" desta sexta-feira (20). 

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, expectativa é que o edital seja lançado no início de 2014.
De acordo com o extrato, o contrato será válido para a realização de dois concursos e terá validade de 12 meses. De acordo com o órgão, ainda não há informações sobre quais serão os cargos oferecidos no próximo concurso e nem quando o edital será publicado.

Os concursos da Caixa para técnico bancário são para formação de cadastro de reserva, ou seja, o banco chama os aprovados conforme a necessidade, dentro da validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.

A Caixa ainda está chamando os aprovados do concurso para técnico bancário que tem validade até 14 de junho de 2014. Depois, poderão ser convocados os aprovados do próximo concurso que será lançado.

Mais funcionários até 2015

Em julho, portaria nº 14, publicada no “Diário Oficial da União”, informou aumento de 9.873 funcionários na estatal até 2015 – em 2014 poderão ser acrescidos 4.850 empregados, e em 2015, 5.023 servidores.
No quantitativo de pessoal estão contabilizados, além dos empregados efetivos ingressantes por intermédio de concursos públicos, os empregados que possuem cargos, empregos ou funções comissionados, os empregados que estão cedidos a outros órgãos, os empregados requisitados de outros órgãos e os que estão afastados por doença, acidente de trabalho ou qualquer outra razão (veja na tabela ao lado).

Ano               Número de funcionários
2013              102.049
2014              106.899
2015              111.922

A Caixa informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que essas vagas acrescentadas ao quadro de pessoal poderão ser preenchidas pelos aprovados em concursos públicos cujas validades ainda estão em vigor. O banco informou que não há previsão de data para abertura de novo concurso público para técnico bancário.

Além do concurso para técnico bancário, existem outros três com validade em vigor e cujos classificados podem ser chamados à medida que as vagas forem abertas conforme a demanda. Um deles é para arquiteto, advogado e engenheiros, válido até 8 de julho de 2014; outro para médico do trabalho, válido até 22 de março de 2014; e o último cujo edital foi lançado em 18 de março deste ano para 72 vagas e formação de cadastro de reserva para médico do trabalho e engenheiro civil, cujo resultado final foi divulgado no dia 22 de agosto deste ano e a validade vai até 22 de agosto de 2014, podendo ser prorrogada.

Segundo a Caixa, as convocações e admissões do banco são atualizadas diariamente no site do banco e podem ser acompanhadas no endereço http://www1.caixa.gov.br/download/index.asp, opções “Concurso Publico” - “Admissional” ou por meio do telefone  0800 726 0101, opção  "Outros Assuntos" – “9”.
Os salários na estatal variam de R$ 1.744 para técnico bancário a R$ 8.315 para engenheiro civil.
De acordo com a portaria nº 14, as contratações de 4.850 empregados em 2014 e de 5.023 empregados em 2015 dependerão de manifestação prévia do Departamento de Coordenação e Governança de Empresas Estatais.

“Quando ocorre autorização para aumento do número de empregados, as vagas são distribuídas de acordo com as necessidades estratégicas da empresa, sendo providas por candidatos aprovados em concursos públicos externos realizados pela Caixa que se encontrem vigentes. A convocação dos aprovados ocorre de acordo com as necessidades e a disponibilidade de vagas no quadro de pessoal da Caixa e é realizada de acordo com o aumento do quadro de pessoal ou para reposição dos empregados desligados. Ressaltamos, ainda, que as convocações ocorrem na estrita conformidade da ordem classificatória alcançada pelo candidato para o cargo objeto do concurso, em unidade a ser definida pela Caixa, que seja ou venha a ser vinculada ao polo de classificação”, informou a assessoria de imprensa.

Do G1, em São Paulo

Unknown quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
Aplicação da minirreforma eleitoral divide parlamentares e juristas

Lei foi sancionada dia 12; Constituição só permite mudar regra 1 ano antes.Para congressistas, processo eleitoral não será alterado; juristas discordam.

A menos de um ano da eleição que escolherá presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, parlamentares e juristas se dividem quanto à aplicação da lei da minirreforma eleitoral, sancionada no último dia 12 pela presidente Dilma Roussef

O chamado princípio da anualidade, previsto na Constituição Federal, prevê que uma lei que altere o processo eleitoral não pode ser aplicada em uma eleição no período de um ano após entrar em vigência. Como a legislação começou a vigorar neste mês, não poderia, em tese, produzir efeitos na eleição de 2014 – somente na de 2016.

Mas deputados e senadores aprovaram a lei sob o argumento de que as alterações previstas na minirreforma – cujo principal objetivo é reduzir os gastos de campanha – não alteram pontos como o funcionamento das eleições, o modelo de financiamento de campanha ou a forma de votar e, portanto, não estariam sujeitas à regra da anualidade.

