Avião cai e atinge casa em bairro de Curitiba, dizem bombeiros

Acidente aconteceu por volta das 13h30 deste sábado (30), no Bacacheri.  Informação dos bombeiros é de que duas pessoas morreram na queda. 

Um avião monomotor modelo Cessna 177 caiu e atingiu uma casa na Rua Nicarágua, emCuritiba, nas proximidades do Aeroporto do Bacacheri por volta das 13h30 deste sábado (30), segundo o Corpo de Bombeiros. A aeronave tinha acabado de decolar do aeroporto e seguia para Londrina, no norte do estado, segundo a Infraero. Após a queda, o avião explodiu.

 O G1 publicou que três pessoas tinham morrido. A informação sobre a terceira morte foi passada pela assessoria de imprensa do Hospital Evangélico de Curitiba, que corrigiu a informação às 15h30.

Pelo menos quatro pessoas estavam a bordo – duas morreram na hora. Segundo os bombeiros, o piloto e o copiloto do avião morreram.

O Hospital Evangélico, para onde foi levado um dos ocupantes da aeronave, chegou a confirmar que ele havia morrido no hospital. Porém, depois, informou que a vítima foi reanimada e estava no centro cirúrgico. Este ocupante é sobrinho do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que confirmou ao G1 se tratar do sobrinho mais velho dele, de 51 anos de idade. De acordo com o deputado, a família também chegou a ser informada sobre a morte de Sílvio Roberto Romanelli.

O outro ocupante da aeronave ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital do Trabalhador. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), responsável pelo hospital, o homem está em estado grave. Ele está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com múltiplas faturas na face, no quadril, na coluna e no tórax.

Na casa estavam duas mulheres e uma criança. Elas não se feriram.

"Acredito que ele tentou levantar, mas não deu certo. Ele bateu no poste e, acho que foi por isso que ele não entrou dentro de casa, não quebrou a parede. Logo depois ouvimos a explosão. Estávamos na cozinha e ouvimos o barulho. Pensei que tivesse sido um acidente com um carro, mas na hora que cheguei na sala vi uma parte da asa e só pensei em pegar a minha mãe e a minha filha para sairmos de casa. A hora que pegou fogo já tínhamos saído", disse uma das moradoras da casa Elisabete Pascoal do Rosário.

Em entrevista ao G1 por telefone, o dono da aeronave, Marcelo Montezuma, afirmou que o avião já tinha feito duas viagens neste sábado. Pela manhã, ele, a esposa e filha decolaram de Londrina para Maringá, que também fica no norte do Paraná, para participar de uma feira de aviação. Na feira, o piloto e o sobrinho do deputado emprestaram o monomotor. “O piloto e o Silvio pediram a aeronave porque precisavam levar dois atletas para um campeonato de sinuca em Curitiba. Assim que deixassem os atletas, retornariam para Londrina com outras duas pessoas”, disse Montezuma.

O proprietário da aeronave ainda afirmou que o piloto era um profissional experiente com muitas horas de voo, e que o avião tinha passado por manutenção há pouco mais de 20 dias. “O avião não tinha nenhum problema mecânico ou técnico, estava tudo certo. Inclusive na hora que eles decolaram a condição climática era favorável. Não sei o que pode ter acontecido”, pontua Marcelo Montezuma.
                                           
O comerciante Reginaldo Luciano Frez, de 41 anos, fez a viagem de Maringá a Curitiba no avião, conforme contou ao G1. Ele era amigo do piloto e pegou uma carona no voo, já que precisava ir à capital paranaense para participar de um campeonato de sinuca. “Ele [o piloto] era meu amigo. Como ele estava vindo para Curitiba e sabia que eu viria para cá, perguntou se eu queria vir junto. Foi uma viagem tranquila. O avião decolou normalmente. O pouso foi tranquilo também”, afirmou Frez. Ele não embarcou na aeronave para voltar ao norte do estado porque a carona era apenas para a ida.

O Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no Paraná vai investigar as causas do acidente.

Adriana Justi, Luciane Cordeiro e Thais KaniakDo G1 PR

Unknown sábado, 30 de agosto de 2014
Médicos maranhenses aprovam propostas de Flávio para a Saúde

O encontro de Flávio Dino com médicos no Conselho Regional de Medicina na última terça (26) rendeu bons frutos para o candidato a Governador e para a categoria. No evento em que explicou a quase 200 profissionais suas propostas para melhorar o sistema de saúde do Maranhão, Dino falou também sobre suas ideias para ampliar o acesso ao tratamento de saúde no Maranhão.
Com auditório lotado, os médicos maranhenses puderam ouvir do próprio Flávio Dino suas considerações a respeito da Saúde Pública no Maranhão. O assunto mais polêmico foi a proposta de criação do programa “Mais Médicos Estadual”, que foi esclarecido pelo candidato.
Dino afirmou aos participantes do evento que o seu projeto é o de criar a carreira médica para os profissionais que decidirem seguir o serviço público e usou como comparação as carreiras do Poder Judiciário. “Isso fará com que mais médicos queiram trabalhar no interior, tenham garantias trabalhistas e não dependam de apadrinhamento,” disse. A proposta foi aplaudida por todo o auditório.
Outro ponto destacado da proposta que ganhou o apoio da categoria que ouviu Flávio Dino foi a estruturação da rede de residência médica no Maranhão. Dados levantados por colaboradores do Programa de Governo de Flávio Dino apontam uma demanda represada na área de cerca de 2/3 de profissionais que concluem a universidade mas não podem seguir a especialização por falta de vagas. Dino falou ainda da abertura de mais um curso de Medicina no estado e possibilitar a formação de mais maranhenses na profissão.
Esse e outros temas debatidos durante mais de 3 horas entre o candidato e médicos reunidos em São Luís despertaram o apoio de profissionais da Medicina em nome da campanha de Flávio Dino. Os médicos fizeram perguntas para o candidato e ouviram suas propostas no que diz respeito à contratação de profissional,d e políticas públicas para prevenção de doenças e da criação de um Plano Diretor de Investimentos na Saúde Pública, a fim de ter ações planejadas e regionalizadas para organizar o antedimento em todo o estado.
“As transformações vão ser pactuadas com o CRM. Vamos ouvir a categoria e também apresentar os pontos que entendemos que devem ser prioridade no Governo. A exemplo do que acontece aqui hoje,” disse Dino. O médico Giuliano Moura elogiou a iniciativa do CRM em convidar o candidato e afirmou que ele esclareceu muitas dúvidas da categoria para projetos em um eventual Governo.
Ao longo da palestra, diversos profissionais elogiaram as propostas de Flávio Dino e afirmaram que o candidato tem preparo para conduzir o Sistema de Saúde no Estado. “Nós viemos aqui para ouvir a sua proposta. Não foi surpresa que o senhor está preparado, porém foi muito positivo conhecer com mais profundidade suas propostas,” disse o médico Ubirani Nascimento.
Para Rui Palhano, as propostas de Dino para a categoria e para o sistema de Saúde são consistentes e devem mudar o panorama da Saúde no Maranhão para melhor. “Seu pensamento coincide com as reivindicações da classe médica. Isso ficou claro na sua fala e na transparência com que tratou o tema da Saúde Pública,” disse.
Flávio Dino foi recebido pela diretoria do Conselho Regional de Medicina e se comprometeu a dialogar com a categoria para elaborar um plano de ação que estruture o atendimento no Maranhão, caso seja eleito.
John Cutrim

Unknown
Câmara confirma sessão solene em homenagem a Eduardo Campos e Pedro Valadares

Homenagem à Campos e Valadares será dia 2, às 15h

A Câmara dos Deputados vai realizar, na próxima semana (02/09), Sessão Solene em homenagem a Eduardo Campos e Pedro Valadares, mortos em trágico acidente aéreo no dia 13 de agosto, em Santos, litoral paulista. Campos era candidato à Presidência da República pelo PSB e ocupava o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto. Já Valadares era assessor da campanha. A homenagem está marcada para as 15h.