A reforma vale para 2014 porque, na proposta original, existiam algumas mudanças de data que necessitavam ter o princípio da anualidade. Acontece que, na Câmara, isso foi retirado exatamente porque foi votado depois de um ano. Então, deixamos só regras normativas de despesas, cláusulas que não criam incongruência com o princípio da anualidade, exatamente para que pudesse valer este ano que vem."
Senador Romero Jucá (PMDB-RR), autor do projeto da minirreforma eleitoral Juristas ouvidos pelo G1, porém, defendem que, mesmo sem mudanças significativas, a regra só deve valer a partir das eleições municipais de 2016.

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) afirmou que, no começo do próximo ano, partidos deverão formalizar uma consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter uma definição sobre a aplicabilidade das novas regras já na eleição de 2014.

O projeto da minirreforma eleitoral foi proposto em agosto pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado. Na ocasião, um grupo de trabalho na Câmara já discutia uma reforma política mais ampla.

No Senado, a intenção era que o texto de Jucá tratasse de pontos menos polêmicos e pudesse ser aprovado até 5 de outubro, para assegurar a validade  da matéria nas próximas eleições. Apesar de o Congresso ter concluído a votação da matéria em novembro e a sanção ter ocorrido em dezembro, parlamentares afirmam acreditar na validade em 2014.

“A reforma vale para 2014 porque, na proposta original, existiam algumas mudanças de data que necessitavam ter o princípio da anualidade. Acontece que, na Câmara, isso foi retirado exatamente porque foi votado depois de um ano. Então, deixamos só regras normativas de despesas, cláusulas que não criam incongruência com o princípio da anualidade, exatamente para que pudesse valer este ano que vem”, disse Jucá.

Acima da lei da minirreforma está a Constituição, que é categórica ao afirmar que a lei que altera o processamento das eleições entra em vigor imediatamente mas não se aplica na eleição que ocorra até um ano após. [Querer aplicar em 2014] é uma visão simplesmente política, não é visão jurídica."

Ministro Marco Aurélio Mello, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
O texto busca garantir a redução de gastos das campanhas eleitorais com medidas como a limitação do número de cabos eleitorais. Também ficam restritos a 10% da receita da campanha os gastos dos partidos com alimentação e, com combustível, a 20%. Fica proibido o "envelopamento de carros" com adesivos. O Congresso também aprovou proibir o uso de bonecos, pinturas em muro, placas, faixas, cartazes e bandeiras em bens particulares, mas a presidente Dilma Russeff vetou esse trecho.

Vice-líder do PMDB na Câmara e membro do grupo que discutiu a reforma política, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) disse que os partidos deverão se articular no início do próximo ano para questionar junto ao TSE se as novas regras valerão para 2014.

“Essas medidas da minirreforma que visam reduzir gastos não têm impacto de mudança com relação à norma mais rígida que interfira no processo eleitoral. Até porque todo ano o TSE tem o costume de normatizar condutas no processo eleitoral. Com certeza, vão ser feitas as consultas, as mais variadas possíveis, para saber se vale. O TSE não pode ignorar o que foi aprovado pelo Congresso”, disse Forte.

OS PRINCIPAIS PONTOS DA MINIRREFORMA

Cabos eleitorais
Até 1% do eleitorado por candidato nos municípios de até 30 mil eleitores. Nos demais, é permitido um cabo eleitoral a mais para cada grupo de mil eleitores que exceder os 30 mil.

Prestação de contas
Dispensadas de comprovação doações de bens móveis de até R$ 4 mil. Não entram na conta doações entre candidatos, partidos ou comitês.

Justiça Eleitoral
Diminui poder de auditoria das contas dos candidatos pela Justiça Eleitoral, que se limitará a fazer exame formal dos documentos.

Doações de campanha
Cooperativas estão autorizadas a contribuir, desde que não recebam verbas públicas.

Propaganda em carros
Só com adesivos comuns de até 50 cm x 40 cm ou microperfurados no tamanho máximo do para-brisa traseiro. “Envelopamentos” estão proibidos.

Propaganda em imóveis particulares
Permitido o uso de bonecos, pinturas em muro, placas, faixas, cartazes e bandeiras em bens particulares.

Propaganda em vias públicas
Permitidas bandeiras e mesas para distribuição de material, desde que não atrapalhem o trânsito e os pedestres. Bonecos e outdoors eletrônicos vetados.

TV e rádio
Proíbe incluir nos horários políticos de presidente, governador, senador e prefeito propaganda de candidatos a deputado e vereador ou vice-versa.

Redes sociais
Campanha liberada, mas é proibido contratar direta ou indiretamente pessoas para publicar mensagens ofensivas.