Com a morte de Eduardo, a Comissão Executiva Nacional (CEN) do PSB oficializou, no último dia 20, para disputa das Eleições, a ex-senadora Marina Silva como candidata à presidente e o líder do PSB na Câmara, deputado Beto Albuquerque (RS) como vice-presidente.

Liderança do PSB na Câmara

Unknown quinta-feira, 28 de agosto de 2014
Saiba como denunciar crimes e irregularidades eleitorais

Comprar votos, coagir o eleitor a votar em algum candidato e violação do sigilo do voto configuram práticas abusivas que impedem o eleitor a exercer o seu direito de votar ou de escolher livremente o voto.

Por isso, ao ficar sabendo de qualquer crime ou irregularidade eleitoral, o cidadão deve denunciar o fato e, assim, contribuir para que esse tipo de atitude não prejudique as eleições. Entenda como denunciar:

A denúncia
Para que a denúncia seja apurada com mais rapidez e eficácia, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que, ao ficar sabendo de qualquer crime ou irregularidade eleitoral, o cidadão denuncie o fato ao Ministério Público Eleitoral de sua cidade ou região. Isso porque é por meio da Procuradoria Regional Eleitoral que a denúncia será protocolada e, caso existam indícios suficientes caracterizando a conduta criminosa, encaminhada para o Tribunal Regional Eleitoral para possível abertura de processo e tomada das medidas cabíveis (aplicação de multa, impugnação de candidatura, entre outras punições previstas em lei).

O ideal é que as denúncias apresentem o maior número de detalhes, indicando, sempre que possível, os nomes dos envolvidos nas fraudes e o local onde ocorreu ou está ocorrendo o fato criminoso. Se dispuser de documentos, fotos ou vídeos que comprovem a prática do crime denunciado, eles também podem ser enviados ao Ministério Público Eleitoral.
O nome do denunciante poderá ser mantido em sigilo.

Denúncias online e por telefone
Para facilitar a vida do cidadão, serviços para denúncias de desrespeito à lei eleitoral estão disponíveis pela internet estão disponíveis nos sites das Procuradorias e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Além disso, há um serviço de atendimento de denúncias por telefone, o Disque Denúncia, promovido pelo movimento Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE e outras entidades em parceria com a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 14h, pelos números: 4003-0278, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 881 0278, para as demais regiões do Brasil.

Crimes X ilícitos eleitorais
É importante ressaltar que nem toda irregularidade cometida durante o processo eleitoral é considera como um crime.

De acordo com o TSE, configuram como crime as ações que ofendem os princípios resguardados pela legislação eleitoral. A compra de votos, por exemplo, é tida como crime por ofender o princípio da liberdade e do sigilo do voto, além da lisura e legitimidade das eleições.
Assim, classificados como crimes eleitorais, estão desde as condutas que prejudicam a inscrição de eleitores, passando por propagandas irregulares, calúnias a candidatos, divulgação de pesquisas falsas até a violação da apuração dos resultados. As penas podem ser de detenção, reclusão ou pagamento de multa.

Já os ilícitos eleitorais também são irregularidades menos graves, como deixar de mencionar a legenda na propaganda eleitoral ou utilizar cartaz ou placa em tamanho maior do que o especificado, para as quais a legislação eleitoral prevê sanções civis menores, como multa eleitoral, cassação do registro de candidatura, declaração de inelegibilidade e cassação de diploma eleitoral.

Unknown
TSE já soma 147 notificações por propaganda eleitoral irregular

Número corresponde aos casos registrados apenas em São Luís. TRE-MA já retirou 133 peças publicitárias de avenidas da capital.

Foram expedidas 147 notificações de propaganda eleitoral irregular expostas em locais proibidos ou fora dos padrões estabelecidos no Maranhão desde o dia 6 de julho, quando iniciaram as campanhas para as eleições deste ano, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A informação foi publicada pelo jornal "O Estado do Maranhão".


Segundo o Tribunal Regional Eleitoral no Maranhão (TRE-MA), a Comissão de Poder de Polícia na Propaganda Eleitoral já retirou 133 peças publicitárias irregulares nas avenidas dos Africanos, dos Franceses, Estrada da Maioba, dos Holandeses e Carlos Cunha, com notificações dos candidatos. O material recolhido está armazenado no Fórum Eleitoral de São Luís.

Regras
São proibidas propagandas em bens particulares sem autorização do proprietário ou em locais públicos sem a permissão do poder público, como postes de iluminação pública e sinalização de tráfego, viadutos, pontes, paradas de ônibus, por exemplo. O candidato que cometer a infração será notificado e deve retirar, no prazo de 48 horas a contar do recebimento da notificação, retirar a propaganda e restaurar o bem, sob pena de multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil. Há ainda a possibilidade de recurso.

É permitida a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes, mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas desde que sejam móveis e que não dificultem o tráfego de pessoas ou veículos.

Ainda de acordo com a resolução, não é permitida a colocação de propaganda eleitoral de qualquer natureza em árvores e jardins localizados em áreas públicas, bem como em muros, cercas e tapumes divisórios, mesmo que não lhes cause dano.

Do G1 MA

Unknown
Proposta orçamentária prevê salário mínimo de R$ 788,06 para 2015

A partir de 1º de janeiro de 2015 o salário mínimo deve ser R$ 788,06, segundo o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2015. O anúncio foi feito hoje (29) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, depois de entregar a proposta ao presidente o Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL). A ministra antecipou que o texto prioriza investimentos em saúde, educação combate à pobreza e infraestrutura.

A peça orçamentária traz uma mensagem da presidenta Dilma Rousseff com um diagnóstico sobre a situação econômica do país e suas perspectivas.

Pela Constituição, o prazo de entrega do projeto pelo Executivo termina no dia 31 de agosto. Mas, com a expectativa de conclusão da votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que define as metas e prioridades da administração pública federal, só na semana que vem, durante o esforço concentrado, o governo se antecipou. A LDO deveria orientar a elaboração da peça orçamentária.

O Orçamento Geral da União (OGU) é formado pelo orçamento fiscal, da seguridade e pelo orçamento de investimento das empresas estatais federais. A Constituição determina que a proposta seja votada e aprovada até o dia 22 de dezembro.

No projeto de lei, também consta a estimativa para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5%, no próximo ano.

A projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ficou em 3% (R$ 5,756 trilhões).

O governo estima que o superávit primário para o setor público consolidado será R$ 143,3 bilhões, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o abatimentos, o superávit primário vai para R$ 114,7 bilhões, correspondentes a 2% do PIB.
O superávit primário é a poupança para pagar os juros da dívida que o governo seus credores. Na medida em que o país consegue alcançar as metas de superávits primários, tem condições de pagar dividas.
Editor Talita Cavalcante

Agência Brasil - Todos os direitos reservados.

Unknown
Nota de Utilidade Pública da Associação Comunitária dos Moradores do Pequiá

A Associação Comunitária dos Moradores do Pequiá esclarece que o projeto de reassentamento das vítimas da poluição do Piquiá de Baixo está em fase final de aprovação.

Tudo indica que as obras irão começar ainda este ano. 

O Ministério Público já aprovou a lista das famílias que serão beneficiadas e estará avaliando em breve alguns recursos, para definir o grupo completo de 312 famílias que serão reassentadas. 