Comícios
Comícios de encerramento de campanhas até as 2h da madrugada. Nos demais dias, das 8h à meia-noite.

Carros de som
Carros de som e minitrios elétricos liberados até o limite de 80 decibéis medidos a sete metros de distância do veículo.

Convenções partidárias
A lei reduz em dois dias o período das convenções partidárias para definir candidatos e coligações (período vai de 12 a 30 de junho).

Substituição de candidato
Só se o pedido for apresentado até 20 dias antes do pleito (excetuado caso de morte). Foto do candidato será substituída na urna eletrônica.

Multas
Permite parcelamento da multa eleitoral de partidos ou pessoas em até 60 meses, desde que as parcelas não ultrapassem 10% da renda.

Alimentação e veículos
Gasto com alimentação de militantes limitado a 10% da receita da campanha e, com aluguel de veículos, a 20%.

Fundo partidário
Legendas que cometerem irregularidades podem ter suspenso o repasse do Fundo Partidário.

Fonte: Lei da Minirreforma Eleitoral

O deputado Marcus Pestana (PSDB-MG), outro membro do grupo de trabalho que discutiu a reforma política na Câmara, também acredita que as novas regras são válidas para 2014.

“Essa minirreforma, do jeito que está, altera pouca coisa. São pequenos ajustes na reforma eleitoral, que aperfeiçoam. Acho que pode valer para 2014, sim”, declarou o parlamentar.

Na semana em que o texto foi aprovado no Senado, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o autor da proposta, Romero Jucá, se reuniram com a então presidente do TSE, Cármen Lúcia para tratar do assunto.

Calheiros defendeu a validade já para 2014. “Como trata de propaganda eleitoral, a expectativa nossa é que tenhamos a sua implantação já na próxima eleição. Isso significa reduzir despesa e, como todos sabem, a eleição no Brasil é das mais caras do mundo”, disse o senador na ocasião.

Juristas discordam
Para o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, “não existe a possibilidade” de as novas regras valerem no ano que vem.

“Acima da lei da minirreforma está a Constituição, que é categórica ao afirmar que a lei que altera o processamento das eleições entra em vigor imediatamente mas não se aplica na eleição que ocorra até um ano após. [Querer aplicar em 2014] é uma visão simplesmente política, não é visão jurídica”, disse.
O ex-ministro do TSE, José Eduardo Alckmin defende que a nova lei só pode ser aplicada nas eleições de 2016, mas acredita que o tema ainda pode gerar divergências no Judiciário.

“Esse assunto é um pouco polêmico. Eu acho que toda alteração deve ser feita até um ano antes da eleição. Mas no passado essa regra sofreu interpretações diferentes pelo Supremo Tribunal Federal (STF)”, afirmou.
Em 2006, o STF considerou que valia para as eleições daquele ano a minirreforma eleitoral sancionada por lei meses antes. A lei proibia, por exemplo, a distribuição de brindes por candidatos e a realização de showmícios. Já em 2011, o Supremo decidiu que não deveria ter aplicada nas eleições do ano anterior a Lei da Ficha Limpa, que barra a candidatura de políticos condenados por decisões de colegiados e que entrou em vigor em junho de 2010.

Para Marco Aurélio Mello, é "inquestionável" que o Congresso deveria ter agido com antecedência ao votar a minirreforma.

“Se queremos realmente corrigir rumos, vamos atuar com antecedência. Por que o Congresso apenas deliberou a minirreforma agora? Eles sabiam que, fazendo com menos de um ano das eleições, ela não seria aplicada. Não há no contexto esta possibilidade. Tiveram tempo suficiente para deliberar a respeito”, disse o presidente do TSE.

O advogado especialista em direito eleitoral pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE Flávio Brito acredita que aplicar a lei no próximo ano é um “absurdo”.

“Quando falamos da constitucionalidade sobre essa minirreforma, vemos que o posicionamento dos que defendem aplicação imediata se encontra equivocado, porque a Constituição prevê o princípio da anualidade. Aplicar legislação neste momento é um absurdo”, disse.

Para alguns parlamentares, porém, a aplicação da regra em 2014 poderá gerar insegurança jurídica ao pleito. O senador Pedro Taques (PDT-MT), autor de uma das emendas que limitava a contratação de cabos eleitorais, disse que os candidatos que se sentirem prejudicados pela nova lei poderão levar a questão à Justiça.

“Penso que terá muita insegurança jurídica caso essas mudanças sejam aplicadas já no próximo pleito”, disse Taques.

Do G1, em Brasília

Unknown
Prefeitura de Timon lança edital de concurso público para Educação

Vagas são para professores de diversas áreas. Salários variam de R$ 1.567,00 a R$ 1.100,76.

A prefeitura do município de Timon, no Maranhão, lançou nesta sexta-feira (13), o edital de concurso público de provas e títulos para preenchimento de 160 vagas na área de Educação, das quais 5% serão destinadas a Portadores de Necessidades Especiais (PNE). O concurso será executado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (Copese), vinculada à Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pela interne, a partir das 9h do dia 16 de dezembro de 2013 até as 23h59min do dia 11 de janeiro de 2014. O boleto da inscrição poderá ser pago até o dia 13 de janeiro. Para professor Classe A, o valor da inscrição é de R$ 60,00 e para Classe D, R$50,00.

As vagas são para professores de diversas áreas, com salários de R$ 1.567,00 para professor Classe A (40 horas) e R$ 1.100,76 para professor Classe D (20h). As inscrições terão início na próxima segunda-feira (16) e seguem até o dia 11 de janeiro. As provas serão realizadas no dia 9 de fevereiro, na cidade de Teresina (PI), em local e horário a serem divulgados.

Este é o primeiro dos três editais que serão lançados para o preenchimento de mais de 500 vagas. Os próximos editais contemplarão diversas outras áreas. O edital foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município de Timon.

Do G1 MA

Unknown
Salário Mínimo de 2014 será de R$ 724

Medida entrará em vigor no dia 1º de janeiro de 2014; Orçamento prevê receita de R$ 2,4 trilhões

Em sessão extraordinária, que entrou pela madrugada desta quarta-feira (18), o Congresso Nacional aprovou a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014.  A proposta segue agora para sanção presidencial. O salário mínimo previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro do ano que vem é R$ 724, aumento de 6,6% em relação ao mínimo atual.

O esforço para aprovar a proposta de Orçamento começou na manhã dessa terça-feira (17) com a discussão, na Comissão Mista de Orçamento (CMO), do relatório final da LOA, que foi suspensa por falta de acordo. Os parlamentares retomaram a discussão no começo da noite, concluindo a votação pouco antes da meia-noite.

Enquanto ocorria a reunião da CMO, o plenário do Congresso também aprovou o Projeto de Lei (PLN) 13/13, que altera o Plano Plurianual (PPA - Lei 12.593/12) 2012-2015, em diversos itens. De acordo com o Regimento Interno, antes de votar o Orçamento, o PPA teria que ser aprovado. Com as duas aprovações, os parlamentares iniciaram a sessão de votação da LOA.

O relator, deputado Miguel Corrêa (PT-MG), agradeceu o esforço dos parlamentares para aprovar o Orçamento, mas lamentou o que chamou de "receita enxuta". "Tivemos uma demanda relativa ao tamanho do nosso país, mas com uma receita enxuta, que significa que a distribuição desses valores tivesse um peso muito grande dentro das bancadas", disse.

O valor total do Orçamento da União para 2014 é R$ 2,48 trilhões. Do total previsto para o próximo ano, R$ 654,7 bilhões serão destinados para o refinanciamento da dívida pública.

O montante reservado para as áreas fiscal, da seguridade social e de investimento das empresas estatais, soma R$ 1,8 trilhão, sendo R$ 105,6 bilhões para investimento das empresas estatais federais e R$ 1,7 trilhão para orçamentos fiscal e da seguridade social, dos quais R$ 100,3 bilhões foram destinados para a Saúde (destes R$ 5,16 bilhões em emendas parlamentares individuais e coletivas).

Para a Educação a previsão de recursos é R$ 82,3 bilhões. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) receberá R$ 61,7 bilhões. 

O relatório elevou o investimento público em R$ 900 milhões para o próximo ano e manteve despesas com pessoal. De acordo com a proposta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), ficou estipulado em 3,8% e a inflação medida pelo Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA), de 5,8%.

Apesar de diminuir em relação ao ano passado, quando ficou em 34,8% do Produto Interno Bruto (PIB), a dívida líquida ainda permanece em um patamar alto, estimada em 33,9% do PIB, em 2014. 

O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) criticou o montante reservado para o pagamento da dívida pública e defendeu uma auditoria das contas. "É preciso rever a concepção central da peça orçamentária que parece que é um dogma e que significa diminuição do investimento social. Por isso que o PSOL vota contra esta concepção de Orçamento, acordada coma ampla maioria [dos parlamentares], mas que não ajuda em uma perspectiva de país", disse.