As casas e os lotes do reassentamento de Piquiá serão bem maiores e melhores do que em qualquer outro projeto do “Minha Casa Minha Vida”. Toda a infraestrutura será garantida, além dos equipamentos sociais e comunitários..

Os moradores de Piquiá de Baixo que já têm direito a uma casa no novo reassentamento perderão esse direito se forem sorteados para morar no loteamento ‘Jardim Aulídia’ ou em qualquer outro projeto do Minha Casa Minha Vida. 

Informe-se na sede da associação de moradores do Piquiá de Baixo, nesses dias 27 e 28 de agosto.

Não perca seu direito a uma casa melhor!
Não desperdice a luta que você travou ao longo desses anos todos! 

Associação Comunitária dos Moradores do Pequiá

Unknown quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Montes Altos – MP e Câmara Municipal firmam TAC para realização de concurso público

O Ministério Público do Maranhão e a Câmara Municipal de Montes Altos (a 689 km de São Luís), firmaram, em 25 de agosto, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) objetivando a realização de concurso público para preenchimento de cargos na Casa Legislativa. O acordo foi firmado entre o promotor Ossian Bezerra Pinho Filho, titular da Comarca de Montes Altos, e o presidente da Câmara Municipal, Adelfran Barbosa Azevedo.

A Promotoria de Justiça de Montes Altos apurou que até o momento nunca houve certame para contratação de pessoal na Câmara de Vereadores do município. A Constituição Federal estabelece que o preenchimento dos cargos públicos no Brasil deve ser realizado mediante concurso público.
Por intermédio de seu atual presidente, a Câmara se compromete a anular os contratos de servidores admitidos sem prévia aprovação em concurso e abster-se de nomear, admitir e contratar sem a devida seleção dos candidatos, ressalvadas as nomeações para cargos em comissão e as contratações para cargos temporários prevista em lei.

Para efetivação e conclusão de concurso público, foi estipulado o prazo de 150 dias, contados a partir da assinatura do TAC.

No caso dos contratados para a prestação de serviços, o TAC obriga que sejam cumpridas as leis trabalhistas, especialmente no que diz respeito às normas protetoras dos menores de 18 anos e ao cumprimento integral das obrigações.

Em caso de descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, a Câmara Municipal de Montes Altos estará sujeita à multa de R$ 2 mil. Será acrescido, ainda, o valor de R$ 1 mil por cada trabalhador em situação irregular.

G1/Maranhão

Unknown
Agências bancárias não abrirão nesta quinta-feira no Maranhão

Atividades bancárias serão suspensas, amanhã (28), em homenagem ao Dia do Bancário 

Conforme determina a Lei nº 10.100/2014, publicada no Diário Oficial da União, em junho deste ano, os bancos do Maranhão não abrirão as portas na quinta feira (28), em homenagem ao Dia do Bancário.

O Sindicato está organizando um evento para comemorar esse dia de tantas conquistas alcançadas pela classe. O SEEB-MA vai promover o espetáculo “Arraial do Pão com Ovo”, que acontecerá às 17h, na Associação Atlética do banco do Brasil (AABB, situada no bairro do Calhau, em São Luís.

Unknown
Marina abre 10 pontos sobre Aécio e venceria Dilma no 2º turno

Pesquisa Ibope contratada pelo 'Estado' e pela Rede Globo mostra candidata do PSB 9 pontos à frente da presidente em disputa direta

Como substituta de Eduardo Campos na candidatura a presidente pelo PSB, Marina Silva chegou a 29%, segundo nova pesquisa Ibope encomendada pelo Estado e pela Rede Globo. A ex-ministra se isolou na segunda colocação e ficou a cinco pontos porcentuais atrás da presidente Dilma Rousseff (PT), que ainda lidera sozinha, com 34%. Aécio Neves (PSDB) está com 19%, em terceiro lugar. Em um segundo turno, se a eleição fosse hoje, Marina seria a vencedora.