Os parlamentares aprovaram ainda a inclusão de R$ 100 milhões para o Fundo Partidário, aumentando para R$ 364,3 milhões o valor previsto para 2014. De acordo com a legislação, a maior parte do recurso (95%) do fundo é distribuída de acordo com a proporção de cada partido na Câmara e 5% de forma igual a todos os partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral.
AGÊNCIA BRASIL

Unknown sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
MATRICULAS ABERTAS ESCOLA FACILITY MATRICULAS ABERTAS PARA O 1 SEMESTRE DE 2014:

PEQUIÁ
Faça um curso profissionalizante conosco e comece seu com o pé direito se qualificando nos seguintes cursos:
*Informática básica e avançada
*Armador de Ferragens
*Auxiliar de Almoxarifado
*Inglês
*Balconista de Farmácia
*Cabeleireiro Unissex
*Solda Eletro Revertido
Reserve sua vaga hoje mesmo.

VILA ILDEMAR
ESCOLA FACILITY: Vila Ildemar - Aproveite e inicie 2014 se qualificando, faça um curso profissionalizante conosco.
*Administração de Empresas
*Armador de ferragens
*Construção civil
*Relações Humanas
*Inglês
*Operador de Caixa
*Secretariado
*Balconista de farmácia
*Eletricista predial
*Cabeleireiro Unissex
*Atendimento e Vendas
Inicio em Janeiro. Garanta já a sua vaga.

Maiores informações nos fones 99.9155.2606

Unknown
Manifestantes atearão fogo em pneus e interditam BR 222 em Açailândia - MA

Revoltados com a quantidade de acidentes que aconteceram na BR-222 no perímetro urbano de Açailândia em 2013, os moradores dos bairros: Jardim de Alah e Tancredo Neves interditaram a mesma, nesta quinta-feira (19). 

O trecho onde os manifestantes se concentraram, é um dos mais perigosos da BR, onde vários acidentes com vítimas fatais foram registrados.  Como o do coordenador do Projeto Bom de Bola Bom de Escola, Raimundo Kleber, que perdeu a vida quando corrida pelo acostamento e acabou sendo atropelado por um ônibus.

Outro acidente teve como vitima fatal o senhor João Martins Chaves, que perdeu a vida, quando esperava no acostamento para atravessar a BR, como relatou a sua filha  Raimunda Brandão “Meu pai perdeu a vida quando esperava a hora certa de passar para o outro lado, e veio um carro que fazia uma ultrapassagem e acertou ele em cheio. O acidente aconteceu no dia 29 de agosto deste ano, e até agora nada foi feito. Em quatro (4) meses foram  quatro (4) mortes e outros tantos ficaram feridos, e ninguém fez absolutamente nada para resolver está situação. Por isso, estamos aqui hoje, para cobrar das autoridades, providencias para que outras pessoas não venham a perde seus familiares, como eu perdi meu pai” lembrou  Raimunda Brandão   filha de uma das vítimas.

A polícia Rodoviária esteve no local e viu que a manifestação era pacifica e que o objetivo do povo é: A construção de passarelas, quebra-molas e em alguns casos a colocação dos semáforos.

Ninguém ficou ferido durante o tempo em que a BR-222 ficou interditada das 18h às 19h30min.

Rei dos Bastidores

Unknown
MEC elimina 1.522 candidatos do Enem por tentativa de fraude

Do total, 396 são de Minas Gerais e quatro, de Barbacena. Mercadante diz que a polícia não encaminhou os nomes ao ministério.


Um grupo de 1.522 candidatos foi eliminado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 por tentativa de fraude. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta sexta-feira (20), durante a participação em evento na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.

Segundo o ministro, as 1.522 pessoas foram excluídas do Enem porque tentaram colar nas provas, desrespeitaram o edital ou são suspeitas de usar ponto eletrônico. Entre os eliminados, 396 são de Minas Gerais, sendo quatro da cidade de Barbacena.

Em Barbacena, a Polícia Civil de Minas Gerais investiga uma quadrilha presa que teria fraudado o Enem, além de ter vendido vagas em cursos de medicina em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Não se sabe, no entanto, se os suspeitos estão entre o grupo de 1.522 pessoas eliminado pelo Ministério da Educação.

"Até o momento a polícia [de Minas Gerais] não encaminhou ao MEC nenhum nome de eventuais envolvidos. Se há indícios queremos apurar com todo o rigor, mas não recebemos nenhum nome para confirmar se foi participante, em qual escola, até para fazer os cruzamentos em relação ao resultado da prova", diz Mercadante. O ministro afirma, ainda, que confia no trabalho da Polícia Federal, que deve concluir o processo.

De acordo com as investigações da Polícia Civil de Minas Gerais, o suspeito de ser o chefe da organização criminosa teria pagado R$ 10 mil a um fiscal da prova em Barbacena, que vazou os cadernos de cor amarela para um integrante da quadrilha nos dias do exame. As questões teriam sido respondidas e passadas por ponto eletrônico e mensagem de celular a candidatos participantes da fraude. Segundo a polícia, o fiscal ainda não foi identificado.