A margem de erro máxima da pesquisa é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Não há empate técnico no primeiro turno, porque Marina poderia ter no máximo 31% e Dilma, no mínimo 32%. Nem Aécio poderia estar em segundo lugar, porque chegaria no limite da margem a 21%, enquanto Marina teria ao menos 27%.

O Pastor Everaldo (PSC) marcou 1% das intenções de voto estimuladas, o mesmo porcentual de Luciana Genro (PSOL). Os outros candidatos não chegaram individualmente a 1%, mas juntos somam 1%. Há ainda 7% de eleitores que pretendem anular ou votar em branco, e outros 8% que estão indecisos. A soma dos adversários de Dilma dá 51%, 17 pontos a mais do que os 34% da presidente.

Segundo turno. Na simulação de segundo turno, Marina seria eleita com 45%, contra 36% da petista. Há, porém, ainda 11% de indecisos e outros 9% que anulariam. Contra Aécio, Dilma ainda seria reeleita: 41% a 35%. Nesse cenário, há mais indecisos e eleitores que anulariam: 12% em cada grupo.

Embora o cenário de primeiro turno testado pelo Ibope seja diferente do da pesquisa anterior - pois aquela ainda media as intenções de voto em Eduardo Campos (PSB) -, percebe-se que Marina, ao entrar na disputa, tirou eleitores de tudo e de todos: Dilma e Aécio perderam 4 pontos cada um; os nanicos perderam 3 pontos; a taxa dos que anulariam ou votariam em branco está 6 pontos menor; e há 3 pontos a menos de indecisos.

Na pesquisa espontânea - pergunta-se a intenção de voto do eleitor sem mostrar para ele a cartela circular com os nomes dos candidatos -, Dilma segue na liderança, com 27%. Marina chega a 18%, e Aécio tem 12%. O número de eleitores indecisos na espontânea despencou de 43% para 28%, em relação à pesquisa anterior do Ibope, de 6 de agosto.

Dos três primeiros colocados, Marina tem a menor rejeição. Apenas 10% dizem que não votariam nela de jeito nenhum, contra 36% que não votariam em Dilma, e 18% que rejeitam Aécio. Destacam-se ainda a rejeição ao Pastor Everaldo (14%) e a Zé Maria (PSTU), que tem 11%. Os demais candidatos têm menos de 10% de rejeição.
Avaliação. A avaliação do governo Dilma segue estável. Os que acham a gestão petista ótima ou boa oscilaram dois pontos para cima, de 32% para 34%. Já os que consideram o governo ruim ou péssimo passaram de 31% para 27%. A taxa de regular foi de 35% para 36%. E outros 2% não souberam responder.

O Ibope fez 2.506 entrevistas, entre os dias 23 e 25 de agosto, em 175 municípios de todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR428/2014.

Jose Patricio/Estadão

Unknown terça-feira, 26 de agosto de 2014
Especialistas dos EUA vão investigar acidente com jato que matou Campos

Equipe do NTSB está a caminho do Brasil. Caixa-preta não gravou áudio do voo, diz FAB.

Uma equipe dos Estados Unidos está a caminho do Brasil para participar da investigação da queda do jato executivo que matou o candidato à Presidência da República pelo PSB, Eduardo Campos, e mais seis pessoas. O grupo é formado por especialistas do National Transportation Safety Board (NTSB), a principal autoridade norte-americana de investigação de acidentes, e da Cessna Aircraft Company, o fabricante do avião. 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão investigador da Força Aérea Brasileira (FAB), comunicou nesta sexta-feira (15) que o gravador de voz do avião acidentado não registrou o áudio da cabine do voo que transportava Eduardo Campos.

As causas técnicas da falha do gravador ainda não foram esclarecidas pela FAB.

O conteúdo que ficou gravado se refere a uma conversa durante abastecimento no solo, com os motores desligados, em local e data não identificados.

O gravador tem capacidade para registrar duas horas seguidas de sons, e começa a trabalhar toda vez que o avião é energizado, isto é, assim que os sistemas elétricos são ligados.

Às vezes, na manutenção, os técnicos costumam desligar o gravador, justamente para impedir que ao ligarem as baterias, conversas anteriores sejam apagadas.

Nota Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regulamenta a aviação civil, disse que esse tipo de avião não pode decolar se o gravador de voz não estiver funcionando. O equipamento, apesar de não ser um item de segurança, deve ser checado pelo comandante antes do início do taxiamento da aeronave.

Mas essa regra não se aplica para voos não remunerados. Mesmo que o piloto identifique que o gravador não está funcionando ele pode voar.

Com as gravações da cabine, os peritos esperavam ajuda para entender o que aconteceu com o avião. Os investigadores têm à disposição agora apenas as gravações dos contatos dos pilotos com os diversos órgãos de controle do tráfego aéreo.

O brigadeiro Jorge Kersul Filho, que já foi chefe do Cenipa, explicou quais serão os próximos passos da investigação. “Os investigadores agora vão levantar como estavam operando os motores. Com a análise dos motores pelo fabricante, vão levantar as condições meteorológicas do momento ou até desde a decolagem do Rio de Janeiro”.

Nesta sexta, peritos da Polícia Federal (PF), da Aeronáutica e da Polícia Civil de São Paulo continuaram vasculhando a área onde o jatinho caiu. Retiraram vários pedaços do avião e começaram uma nova etapa da investigação.

Eles usaram um drone e, ainda, scaners que tiram fotos em três dimensões para criar um ambiente virtual do local do acidente.

O caso
A queda do avião ocorreu por volta das 10h de quarta-feira (13), em um bairro residencial de Santos, no litoral paulista. Chovia no momento do acidente.

A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, no litoral de São Paulo. "Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave", informou.
Além de Eduardo Campos, outras seis pessoas estavam na aeronave.
Veja a lista:

- Eduardo Campos, candidado à presidência
- Alexandre Severo Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo de Oliveira Lyra

Do G1, em São Paulo

Unknown sábado, 16 de agosto de 2014
Caso grave. Bombeiros são acusados de agredirem crianças de Imperatriz


Bombeiros Militares do Maranhão são acusados de agredir um grupo de crianças da cidade de Imperatriz, que participam dos jogos escolares em São Luís.

Na noite de ontem (15), os garotos – atletas da Escola Maria das Neves de Imperatriz que estão hospedados no Ipem com a delegação da cidade participando dos jogos escolares na categoria infantil -, saíram para dar uma volta. No retorno, no caminho das dunas, se depararam com um grupo de bombeiros, que estava em treinamento.

De acordo com informações, um material de treinamento havia sido roubado e os bombeiros deduziram que as crianças imperatrizenses poderiam ter cometido o delito. Os bombeiros militares correram atrás dos meninos, todos na faixa de 12 a 14 anos e, de acordo com Boletim de Ocorrência registrado no Plantão Central da Polícia Civil (Plantão da Refesa), agrediram as crianças.

O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, repudiou a atitude dos militares e disse que chegaram a quebrar uma ripa nas costas de uma criança. “Já conversei com o secretário de Segurança pedindo providências. Caso não seja tomada nenhuma medida, eu retirarei os atletas dos jogos escolares”, disse o prefeito, que está dando assistência aos meninos. O deputado federal Simplício Araújo e o vereador de Imperatriz, Rildo Amaral estão acompanhando o caso.

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel também esteve na delegacia prestando apoio às vítimas. “Um levantamento será todo feito para averiguar as responsabilidades. O governado do Estado irá apurar e quem cometeu as irregularidades será punido”, disse.

John Cutrim

Unknown
‹‹ Postagens mais recentes Postagens mais antigas ››

Sou Sórcio, sou forte. Seja você também um sórcio.