Novos cursos de medicina
Mercadante disse também que o número de municípios pré-selecionados para receber novos cursos de medicina subiu de 42 para 49, incluindo Guarulhos, onde há um campus da Unifesp que trabalha no projeto de expansão.

"Guarulhos terá uma faculdade de medicina. Se a Unifesp desejar expandir, melhor. Caso não haja interesse da universidade, faremos de qualquer forma", diz. Os novos cursos de medicina nas 49 cidades em 15 estados nas cinco regiões do país podem gerar, potencialmente, 3.500 vagas, segundo o ministro.

Depois da pré-seleção, os municípios vão receber a visita de uma comissão de especialistas da área da saúde para certificar condições de infraestrutura. Em um terceiro passo as cidades terão de apresentar um projeto pedagógico para a instalação da universidade.

Expansão Unifesp
O ministro esteve em São Paulo para participar da constituição da "Frente de prefeitos para o desenvolvimento da Unifesp", realizada nesta sexta-feira na sede da reitoria da instituição. Os  prefeitos das cidades onde a Unifesp está instalada (São Paulo, Diadema, Guarulhos, Osasco, Santos e São José dos Campos) ou tem planos de chegar, como em Embu das Artes, assinaram um termo de comprometimento com a expansão.

"A parceria com os prefeitos é fundamental para a expansão. A universidade traz crescimento e conhecimento que se reflete na cidade. Queremos desenvolver a Unifesp de maneira mais homogênea. É necessário ter um projeto comum de universidade", afirma Soraya Smaili, reitora da Unifesp.

A Unifesp possui mais de 22 mil alunos entre graduação e pós, e 1,3 mil professores.

Vanessa FajardoDo G1, em São Paulo

Unknown
Reginaldo Rossi morre aos 69 anos de câncer no pulmão

Artista estava internado na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife.
Ele tratava de um câncer no pulmão desde o dia 27 de novembro.

O cantor e compositor Reginaldo Rossi morreu às 9h40 desta sexta-feira (20), aos 69 anos, de falência múltipla de órgãos. Conhecido como o "Rei do Brega" e autor do sucesso “Garçom”, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Memorial São José, na área central do Recife, desde o dia 27 de novembro, para tratar um câncer no pulmão direito. Na quinta-feira (19), sofreu uma piora no quadro clínico.

O velório será realizado na tarde desta sexta-feira, no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, área central do Recife. O local do enterro ainda não foi divulgado.

Na porta do hospital, o movimento de fãs foi intenso após o anúncio da morte do cantor. O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o governador Eduardo Campos decretaram três dias de luto oficial.

Durante o tempo em que ficou internado, Reginaldo Rossi foi submetido a uma cirurgia para retirada de um nódulo na axila direita. A biópsia confirmou o diagnóstico de câncer. Ele também passou por um procedimento chamado toracocentese, para drenar líquido acumulado entre a pleura e o pulmão.

Rei do Brega
O artista ganhou o título de “Rei do Brega” graças a músicas como “Garçom”, que falam de amor e traições. Compositor de linguagem popular, ele também é autor de sucessos como "A raposa e as uvas", "Leviana" e "Recife minha cidade". Ele dizia que foi o primeiro na cidade  a usar calça sem pregas. "Passava na rua e os caras gritavam: 'Wanderléa! Olha a Wanderléa!' E depois todo mundo usava", contou certa vez.

Apesar do jeito extrovertido nas entrevistas e apresentações, se dizia avesso à fama. "Eu sou muito tímido. Essa coisa que eu faço, que requebro no palco, canto 'Garçom', o corno e tudo mais, é para enganar minha timidez", afirmou recentemente em entrevista ao programa Bom Dia Pernambuco.

Nascido no Recife, em 1944, Reginaldo Rodrigues dos Santos começou a carreira na esteira da Jovem Guarda, na década de 1960, imitando Roberto Carlos. Antes, estudou engenharia civil e chegou a dar aulas de matemática. Ele faria 70 anos em fevereiro.

Quando trocou a sala de aula pelos palcos, optou por cantar rock no Nordeste e comandou o grupo The Silver Jets. Em 1966, lançou seu primeiro LP, "O pão". Somente em 1970, pela gravadora CBS, estreou em disco, com o LP "À procura de você", afastando-se do rock e passando a apresentar um repertório brega-romântico, do qual se tornou ícone.

Entre seus maiores sucessos estão, além de “Garçom” (1967), "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Ele continuava fazendo shows pelo Brasil, apresentando o mais recente álbum, “Cabaret do Rossi”. Nos dias 21 e 22 de novembro, tocou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.

Tributo
Diversos músicos lançaram no ano 2000 um tributo ao artista, intitulado "ReiGinaldo Rossi". O disco tinha releituras de canções de Rossi cantadas por artistas como Lenine, Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Eddie, Dolores, Paulo Francis, Querosene Jacaré, Comadre Fulozinha, Stela Campos, Via Sat, Devotos, Otto e Mundo Livre S/A. O cantor pernambucano Silvério Pessoa, por exemplo, criou uma banda, a Sir Rossi, que dá novas roupagens às canções do artista.

Rossi dizia que só no Brasil é que existe essa história de brega e chique. “Os cantores no mundo todo querem fazer sucesso. As letras são as mais simples possíveis, as harmonias [também]”, comparou. “Claro, existem eruditos para uma pequena classe. No Brasil, em que o povo em geral não teve acesso à educação musical mais refinada, isso é válido: tem que ter Chico [Buarque], Gal [Costa], Caetano [Veloso], e tem que ter Amado Batista, Zezo dos Teclados, Faringes da Paixão e Reginaldo Rossi".


Do G1 PE


Unknown
Juiz emite sentença de desapropriação de terreno para o reassentamento de Piquiá de Baixo

Os moradores de Piquiá de Baixo comemoram mais uma vitória. Ontem (11), o Juiz Dr. Ângelo Antônio Alencar dos Santos emitiu a sentença de desapropriação do terreno para onde serão reassentadas 312 famílias do bairro, por não terem mais condições de sobreviver em meio à poluição das siderúrgicas instaladas aos arredores das casas.

A sentença estipulou em 1milhão e 30 mil reais como indenização do terreno que está localizado às margens da BR222, próximo do Posto da Polícia Federal de Açailândia. Com isso, chega-se à definição da discussão em âmbito judiciário e a Prefeitura poderá desde já regularizar a propriedade do terreno, para em seguida transferi-lo à Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá.

Enquanto aguardava a sentença, a Associação de Moradores não parou de trabalhar e já está com o projeto urbanístico e habitacional elaborado, prestes a ser aprovado pela Caixa Econômica Federal para financiamento pelo “Programa Minha Casa Minha Vida”. Os moradores encaram a conquista definitiva do terreno com grande alegria, pois o avanço para o início da construção das novas moradias é grande.

Para celebrar esse momento, nessa quinta (12), às 15h30, os moradores do bairro estarão colocando no novo terreno conquistado uma placa em nome da Associação Comunitária. O ato vai acontecer na entrada do novo bairro, na BR 222, próximo à Polícia Federal Rodoviária. 

Nesse contexto de importantes de vitórias, eles comemoram também o apoio político da Câmara Municipal de Vereadores de Açailândia. Na quarta-feira 11 à noite, a Câmara aprovou o Plano Plurianual de orçamento do Município, no qual por moção aprovada em unanimidade, está sendo inserido um recurso específico para o reassentamento do Piquiá de Baixo.

Na manhã dessa quinta (12), membros da Associação Comunitária de Moradores de Piquiá de Baixo reuniram-se com vários vereadores solicitando o apoio formal da Câmara e definindo como encaminhamento uma reunião urgente, a ser realizada na próxima semana, com as secretarias municipais que virão a ser interessadas no processo de construção do bairro.

Nessa mesma quinta, à noite, a Associação de Moradores do Piquiá encontrará as diretorias da Associação Comercial e Industrial de Açailândia (ACIA), do Sindicato do Comércio Varejista (SICA) e da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Açailândia (CDL), para estipular parcerias e debater sobre futuras instalações no novo bairro.

Rede Justiça nos Trilhos

Unknown quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Castelo reaparece e admite união com Flávio Dino para disputa em 2014

Depois de passar praticamente todo o ano de 2013 longe dos holofotes, o ex-prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB) reapareceu com força na cena política do estado. Uma semana após as declarações do presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB) elogiando o ex-prefeito e ex-governador, o tucano fez nova aparição pública e falou sobre a possibilidade de aliança, afirmando que está disposto a se aliar com qualquer político em prol do Maranhão. O membro do PSDB quis comentar sobre a administração  do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) evitando polêmica com o atual gestor.

“Posso fazer política com qualquer pessoa. Não sou intransigente. Não sou intolerante. Pelo contrário, eu já tolerei muita coisa na vida e isso faz parte de quem tem espírito público e pensa no bem das pessoas. Para mim é uma honra trabalhar pelo Maranhão”, falou Castelo sobre uma possível aliança com os comunistas.

Questionado sobre os elogios de Flávio Dino a ele, Castelo disse que recebeu com naturalidade as palavras do comunista e também elogiou a atitude de reconhecê-lo enquanto relevante homem público. “Eu tenho impressão que eu mereço [os elogios]. Ele teve muito equilíbrio em dizer o que disse. Partidariamente somos divergentes, por ele ser do PCdoB e eu do PSDB, mas em política você tem que saber conviver com os contrários. Porque é o interesse do povo que deve ficar acima do pessoal”, afirmou.

Castelo afirmou ainda que o PSDB não tem pressa para decidir seu caminho em 2014, mas que o palanque para o presidenciável Aécio Neves está entre as prioridades para a legenda fechar com uma candidatura. “Estamos analisando para no momento oportuno verificar qual é o melhor caminho a tomar pelo partido, encabeçando Aécio Neves para presidência e quais são as melhores propostas para nosso estado. O partido está discutindo o que melhor para os seus membros e ainda não discutimos cargos com ninguém”.

Com a candidatura de Roberto Rocha (PSB) praticamente irreversível ao Senado, Castelo preferiu sair da disputa e garantir sua vaga no Congresso Nacional. O ex-governador confirmou que será mesmo candidato a deputado federal nas eleições do ano que vem. Ele já estava catalogando material para escrever seu livro de memórias, projeto que irá ser pausado com a campanha. “Eu sou pré-candidato a deputado federal atendendo apelo do meu partido, dos meus amigos que não querem que eu me afaste da vida pública. Estou reunindo os meus documentos para escrever meu livro de memórias, que vai retardar um pouco porque eu não posso deixar tantos amigos que estão pedindo para eu ser candidato”.

Os vereadores do PSDB dizem que por enquanto estão afastados da discussão sobre a sucessão estadual, mas quando chamados, irão discutir qual a melhor proposta para o partido e para o estado. O vereador Gutemberg Araújo (PSDB) disse que até o momento, só ouviu a proposta do pré-candidato Luís Fernando Silva (PMDB). “Por enquanto só o Luís Fernando conversou conosco. Estamos esperando o Flávio também sentar e conversar. Por enquanto, eu, o vereador José Joaquim e o vereador Sérgio frota estamos mais afastados da discussão”.

Prefeitura novamente

O ex-prefeito João Castelo (PSDB) já começa a se animar para uma nova empreitada já em 2016. Com uma boa eleição para deputado federal, já pensa em retornar ao Palácio de La Ravardiére em 2016, caso a gestão do atual prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) esteja mal avaliada no período eleitoral.

O ex-prefeito diz que os amigos e o partido já pedem que ele tente nova candidatura a prefeito de São Luís. “O partido faz questão que eu seja candidato a deputado federal. Inclusive vários amigos estão insistindo até para eu voltar a ser candidato a prefeito”.

Apesar de pensar em 2016, Castelo preferiu não tecer críticas ao atual gestor do município. “Eu não posso analisar a administração de ninguém. Principalmente daquele que me sucedeu. Seria deselegante eu fazer com ele o que fizeram comigo”, finalizou. 

Unknown quinta-feira, 12 de dezembro de 2013
Homem é linchado após assalto na zona rural de Santa Inês

Homem era suspeito de assaltar e esfaquear um mototaxista. Ele foi encurralado por moradores e acabou sendo assassinado.
Um homem foi linchado ontem na zona rural de Santa Inês, no Maranhão na tarde dessa quarta-feira (11).  Ele era suspeito de assaltar e esfaquear um mototaxista. O mototoxista, de 31 anos, foi esfaqueado no tórax, após reagir ao assalto. Ele precisou passar por uma cirurgia e continua internado. A Polícia Militar foi chamada e começou a perseguição ao suspeito.

Segundo a PM, o autor do crime foi encurralado alguns mototaxistas, nas proximidades do povoado São José do Aterrado, e acabou assassinado a golpes de facões e pedaços de madeira. Os policiais afirmam que não conseguiram evitar o linchamento. Este é segundo caso de linchamento registrado no Vale do Pindaré em 2013.

Do G1 MA 

Unknown
Inscrições para concurso da Prefeitura de Bom Lugar seguem até domingo

SÃO LUÍS – Vão até este domingo (15), as inscrições para 194 vagas no concurso público nº 1/2013 da Prefeitura de Bom Lugar. As oportunidades são para os níveis fundamental incompleto, nível fundamental completo, nível médio ou técnico completo e nível superior completo. Os salários variam entre R$ 678 e R$ 5 mil, com jornadas de 20h, 30h ou 40h semanais.
As inscrições estão sendo feitas, exclusivamente, pela página eletrônica da Fundação Vale do Piauí (Funvapi). A taxa de inscrição varia entre R$ 60 e R$ 100. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva.

Maurício Araya / Imirante.com

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.